Os melhores eventos gastronómicos de Espanha em 2020

Se é para si fundamental descobrir os novos sabores e os pratos típicos dos lugares para onde viaja, então este artigo é para si: propomos-lhe várias surpresas para o seu paladar, um guia pelos eventos mais deliciosos deste ano.
 
A gastronomia espanhola tem muito mais para apresentar do que paelha e tapas. Com uma cozinha baseada na dieta mediterrânica, a comida espanhola caracteriza-se pelos seus alimentos frescos e de grande qualidade. Desde há vários anos para cá que se celebram festivais culinários por todo o país, com vista a promover os pratos mais típicos ou mostrar as últimas inovações na arte de preparar alimentos.
 
Continue a ler e asseguramos-lhe que não deixará ficar nada no prato:
 

Gastrofestival Madrid

1. O Gastrofestival de Madrid

Começamos a nossa lista com um dos eventos gastronómicos mais cosmopolitas de Espanha, o “Gastrofestival de Madrid”. De 21 de janeiro a 5 de fevereiro, são vários os restaurantes, museus, mercados e bancas de rua que se unem para oferecer uma viagem emocionante aos nossos sentidos.
 
O programa do Gastrofestival inclui degustação de menus inovadores, que estão a cargo de chefes reconhecidos internacionalmente. Há também oficinas de culinária, roteiros gastronómicos e exposições de temática alimentar em alguns dos museus mais importantes da cidade. Mas se é celíaco, tem as suas necessidades alimentares precavida, já que a partir deste ano já há oferta de comida sem glúten, tudo para que ninguém passe sem comer bem. Fique alojado numa casa de férias em Madrid nestes dias para descobrir as últimas tendências da culinária.
 
Gastrofestival Madrid

2. O Festival Transfronteiriço do Gurumelo em Villanueva del Fresno, Extremadura 

Em março rumamos até Villanueva del Fresno, na Extremadura, para desfrutar deste particular festival em torno do mundo micológico e, particularmente, das “amanitas ponderosas” ou “gurumelos”, uns cogumelos típicos da região que se assumem como protagonistas absolutos.
 
A dificuldade que há em encontrar esta espécie faz com que centenas de pessoas em Espanha e Portugal decidam vir ao festival para participar nas visitar guiadas, em que se explica como localizar os famosos gurumelos. Além disso, podemos durante estes dias participar em workshops gastronómicos e degustações, assim como assistir a concertos e exposições. 
 
Amanita Ponderosa. Gurumelo

3. El Barcelona Beer Festival

O Festival da Cerveja de Barcelona é o acontecimento de cervejas artesanais mais importante do sul da Europa, por isso, se adorar o mundo das cervejas, da sua elaboração e de toda a gama de sabores e texturas que pode apresentar, recomendamos que planeie uma visita a Barcelona em finais de março.
 
Nesta edição, e por motivos de espaço, o festival foi deslocalizado para L’Hospitalet, a meia hora de metro do centro de Barcelona. Mas valeu a pena esta mudança, já que se espera receber mais de 350 produtores distintos de cerveja, incluindo cervejeiros belgas, ingleses e russos. Além disso, também se espera montar uma área para a Brau Beviale que, como todos os entendidos sabem, trata-se de um dos festivais de cerveja mais relevantes a nível mundial.
 
Barcelona Beer Festival

4. A Festa da Cerejeira em Flor, em Valle de Jerte, Extremadura

Na Extremadura, assim que chega a primavera, produz-se um dos momentos de maior beleza em todo o país. É o momento do clima temperado, e as flores de mais de um milhão de cerejeiras tingem de branco as colinas do Valle de Jerte, criando uma paisagem idílica.
 
Este ano, a Fiesta del Cerezo começa a 18 de março e prolonga-se até ao início de maio, passando por diversas fases. Nas primeiras semanas acontece o “Despertar del Valle”, depois a partir de abril é a “Floración de los Cerezos”, e a princípios de maio acontece a deslumbrante “Lluvia de Pétalos”. Estas celebrações acontecem nas diferentes povoações do vale e incluem eventos gastronómicos e culturais com visitas guiadas, mercados artesanais, entre outros. 
 
Cerejeira em flor, Valle de Jerte

5. Festival Vivid. Vinho de Empordà, Costa Brava

Em abril chega uma nova edição do Festival do Vinho de Vivid, na Costa Brava. Se gosta de experimentar vinhos, então tem de passar por este festival que estimulará os seus sentidos.
 
As suas mais de cem atividades distintas incluem degustações de vinho, tratamentos de vinoterapia, passeios e jornadas na natureza, e atividades especificamente desenhadas para os profissionais deste setor. Poderá igualmente aproveitar para conhecer a comarca de Empordà, através deste magnífico Roteiro de Vinho.
 
Festival do vinho de Vidid, Costa Brava
 
Se a 16 de abril se encontrar em Maiorca, não perca ainda a Feira do Vinho de Pollença. Esta feira celebra-se nos claustros do convento de Santo Domingo, e nela poderá descobrir os melhores vinhos da ilha.
 
Se já ouviu falar do vinho de Jerez, há que ir prova-lo pelo menos uma vez na vida ao Sherry Festival. Este festival, de âmbito internacional, celebra-se numa cidade diferente todos os anos e conta com degustações, promoções especiais, ou experiências gourmet. Tudo para celebrar a grande qualidade dos vinhos de Jerez.

6. O Concurso Internacional de Paelhas de Getxo, no País Basco

Que melhor lugar para provar uma belíssima paelha do que sentados a uma mesa no topo de um desfiladeiro com vistas incríveis sobre o mar Cantábrico? Foi esta pergunta que se colocaram os organizadores do Concurso Internacional de Paelhas de Getxo, no País Basco. É aqui, todos os anos a 25 de julho, coincidindo com as festividades de Santiago, que milhares de pessoas se reúnem para, debaixo das sombras da Aixerrota (ou moinho de vento, em língua basca), desfrutarem de 200 variedades de paelhas competindo neste concurso.
 
Com umas vistas incríveis sobre a baía de Getxo, e rodeados pela brisa do mar, podemos degustar no Concurso Internacional de Paelha das melhores preparações desta comida que é orgulho nacional, aproveitando para desfrutar do belíssimo ambiente, da atmosfera quase religiosa em torno da paelha, e das atividades pensadas especialmente para as crianças.
 
Concurso Internacional de Paelha, Valência

Também se celebra no País Basco a criativa Feira da Primavera do Mel, que acontece na bela povoação de Antoñana, na montanha Alavesa. Esta feira tem lugar em maio e nela poderemos comprar o melhor mel produzido nesta região, assim como produtos típicos da gastronomia basca. 

7. Festa do Polvo em O Carballiño, Galiza

Graças à qualidade das águas galegas, tudo o que é pescado na região destaca-se pelo seu sabor e frescura. Com uma textura inconfundível e sabor ligeiramente picante, o “polvo à feira” é uma das receitas favoritas dos galegos. É em O Carvalliño, em Ourense, que se rende homenagem ao polvo numa festa que ganha seguidores ano após ano.
 
Esta festa celebra-se anualmente no princípio do mês de agosto, mas começou apenas como uma brincadeira de amigos que aos poucos foi ganhando prestígio ao ponto de já atrair milhares de pessoas prontas de faco e garfo para provar o manjar de polvo. Para além do festim, há atuações de bandas populares, em que podemos descobrir um pouco mais da cultura galega.
 
Se quiser passar uns dias relaxados na região, nada melhor do que arrendar uma casa para férias na Galiza e tomar o melhor partido da sua estadia.
 
Polvo à feira

8. Festa do Cozinho Montañés em Ucieda, Cantábria

Se gosta de comida caseira, lembre-se que no primeiro domingo de setembro acontece a Festa do Cozinho Montañés no coração do Parque Natural de Saja-Besaya, na Cantábria. Rodeados de uma paisagem natural sem comparação possível, os visitantes podem comer gratuitamente um dos pratos mais típicos da zona: o cozido montañés, à base de carne de porco, feijão, repolho, couves e batatas locais.
 
Para ajudar à digestão da comida, pode sempre participar no concurso de desportos tradicionais, como a prova de corte de troncos de madeira com machado, ou então deixar-se levar pelos bailes regionais ao som dos gaiteiros e dos percussionistas. Mas igualmente delicioso é o cozido galego, cuja celebração principal acontece na Feira do Cozido de Lalín, Pontevedra, todos os meses de fevereiro.
 
Cozido Montañés em Ucieda

9. Feira do Presunto Ibérico de Aracena, Andaluzia

O presunto ibérico é uma delícia! A cada ano, sempre no mês de outubro, regressa a “Feria del Jamón” à Serra de Aracena, em Huelva, repleta de atividades culinárias com que satisfazer os nossos sentidos. No Roteiro das Tapas somos levados a visitar cada uma das empresas gastronómicas locais que oferecem 2 tapas a 2€. Com cada visita a estas bancas vamos preenchendo o nosso “tapaporte”, e no final da viagem poderemos votar nas tapas de que mais gostámos.
 
A sessão de encerramento é uma dos mais esperadas, porque então decorre o concurso “o seu peso em presento”, onde poderemos levar para casa o equivalente ao nosso peso em presunto ibérico como prémio. Paralelamente decorre o “Concurso de Cortadores” e o “Concurso de Pintura”, sempre com o presunto como fonte de inspiração.
 
Feira do Presunto Ibérico de Aracena

Chegados a novembro é hora de visitar a Andaluzia, porque na cidade de Alcaucín celebra-se a Festa da Castanha, uma feira tradicional em torno do produto mais famoso do outono. Nesta feira, cujas datas variam de ano para ano, são mais de 300 quilos de castanhas e quase 200 quilos de batatas que se preparam na praça principal para que a população as possa comer. São quase 3,500 pessoas que todos os anos acorrem ao manjar para provar não só as castanhas, mas também a tradicional manteiga de canela típica de Alcaucín.

10. Festival Internacional do Queijo em San Sebastián

Em novembro, San Sebastián volta a ser anfitrião do “Festival Internacional del Queso”. A cidade dos Caminhos de Santiago acolhe mais de 3 mil produtores internacionais que competem por ganhar a categoria de melhor queijo do ano. Os visitantes podem participar em workshops de culinária, degustações, exposições e visitas guiadas. Tudo está pensado para que se possa descobrir os queijos artesanais de melhor qualidade a nível internacional.
Os amantes do queijo têm uma cidade alternativa que também organiza a sua Feira Nacional do Queijo, podendo rumar a Trujillo, na Extremadura.
 
Esta feira acontece todos os meses de maio, e nela encontramos uma grande mostra dos melhores queijos nacionais e internacionais, acrescentando-se uma rica agenda cultural para deleite de todos.
 
Festival Internacional do Queijo
 
A um nível mais local destaca-se o Concurso de Queijos de Idiazábal de Pastor. Este celebra-se em outubro e nele competem os melhores queijos campestres do País Basco. Poderemos ainda degustar produtos típicos da região com a sidra, diferentes vinhos rioja, ou até cordeiro assado.
 
Também em outubro se celebra a Semana da Torta de Casar, em Cáceres, Extremadura. Esta celebração gira em torno desta denominação de origem e propõe atividades interessantes como mostras de queijos europeus, roteiros da Torta de Casa por diferentes restaurantes, roteiros pelo campo com as ovelhas por companhia… Não lhe parece ideal?

11. La Verema del Cava (Penedés)

Gostaria de participar numa experiência enoturística de qualidade e com um ambiente irrepetível? Então não há como perder a Verema del Cava. Durante as vindimas, as principais caves do Penedés catalão abrem as suas portas para que possamos descobrir todos os segredos da cava, a bebida mais típica da Catalunha.
 
Passeios por baixo da luz da lua e através de vinhas, projeções de películas, música ao vivo, provas de cata… são tudo atividades que pretendem criar uma experiência única aos visitantes. Os restaurantes mais importantes de Penedés também se unem ao projeto e, se assim o desejarmos, podemos degustar neles menus com receitas locais à altura do acontecimento. 
 
La Verema del Cava
Já em dezembro, a capital de Penedés celebra a Feira do Galo de Vilafranca, uma festa cuja tradição remonta à Idade Média e na qual poderemos saborear vários pratos à base do famoso “Gallo del Penedés”, acompanhados por vinhos com a mesma denominação de origem.
 
Termina aqui o nosso guia pelos eventos gastronómicos mais recomendáveis de Espanha em 2020. Como pôde comprovar, Espanha não tem só tapas. E ainda que tenhamos deixado muitos eventos de fora, estamos seguros de que com estes já ficará com água que chegue na boca. Conceda-se este capricho e experimente o melhor que a gastronomia espanhola tem para oferecer.

Vivenda em Calpe

  • 3 quartos
  • 7 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 147 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Churrasco
  • Estacionamento privado
Id: 71152 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 115 - 2 791/semana € 159 - 399/noite Mostrar detalhes

Vivenda em Jávea (Covatelles)

  • 3 quartos
  • 8 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 230 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Pátio
  • Churrasco
  • Estacionamento privado
Id: 20988 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 421 - 3 666/semana € 203 - 524/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Marbella

  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 105 m²: área coberta
  • 25 m²: terraço
  • Piscina comum
  • Wi-Fi
  • Jardim
  • Mobília de exterior
Id: 40305 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 700 - 1 700/semana € 140 - 316/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui