Cavalos e Xerez, uma feira bem andaluza

A Feria de Jerez, (ou feira de Jerez) também conhecida como a feira do cavalo acontece todos os anos em maio e é um dos mais importantes eventos regionais na famosa cidade produtora de vinhos do xerez. 

A feira é um prazer para os nossos sentidos e assim que se entra nos seus espaços na Feira Gonzalo Hontoria, levanta-se a questão sobre por onde começar nos seus 52,000 m2.

Hipismo 

 

500 anos de história e cultura vão de mãos dadas a cada ano de Feria. para os aficcionados e amantes em geral das coisas dos cavalos, não há como uma boa Feria. E se a Feria de Sevilha, espetacular, é no entanto para pequenos grupos privados que se reúnem nas tendas à porta fechada; em Jerez de la Frontera, a feria do caballo, todas as tendas são abertas ao público o que transmite uma maior sensação de inclusão ao visitante!

Nas tendas ou casetas, como são aqui conhecidas bebe-se xerez. Hoje em dia já não apenas puro como aperitivo, mas preparado com limonada tornado-se um cocktail refrescante conhecido como o  Rebujito.

A Feria del Caballo

Esta feira expõe um pouco de tudo, mesmo para quem não bebe xerez, nem goste muito de cavalos. Sendo que, e como estamos no coração da produção desta bebida, é uma perfeita ocasião para provar, pois que aqui se encontrará grande variedade e excelente qualidade de xerez.  

Jerez de la Frontera - Feria del Caballo 

O primeiro dia de Feria.

Desde o primeiro dia que se entra no recinto da feira, que nos vemos rodeados de cor dos belos trajes flamencos das muitas pessoas que por aqui passeiam. Muito há em oferta nestes dias.

Desde provar as deliciosas tapas, beber o melhor xerez (ou cerveja), assistir a autêntico Flamenco; ver exibições de equitação no seu melhor e acima de tudo,  envolver-se nesta atmosfera criada por gente apaixonada com quem são, onde vivem e o que fazem!

 

Sevilla - Feria de Abril - cavaleiro

A Feria del Caballo é um mostruário de todas as coisas que melhor se produzem nesta região. Não só o xerez e os cavalos, mas também a gastronomia; a dança, as roupas. Durante estes dias vai poder também assistir a espetáculos de Flamenco, além de poder ouvir esta música espantosa.

 E porque não comprar um dos magníficos vestidos flamencos? A feria é também uma excelente oportunidade para comprar tudo o que tem a ver com a arte equestre e com cavalos, também pode comprar xerez diretamente a produtores.

 Vestidos de Flamenco

para quem gosta de flamenco pode comprar aqui o seu vestido, tanto de pronto-a-vestir, como um feito à sua medida por costureiras profissionais. Também pode aprender esta dança, já que por vezes oferecem-se cursos durante a feira. 

Para os mais pequenos há, como em todas as feiras, o lado mais lúdico com carrosséis de vários tipos; doces e guloseimas. Durante esta semana, dorme-se pouco; pois à noite há regularmente fogo de artifício.

Já provou um cálice de xerez?

Um das coisas que surpreende os visitantes é o facto de a cidade ter uma longa ligação ao reino Unido. Os comerciantes britânicos estão envolvidos no negócio do vinho faz séculos tanto na produção do vinho fortificado, o xerez, ou sherry como os ingleses o conhecem, como na sua exportação. 

Nomes de famílias inglesas estão para sempre associados às bodegas (caves) deste vinho, dentre eles destacamos o nosso conhecido Sandeman, que está também presente nos vinhos do Porto. 

Seja por onde for que passeia, apanhará o odor do xerez nas ruas de Jerez de la Frontera.

 

Jerez de la Frontera - bodega 

A cidade de Jerez é uma paragem obrigatória se ponderar visitar a feira. É uma cidade rica em coisas para fazer .

 

Um sítio interessante para amantes de cavalos é a La Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre, que fica na Avda. Duque de Abrantes,  (Tel: 956 319 635) onde se encontram os melhores exemplares de cavalos  andaluzos, uma extensa mostra de "Doma" o termo espanhol para Dressage, e as coisas fantásticas que cavalos e cavaleiros conseguem fazer em conjunto.

Jerez de la Frontera - Real Escola de Equitação de Jerez 

Depois dos espetáculos pode dar um passeio pelos jardins deste fantástico palácio (em cima), um símbolo da riqueza que o xerez trouxe à cidade. Neste espaço encontra também um grande jardim botânico e museu. Para relaxar e tomar uma bebida refrescante há também vários locais. Além da possibilidade de estar perto dos cavalos. 

Como chegar a Jerez

Jerez tem um pequeno aeroporto para onde pode voar a partir de Lisboa ou Porto. Com várias companhias a operar. Na época alta conte também com as low cost.

De carro vindo de Lisboa entre em Espanha via Badajoz e siga pela autoestrada E-803 até Sevilha e depois tome a AP-4 para Gibraltar.

Jerez de la Frontera - xerez 

Encontrará mais informações no Turismo do Jerez, que fica na Plaza del Arenal, Edificio Los Arcos no centro da cidade.  Pode também telefonar para (0034) 956338874 ou 956341711

Onde ficar em Jerez

Jerez tem vários lugares lindos para ficar. Descubra todas as opções de alojamento em Jerez aqui.