El Hierro, a Reserva da Biosfera UNESCO que fica nos confins do mundo

El Hierro é uma das Ilhas Canárias menos conhecidas, ainda que tenha sido considerada em tempos o fim do mundo – o extremo do planeta a partir de onde o mar se precipitaria para o espaço. Se consultar mapas antigos, verá que para além de El Hierro só existe vazio e uma frase por cima “aqui há dragões”.

O outro nome de El Hierro, o apelido por que também é conhecido, é Ilha Meridiana. Durante séculos, esta pequena ilha marcava o Meridiano Zero, a linha longitudinal que assinala o ponto mais ocidental do mundo.

Sea pools, El Golfo, El Hierro

A erupção vulcânica subaquática, que aconteceu junto à costa sul de El Hierro em 2011/2012, fez umas notícias muito escondidas nos tabloides britânicos, apesar da sua proximidade aos famosos ímanes turísticos que são Tenerife e Grã Canária. El Hierro é uma ilha que passa despercebida, muito solitária encalhada em pleno Atlântico, e esquecida por toda a gente a não ser entre os viajantes mais conscienciosos. No primeiro trimestre de 2015 tanto Fuerteventura como Lanzarote receberam mais de um milhão de visitantes cada uma. Só em Grã Canária foram perto de dois milhões, e em Tenerife foram dois milhões e meio de turistas os que por lá passaram. Em comparação, foram pouco mais de cinco mil os que estiveram em El Hierro.

Apesar dos números desequilibrados, a ilha é uma das mais mágicas e encantadoras das Canárias. Basta dizer que é, desde 2002, uma Reverva da Biosfera da Unesco.

O que é a Reserva da Biosfera UNESCO?

Para que uma região seja considerada Reserva da Biosfera é necessário que o seu território natural evidencie uma ligação forte, e priveligiada, entre aquilo que é a actividade humana e a natureza. Para uma explicação mais detalhada veja o nosso artigo sobre Anaga, em Tenerife, região designada Reserva em 2015.

Sabine tree, El Hierro, Canary islands

Por que é que El Hierro é uma Reserva da Biosfera UNESCO?

El Hierro é a mais pequena, a mais nova e possivelmente a mais verde de todas as Ilhas Canárias. Grande parte da ilha é feita de vegetação, que cobre árvores como os pinheiros e invade as férteis e viçosas florestas. Há uma área onde coabita um dos grupos mais improváveis de árvores que alguma vez irá encontrar – os juníperos torcidos (também conhecidos como “sabinas”), umas árvores que lançam os seus ramos desgovernados sobre o ar, como se tivessem sido varridos pelo vento e ficado assim congelados. São árvores que tiveram um “bad hair day”.

As terras altas de El Hierro partilham mais afinidades com o norte de Inglaterra do que com a região árida do Este das Ilhas Canárias – as ovelhas dali produzem mais lã e os pastores têm olhares mais duros do que o granito. Na costa, os pescadores trabalham com autoridades da ilha para criar uma reserva marinha em La Restinga, de forma a providenciar uma ligação sustentável e de longo prazo com o meio ambiente. O mar em volta de El Hierro é rico de vida marinha, atraindo mergulhadores de todo o mundo.

Fishing boats in main harbour, Valverde, El Hierro

Este respeito pelo ambiente coloca El Hierro numa categoria à parte das suas ilhas vizinhas onde, não raras vezes, o desenvolvimento regional nem sempre tem sido amigo da biosfera nem das paisagens naturais. O estatuto de Lanzarote enquanto Reserva da Biosfera UNESCO esteve em risco há alguns anos atrás porque houve políticos que decidiram desviar-se do caminho proposto pelo visionário ecológico canarinho Cesár Manrique.

El Hierro não se deixa ficar pelos louros. Ter a qualificação de Reserva da Biosfera não é suficiente por si só, e vários dos habitantes da ilha procuraram desenvolver o carácter ecológico da região, nomeadamente através da conquista do título de Geo-Park, o que faria dela a primeira ilha no mundo a deter duas das distinções ambientais mais importantes. A ilha também está a trabalhar activamente para se tornar na primeira do mundo a ser auto-suficiente no consumo de energia, o que deverá ser conseguido graças a uma inovadora estação hidro-eólica. Em 2015 houve períodos curtos em que se conseguiu fazer todo o fornecimento eléctrico necessário à ilha, captando a energia do vento e da água.

Como referimos antes, El Hierro é sem dúvida a mais verde das Ilhas Canárias… vários factos comprovam-no.

Viewpoint over Las Playas, El Hierro

Destaques da Reserva da Biosfera de El Hierro

Se tivéssemos de escolher entre tês lugares para visitar em El Hierro, estas seriam as nossas opções:

Floresta das Sabinas – Estas encantadoras, e possivelmente assombradas, árvores das encostas mais a oeste de El Hierro têm de ser vistas para se acreditar que existem mesmo.

Pôr do Sol em El Golfo – Mais especificamente um por do sol acompanhado de cerveja em Las Puntas, no terraço daquele que foi considerado o hotel mais pequeno do mundo.

Um passeio subaquático – El Hierro é, sem sombra de dúvida, o melhor lugar para fazer mergulho nas Ilhas Canárias.