Guia das praias de Jávea

A pequena cidade costeira de Jávea exibe nova das mais espetaculares praias que a Costa Blanca em Espanha tem para oferecer. Localizada na província de Alicante, a linha costeira de Jávea estende-se por 20 quilómetros e oferecer uma variedade única e encantadora de praias e paisagens com muito que fazer. 
 
 
Os impressionantes desfiladeiros que acompanham esta área costeira têm vários miradouros que oferecem vistas privilegiadas sobre o ambiente em volta. Desde cima, as vistas são tão românticas quanto traquilas, e esta área é acima de tudo conhecida pela beleza natural e pura que emana. Quando desce ao nível do mar, o sol banha todas as praias e destaca-as no seu areal, as brisas doces, e as águas quentes do Mediterrâneo. Os desfiladeiros ao longo da costa contêm uma variedade de magníficas enseadas, enquanto a água cristalina convida-nos a dar um mergulho, fazer suba dive ou snorkeling, fazer surf ou andar de caiaque. E uma vez que Jávea é um local tão bom para relaxar, também não faltam motivos para se deixar levar com as festas únicas que acontecem o ano inteiro.
 
As praias de Jávea estão ligadas entre si ao longo da costa e entre duas montanhas, a norte com o Cabo de San Antonio e a sul com a baía balnear Cala Granadella. Encontre o seu pedaço de paraíso e alugue uma casa de férias em Jávea, aproveitando para visitar as melhores praias de Jávea que estão mesmo ali ao lado.

1. Playa La Grava

Playa La Grava, Javea

Quando pensamos em praia a palavra “seixos” não costuma vir à nossa cabeça, mas a Playa La Grava – o que significa praia da gravilha em Espanhol – é exatamente isso. Mas não deixe que esse detalhe o detenha. Este maravilhoso local fica mesmo ao lado da Marina de Jávea e perto do antigo distrito piscatória das Duenas de la Mar. A praia é facilmente acessível e tem muito boas condições, sendo por isso mais movimentada que muitas das outras praias da área.

As águas calmas e claras são convidativas para um mergulho relaxante (esta praia exibe a marca de qualidade da bandeira azul), ou então poderá dar um passeio agradável entre palmeiras ao longo da avenida. No verão a amtosfera é belíssima, com mercados de rua e um pequeno parque aquático para os mais novos. No fim de contas, esta é uma das melhores praias para férias em família na Costa Blanca. Cape San Antonio, uma praia ali ao pé, é também muito atraente e deve ser vista.

2. Playa del Benissero / Primer Muntanyar

Playa Primer Muntanyar, Jávea

Se gosta de desportos de água, tem de visitar esta pérola. Ao contrário das outras praias de Jávea, este local fabuloso é aberto e está exposto a bons ventos, o que é ideal para fazer kite surfing. Durante os meses de verão, e a apenas 300 metros do porto, poderá encontrar facilmente algo que satisfaça o seu apetite por desportos de água, incluindo pranchas de remo em pé, caiaques, jet-skis, tudo equipamentos disponíveis para aluguer.

Esta é uma praia dinâmica com uma atmosfera maravilhosa, rodeada de casas térreas ao invés de altos edifícios. Gosta de se apaparicar com alguns petiscos ou talvez um delicioso mojito? Se assim for está com sorte, porque existem restaurantes fantásticos, chiringuitos e muitos outros espaços muito interessantes para degustações. No que toca às instalações das praias encontrará sempre estacionamento, casas de banho, passadiços de madeira, nadadores-salvadores e espreguiçadeiras com guarda-sóis para alugar.

O nome “Benissero” surgiu de um homem que em tempos residiu na cidade vizinha de Benissa. A sua casa foi transformada num chiringuito de nome La Siesta. Antigamente as famílias de visita podiam sentar-se em mesas de piquenique e jantar na praia todos os domingos à noite, entre as luzes de uma fogueira. Esta tradição ainda está presente em alguns fins de dia especiais de verão.

El Pirmer Muntanyar é uma extenção de Benissero. Estes 1900 metros de paraíso prolongam-se até ao Parador de Jávea e é também a maior praia da nossa lista. Com uma combinação atraente de águas turquesas e rochedos, elementos muito típicos desta lindíssima linha costeira, o ambiente é perfeito para fazer snorkelling ou outras atividades de mergulho. Também é popular a natação graças às agradáveis águas cristalinas. Existem degraus para acesso fácil à água, o que é muito conveniente. O maravilhoso ambiente natural e os belíssimos chiringuitos são um bónus que tornam este lugar tão especial e que lhe permitem desfrutar dias inteiros durante os meses de verão.

3. Playa del Arenal

Playa Arenal, Javea

Arenal é a versão espanhola de areal, um nome cândido ao estilo da praia que abordámos mais acima, a La Grava. É das poucas praias de areal em Jávea, e é também uma das maiores na nossa lista.
 
Localizada na Baía de Jávea, esta é a praia principal e por isso é muito fácil de localizar. O seu areal fino tem uma textura muito boa que se sente entre os dedos dos pés, e nem as pessoas com dificuldades de mobilidade ficarão impedidas de experimentar a areia e o mar graças às acessibilidades. A qualidade da água foi reconhecida com uma bandeira azul, por isso lance-se a ela!
 
É possível ver pessoas deitadas no areal, a jogar futebol, vólei, ou a construir castelos de areia. Com uma avenida muito animada, tem imensa oferta de mercados de rua, cafés e restaurantes. Os serviços de aluger locais oferecem ainda o equipamento necessário para fazer desportos aquáticos e satisfazendo assim o seu apetite por diversão e adrenalina.

Playa Arenal, Javea

A cereja no topo do bolo são as vistas da Montanha Montgó, que são verdadeiramente incríveis. Nos meses de verão poderá até assistir a fabulosos espetáculos de fogos de artifício noturnos. Esta praia tem tudo o que possa agradar os seus visitantes, e pode até ser a inveja de outras das praias da nossa lista.

4. Segon Muntanyar

Para o sul da praia Arenal encontramos esta extensão rochosa da linha costeira, onde a gravilha é o produto do areal petrificado. A praia Segon Muntanyar (Segunda Muntanyar) é assim chamada graças às semelhanças com a praia-irmã: Primer Muntanyar. É quase tão espaçosa e aberta, com escadas que garantes acessos fáceis à água.
 
Nadar, snorkelling e o mergulho suba são tudo atividades de excelência aqui, mas ainda mais quando é cedo de manha e a água ainda está calma. As variedades de peixes coloridos que parecem atraídos para estas águas são um dos prémios de fazer mergulho. A praia tem 1700 metros de um paraíso natural, e por isso atrai todos os que procuram um sítio mais calmo para relaxar.
 
Os restaurantes e chiringuitos também marcam presença aqui, assim como um parque de estacionamento e paragens de autocarros. O Mirador de Sèquia e o La Noria são outras duas atrações. As vistas são maravilhosas, com ligações ao Cabo de San Antonio e a Cap Prim.

5. Cala Blanca 

Cala Blanca, Jávea

A Cala Blanca, ou “Baía Branca”, é assim chamada devido aos seixos brancos e às rochas que adornam esta pérola escondida. As águas cristalinas facilitam a excelente atividade de snorkelling e as vistas sobre a Montanha Montgó são espetaculares. É surpreendente que esta praia não seja muito frequentada pela população local – ao contrário das restantes praias mencionadas – o que faz deste um excelente lugar para esquecer o bulício da vida. Os convivas que vai encontrar aqui são habitantes locais amigáveis ou turistas de regiões vizinhas. O único distúrbio à tranquilidade que é possível experimentar na zona é criado pelos barcos que se dirigem para a Cala Sardinera.
 
A Cala Blanca tem cerca de 300 metros de comprimento e consiste de três pelas enseadas que ficam próximas umas das outras, dando a forma única que reconhecemos a esta costa rochosa. As enseadas são apenas acessíveis a pé seguindo pela longa escadaria construídas na rochas em baixo dos miradouros dos desfiladeiros vizinhos. Estas escadas podem ser acedidas pelo Mirador de Cala Blanca ou o Mirador de Les Caletes. 

Caleta I

Caleta I, Jávea

Esta enseada rústica apresenta-se com 80 metros de comprimento numa linha costeira de seixos. Fica no fundo da Avenida Ultramar, o caminho que o leva diretamente à Cala Blanca. Desde o parque de estacionamento, pode alcançar a praia caminhando 100 metros a pé. Daqui também tem acesso ao Mirador de Cala Blanca. 

Caleta II

Uma pérola natural de águas belas e cristalinas, aqui tudo é tranquilidade pura e um sítio onde se pode receber descanso e relaxamento sem perturbação. Esta praia tem cerca de 40 metros de comprimento e só pode ser alcançada a pé desde a Caleta I ou via uma série de escadas desde o Mirador de Les Caletes. A água é sempre agradável e calma devido a uma extremidade rochosa que se estende até ao mar e cria uma barreira protetora contra a ondulação marítima. As vistas daqui sobre a paisagem natural em redor, assim como os desfiladeiros brancos de Jávea, são verdadeiramente espetaculares! 

Caleta del Francés

A Caleta del Francés, ou “Baía do Francês”, adotou este nome de um certo Monsieur Lambert que em tempos residiu aqui. Esta pequena enseada é acessível através da adjancente Caleta II. Contudo, o acesso entre as rochas e a água é estreito, por isso deve-se ser avisado e cauteloso. A recompensa por este pequeno esforço é a absoluta tranquilidade que consegue encontrar aqui. Também pode descer de um ponto superior, apesar de não ser tarefa fácil.

6. Cala Sardinera 

Cala Sardinera, Javea

Numa certa altura a Cala Sardinera – e tal como o próprio nome sugere – foi o melhor local para pescar sardinhas por recurso às “Sardinales” (umas redes finas) que eram lançadas duas vezes ao dia: uma vez ao por do sol e outra ao nascer do sol. Desde então que esta enseada se manteve inalterada e maravilhosa, com uma linha costeira coberta por gravilha e seixos. Fica no lado norte de Cap Prim e Sant Martí. Pode ser alcançada a pé desde o Mirador de la Cruz del Portitxol, via um percurso que penetra por um troço de natureza intocado.

Esta praia também é boa para caminhadas e oferece excelentes oportunidades para snorkelling e para nadar. Mas venha preparado com provisões porque não há serviços por aqui.

7. Cala Barraca o Portitxol

Cala Barraca, Javea

Esta praia coberta de seixos com águas claras está localizada entre Cap Prim e Cap Negre. Fica de frente para a ilha Portitxol, que tem aproximadamente 300 metros vista desde a costa. As águas cristalinas contribuem para que esta localidade seja considerada uma das melhores praias de Jávea para a prática de de mergulho, scuba diving e snorkelling.

Tal como a Cala Sardinera, pode aceder à praia a pé desde o Mirador de la Cruz del Portitxol, mas também é acessível de carro pelo Cabo de la Nao. É recomendável chegar cedo, já que esta praia tem taxas de ocupação tipicamente altas devido ao comprimento de 900 metros.

8. Cala Ambolo

Cala Ambola, Javea

Esta enseada natural tem um areal branco de sílica que serve de complemento às águas azuis cristalinas e é reminiscente de um paraíso tropical! Este paraíso é ainda uma praia nudista em Jávea. Ainda que possa estar de fato de banho e eles sejam até usados pela maioria dos banhistas.

A praia desta zona localiza-se ao pé do Mirador de Ambolo. O seu nome veio da Torre de Ambolo, uma das muitas torres de vigia encontradas na área de Portitxol, que foram construídas no século XVI com o propósito de deferem a área de ataques de piratas.

Aqui não vai encontrar nadadores salvadores nem alugueres de espreguiçadeiras, mas esta é sem dúvida uma das mais velas praias de Jávea. A ocupação desta baía é relativamente baixa, ocupando sensivelmente 300 metros de comprimento. Durante os meses de verão, é aconselhável chegar cedo já que pode ser difícil estacionar um pouco mais tarde.

A praia é popular entre snorkelers e alpinistas. Há uma pequena ilha rochosa que é popular para quem queira fazer escalada ou outros desportos de aventura. Um pouco mais afastada encontramos a “Isla del Descubridor”.

NOTA: Esta praia é por vezes suscetível a deslizamentos de terras, por isso visite o website de Jávea na secção da Cala Ambolo para encontrar notícias sobre a praia. Por vezes está indicado que foi “fechada” devido ao risco de deslizamentos. Ainda assim é acessível para muitos banhistas e mergulhadores. O sinal de “fechada” é meramente indicativo, porque pode sempre entrar na praia assumindo os riscos.

9. Cala La Granadella

Cala La Granadella, Javea

Concluímos a nossa viagem pelo paraíso benevolente da Costa Blanca com a praia número nove. Esta praia é bastante apreciada pela maioria dos espanhóis que a apelidam de “melhor praia de Espanha”. Ela é, certamente, uma das melhores praias da província de Alicante.

A esta praia do sul de Jávea também foi atribuída a bandeira azul pela excelente qualidade da água, tem a forma de um casco de um cavalo e é tão pitoresca como um lugar para atingir o nirvana. É quase impossível não se ficar impressionado pela beleza natural das montanhas majestosas das redondezas, das enseadas, e das florestas à espera de serem exploradas. As suas águas cristalinas são um paraíso para mergulhadores e snorkellers. A praia é relativamente popular e por isso torna-se muito movimentada no verão. Com apenas 160 metros de comprimento, seria avisado chegar lá cedo!

Outras Pequenas Praias de Jávea

Para além destas praias de Jávea, pode explorar algumas enseadas que são demasiado pequenas para caberem na categoria de “praia”. Estas são também localizações muito boas para os entusiastas do mergulho. 

Playa del Pope o del Tangó

Playa del Pope, Jávea

Existe a Playa del Pope, ou del Tangó, situada no lado sul da Reserva Marinha do Cabo de San Antonio, localizada a norte de Jávea. Aqui encontra duas pequenas baías com areal duro e onde os mergulhadores podem descubrir as riquezas naturais escondidas nas águas cristalinas.

Cala del Ministro

No final da praia Primer Muntanyar, por trás do Parador de Jávea, esconde-se a Cala del Ministro. É uma belíssima enseada rochosa com muitas piscinas naturais que se escondem entre a variedade de espécies marinhas à espera de serem descobertas. Este espaço também conta com águas claras e uma fauna marinha rica.

Considere uma área natural que foi oferecida pelo ditador Francis Franco ao seu ministro das finanças Navarro Rubio – daí o nome. É hoje desabitada, ainda que seja visível desde a Cala. Não existem aqui provisões nem instalações especiais, por isso venha preparado. É um ótimo sítio para apanhar alguns raios de sol e nadar (nós recomendamos que leve sandálias de borracha, que são sempre úteis nas praias de seixos de Jávea). Além disso, no fim da Cala, vá até ao miradouro que fornece vistas maravilhosas da impressionante praia Arenal.

Finalmente, e se o tempo o permitir, faça uma visita até à fabulosa cidade de vizinha de Alicante. Valerá a pena a viagem.

Mapa

Apartamento em Jávea

  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 1 wc
  • Wi-Fi
  • Piscina comum
  • Piscina de crianças
  • Varanda
  • Pátio
Id: 69631 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 270 - 1 380/semana € 181 - 197/noite Mostrar detalhes

Vivenda em Jávea (Cap Marti)

  • 2 quartos
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 1 wc
  • 225 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Piscina aquecida
  • Wi-Fi
  • Pátio
Id: 73846 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 2 687 - 4 935/semana € 384 - 705/noite Mostrar detalhes

Vivenda em Jávea (Costa Nova)

  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 155 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Pátio
  • Churrasco
  • Satélite
  • Ar condicionado
Id: 50398 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 167 - 3 133/semana € 167 - 448/noite Mostrar detalhes
X


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui