7 Motivos para visitar o ótimo destino familiar de Blanes

Blanes é já há bastante tempo um dos destinos familiares de eleição da Costa Brava. O turismo desta terra de pescadores já data dos anos 1950, e em 2007 Blanes tornou-se na primeira cidade a obter o certificado de “Destino Turístico Familiar” da Agência de Turismo Catalã.
 
Blanes
No fim de contas, esta maravilhosa cidade costeira oferece muitas diversões para as crianças, desde áreas de recreio em espaços públicos e ao longo da avenida da praia, até parques aquáticos e atividades organizadas por museus e organizações. Cerca de 70 restaurantes também receberam o Certificado de Destino Familiar pelos seus menus infantis e instalações pensadas para os mais novos. Os serviços públicos são ótimos e pode encontrar todo o género de alojamento em Blanes para atender às necessidades das famílias.
 
E há muito mais do que isto. Listámos neste artigo sete atividades para fazer nestas próximas férias!

1. Uma variedade de praias

A maioria das praias em Blanes são perfeitas para levar a família e crianças. As águas são bastante calmas. E as praias centrais com areal macio proporcionam todas as condições essenciais para um dia em cheio de praia, com chuveiros públicos, casas-de-banho, nadadores-salvadores, barcos a pedal, entre outros.
 
s' Abanell, Blanes
Nas duas maiores praias da cidade, a Platja de Blanes e S’Abanell – esta é inclusivamente a maior da Costa Brava – irá deparar-se com atividades adicionais como o vólei de praia, windsurfing, waterskiing, parasailing, passeios de barco à vela, … E para os mais pequenos existem atividades especiais à beira-mar oferecidas pelo Kid’s Club, um grupo que organiza atividades e fornece monitores para acompanhar crianças e garantir que elas se divertem na praia.
 
Se preferir pequenas praias que sejam mais sossegadas e rodeadas por natureza, tem de visitar uma das pequenas preciosidades balneares de Blanes como a Cala San Francesç, que mantém todas as condições e instalações para estar confortável com crianças a seu lado. Leia mais sobre as praias de Blanes.

2. A atmosfera relaxada de uma cidade balnear

Blanes também tem uma extensa avenida com simpáticos terraços, uma via para bicicletas e bancas de mercados divertidas para ir ver durante um passeio à tarde. Pode ainda ir à boleia de um pequeno comboio que nos leva através da linha costeira da cidade, ou então optar por uma viagem de barco para passar um bom fim de dia.

Porto de Blanes

Outro bom plano é fazer uma caminhada até ao porto, onde convivem barcos de pescadores com iates, e lá chegados apreciar algum do peixe fresco e marisco pescados localmente, ou experimentar as atividades organizadas no mercado de peixe – um dos poucos que ainda estão ativos na Costa Brava. Se alugar uma agradável casa de férias perto da praia em Blanes, irá poder usufruir de todas estas atividades sem problemas – serão umas férias muito relaxantes e confortáveis.

3. Umas vistas de cortar a respiração no castelo

Uma das atividades familiares a não perder é subir a colina de San Juan (ou Sant Joan, em castelhano) até chegar ao castelo com o mesmo nome. Ele fica a 173 metros de altura, com ótimas vistas panorâmicas sobre Blanes, o porto, as praias e a linha costeira. Em dias muito claros é possível avistar as montanhas de Montjuïc ao longe. Os sinais com informações dir-lhe-ão o que procurar no ambiente em volta.

Castelo de Blanes

Não se esqueça de levar água para a sua caminhada e escolher uma altura da manhã ou tarde quando o sol ainda não está muito quente – tome especial cuidado no verão. Não se esqueça também de levar sapatos confortáveis e de se proteger do sol com chapéus e protetor solar.

Se as suas crianças forem demasiado novas para ca caminhada, pode alternativamente seguir de carro até ao castelo. Há estacionamento gratuito ali perto.

4. Festivais fascinantes e tradições locais

Enquanto cidade costeira e animada, Blanes tem muito movimento e mercados de rua com eventos o ano inteiro. A Noche de San Juan é especialmente conhecida na Catalunha e, não devendo nada ao nosso São João português, assume-se como um pretexto fantástico para as pessoas se juntarem à noite nas ruas e nas praias e conviverem com um copo de cerveja na mão e umas tapas na outra.

Fogo-de-artifício de Blanes

Se for à cidade no fim de julho irá experienciar o mais impressionante Festival de Fogo-de-artifício de toda a Costa Brava, é até um dos melhores a que irá assistir na Europa. Costuma atrair milhares de pessoas e está integrado na Fiesta Mayor, o mais importante festival de verão de Blanes. Irá desfrutar de música ao vivo e de eventos tradicionais destinados à família, como gigantones e grandes  grandes carros alegóricos que cospem fogo, entre danças folclóricas e outros atrativos.
 
Há um outro evento que ocorre em agosto e que é também popular, apesar de menor escala: a Fiesta Mayor Pequeña.
 
No inverno existem outro género de eventos para toda a família, como o Carnaval que acontece em fevereiro e que tem entusiasmantes paradas com um programa de atividades bastante rico – incluindo algumas especificamente pensadas para crianças. Já a passagem dos Reis Magos acontece a 5 de janeiro e é de participação obrigatória se estiver na cidade nesta altura. 

5. Os mais interessantes jardins botânicos 

Se deseja desfrutar de agradáveis momentos em família num lugar belo e relaxante, ao passo que tira as melhores fotografias para enviar para casa, então vai adorar os jardins botânicos de Blanes!

Marimurtra

Jardins botânicos de Marimurtra, Blanes

Marimurtra em Blanes é considerado um dos melhores jardins botânicos da Europa. Localizado no topo de uma montanha, este colorido jardim oferece vistas maravilhosas sobre o Mar Mediterrâneo e as belas praias rochosas por baixo do jardim. 
 
Mais de 300 mil pessoas visitam este jardim todos os anos. É uma das melhores atrações da Costa Brava! As suas crianças vão adorar o jardim em parte pelas cerca de 4 mil espécies diferentes de plantas, mas porque também poderão observar os papagaios que voam calmamente e que não têm medo das pessoas. Muitas vezes, estas aves até se aproxima e ficam nos nossos ombros, o que vai ser motivo de grande animação entre as crianças e pode tirar-lhes fotos inesquecíveis que elas irão gostar muito de recordar. 
 
Cala Bona, Cala San Francesc, Blanes
Também pode simplesmente caminhar até ao jardim Marimurtra, que fica a apenas 1.5 km do centro de Blanes (tome o Passeig de Carles Faust, por trás do porto), e combinar o passeio com uma visita a uma das praias por baixo do jardim, principalmente à minha convidativa Cala San Francesç. O jardim está aberto todos os dias das 10h às 17h e os ingressos custam 6,5 euros.

Pinya de Rosa

Um outro famoso jardim botânico é Pinya de Rosa. Mais uma vez, é possível ver o oceano a partir do jardim, que tem quase 7 mil espécies tropicais. Pode mostrar aos seus filhos os muitos catos e plantas de aloé vera. O jardim também apresenta muitos exemplares de palmeiras.
 
Treumal, Blanes
Depois da visita pode prometer aos seus filhos uma ida à praia, já que é possível tirar partido do parqueamento gratuito que lhe é concedido com cada ingresso no jardim botânico (4 euros), e assim é fácil de passar umas horas na Cala Treumal que fica a cerca de 300 metros de distância. Este é um plano perfeito para uma tarde em cheio, já que a Pinya de Rosa abre de segunda a sábado entre as 9h e as 13h. 

Santa Clotilde

Lloret de Mar, Jardins de Santa Clotilde

Se não se cansa de visitar jardins lindos como estes, pode também ir ao jardim de Santa Clotilde em Lloret de Mar, mesmo ao lado de Blanes, onde pode contar com atividades para toda a família: O Museu do Gato, o castelo, viagens de barco, agradáveis passeios, as praias, etc. 

6. Um bom dia ao ar livre com as crianças

Existem bastantes lugares em Blanes onde passar um ótimo fim de dia com as crianças. Pode ir jogar bowling ou até mini-golf no Garbí Mini Park. Para mais emoções, pode disputar uma corrida de karts no Blanes Karting.

Para um dia num parque aquático ou num parque de aventuras, considere as seguintes opções nos imediações de Blanes: 

Waterworld, Lloret de Mar

Se não dispensa um dia na água com sol e muita alegria, tem de fazer uma visita a Lloret de Mar que fica ao lado de Blanes. Perto do centro da cidade, a 12 minutos de distância de Blanes, fica o melhor parque aquático da costa oeste de Espanha e também um dos maiores da Europa.

Este enorme parque chamado Water World oferece uma grande variedade de atrações para todas as idades, como escorregas de água, piscinas de ondas e piscinas aquecidas. Desde 2010 que também inclui um escorrega de 40 metros com um ângulo tão vertiginoso que quase parece estar na vertical… Bastante singular!
 
A partir de Blanes pode embarcar num autocarro shuttle gratuito que faz o percurso direto para o Water World, partindo a cada meia hora. O parque abre no início da época balnear (22/05 a 17/09) e funciona das 10h às 19h nos meses de julho e agosto – fecha mais cedo nos outros meses. Se puder, tire um fim de semana para visitar o parque quando ele não tiver tanta gente. (Para mais informações visite o website: http://www.waterworld.es).

Aquadiver, Platja d'Aro 

Parque Aquático de Pals
Se for fã de parques aquáticos, talvez vá gostar de saber que tanto o Waterworld como o Aquadiver (na Pltja d’Aro) são detidos pela mesma empresa, e que há uma promoção em que na compra de um ingresso para um dos parques recebe gratuitamente novo ingresso para o outro. Tal como acontece com o Water World, no Aquadiver pode contar com instalações para todas as idades: uma piscina de ondas, piscina de hidroterapia, uma piscina para crianças, áreas de recreio e de piquenique, etc. 

Marineland, Palafolls

Uma outra opção para um dia fora de portas com as crianças é visitar a Marineland em Palafolls, a apenas 10 minutos de Blanes. Este parque aquático tem um golfinário e oferece espetáculos e atividades educacionais para crianças. (Mais informações no website: https://www.marineland.es). 

Parc Aventura Costa Brava, Pals

Perto de Pals, a apenas uma hora de Blanes, irá poder experienciar uma aventura única ao ar livre com as suas crianças.

Costa Brava Parc Aventura

O Parc Aventura Costa Brava é um parque natural onde pode passar um dia entusiasmante saltando entre as árvores de uma floresta, com mais de 80 atividades e diversões como: descidas em slide, saltos de Tarzan, passagens por redes e pontes, etc.
 
Tem instalações para todas as idades, e até uma área de recreio especial para crianças entre os 1 e 5 anos. O parque de mais de 3 hectares é um teste entusiasmante às suas habilidades. Um lugar inesquecível, onde é possível desligar das preocupações e estar-se em permanente atividade física, sempre rodeados da bela natureza da costa Brava. (Website: http://www.costabravaparcaventura.com). 

7. Um dia de emoções na cidade de Barcelona

Barcelona - Parc Guell

A vibrante cidade de Barcelona fica a apenas uma hora de distância de Blanes, e por isso pode querer incluí-la nos seus planos durante uma visita à região. Esta é uma boa ideia, já que Barcelona é de visita obrigatória e tem imenso que ver, entretendo miúdos e graúdos. Para se inspirar, veja o nosso guia prático para uma visita às praias de Barcelona
 
E se tiver perdido o Festival do Fogo-de-Artifício de Blanes, vai encontrar aqui uma segunda oportunidade. Barcelona tem vários festivais de verão que incluem fogos-de-artifício, sem contar com divertidos desfiles que farão as alegrias dos mais pequenos. 

Mapa

Casa de cidade em Blanes (Santa Cristina)

  • 4 quartos
  • 8 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 1 wc
  • 180 m²: área coberta
  • 100 m²: terraço
  • 400 m² de jardim
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
Id: 58198 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 512 - 2 600/semana € 216 - 371/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Blanes (Los Pinos Blanes)

  • 3 quartos
  • 5 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 1 wc
  • 90 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
Id: 35584 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 597 - 1 126/semana € 85 - 161/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Blanes

  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 75 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Terraço
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
Id: 72151 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 853 - 2 528/semana € 122 - 361/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui