As Melhores Actividades para umas Férias de Sonho em L’Escala

L’Escala é uma das principais localidades que deverá ter em conta para as suas férias de verão de 2017. Não só fica a menos de uma hora do aeroporto internacional de Girona e a 90 minutos da metrópole cultural de Barcelona, como lhe permite participar em atividades históricas e de enriquecimento pessoal, em festas culturais e de lazer, entrar em contacto com a natureza em estado puro, ou então preguiçar na areia de uma das suas 5 praias.

Costa Brava Praia

Visite o Museu Arqueológico da Catalunha

Ir a L’Escala sem visitar o Museu Arqueológico da Catalunha, situado a apenas um quilómetro do centro da vila, é como ir a Roma e não ver o papa. Neste evocativo e importante local de escavações, que é também património da humanidade, poderá observar na primeira pessoa algumas ruínas gregas que compuseram um porto comercial no início da civilização ocidental. Se continuar o passeio por este local, ficará ainda a conhecer um fórum romano que resultou do desenvolvimento posterior da cidadela.

Estas curiosas ruinas marcam a fundação da região de L’Escala pela civilização grega no século VI a.C. Mais tarde, já durante a ocupação romana, a cidadela viria a ser reformada e enriquecida. Estima-se, contudo, que este conjunto arqueológico tenha desaparecido por volta do século III com a invasão dos francos, e só agora nos séculos XX e XXI nos é possível revisitar este pedaço importante da história da humanidade.

Na área das escavações podemos atualmente vislumbrar algumas das pequenas casas gregas com os seus pavimentos de mosaico branco, também a ágora (praça central grega), elementos da estoa grega (colunas típicas do mercado), e a zona sagrada onde originalmente se situavam os templos dos deuses Esculápio (deus da medicina) e Zeus (o “pai dos deuses e dos homens”). A presença romana é visível nas construções de cisternas, na azulejaria das casas e no anfiteatro oval.

Delicie-se no festival da anchova

Espanha é um país repleto de acontecimentos gastronómicos, e L'Escala não é excepção à regra. A anchova salgada é um ponto de honra para a cidade, não só porque a indústria que se gerou graças à sua pesca permitiu desenvolver fortemente a economia da região, como se tornou num produto internacionalmente reconhecido pela sua qualidade e sabor. Pode-se mesmo dizer que as anchovas são o verdadeiro embaixador de L’Escala para o mundo.

Qualquer bar ou restaurante da vila serve esta delicada iguaria, seja na sua forma mais tradicional – em pão e tomate –, seja na forma de tapas criativas. Mas há um festival das anchovas e um roteiro de tapas de anchova que lhe permitirão conhecer melhor o saboroso peixe.

Em meados de setembro e inícios de outubro acontece o famoso festival e roteiro gastronómico das anchovas, em que várias dezenas de bares e restaurantes competem entre si pela melhor preparação de anchovas da vila. O seu papel no meio desta feroz batalha gastronómica é comê-las. Vá a um destes bares, receba o “passaporte” das anchovas em que poderá classificar as tapas de cada bar, e no fim ainda ganha prémios como refeições gratuitas ou entradas em espetáculos. O preço por tapa é agora de 1,5€.

Esta é uma atividade de que retirará o máximo partido se participar em grupo, e em que cada um pode ter a garantia de experiências gastronómicas irrepetíveis.

Divirta-se no festival de artes e cultura de Portalblau

O Festival de Música e Arte do Mediterrâneo de Portalbau é um dos melhores acontecimentos de verão em L’Escala, contando em 2017 com a sua 9ª edição.

Participando nele fica a conhecer boa parte da região de L’Escala, já que vários dos espetáculos acontecem em edifícios históricos como o armazém salino de Alfolí de la Sal ou o anfiteatro em Mar d’en Manassa, mas fundamentalmente poderá assistir a concertos e a outros happenings artísticos oferecidos por artistas de todo o mundo. De entre os vários espetáculos, destacam-se os de música, dança e as artes circenses, acontecendo sempre em frente de cenários de grande beleza, junto a desfiladeiros e ao mar, ou até no espaço arqueológico da vila frente à ágora grega.

 Em 2017 o festival decorre entre 14 de julho e 6 de agosto, e da programação constam uma exposição dedicada à “Flora Mediterrânica”, o espetáculo de novo circo do grupo Pitanga, o concerto do famoso guitarrista catalão Quimi Portet, e o espetáculo de dança do dançarino e coreógrafo Rafael Amargo.

Não deixe de participar neste festival de artes do Mediterrâneo e aproveite para ficar alojado numa casa em L'Escala, bem perto do centro de todos os acontecimentos que importam neste verão.

Acompanhe o curso do rio Fluvià

O rio Fluvià é um importante curso de água, com foz no Mar Mediterrâneo, e que durante séculos passou com o seu caudal intacto pela vila de L’Escala. Hoje o caudal não é tão imponente, mas o rio continua a passar, e seguir de bicicleta pelo curso da sua água é fazer uma viagem pelo território natural que é a alma desta vila.

Para encontrar o rio basta seguir para norte de L’Escala em direção a Sant Pere Pescador, uma pequenina aldeia que se desenvolveu precisamente graças ao Fluvià. A partir daí, é dar a primeira pedalada na bicicleta e seguir através dos formidáveis cenários naturais lado-a-lado com o rio, passando por Cinc Claus e depois pela área de l’Armentera, onde é possível fazer observação de uma boa variedade de pássaros. No último troço da pedalada, é possível passar pela praia de Les Dunes e parar para descansar junto às suas areias e atmosfera tranquila.

Aprenda como se formam as dunas

O Museu das Anchovas e do Sal – MASLE organiza uma visita guiada através de um caminho florestal em L’Escala que desemboca na vila medieval de Sant Martí d’Empúries.

Dunas

Pelo caminho, passamos por maravilhosas paisagens de dunas, onde podemos aprender tudo sobre os processos envolvidos no desenvolvimento e fixação destes importantes elementos naturais, que têm tanto de encantador como de importante para a manutenção dos sistemas ecológicos em volta.

A visita termina na Torre del Pedró, de onde se obtêm vistas inspiradoras sobre toda a vila e o mar que a banha.

Cumprimente o Principezinho na Avenida Riells

Não podíamos deixar de lhe propor um belo passeio ao ar livre ao longo da Avenida Riells, junto à praia de Riells, porque terá a oportunidade de se cruzar com várias das figuras do universo do Principezinho, celebrizadas pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Entre as diferentes estátuas dispostas ao longo da avenida, o grosso das atenções recai invariavelmente na escultura de O Principezinho, sentado num muro de pedra a estudar contemplativamente a paisagem da Costa Brava e da Baía das Rosas. Aproveite para tirar fotos junto dele e ficar com uma recordação desta inesquecível personagem de livros infantis.
 
Mas não se fique por aqui e siga para em direção à praia, porque é nas escadas que dão acesso ao areal, na Plaça de l’Univers, que irá encontrar a raposa de ar sonhador, também perscrutando a paisagem. Um pouco adiante descobrirá a estátua da obrigatória rosa, da árvore baobás, de rochas vulcânicas e palmeiras que pretendem representar as constelações do leste, e assim entrará em pleno no maravilhoso mundo criado por Saint-Exupéry.

Experimente dois desportos (quase) radicais

SUPing

Sabemos que os deportos radicais são atividades exclusivas dos mais aventureiros e corajosos, mas não é preciso arriscar muito para viver grandes emoções em L’Escala. Se procura duas atividades desportivas totalmente seguras mas capazes de lhe fazer correr a adrenalina no corpo, então considere andar de balão de ar quente, ou praticar SUPing (o chamado “surf em pé”). 

Para viajar pelo ar num balão de ar quente recomendamos a operadora Globus Empordà, que organiza voos na região vizinha de Empordà. Já para fazer surf em pé, ou o SUPing, vá até à praia de Montgó em L’Escala e procure pelas operadores de surf locais, que disponibilizam todo o equipamento e instrutores para praticar este divertido desporto que é uma combinação entre o surf e o remo.  

Oportunidades para fazer Surf, Windsurf e Mergulho 

Mergulho

Sendo a frente costeira de L’Escala tão rica, seria estranho não haver oportunidades para praticar os desportos de água mais entusiasmantes, nomeadamente surf, windsurf e mergulho.

Efectivamente são várias as operadoras que proporcionam as emoções fortes destas várias modalidades, e para participar em cada uma delas tem só de anotar onde as pode fazer. Para tudo o que se relaciona com surf, windsurf, kitesurf, e outros, a operadora de referência é a Ion Club, onde pode reservar aulas e equipamento aos melhores preços e ótima qualidade. Já para fazer mergulho, nomeadamente nas variantes scuba diving e snorkeling, tem várias opções, entre o Dive Paradis, Mateua Dive, ou o Orca Diving Center.

Já agora, sabe qual é a diferença entre um mergulho scuba diving, ou um mergulho snorkelling? No primeiro caso, o mergulho pode ir até ao fundo do mar e respira-se por um tanque de oxigénio; no segundo, os mergulhos são mais superficiais e rápidos, respirando-se por máscaras com tubos de ar. Tudo depende do seu espírito de aventura! 

Bares e clubes de L'Escala

Tapas

A que dá mais valor quando sai à noite, um bar cheio de glamour, uma taberna onde passa a bola, bares na praia, pistas de dança? Não importa o que seja, vai encontrar tudo isto em L’Escala.

No Porto de la Clota encontrará um dos bares mais inspiradores da cidade, o Octopuss Tapas & Music Club. Abriu portas em 1995 pela primeira vez, e hoje é uma referência na cidade, em parte devido ao seu terraço bafejado pelos doces ventos de verão, vindos de Tramuntana, onde pode dançar ao som de música ao vivo de DJs ou sentar-se a apreciar um dos deliciosos cocktails e bebidas (os gin tónicos são uma especialidade imbatível).

Mas se o que procura é saltitar de bar em bar e conviver nas ruas de L’Escala em ambiente informal, não há nada melhor do que percorrer a zona de les Barques e o Port d’en Perris, onde os bares e cafés com esplanadas abundam e o ambiente é animado. De entre os bares tradicionais destacam-se o El Café, El Caravel, ou o mais moderno La Medusa. Outra das saídas clássicas é ir até um dos chiringuitos (os bares de praia) da zona de Sant Martí d’Empúries, como por exemplo ao Va i Ve que fica na praia de Riuet, ou ao Chiringuito Coconut na praia Sant Mari. Independentemente do bar a que escolha ir, está garantida a melhor música ao vivo e festas animadas com DJ, sempre acompanhados de bons cocktails e as omnipresentes tapas! 

Visite a vila medieval de Sant Martí D’Empúries

Esta é uma vila histórica que lhe oferece uma verdadeira viagem no tempo, pelo menos até ao século IX a.C. quando recebeu os seus primeiros habitantes. A sua história é bastante rica e está toda ela impressa nas ruas estreitas ruas e casas de pedra, tendo sido um dos mais importantes portos do Mediterrâneo, a partir do qual se desenvolveram relações de comércio entre fenícios, cartagineses, e gregos da Foceia. Foi durante séculos e até 1064 o coração e alma da região de Empúries.

Há muitos elementos medievais que ainda podem ser vistos numa visita a esta vila, a maioria em ruínas ou reconstruídos, mas todos eles contando diretamente essas histórias de séculos passados que nenhum livro de História pode substituir. Grande parte da sua muralha medieval foi, por exemplo, preservada, e poderá observar a igreja de Sant Martí que foi construída em 1538 sobre uma outra estrutura pré-romanesca do ano 926, assim como visitar o imponente castelo medieval da vila que inspirou o desenhador Victor Mora a criar o seu super-herói Capitán Trueno (Capitão Trovão), que ali vive.

Uma das melhores partes de visitar esta vila, é que ela tem ligação ao Passeig d’Empúries e que por sua vez nos leva até às praias de L’Escala, onde podemos descansar nas doces areias e terminar o dia em grande. 

Passe um dia em Girona

Girona, Costa Brava

Girona é uma das maiores e mais importantes cidades catalãs, sendo a capital da província homónima, e por estar tão próxima de L’Escala recomendamos que planeie uma visita de um dia a esta riquíssima cidade cheia de coisas para fazer e ver. E não deixe igualmente de consultar as últimas oportunidades de casas de férias em Girona para que esteja um dia inteiro em total conforto.

De entre as suas principais atracções, destacam-se a igreja de Sant Feliu, construída no século XIV ao estilo gótico; a catedral de girona, contruída em 1416 num misto de estilos entre o barroco catalão e o gótico, e que domina a paisagem do centro da cidade pela sua imponência; o edifício dos Banhos Árabes, construído em 1194 e onde ainda hoje se pode banhar numa das suas divisões históricas (o Frigidarium – divisão fria; Tepidarium – Divisão temperada; Caldarium – divisão quente). Não pode ainda deixar de ver a Praça da Independência, onde se deu a Guerra Espanhola da Independência contra as investidas do exército de Napoleão; assim como os quarteirões judeus da cidade, especialmente os que encontra na rua de Sant Llorenc, aproveitando para visitar o Centre Bonastruc Ça Porta e o Museu Judeu Catalão.

E tiver um fraquinho por séries americanas, talvez vá gostar de saber que foi aqui, em Girona, que foram rodados muitos dos episódios da Guerra dos Tronos! 

Deixe-se encantar no Parque Natural de Montgrí

Relativamente perto do centro de L’Escala, e sendo um dos principais atrativos dos cerca de 8 000 hectares de reserva natural protegida junto à orla costeira da cidade, vai encontrar no Parque Natural de Montgrí um milagre natural em estado bruto, ideal para caminhadas e para a contemplação mais profunda da natureza.

Para além propiciar o ambiente ideal para recarregar baterias e limpar a cabeça de todos os problemas quotidianos, recomendamos que traga consigo um espírito curioso para fazer observação de algumas espécies animais bem interessantes, das quais destacamos aves de rapina imponentes como o falcão peregrino ou o tartanhão-caçador.

O Parque está aberto a qualquer pessoa e fica perto de algumas praias bem apetecíveis nos dias de calor, pelo que não é má ideia ter o seu fato de banho à mão durante esta visita.

Esperamos que se tenha deixado inspirar com o nosso artigo e dê asas à sua veia de viajante neste verão que se aproxima. Seja em L'Escala, Girona, ou qualquer outra zona de Espanha, o melhor mesmo é ir de coração e mente aberta na sua viagem pelo país ibérico, para aproveitar o melhor da cultura de praia, de festivais, património, e das mil atividades que esperam por si. Aproveite e tenha umas ótimas férias!

Casa de cidade em L'Escala

  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 80 m²: área coberta
  • 12 m²: terraço
  • 70 m² de jardim
  • Piscina comum
  • Wi-Fi
  • Pátio

Vivenda em L'Escala

  • 4 quartos
  • 8 pessoas
  • 3 casas de banho
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Terraço
  • Jardim
  • Espreguiçadeiras
  • Churrasco
Id: 57588 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 742/semana € 249/noite Mostrar detalhes

Vivenda em L'Escala (Puig Sec)

(3)
  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 95 m²: área coberta
  • 300 m²: terraço
  • Wi-Fi
  • Piscina privada
  • Pátio
  • Jardim
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui