Ordenar por: Málaga cidade

As melhores tapas de Málaga e onde comê-las

Uma selecção dos dez melhores restaurantes de tapas em Málaga.

Descubra os derradeiros restaurantes para festins de tapas na capital de Costa del Sol. Estes lugares de gula são bastante centrais e estão à distância de uma pequena caminhada uns dos outros, pelo que, se vir que não consegue entrar num por estar demasiado cheio, poderá sempre seguir para um outro restaurante ali próxima.

Porque Málaga não são só aventuras na natureza, ou celebrações religiosas. Entregue-se à gula!

Café-Bar Mercado Atarazanas

O café-bar Mercado Atarazanas fica exactamente no coração do mercado central de Málaga – o Atarazanas. Uma visita a este restaurante fá-lo-á redefinir o significado que “alimento fresco” tem para si. Todos os produtos que são aqui cozinhados têm origem na própria rede de distribuição do mercado e são levados ao prato poucas horas depois de ter sido feita a colheita. As tapas, portanto, poderão variar consoante os ingredientes mais frescos do dia.

Pode esperar daqui uma atmosfera barulhenta e confusa, e, apesar de haver vários lugares sentados à disposição, é possível que tenha de comer em pé se não chegar antecipadamente. É um pequeno preço a pagar por comida que lhe fará despertar as papilas gustativas para um novo mundo.

Recomendamos – as tapas de peixe frito, nomeadamente a “Pescado Frito”, ou a tapa de grelhados de peixe “Pescado a la Plancha”. Não perca ainda as anchovas “Boquerones”, os “Calamares” e a pescada grelhada com azeite, alho e salsa “Rosada a la Plancha”. Deixamos uma nota especial para a “Brocheta de gambas e pulpo”, que faz um casamento fantástico de sabores entre o camarão e o polvo. “Tomate picado con Anchoa” é aquela outra delícia que parece abrir mais o apetite do que saciá-la. 

Horário de funcionamento e morada:
9h00 – 15h00, Segunda a Sábado. Fecha aos Domingos.
Mercado de Atarazanas, Calle Atarazanas, 10. 29005, Málaga.

Se preferir refeições de carne, considere espreitar o mais recente Bar Cafeteria El Yerno (a bancada 218 do mercado), que fica do lado oposto do corredor. Tem boa reputação e dá resposta aos seus apetites por proteína animal.

El Refectorium Catedral

O primeiro Refectorium em La Malagueta abriu portas em 1972. Desde então que é considerado o líder incontestado da cozinha local “malaguenha”.

O mais central e, também, mais recente irmão do afamado El Refectorium fica do lado oposto da catedral de Málaga. Iniciou a sua actividade na restauração em Abril de 2013 e rapidamente ganhou nome por confeccionar comida com tão boa qualidade como o seu antecessor, que entretanto mudou de nome e passou-se a chamar El Refectorium Malagueta.

Os pratos são da melhor qualidade e especialmente cuidados pelo dono do restaurante, Sergio Ramíres, que faz uma selecção pessoal e diária dos ingredientes a incluir no menu. Pode contar com peixe apanhado na baía de Málaga, camarão vermelho Garrucha de Almería, borrego de Burgos e atum vermelho de Barbate.

Recomendamos – o prato de bacalhau com grão “Guiso de Bacalao com Garbanzos”, o arroz de choco “Arroz negro com Sépia”, o prato de croquetes caseiros e presunto “Croquetas caseras com Jamón Ibérico”,  e a sopa fria de alho com amêndoa “Ajoblanco”.  

Horário de funcionamento e morada:
 
13h00 – 17h00 / 20h00 – 00h00. Fecha ao Domingo à tarde e nas Segundas-feiras.
Calle Postigo de los Abades 4. 29015, Málaga – 952218990.
website.

Taberna Uvedoble

 

A pequena pérola dos restaurantes do centro de Málaga. A Taberna Uvedoble perde-se facilmente de vista, mas deixará uma marca indelével na sua memória se fizer questão de lá entrar. Este sítio é normalmente referenciado pelos críticos gastronómicos espanhóis como um dos restaurantes inovadores da nova geração de “gastrobars” ou “gastrotapas”. A decoração minimalista e moderna é surpreendente para este tipo de espaço, já que oferece uma atmosfera bastante diferente to restaurante andaluz tradicional. É “clean”, luminoso e moderno.  

Recomendamos – a posta de atum com molho grosso de tomate e alho “Tataki de atún com porra Antequerana”, um dos pratos obrigatórios que deve experimentar. Também a salada russa com camarão “Ensaladilla Rusa com Gambas”, o bacalhau com batatas e maionese de alho “Bacalao com patata y alioli de piquillos”, e as lulas frescas em cama de noodles escuros “Fideos negros con calamaritos de Málaga”. 

Horário de funcionamento e morada:
12h00 – 16h00 / 20h00 – 24h00. Segunda-feira a Sábado.
Calle Cister, 15. 29012, Málaga – 951248478.
website.

KGB - Kisko Garcia Bar

O Manzanilla, restaurante tão bem amado por Dani Garcia, fechou recentemente depois de dois anos em actividade em Málaga. Foi agora substituído por outro restaurante extraordinário, o “KGB”, gerido pelo chefe Kisko Garcia, natural de Córdoba. 

O chefe premiado com estrelas Michelin faz uma promessa de peito cheio relativamente a este KGB: será uma “aventura de espionagem gastronómica”.

Diga-se de antemão que Kisko Garcia tornou-se célebre depois de trabalhar ao lado do chefe de Málaga Jose Carlos Garcia, com quem esteve no El Cafe de Paris, e principalmente depois de ter vencido a sua primeira estrela Michelin à frente do restaurante El Choco, em Córdoba. 

Recomendamos – quase tudo o que implique o restaurante KGB significará, pela certa, uma autêntica aventura culinária, principalmente quando perceber que aqui irá provar comida muito original que combina a cozinha contemporânea andaluza com especialidades asiáticas. Alguns dos nossos pratos favoritos espanhóis incluem os “Flamenquines Cordobeses” e as “Tortillitas de Camarones de Cádiz”, que são servidas em conjunto com crepes chineses. O que quer que mande vir do menu, está destinado a impressionar-lhe o paladar.

Endereço:
Calle Fresca, 12. 29015, Málaga.  (Os horários de funcionamento não estão disponíveis de momento). 

Taberna Las Merchanas

Considerando aquilo que é o universo dos restaurantes de tapas em Espanha, dificilmente encontrará sítio mais típico que o Taberna Confrade las Merchanas. Está decorado do chão ao tecto com artefactos tradicionais alusivos à pascoa, uma das mais importantes tradições and Andaluzia.

Tem de tudo! Desde pinturas de Jesus na cruz até pequenas figuras engraçadas dos Nazarenos (os participantes das procissões religiosas que se vestem em peculiares chapéus pontiagudos) e música clássica pascal. A Taberna Las Merchanas já está em Málaga há quatro anos e rapidamente se tornou num poiso de grande popularidade entre os habitantes da zona, novos e velhos. A comida, invariavelmente tradicional, é cozinhada com apuro e rica de sabores.

Las Merchanas está localizada numa pequena rua secundária perto da Plaza Martires, naquele género de vielas que não inspiram grande confiança vistas de fora. Mas pode caminhar à confiança pelo “trilho do jardim” até chegar à divisão traseira do restaurante, e a partir daí escolha um sítio confortável onde sentar. Tem lugar no piso térreo ou no andar de cima. 

Recomendamos: os croquetes da casa, a salada de tomate com atum, as “patatas bravas” ou a “ensaladilla rusa”. Existem ainda os deliciosos “montaditos de la cresta”, que não é mais do que carne suculenta e picante num pão branco. Escolha o escolher, irá sempre levar à boca sabores clássicos, simples e ricos..

Horário de funcionamento e endereço:
12h30 – 16h30 / 20h00 – 23h30. Segunda-feira a Domingo.
Calle Mosquera, 5. 29008, Málaga. 

Bodega-bar El Pimpi

O Bodega-bar El Pimpi é uma instituição em Málaga. Quando os visitantes, e os cidadãos espanhóis em geral, pensam em Málaga, é o restaurante El Pimpi que imediatamente vem à cabeça. É tanto assim que os colaboradores do El Pimpi costumam estar presentes nos eventos internacionais de promoção turística da região e também viajam com a equipa técnica do Turismo de Málaga em viagens de comércio.

A comida talvez não possua o carácter ousado e forte de alguns dos restaurantes já mencionados anteriormente, mas a atmosfera e a história deste espaço compensam plenamente qualquer desvantagem eventual. O novo terraço exterior é um deleite para aquelas noites longas e quentes de Verão, com vistas sobre uma Alcabaza iluminada e o teatro Romano.

Aqui tudo o que conta é a bebida, a comida e o grande ambiente. É um refúgio para os sentidos e que recebe visitantes de todas as nacionalidades, independentemente da altura do ano e do dia da semana.

Recomendamos – os vinhos doces regionais, as saladas e as tábuas de queijo e presunto. Acima de tudo não perca as “Tostas” e as mini sanduíches “Molletitos”. Também o “Surtido de tostas Pimpi” e o prato de “Bacalao e Salmorejo”. O queijo de cabra é fantástico, e se lhe apetecer um bom vinho e um petisco para comer devagar não deixe de considerar estes “quesos”. 

Horário de funcionamento e endereço:
10h00 – 03h00. Segunda-feira a Domingo.
Calle Granada, 62. 2015, Málaga – 952228990
website

Bodeguita el Gallo

 

A Bodeguita el Gallo fica na calle San Agustin, numa das mais pitorescas áreas de Málaga e apenas a uns passos do Museu Picasso. Uma visita a este acolhedor lugar é o garante de descanso e de recuperação de energias depois de um dia em passeatas turísticas.

É um restaurante familiar, com Pepe Vega a assumir os comandos e a fazer o melhor uso das receitas que têm passado de geração em geração. A ênfase dos pratos está na sua simplicidade, comida generosa e preços acessíveis.

Recomendamos – a carne de porco em molho de tomate “Magro con Tomate”, os ovos com tortilha de presunto “Huevos rotos com Jamón”, os “Flamenquines Caseros” e as “Croquetas de Puchero”. Não deixe de estudar a carta de vinhos, onde poderá encontrar algumas preciosidade de produção local.

Horário de funcionamento e morada:
12:00 – 16:00 / 20:00 – 00:00. Segunda-feira a Sábado.
12:00–16:00. Domingo.
Calle San Agustín, 19. 2015, Málaga – 654553963. 

Cerveceria Los Gatos

Um touro de proporções reais, um tecto pintado com grande dedicação e uma cozinha aberta, sejam bem-vindos à Cerveceria Los Gatos. Está localizada mesmo no coração do centro histórico de Málaga, na Plaza Uncibay.

Votada de forma constante nas publicações da especialidade como um dos melhores projectos de restauração em Málaga, neste espaço destaca-se o serviço particular ao cliente, que não raras vezes é elogiado. Rápido, eficaz e acolhedor, consegue esta tríade preciosa que muitas vezes escasseia em vários outros espaços de Málaga. Outro dos aspectos agradáveis é que receberá uma tapa grátis por cada copo de vinho que peça.

A Cerveceria Los Gatos é gerida por Miguel, tendo sido aberta depois do enorme sucesso em Madrid com outro restaurante de tapas, que funciona há já 30 anos e do qual obteve o mesmo nome. Miguel decidiu replicar a temática do restaurante madrileno, agora para a sua cidade natal, e assim nasceu a primeira Cerveceria Los Gatos durante a Páscoa de 2012. “Los Gatos” é uma expressão usada pelos espanhóis para designar os habitantes de Madrid (um pouco como os “alfacinhas” para os lisboetas).

Recomendamos – o “Salmón com queso de cabra y cebolla caramelizada”, as gambas em molho de alho “Gambas com Alioli”, o camarão em molho de alho e os “Montadillos”, em especial os de anchovas da Cantábria com tomate e solomillo (bife) grelhado com pimentos.

Horário de funcionamento e morada:
11h00 – 01:00. Segunda-feira a Domingo.
Plaza Uncibay, 9. 29008, Málaga – 952222340.

Cortijo de Pepe

A comida tradicional da Andaluzia no seu melhor. Cortijo de Pepe fica em plena Plaza de la Merced e é um dos espaços favoritos entre os habitantes locais. O restaurante depurado serve tapas excepcionais a preços bastante razoáveis. 

Cortijo de Pepe tem resistido às investidas do tempo e já existe há mais de 40 anos, tendo aberto pela primeira vez ao público em 1971.  

Recomendamos – os seus famosos “Montaditos de Lomo”, ou a salada de pimentos e feijão com presunto “Pimiento del Piquillo, Habas com Jamón”. Aproveite também a grande selecção de queijos e os presuntos ibéricos.

Horário de funcionamento e morada:
12h30 – 16h00 / 20h00 – 01h00. Quarta a Segunda-feira. Fecha às Terças.
Plaza Merced, 2. 29012, Málaga – 952224071.
website.

El Tapeo de Cervantes

El Tapeo de Cervantes fica ao lado do Teatro de Cervantes. É um dos restaurantes de Málaga mais populares, mas também um dos mais pequenos, com espaço apenas para 28 pessoas. Para comer aqui, faça a sua reserva com antecedência e chegue cedo, ou então prepara-se para esperar. Se ainda assim tiver de ficar em lista de espera, saiba que valerá muito a pena, é que a comida aqui só pode ser classificada de excelente.

Gerido por um Argentino poliglota, o El Tapeo de Cervantes é actualmente muito frequentado por turistas e expatriados espanhóis.

Mais recentemente, um restaurante-irmão deste foi aberto ao virar da esquina, e ali encontrará mais espaço e é também mais provável que encontre lugar. Ambos possuem menus e cartas de vinho parecidos. Se achar que, à sua chegada, é impossível entrar no El Tapeo, considere antes atravessar a rua e sentar no seu congénere El Meson de Cervantes.

Recomendamos – a carne de porco ibérico e queijo manchego “Ibérico y Queso Manchego”, os croquetes de galinha com marmelada de ananás “Croquetas caseras de Pollo com Mermelada de Piña”. Também a sopa de tomate Antequerana “Porra Antequerana”, as tostas de anchovas, sardinha e salmão “Tostas de Anchoas, Salmón y Sardinillas” e os ovos mexidos com salmão fumado e espinafres “Revuelto de Salmón y Espinacas”.

Morada:
Calle Cárcer, 8. 29008, Málaga – 952609458.
(Horário de funcionamento não está disponível de momento).

Partilhar artigo

Comentários

X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar vales de 750€ nas suas próximas Férias em Espanha. Escolha entre as mais de 7500 propriedades.

 Ganhe um voucher de € 750 como prémio!