As povoações mais bonitas das Astúrias

Para onde quer que olhemos, é nas Astúrias que vamos encontrar uma das regiões mais bonitas de Espanha. Se não se consegue decidir entre um cenário de montanha ou praia para a sua próxima escapadela de férias, as Astúrias resolvem-lhe o problema facilmente. Com as suas incríveis cordilheiras, praias, parques naturais e grutas, poderá desfrutar de várias paisagens da natureza no seu estado mais puro. Se o que procura é rodear-se de ambientes naturais, o seu destino fica nas Astúrias.
 
Ribasedella
 
Agora que o Verão chegou ao fim, as Astúrias começam-se a tingir de suaves tons alaranjados que convertem os seus bosques e parques naturais em autênticos cenários de sonho quase extraídos de uma fábula. Por isso, hoje queremos sugerir-lhe um roteiro pelas povoações das Astúrias mais encantadoras, ao passo que descobre as suas paisagens, tradições e rica gastronomia.

Gijón

Começamos com uma das principais cidades das Astúrias, a qual conseguiu manter intacta a sua aura original de povoação de marinheiros e de gente do mar. Gijón oferece-nos um encantador passeio marítimo que nos separa do mar Cantábrico, o mesmo que vai rodear a bela playa de San Francisco e que desemboca na península de Cimadevilla, tocando o centro histórico desta cidade marcada por ruínas de mais de dois mil anos de idade.
 
Igreja de San Pedro
 
Nesta terra podemos desfrutar de inúmeros parques, praças e museus, pelo que é a cidade perfeita para passar uns dias em família, sobretudo se decidir arrendar casa em Gijón. Também tem um animado ambiente nocturno, com destaque para as ruas de Cimadevilla onde vai encontrar espaços para beber vinhos excelentes. A animação estará garantida. E para completar a sua visita não deve perder o incrível edifício da Laboral Ciudad de la Cultura, que acolhe hoje em dia exposições contemporâneas de todo o tipo e um enorme jardim botânico com mais de 25 hectares de extensão.
 
Laboral Cidade da Cultura

Ribadesella

Ribadesella é uma das joias perdidas das Astúrias, e tem tantos atractivos em si que poderá facilmente converter-se na sua povoação favorita de Espanha. Encontra-se, antes de tudo, num espaço natural magnífico, junto à baía que leva o rio Sella até ao mar. Depois, ao seu redor, tudo são montanhas, praias e desfiladeiros, um património natural incalculável.
 
Vista panorâmica de Ribadesella
 
Duas das actracções principais de Ribadesella é a Cueva de Tito Bustillo e a Cuevona de Argüelles, duas grutas naturais que nos deixam sem palavras e onde se encontram algumas das pinturas rupestres mais antigas do mundo, com pelo menos 14 mil anos de idade. Também muito próxima de Ribadesella podemos encontrar as Cuevonas de las Cuevas de Agua, umas grutas de grande extensão que levam a uma povoação com o mesmo nome e que se podem atravessar a pé ou de carro.
 
Ribadesella Grutas, Astúrias
 
A melhor maneira de descobrir Ribadesella é através de um largo passeio marítimo que tem início num desfiladeiro junto à playa de Santa Marina, onde podemos encontrar pegadas de dinossauros, e indo dar à praia até alcançar o porto. Depois continua até alcançar o Monte Corberu que protege a povoação da força do mar, podendo este ser visitado se subir por umas escadas íngremes que o levarão para umas vistas panorâmicas tão altas quanto incríveis. Se procura alojamento que lhe permita embriagar-se na paisagem de Ribadesella, recomendamos que dê uma vista de olhos em alguns apartamentos para férias em Ribadesella. Escolhemos a estadias que podem proporcionar as melhores comodidades, vistas e elementos naturais nas proximidades.
 
Passeio Marítimo de Ribadesella
 
Através das ruas do centro da povoação iremos deparar-nos com uma grande quantidade de restaurantes, bancas de comida e confeitarias especializadas em produtos gastronómicos locais. Um dos doces que recomendamos tem o nome de Leticias, uns pasteis deliciosos muito típicos da zona de Ribadesella. 

Llanes

No extremo oriental das Astúrias situa-se uma das povoações mais visitadas desta Comunidade Autónoma, em parte pela sua proximidade a imensas praias de excelência na região, como é o caso da Playa de Cuevas del Mar ou a extraordinária Playa de Gulpiyuri que está apenas a 100 metros de distância do mar.
 
Llanes
 
À parte as suas praias, Llanes destaca-se principalmente por ser uma pequena povoação de marinheiros com uma diversidade de miradouros e um pequeno centro histórico que reserva as ruínas de uma antiga muralha medieval. É também aqui que encontramos uma torre do século XII assim como o palácio de Gastañaga, datado do século XV.
 
Puerto de Llanes
 
Sem dúvida que uma das imagens mais representativas de Llanes é a dos Cubos de la Memoria, uma série de blocos de cores vivas criados pelo artista Agustín Ibarrola. Através deles procura-se representar o legado cultural, artístico e histórico das Astúrias.

Oviedo

É o próprio Woody Allen que descreve Oviedo como uma cidade que parece saída de um conto de fadas. A capital das Astúrias destaca-se pelas suas ruas calcetadas do centro histórico, pontoadas por um rico património arquitectónico que nos convida a perdermo-nos nas nossas explorações urbanas.
 
Catedral de oviedo
 
À parte de todos os museus e edifícios clássicos, onde se escondem teatros e faculdades, no centro antigo da cidade só há uma protagonista e essa é a catedral do século XV com uma arquitectura marcadamente gótica. Num dos extremos da cidade encontramos o Monte Naranco, de cujo topo abarcaremos uma vista excepcional sobre toda a cidade, os vales que a rodeiam e, com um pouco de atenção lá ao fundo, chegaremos mesm ao ver o mar Cantábrico e o litoral de Gijón. 
 
Formação pré-românica nas Astúrias
 
Uma das paragens obrigatórias passa sem dúvida pelo Monte Naranco e pelas alturas impressionantes a que a montanha consegue chegar. É lá no alto que se encontram os principais edifícios da Formação Pré-românica Asturiana: a igreja de San Miguel de Lillo e a igreja de Santa María de Naranco, ambas com várias centenas de anos de antiguidade e declaradas Património da Humanidade pela Unesco. Poderá visitá-las na companhia de um guia oficial, que prestará as melhores informações.
 
Sidraria em Gascona
 
Pela noite, a rua de Gascona enche-se de vida e de uma animada atmosfera, convertendo-se no local perfeito para provar alguns dos pratos típicos da gastronomia das Astúrias, assim como uns copos de sidra na companhia dos locais da cidade e dos sons das tunas em pano de fundo.

Cudillero

Uma das povoações junto ao mar com mais encanto da Costa Verde das Astúrias, assim é a terra de Cudillero. Com as suas casas coloridas amontoadas sobre uma colina verde que se despenha directamente no mar, Cudillero é o lugar perfeito para passar um dia relaxante a comer o melhor peixe e marisco fresco num dos seus vários restaurantes com terraços. 
 
Cudillero
 
Vale a pena percorrer as suas ruas e subir pela pequena montanha, que faz companhia a esta terra, para desfrutar das vistas e das cores da povoação e do mar em volta. Trata-se de uma vila à beira-mar bastante pequena, mas onde ainda se respira o modo de vida tradicional asturiano. É interessante observar como nos estendais de roupa de cada casa por vezes são estendidos pequenos peixes recentemente pescados que secam ao sol.  
 
Cudillero
 
Muito próxima de Cudillero fica a playa del Silencio, uma das melhores praias das Astúrias tendo em conta as suas altas falésias e a paz e tranquilidade que nos envolvem a par da natureza.

Cangas de Onís

Cangas de Onís é a porta de entrada para o Parque Nacional de los Picos de Europa. Além disso guarda no seu interior a memória de um dos momentos mais importantes da história de Espanha. Esta localidade foi a capital do Reino das Astúrias no ano de 774, e foi aqui que o rei Don Pelayo deu início ao projecto da Reconquista por todo o país.
 
Ponte Romana em Cangas de Onís
 
O monumento mais fotografado de Cangas de Onís é a chamada Ponte Romana, que na verdade data de épocas medievais e só é assim chamada por ter sido construída por cima de ruínas romanas. Numa das suas estruturas mais elevadas pode-se observar uma réplica da Cruz de la Victoria, que simboliza a vitória do Rey Pelayo sobre os árabes que se tinham instalado na região. O acesso à ponte é livre e nela podemos desfrutar de vistas incomparáveis sobre toda a área em volta.
 
Uma parte significativa do concelho de Cangas de Onís é ocupada pelo Parque Nacional de los Picos de Europa, onde podemos encontrar a monumental Covadonga, caracterizada pela sua impressionante capela construída à entrada de uma grupa suspensa a vários metros de altura sobre o mar, e onde existe uma cascata natural.
 
Santuário de Covadonga
 
Além disso, também podes desfrutar dos encantos da Basílica de Santa María la Real de Covadonga, um belíssimo edifício de pedra calcária rosa que brota como um elemento natural da área que o rodeia. A partir de Covadonga, pode-se subir através de uma rua de 12 quilómetros de distância que nos leva até aos lagos de los Picos de Europa. Este é um lugar repleto de rotas para caminhantes, perfeito para levar a família e passar um dia em cheio rodeados da natureza e paisagens sublimes.
 
Muito próxima de Cangas de Onís fica a localidade de Arriondas, destacando-se por ser um destino muito apreciado entre os amantes do turismo de desporto. Inúmeras empresas de actividades na natureza instalaram-se aqui, sendo possível reservar caiaques para navegar nos rios, fazer escalada, dar passeios a cavalo, ou fazer caminhadas programadas. A natureza é o chamariz principal desta área, por isso se quiser relaxar e deixar-se inspirar não há sítio melhor.
 
Vistas das Astúrias
 
A partir de Arriondas pode-se subir até ao famoso miradouro de Fitu, que proporciona uma vista panorâmica sobre o mar Cantábrico e o Parque de los Picos de Europa. É fácil de encontrar lindíssimas casas para turismo rural na zona, onde poderá passar dias relaxados no meio da natureza acompanhado da sua cara-metade ou da família inteira.

Taramundi

Terminamos o nosso guia pelas povoações mais bonitas das Astúrias entrando na Reserva da Biosfera Oscos.  Aqui fica Taramundia, uma pequena povoação onde são fomentados os antigos estilos de vida tradicionais das Astúrias.
 
Taramundi
 
Taramundi é especialmente conhecida pela produção de artesanato, destacando-se em particular a forja de facas e a produção de telas de pintura de grande qualidade. Hoje em dia podemos visitar várias oficinas e museus que desvendam os segredos destas profissionais tradicionais, ainda tão importantes para a economia da região.
 
Para ficar a conhecer a zona, não há nada como realizar a famosa “Ruta del Agua”, uma rota para caminhantes que atravessa algumas das principais aldeias, passando por paraísos naturais como cascatas e pequenos riachos. Ainda durante a rota iremos passar por vários museus tradicionais da zona, como o museu dos moinhos ou o museu dos teares.
 
Museu dos Moinhos em Taramundi
 
O melhor de Taramundi espera-nos em Os Teixois, um pequeno conjunto etnográfico recentemente reabilitado e onde podemos testemunhar como o génio do ser humano foi capaz de jogar com a força da água para produzir energia. Toda esta área representa um cenário natural incomparável e podemos mesmo fazer-nos acompanhar de um guia que nos mostrará como se vivia nesta região asturiana há 300 anos.
 
Para melhor desfrutar da sua visita o mais indicado é hospedar-se numa das melhores casas rurais disponíveis, onde poderá descansar e descobrir os benefícios de passar uns dias imerso na natureza sem renunciar a nenhum tipo de confortos. Também pela proximidade de Taramundi à Galiza, recomendamos que veja a nossa oferta de casas para umas férias na Galiza.
 
Teixois forja
 
Com Picos de Europa a dominar a paisagem e o litoral cantábrico a proporcionar condições fantásticas para a manutenção de praias incríveis e de povoações, nas Astúrias há imensos motivos para que possa passar uns dias perfeitos em família ou com amigos.
 
Esperamos que tenha gostado do nosso guia das povoações asturianas mais belas, e que se decida a fazer-lhes uma visita nas próximas férias. Deixamos um mapa com as principais localizações que referimos neste artigo. 
 

Vivenda em Somiedo

  • 3 quartos
  • 8 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 155 m²: área coberta
  • 10 m²: terraço
  • 7000 m² de jardim
  • Wi-Fi
  • Piscina comum
  • Piscina aquecida
Id: 47863 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 900 - 1 200/semana € 129 - 171/noite Mostrar detalhes

Casa de campo em El Valle

  • 3 quartos
  • 8 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 1 wc
  • 110 m²: área coberta
  • 30 m²: terraço
  • 70 m² de jardim
  • Wi-Fi
  • Varanda
Id: 70246 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 910 - 1 100/semana € 130 - 160/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Gijón

(1)
  • 4 quartos
  • 8 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 118 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Aquecimento
  • Estacionamento
  • Estacionamento privado
  • Garagem
Id: 51385 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 750 - 2 700/semana € 275 - 375/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui