Cinco Excursões de um dia na Corunha

A Corunha fica no norte da província espanhola da Galiza e é o ponto de partida ideal para explorar todo o potencial da Galiza. Ligue o motor. 

Ferrol

Praia de Ferrol

Poderíamos traçar uma linha imaginária diagonal, que passa pelo Atlântico e liga a Corunha a Ferrol, a nordeste. 
Mas não há um serviço de barco a ligar os dois pontos. Por isso o melhor trajeto é por terra, seja estradas ou caminhos de terra batida. Ferrol é um porto em atividade, mas as praias à sua volta são calmas, onde nada mais há a fazer do que do que relaxar ao sol na brancura da praia. 

Finisterra

Cabo Finisterra e farol

Finisterra é o nome do promontório que se acreditava ser o fim do mundo. É também uma das paragens do Caminho de Santiago que leva à costa, onde antigamente muitos peregrinos decidiam terminar a sua peregrinação, para queimar roupas ou calçado ou atirar ao mar como forma de de uma limpeza espiritual. Aqui não deixe de ir a praias espetaculares como Arnela, Mar de Fora e Riveira.

Monfero

La Coruna - Mosteiro Monfero

São cerca de 45 minutos de carro da Corunha até Monfero, uma comunidade rural, com cerca de 3000 habitantes, onde fica a abadia de Monfero, um mosteiro medieval cisterciense carregado de história e lendas.

Muros

Muros - vista panorâmica 

Uma outra linha desta feita para sudoeste liga a Corunha a Muros. Desta vez, contudo, é possível fazer o trajeto de quatro rodas. 

A melhor forma de chegar a Muros em menos de uma hora e meia é seguir pela AG-55 e depois pela AC-403. Se for à procura do peixe mais fresco, siga em direção ao porto, onde ao fim da tarde há leilões do pescado acabado de chegar. Peixe fresco a bom preço é certo. 

Santiago de Compostela

Santiago de Compostela

Santiago de Compostela é bem conhecida na Europa por ser o destino final da peregrinações. Mas não tem de ser perefgrino para vir aqui. A partir da Corunha pode muito bem fazer o trajeto de carro em cerca de uma hora diringindo-se para sul. Mas saiba que passará por autoestradas com portagem. 

A capital da Galiza tem o seu centro histórico declarado como património da humanidade pela UNESCO desde 1985. Vá à praça central para admirar a impressionante catedral.  Do parque de San Domingos de Bonaval, a escassos 10 minutos a pé, desfruta de excelentes vistas.