Palma de Maiorca: O que fazer na capital das Ilhas Baleares

No ano passado o The Sunday Times lançou um artigo em que dizia que Palma de Maiorca é o melhor lugar do mundo (!!!) para viver. Nunca tínhamos pensado nisto, mas faz sentido. Esta cidade junto à costa espanhola oferece de tudo – um clima perfeito, uma praia, uma cidade velha cheia de carisma, uma vida nocturna vibrante e bastante entretenimento de dia e de noite.

Mallorca Cathedral

Palma, a maior cidade da ilha de Maiorca, é a capital cosmopolita das Ilhas Baleares, onde se inclui a ilha de Menorca, e é também um destino mediterrânico imensamente popular entre turistas. É impossível não pensar em Palma, o aeroporto e principal porto da região ficam situados aqui, por isso o mais provável é que venha dar à cidade, seja qual for o meio de transporte que utilize. Muitos visitantes escolhem não ficar por muito tempo em Palma, normalmente indo directos do aeroporto para as suas casas de férias junto à praia.

Mas nós achamos que uma visita a Maiorca não se pode fazer sem visitar também Palma, por isso deixe-nos guiá-lo (primeiro pelas nossas recomendações, mas mais tarde por sua própria iniciativa quando perceber como Palma é maravilhosa) e faça uma visita connosco por esta cidade entusiasmante e divertida. Disponha de pelo menos um dia aqui, passeando pelas suas ruas encantadoras e descobrindo os lugares mais escondidos e interessantes – terá pelo menos a certeza de que não se irá arrepender. 

Catedral de La Seu

La Seu

 A Catedral de La Seu dispensa apresentações. É uma vasta igreja gótica que se situa próxima do mar e do porto, fazendo parte do grupo das três maiores igrejas da Europa (tem 44m de altura, 121m de comprimento e 55m de largura). Ergue-se da terra como uma grandiosa besta de pedra, é um símbolo de orgulho para a cidade e a ilha.

La Seu Cathderal

Dentro da catedral, é possível admirarmos um impressionante um candelabro suspenso criado por Gaudí, que é uma bela reminiscência à coroa de espinhos cristã. Surpreendentes rosetas em vitrais adornam as janelas, formando um espectáculo de luzes multicolores. A maior secção do vitral está reservada para o “Olho Gótico”, uma formação circular localizada imediatamente por cima do altar principal e que tem um diâmetro de 14 metros!

A Catedral e os Parques

A área em volta da Catedral merece também um pouco da nossa atenção. De frente para o mar, entre as muralhas do templo e uma estrada, fica um dos mais interessantes parques da cidade: o El Parque del Mar. Uma boa parte do parque consiste de um enorme lago de água salgada com uma fonte, uma alameda de palmeiras alinhadas, relvados verdes e zonas de recreio para crianças.

Parque del Mar

Do outro lado da Catedral irá encontrar o Palácio Real de La Almudaina, uma reminiscência dos governantes árabes que mais tarde seriam substituídos pelos reis espanhóis. Um passeio pelas várias divisões, pelos quartos, corredores e pátios, irá transportá-lo para trás no tempo para eras ancestrais. Além disso, se tiver tempo e curiosidade, deve visitar os encantadores Jardins Reais de S’Hort del Rei, que são um hino à natureza mais verdejante, às flores luminosas e fontes de água fresca.

Os Jardins Reais de Almudena ficam localizados ao lado da Plaça de la Llotja, que é onde se pode encontrar o edifício de La Llotja. O edifício costumava ser um ponto para trocas comerciais mas funciona hoje como um centro cultural e galeria de arte. O Parque de la Feixina não fica longe daqui. É um parque muito agradável com fontes de água, um recreio para crianças e equipamento de fitness.

Parque de la Feixina

Há igualmente um monumento em forma de torre dedicado à tripulação do barco “Baleares”, que afundou durante a Guerra Civil Espanhola em Março de 1958. O parque está dividido em três pátios de diferentes alturas. O primeiro pátio, no topo, tem uma fonte cuja água corre delicadamente para um lago que circunda o monumento central. O pátio inferior contém uma pedra enorme em forma de pirâmide e uma pequena fonte circular. O mar e a alameda junto à praia não ficam muito longe daqui.

Paseo Marítimo

Uma atracção turística popular da área é o Paseo Marítimo, uma alameda famosa que percorre toda a área da costa marítima e do porto. A marina tem bastantes iates ancorados, balançando calmamente e à espera pacientemente de serem libertadas ao mar. A alameda tem palmeiras alinhadas em fila e bancos para sentar, criando uma série de espaços à sombra e ao sol que serve não só os seus habitantes locais mas também os turistas nas suas várias actividades. É uma zona particularmente agradável para correr, caminhar, andar de bicicleta ou sentar em modo contemplativo e ver o mundo a passar.  

Paseo Marítimo

Do outro lado da estrada vislumbram-se um sem número de bares, hotéis, restaurantes e clubes nocturnos. O Paseo Marítimo é, de facto, um ponto central da vida nocturna na ilha e, quando a noite já vai avançada, costuma estar repleta de gente divertida e à procura de entretenimento. Se é também um bicho da noite, há dois lugares que merecem menção especial. Comece por experimentar o Tito, o clube mais famoso da cidade. Tem três andares e em cada um deles há um tipo de música diferente a tocar. O segundo é o Pacha, uma das marcas mais famosas de Maiorca e que faz parte da vida nocturna de Ibiza, conseguindo trazendo para a cidade os mais reputados DJs internacionais

pacha

Nesta área irá ainda encontrar um grande centro comercial chamado Porto Pi, onde pode fazer aquelas compras que tem adiado.

Moinhos de vento

Os velhos moinhos são parte da paisagem típica de Maiorca. Pode encontra-los em imensas cidades como em Muro ou Campos, ambas contendo um conjunto maravilhoso de moinhos de vento.

Windmill

Se der um passeio pelo centro de Palma, entre a Catedral e o Paseo Marítimo, irá de certeza vislumbrar os moinhos de vento perto do Hard Rock Café, localizado na área de Jonquet. De início eram sete os moinhos, que se podiam ver desde o mar, mas hoje só restam cinco. Um deles, o El Molí d’en Garleta, foi restaurado pela cidade e transformado num pequeno museu onde pode ir para descobrir tudo sobre a actividade destes peculiares edifícios. 

Plaça Major

Plaça Major

A Plaça Major é uma praça central e a mais importante da cidade. Está rodeada pelos característicos edifícios amarelos de Maiorca, com as suas peculiares persianas verdes pequenas. Também em volta dispõem-se bares, restaurantes e lojas, e no meio da praça irá encontrar várias bancas de venda de produtos caseiros. Se tiver viajado até Palma de carro, saiba que há um parque de estacionamento subterrâneo por perto, e que é um pouco mais barato do que se estacionar nas ruas da cidade. A melhor coisa a fazer é deixar o carro no estacionamento subterrâneo e ir explorar Palma a pé!

La Rambla e o Passeig des Born

Enquanto explora Palma, saiba que há pelo menos duas ruas que não pode perder. A primeira, a avenida La Rambla, que se estende sobre o antigo leito de rio de La Riera e que oferece uma grande variedade de bancas de floristas. Para chegar a La Rambla basta descer as escadas da Plaça Major. Depois de percorrida a principal extensão de La Rambla irá dar com pequenas e atmosféricas ruas repletas de pubs acolhedores e cheios de carácter.

La Rambla, Palma

A segunda, outra das avenidas imperdíveis, é a famosa Passeig des Born, que liga a Plaza Juan Carlos I à Avenida de Antonio Maura. Esta avenida está decorada com estátuas de esfinges – duas de cada lado – e contém árvores por toda a sua extensão, criando um cenário pacífico e que permite agradáveis passeios à sombra. Está também cheia de bares ecléticos e restaurantes.

Passeig des Born

Não se esqueça de guardar algum tempo para se deixar perder por esta agradável avenida e eventualmente parar para tomar um café ou uma cerveja. Ao longo do Passeig des Born irá encontrar uma selecção variada de “designer boutiques”, fazendo desta uma das áreas comerciais mais movimentadas da cidade. Durante a altura do natal, a avenida encontra-se profusamente decorada com lindas iluminações de época.

Palma Aquarium

Uma grande ideia para toda a família é fazer uma visita ao Aquário de Palma. Este é um dos maiores aquários da Europa e está dividido por zonas temáticas, com espécies dos diferentes mares à volta do mundo ali representados. Também tem o tanque de tubarões mais profundo da Europa e, por isso, lhe cabe tão bem a alcunha de "O Grande Azul". 

Shark Tank, Palma Aquarium

O Palma Aquarium oferece imensas atracções e eventos encomendados, como casamentos, comunhões e festas de aniversário. É ainda possível pedir para nadar com raias ou dar um mergulho no tanque dos tubarões! Para esta aventura, irá sempre acompanhado por um instrutor que o guiará pelo “Grande Azul”, que conta com 11 tubarões de duas espécies diferentes – o tubarão-touro e o tubarão galhudo. A experiência custa 200€ e dura uma hora, mas para a realizar tem de apresentar uma licença de mergulho.  

Marineland

Marineland Palma

Os amantes de golfinhos e as famílias com crianças irão passar momentos divertidos na Marineland. Veja como estes inteligentes mamíferos executam truques e proezas incríveis, saltando para fora de água e brincando com vários objectos. Além disso há um espectáculo com papagaios coloridos, e uma trupe de adoráveis leões marinhos dão ares da sua graça quando menos esperar. Por um custo suplementar, irá ter a oportunidade de conhecer na primeira pessoa alguns destes golfinhos (só não é permitido nadar com eles). Pode saber tudo sobre as suas vidas e afagá-lo à beira da piscina.

A Marineland está aberta desde meados de Maio até ao fim de Outubro e está localizada na vila da Costa d’en Blanes (Calvia), que fica a aproximadamente 13 quilómetros de Palma de Maiorca.

Se pretende descobrir mais sobre a bela ilha de Maiorca, ou se está apenas à procura de ideias para planear futuras viagens e visitar lugares inesquecíveis em Espanha, então leia o nosso guia e deixe-se inspirar para as próximas férias:

Os Lugares Inesquecíveis de Espanha

Ou descubra alternativamente outras áreas da ilha, como as cidades costeiras de Port Andratx,  Alcudia ou Port d'Alcudia.

Apartamento em Palma de Maiorca

  • 1 quarto
  • 2 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 30 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Satélite
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
Id: 46228 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 672 - 1 386/semana € 96 - 198/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Palma de Maiorca (Centro histórico de Palmas)

(1)
  • 2 quartos
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 55 m²: área coberta
  • 20 m²: terraço
  • Wi-Fi
  • Mobília de exterior
  • Elevador
  • Satélite
Id: 31527 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 008 - 2 478/semana € 144 - 354/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Palma de Maiorca

  • 1 quarto
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 1 wc
  • 55 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Satélite
  • Ar condicionado
Id: 46227 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 966 - 1 806/semana € 138 - 258/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui