O que fazer em Roses?

A grande variedade de praias paradisíacas, associadas ao rico património de Alto Ampurdán, torna a localidade de Roses e seus arredores no destino perfeito para fazer turismo de sol e praia, associado a visitas culturais.
 
Está à procura dos melhores planos para tirar o máximo partido da sua estadia em Roses? Apresentamos-lhe as melhores visitas pela região. 
 
Praia Canyelles no Cabo de Creus

Destino de sol e praia

A maior atração de Roses é, sem dúvida, a grande quantidade e qualidade das praias do litoral da Costa Brava que rodeiam esta localidade. Desde enormes extensões de areia até às recônditas praias, é nos arredores de Roses que encontraremos todo o tipo de praias de águas turquesas para que possa desfrutar de umas férias em pleno.
 
Se lhe apetece perder-se e gozar da calma da natureza, recomendamos o percurso natural que separa Roses da localidade de Cadaqués, percorrendo o litoral pelo Parque Natural del Cabo de Creus. Exibindo diferentes formações rochosas, encontrará magníficas praias pouco conhecidas pelo turismo de massas, em parte porque são zonas de mais difícil acesso. Estas são praias pequenas, protegidas pela natureza, e onde parece que o tempo de detém para nos deixar desfrutar do brilho do sol e do fresco das águas.
 
Praia Palangrers em Roses
 
Se preferir tirar partido de todo o género de serviços sem ter de abandonar o centro urbano, então vai gostar dos 1800 metros da praia de Roses, ou da playa de la Punta com 550 metros de comprimento e águas claras e pouco profundas. Se lhe apetecer ir fazer um piquenique sem ter de abandonar o centro da cidade, recomendamos uma visita à praia Palangres, a menos de 1 km de Roses, já que esta conta com bancos e mesas junto à areia.
 
Para os amantes dos desportos aquáticos, Roses oferece um ambiente ideal para poder andar de caiaque no mar, praticar kitesurf e vela. Além disso, a diversidade marinha e as suas águas cristalinas atraem milhares de mergulhadores e amantes da prática do snorkeling.
 
Praia Canadell

A cidadela de Roses

O monumento mais conhecido e visitado em Roses é, indubitavelmente, o maciço recinto fortificado da La Ciudadela. Esta é uma fortaleza militar, pentagonal e em forma de estrela, cujo interior contém ainda artefactos arqueológicos da presença de gregos, romanos e visigodos.
 
Estima-se que a cidadela tenha sido construída no século XI, quando se começou a construir uma muralha para proteger o mosteiro de Santa María de Roses. Com o rei Carlos I continuou-se as construções com o objetivo de proteger Roses de possíveis ataques piratas e dando lugar à fortificação que vemos na atualidade. 
 
O Espai Cultural La Ciutadella oferece visitas guiadas pelas muralhas e instalações da cidadela, o que se assume como uma oportunidade única para descobrir a evolução e importância desta construção. 
 
Horário de verão: de junho a setembro, das 10h às 20h; e de julho a agosto, das 10h às 21h. 
Horário de inverno: de terça a domingo, das 10h às 18h.
 
Cidadela de Roses

Um passeio marítimo romântico

Um dos mais importantes atrativos da localidade de Roses é o seu extenso passeio marítimo, repleto de restaurantes e esculturas. É o lugar perfeito para sair e dar um passeio, sobretudo quando o sol de põe, já que o baixar das temperaturas e a brisa do mar convertem-no num lugar muito agradável onde se estar.
 
Através do passeio marítimo passamos pelos dois portos de Roses, um para pescadores e outro para que faz desportos na água. À parte as suas maravilhosas vistas sobre o mar Mediterrâneo, o passeio marítimo apresenta toda uma série de esculturas e monumentos importantes, como os canhões da artilharia naval do século XVIII ou uma âncora romana original. E para desfrutar de todos estes atrativos, nada melhor do que reservar uma casa de férias em Roses.
 
Passeio marítimo de Roses

Castelo da Trinidad

O Castelo da Trinidad é uma fortificação renascentista construída no século XVI sobre uma antiga ermita conhecida como punta de la Poncella, que fica junto à entrada da baía de Roses.
 
Vale a pena ir visitar o castelo, já que em cada uma das suas salas encontraremos informações que nos explicarão a função que cumpriam à época. Numa das salas inferiores poderemos ainda visitar uma exposição de fotografias antigas de Rosas e da Costa Brava. Mas o melhor da visita está guardado para as vistas que vai poder observar de toda a baía, e que poderemos desfrutar durante a maior parte da visita. Por isso, recomendamos que visite o castelo ao entardecer. 
 
Castelo da Trinidad, Roses
 
O castelo da Trinidad foi destruído quase na sua totalidade durante a Guerra da Independência, numa altura em que as tropas espanholas não queriam que os franceses pudessem avançassem nas suas investidas de conquista de território. O estado de conservação das muralhas era péssimo até ao ano 2002, mas depois deu-se início a um processo de renovação, embora não sem polémica já que pouco se respeito o desenho original.
 
Horário de verão (de junho a setembro): segunda a domingo, das 17h às 22h.
Horário de inverno (de outubro a maio): sábados, das 15 às 18hh; domingos e dias festivos, das 10h às 14h.

Conjunto Megalítico de Roses

Terminaremos a visita cultural pelas montanhas do Cabo de Creus que rodeiam o núcleo urbano de Roses, e onde descobriremos todo um conjunto megalítico considerado como um Bem Cultural de Interesse Nacional, dado o contacto directo com a natureza.
 
Este conjunto megalítico é formado por vários dólmenes e menires provenientes do paleolítico superior e do neolítico, e, ainda que tenham sido documentados em 1912, continua a haver muito por investigar, por isso mantenha os olhos bem abertos numa visita à região – pode ser que descubra novos monumentos e ajude nas investigações!
 
O dólmen de Creu d’en Cobertella foi considerado como um dos melhores da Catalunha devido às suas dimensões: é formado por sete blocos de pedra verticais, e cobertos por uma pedra horizontal de 18 toneladas. Como terá sido possível construir tais monumentos há 5 000 anos?
 
Conjunto Megalítico de Roses

Parques Naturais: Cabo de Creus e Marismas del Ampurdán

Nas imediações de Roses encontramos dois dos principais parques naturais da Catalunha: o parque natural de Aiguamolls del Empordà (Marismas del Ampurdán), e o parque Cabo de Creus.
 
Ambos assumem-se como paragens incríveis do ponto de vista da biodiversidade. Em Marismas del Ampurdán milhares de espécies migratórias encontram refúgio, e há bastante informação e sinalização para que possamos fazer caminhadas de observação da natureza. Já o Parque Natural de Cabo de Creus conta com pequenas lagoas e praias muito pouco frequentadas, com a vantagem de ter um rico fundo marinho.
 
Cap de Creus

Festival Sons del Mon

Todos os verões, a cidadela de Roses acolhe uma série de concertos que é parte do famoso Festival Sons del Mondo, decorrendo em diferentes pontos da Costa Brava e combinando atuações musicais com eventos enológicos, promovendo-se um vinho com denominação de origem de Empordà.
 
Nos concertos do Festival Sons del Mon participam artistas nacionais e internacionais conhecidos, e um dos aspetos mais interessantes é que ficamos a conhecer uma grande variedade de estilos quando vamos ao festival: desde o flamenco, à música rock catalã, passando por música de autor ou o folk. Além disso, oferece-se antes de cada atuação musical provas de vinhos das melhores caves de Empordà. Este é sem dúvida um dos eventos culturais obrigatórios deste verão.
 
Festival Sons del Mon, Roses
Como pode observar, a variedade de planos que é possível fazer em Roses fazem deste um destino muito apreciado para passar umas férias. Graças à sua localização única, situada numa pequena montanha à beira-mar, Roses é também um destino perfeito para se partir à descoberta da Costa Brava.
 
Nos arredores próximos desta localidade poderemos apreciar as melhores praias do litoral de Girona, e o seu património histórico e cultural é incomparável. Estão preparados para um verão único?

Apartamento em Roses

  • 1 quarto
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 1 wc
  • 35 m²: área coberta
  • 8 m²: terraço
  • Wi-Fi
  • Mobília de exterior
  • Estacionamento

Apartamento em Roses

  • 1 quarto
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 35 m²: área coberta
  • 10 m²: terraço
  • Piscina comum
  • Wi-Fi
  • Mobília de exterior
  • Estacionamento privado

Apartamento em Roses

  • 2 quartos
  • 6 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 75 m²: área coberta
  • 15 m²: terraço
  • Jardim
  • Estacionamento
  • Estacionamento privado
  • Elevador
X


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui