As diferenças entre as Ilhas Canárias

As Ilhas Canárias são um dos destinos de férias mais populares para apanhar sol, estar na areia ou dar um mergulho no mar. Muitas pessoas têm-nas como referências para apanhar sol o ano inteiro. Mas nem todos estão despertos para as diferenças entre as ilhas, com as suas próprias personalidades cativantes.

O arquipelago tem oito ilhas principais (mais cinco ilhéus selvagens e vários rochedos isolados).Para decidir qual delas vai de encontro às suas preferências, recomendamos que atente às diferenças entre as várias Ilhas Canárias.

Tenerife

Tenerife - Playa del Duque

Tenerife não está dividida em duas metades mas é claramente uma ilha com duas personalidades distintas. Existem os populares resorts, instalados na Playa de las Américas e na Costa Adeje, mas depois existe todo o resto da ilha, uma extensa região habitada pelos locais que já ali vivem há cinco séculos.

O que Tenerife oferece é, acima de tudo, diversidade. É grande o suficiente para acolher as largas cidades cosmopolitas com centros históricos, tem localidades animadas, pequenas vilas e até aldeias rurais com campos de cultivo, para além da imensa extensão do Parque Natural onde pode caminhar e caminhar sem nunca se cruzar com uma alma.

Também exibe a maior das montanhas espanholas, a impressionante Montanha Teide, cuja magnitude de área é suficiente para impressionar os visitantes que chegam às ilhas de avião. E, claro, um pouco por toda a ilha encontrará praias incríveis para todos os gostos.

Montanha Teide, Tenerife

Com uma significativa população das Canárias por alimentar, a cena gastronómica dos resorts variante entre as abordagens mais tradicionais e o avant-garde (é a única Ilha Canária com restaurantes que detêm estrelas Michelin), ao passo que a cultura única das Canárias (uma mistura de cultura espanhola, com sul-americana e um toque de influência africana) resulta no que parece ser uma sucessão inumerável de fiestas coloridas.

Não tem de gastar muito dinheiro para ficar a conhecer Tenerife. Aqui ficam dez atividades gratuitas na ilha, e aqui uma lista das casas de férias em Tenerife para todos os bolsos.

  • Indicado para: natureza, desportos de água, vida noturna

Gran Canária

Güigüi

Gran Canária sofre do mesmo mal que Tenerife, ou seja, é frequentemente declassificada como pouco mais do que um destino turístico. Na realidade os atrativos existem, com as zonas mais interessantes da ilha a puderem ser encontradas longe dos resorts.

Ironicamente, as duas ilhas são bastante semelhantes na sua personalidade, ainda que haja uma rivalidade entre elas. As pessoas que gostam de Tenerife deviam, em teoriga, gostar também de Gran Canária apesar das diferenças notórias. Gran Canária tem as melhores praias... Las Palmas faz sombra a Santa Cruz no que toca a quarteirões históricos atrativos, tem uma fantástica praia urbana em Las Canteras e uma cena musical ao vivo vibrante.

Catedral de Santa Ana, Las Palmas, Grã Canária

As aldeias interiores da Gran Canária são mais agradáveis à vista do que as de Tenerife, e o ambiente em volta é também mais épico. Os insulares reclamam que têm as melhores vistas de Tenerife com o seu mega vulcão, ainda que não possuam a Montanha Teide com a sua incrível cratera vulcânica.

Uma vez mais trata-se de uma escolha para pessoas que gostam de diversidade nos lugares que visitam. Saiba mais sobre onde ir em roteiros autênticos na Gran Canária.

  • Indicado para: férias em família, vida noturna, coisas para ver e fazer.

Lanzarote

Playas de Papagayo, Lanzarote

As pessoas às vezes referem-se a Lanzarote como uma das ilhas mais naturais das Ilhas Canárias. Há várias razões para que seja assim. Uma delas tem a ver com um dos heróis locais, César Manrique, que foi um visionário ambientalista cuja influência impediu políticos locais de arruinarem a paisagem com projetos de construção imobiliária.

A outra tem a ver com o facto de “ninguém morar ali”, como dizia Tinerfeño. O que eles queriam dizer era que, devido a este território ser “pouco amigo” dos agricultores, acabou por não se instalar aqui muita população das Canárias quando comparamos com as outras ilhas mais populosas. Consequentemente, a vida cultural da região não é tão forte e não há uma variedade tão assinalável de restaurantes direccionados à população local.

Vinhas, La Geria, Lanzarote

Situando-se na zona este do arquipélago, e numa das áreas mais antigas das ilhas, o terreno acidentado é típico de áreas vulcânicas, dando-lhe um ar hipnótico, como se estivéssemos noutro mundo. Contudo, Lanzarote não tem as áreas verdes das ilhas ocidentais.

Em anos mais recentes a ilha tem vindo a atrair cada vez mais um mercado do turismo desportivo, com corredores, caminhantes e ciclistas a darem o seu contributo para uma cena desportista em crescendo. Tal como muitas outras ilhas da zona este, Lanzarote possui algumas praias douradas que as ilhas ocidentais desejariam ter como suas. Se está a planear fazer as suas férias na ilha, consulte as nossas casas de férias em Lanzarote.

  • Indicado para: praia, família, casais, arquitetura e paisagens.

Fuerteventura

Casal, Fuerteventura

Esta é a mais antiga das Ilhas Canárias e também a mais ventosa. Há uma briza constante que é motivo de entusiasmo para os windsurfers e kiteboarders, mas que se pode tornar menos agradável para os banhistas. Fuerteventura é um paraíso de praias considerando todas as outras ilhas, com as dunas de Corralejo a afirmarem-se mais como um mini Sahara do que com uma praia.

Já os resorts de Fuerteventura podem ter falta de charme, da beleza do areal dourado e do mar turquesa.

Windsurf and kite surf in Fuerteventura - Playa de Sotavento

Quando nos afastamos destes empreendimentos, podemos encontrar algumas surpresas agradáveis e uma excelente variedade de espécies de aves. Tal como em Lanzarote, a população reduzida desta região significa que há menos espaço para cultura e um número limitado de bons restaurantes tradicionais, apesar de encontrar vilas históricas bastante interessantes.

Moinhos de vento, Antigua, Fuerteventura

Ainda que se encontrem semelhanças com Lanzarote, o cenário natural é bastante diferente. Ao longo dos séculos, o vento moldou as colinas criando formas mais suaves, curvilíneas e agradáveis à vista. Também há um forte sentimento de estarmos mais próximos de África, a paisagem frequentemente oferecendo um sabor do continente a sul, o que é reforçado pelas milhares de cabras que circulam em liberdade ao longo das colinas de terra alaranjada.

Para mais informações, veja a nossa lista das cinco melhores coisas para fazer na ilha.Consulte as nossas casas de férias para arrendar em Fuerteventura.

  • Ideal para: praia, desportos de água, relaxar e bem-estar.

La Palma

Caldera de Taburiente, La Palma, Ilhas Canárias

Conhecida como a Isla Bonita, La Palma é, tal como o nome sugere, uma das mais belas das Ilhas Canárias. Tem uma história própria, com Santa Cruz de la Palma a ser protagonista de um grande porto comercial nos tempos em que os aventureiros cruzavam os oceanos em direção ao Novo Mundo, com mares perigosamente patrulhados por piratas.

E tem também uma bela paisagem que não encontrará nas outras Ilhas Canárias – há algumas referências inesquecíveis como a Caldera de Taburiente e os túneis de água de Marcos y Cordero. Também conta com um território geológico com menos de 50 anos de idade, graças à eurupção do vulcão Teneguía em 1971.

Calle O'Daley, Santa Cruz de La Palma, Ilhas Canárias

As cidades maiores de La Palma estão repletas de vida e são bastante sofisticadas, além disso têm uma atmosfera forte sul-americana (até se enrolam charutos à mão na ilha). Tem a personalidade forte de uma das mais pequenas Ilhas Canárias, mas ainda assim apresenta qualidades habitualmente reservadas às cidades mais populosas. De certo ponto de vista, La Palma parece-nos ainda como uma Ilha Canária do passado, mas essa genuinidade ainda não atrai as multidões de turistas que merecia.

  • Ideal para: natureza, férias ativas.

La Gomera

La Gomera, Ilhas Canárias

Esta é sem sombra de dúvidas a mais impressionante das Ilhas Canárias. A paisagem selvagem de La gomera pode incluir tanto vislumbres de pequenos terraços e palmeiras, florestas verdejantes, ou colinas que parecem fazer parte dos Atlas das Montanhas.

A ilha é conhecida pelas suas profundas ravinas umas a seguir às outras, fazendo com que a circulação pela ilha se torne um trabalho difícil. Por vezes é mais fácil ir a pé do que de carro até ao nosso destino. É também por isso que existem poucas estradas, mas os caminhos para andar a pé são imensos, o que só contribuir para trazer caminhantes de todos os lados da Europa.

Torre del Conde, La Gomera

Existem áreas de resorts em La Gomera, como a Playa Santiago e Valle Gran Rey, mas estes são modestos quando comparados com os resorts das outras ilhas. Até a capital, San Sebastian, é pouco mais do que uma cidade pacata embora com uma história rica – Cristovão Colombo terá partido desta cidade para ir à descoberta das américas. La Gomera tem praias, mas saiba que esta é uma ilha para escapar às multidões e abraçar a natureza.

Conheça mais sobre a ilha no nosso guia breve e encontre o alojamento perfeito para as suas férias em La Gomera.

  • Ideal para: natureza, caminhadas, relaxar

El Hierro

Vistas sobre Las Playas, El Hierro

A mais mágica e misteriosa ilha de todas, El Hierro foi em tempos uma ilha à beira do mundo. Ainda existe um certo enigma no ar; não é como qualquer das outras ilhas.

Tem uma fantástica floresta de juniperus que parece um estranho templo natural como não existe em mais lado nenhum nas Canárias, com espécies de lagartos gigantes e um hotel que em tempos foi o mais pequeno do mundo.

El Hierro

Os mergulhos são dos mais refrescantes de entre as ilhas, e as colinas, onde pastam rebanhos de ovelhas, às vezes parece-nos mais com Yorkshire em inglaterra do com uma uma ilha próxima de África. A quase inexistência de tráfego aéreo e os barcos com as suas travessias de 3 horas contribuem para manter o número de visitantes baixo, o que sublinha o caráter “intocado” de El Hierro numa das pontas das Ilhas Canárias.

  • Ideal para: natureza, tranquilidade.

La Graciosa

Foi só recentemente que La Graciosa se tornou oficialmente reconhecida como parte do município de Teguise (Lanzarote). Contudo, em 2018 foi finalmente reconhecida como a oitava ilha habitada das Canárias, obtendo assim independência administrativa.

A ilha localiza-se a poucos quilómetros da costa norte de Lanzarote (há um serviço de barcos que opera ali regularmente). Tem apenas duas vilas (Caleta de Sebo e Casas de Pedro Barba), quase sem ruas calcetadas e dispõe de imensas enseadas de água turquesa. É o local perfeito para relaxar na praia, desfrutar da sua atmosfera inspiradora e das belas paisagens vulcânicas e das casas brancas tradicionais.

Playa de las Conchas, La Graciosa

Não deixe de visitar a Playa Francesa, uma bela praia a sul da ilha também conhecida como Playa de las Conchas, a norte. Se está à procura de umas férias de praia fora dos circuitos turísticos, La Graciosa é o destino ideal.

  • Ideal para: praia, natureza, tranquilidade

Artigos sugeridos:

Mapa das ilhas Canárias