Entrar no espírito do Carnaval de Tenerife

São três as ideias gerais com que ficamos quando lemos sobre o carnaval de Tenerife. Uma delas é que as paradas de rua envolvem sempre pessoas vestidas com fatos de fantasia extravagantes. A outra é que este é o segundo maior carnaval do mundo logo a seguir ao do Rio de Janeiro. E a terceira é que Santa Cruz é o centro de todas as festividades.
 
Não se consegue muito bem aferir se este será mesmo o segundo maior carnaval do mundo, mas no que toca aos outros pontos eles correspondem a ideias corretas. Para além disso, há uma imensidão de acontecimentos em que pode participar, desde as paradas até às festas de rua, e o melhor de tudo é que o carnaval faz parte de uma série de atividades excelentes e gratuitas em Tenerife!
  Dançarina no Carnaval de Tenerife

História do Carnaval de Tenerife

O carnaval foi trazido para as Ilhas Canárias por marinheiros e mercadores espanhóis e portugueses, no momento dos Descobrimentos do Novo Mundo e na sequência da conquista da ilha em 1496. Com ligações fortes ao carnaval praticado nas Américas, o de Tenerife foi ganhando cada mais um sabor latino.

Tal como acontece em qualquer carnaval, este era só mais uma desculpa para brincadeiras desregradas no tempo anterior à Quaresma, e por isso era mal visto pela igreja católica que o tentou banir por várias vezes. A Guerra Civil Espanhola impôs um interregno temporário aos festejos, apesar de em Tenerife eles terem prosseguido sob o mote de “festas de inverno”. As autoridades que respondiam ao regime de Franco tendiam muitas vezes a fechar os olhos a estas celebrações que sabiam ser de carnaval, apesar de terem sido oficialmente banidas de Espanha durante a ditadura.

Depois da morte de Franco em 1975, a designação de “festas de inverno” foi abandonada e novamente se instaurou o termo “carnaval”. Desde então que as festas têm crescido progressivamente mais exuberantes.

Atmosfera sul-americana no Carnaval de Tenerife

Quando acontece o carnaval?

Dado que o carnaval está ligado à Quaresma, ele é um evento sem data certa e que pode acontecer entre fevereiro e março. O carnaval de Tenerife é uma festa tão grande que até há eventos e competições nas semanas que o antecedem.

Todas as noites as televisões locais transmitem as competições de murgas, que são grupos musicais populares com intérpretes que se vestem de palhaços e cantam músicas satíricas de modo bastante emotivo e crítico. Eles são o que se chama de gosto adquirido, mas a sua presença é tão regular que terá a oportunidade de criar a sua própria opinião formada sobre eles.

Grupo Murga, Carnaval, Tenerife

O carnaval de Tenerife atinge o seu pico com a gala que elege a rainha do carnaval de Santa Cruz. Esta festa tem ares de espetáculo de variedades em conjunto com um concurso de beleza ao estilo da Miss Mundo, e pode durar várias horas.

Esta é uma oportunidade de ouro para assistir ao desfile das candidatas a rainhas nos seus fatos de fantasia, ao passo que escutamos música popular espanhola e nos divertimos em conjunto com as massas de gente nas ruas.

Dois dias depois deste desfile, o carnaval vem para as ruas em força e a partir daí é seguir o lema: “no carnaval, ninguém leva a mal”, dada a efusividade das brincadeiras.

Rainha do carnaval, Tenerife

Apesar de as maiores celebrações se centrarem em Santa Cruz, também há que destacar as festividades de Puerto de la Cruz, La Laguna e La Orotava, sendo que o carnaval de Puerto de la Cruz tem uma tradição histórica particular e por isso o recomendamos.  

Há igualmente pequenos festejos na vasta maioria das cidades e vilas à volta de Tenerife, com alguns resorts turísticos do sul a tentarem ganhar a fama de grandes patrocinadores da farra. Ainda que os carnavais da zona norte da ilha serem os mais populares entre a população de Tenerife, os turistas costumam preferir o carnaval do sul, por exemplo o de Los Cristianos.

O que acontece no Carnaval de Tenerife?

Há três desfiles principais a ter em conta em Tenerife. O cabalgata é o desfile de abertura, contando com a rainha do carnaval e as suas damas, as murgas, e também com grupos de dança de rua que convidam todos os que se queiram juntar a eles, desde que tragam trajes divertidos. Santa Cruz, a capital, é das cidades mais animadas da ilha, e por isso as suas cabalgatas são também das melhores e mais entusiasmantes a que pode assistir.

Disfarces, Carnaval, Tenerife

Mas a apoteose só chega com o desfile de fecho do carnaval. O chamado “coso” em Santa Cruz é o acontecimento carnavalesco que atrai mais turistas vindos de todos os pontos da ilha. É um acontecimento de largas dimensões que só consegue competir com a imensa diversão do “coso” de Puerto de la Cruz.

Dançarinos, desfile de carnaval, Tenerife

O Enterro da Sardinha é uma das celebrações de carnaval mais surreais, e outros dos eventos populares entre os visitantes de Tenerife. Na Quarta-feira de Cinzas, uma sardinha gigante de papel machê é levada pelas ruas em perseguição das drag queens, e é-lhe depois pegado fogo em conjunto com lançamento de fogos-de-artifício.

Enterro da Sardinha, Tenerife

Há um outro acontecimento que vale a pena ter em conta. A Maratona de Sapatos de Salto Alto, em Puerto de la Cruz, é uma competição tão única quanto hilariante, onde só podem participar homens que calçam e vestem roupa de mulher e cujo desafio é completarem a toda a velocidade uma prova de obstáculos.

Maratona de saltos altos, Tenerife

As festas de rua do carnaval de Tenerife

Os desfiles de rua são uma experiência divertida e fascinante. Contudo, o carnaval é uma festa do povo e para o povo, e por isso há que tomar atenção as festas informais de rua que se calhar passam ao lado do programa de festividades. Quase todas as noites, durante a semana do carnaval, multidões inteiras de pessoas fazem as suas festas espontâneas na rua, dançando da meia-noite e até ser madrugada. É preciso ter resistência e gostar de festas, mas se esse for o seu caso, então basta só vestir-se da maneira mais divertida que conseguir e juntar-se a qualquer dos grupos de rua. Pelo caminho, não se esqueça de arrendar uma casa de férias em Tenerife, para que possa ter um lugar confortável e barato onde recarregar baterias.

As melhores festas de rua acontecem nos fins-de-semana da abertura e fecho do carnaval, com as segundas-feiras a oferecerem também uma das noites preferidas. Em Santa Cruz, contudo, a segunda de carnaval acontece antes do “coso”, e por isso é normal que durante as celebrações oficiais os níveis de energia e entusiasmo possam já ter sido usados nas noites anteriores.  Em Puerto de la Cruz, o “coso” coincide com a última festa de rua, por isso há uma grande consenso em que neste dia há que dar tudo para lançar a última festa de arromba do carnaval.

Festas de rua, Carnaval de Santa Cruz, Tenerife

Depois disso é tempo de descansar, é quando as ruas de Tenerife voltam a tornar-se silenciosas e os habitantes e turistas da ilha se recolhem para recuperar energias e o ânimo que tanto investiram na semana que passou.