Enoturismo: Ronda e os seus vinhos

Fazer enoturismo em Espanha é uma forma fantástica e divertida de se viajar, ainda mais se formos a lugares tão bonitos como Ronda, no interior de Málaga. Cada vez são mais as pessoas que decidem alugar uma casa de férias em Ronda para descobrir a região com tempo e ficar a conhecer a sua oferta enológica.

Nesta viagem poderá tirar partido de toda uma panóplia de atractivos, a começar pela beleza da cidade, a sua incrível gastronomia, e de uns vinhos excelentes produzidos em pequenas “bodegas” escondidas no meio de um ambiente rural. Todo um festim para os sentidos, herança da presença romana, fenícia e muçulmana na região. Este é o plano perfeito para uma estadia numa casa de férias na Costa del Sol.

Ronda é uma área priviligiada no que toca à cultura do vinho. Aqui, nesta que é uma das regiões vitivinícolas mais jovens de Espanha, o enoturismo é o principal atractivo e é por isso também que recomendamos uma estadia numa das casas rurais para alugar em Ronda.

O deus Baco também quis marcar presença nesta terra exuberante e cheia de história, que sempre viveu à beira do precipício no famoso Tajo de Ronda.

O seu passado histórico e os achados arqueológicos recolhidos na cidade romana de Acinipo, permitiram situar Ronda como uma das raras cidades produtoras de vinho que o exportava directamente para Roma. Acinipo significa antes de tudo cidade do vinho. Foi recentemente incluída como parte integrante das rotas oficiais do vinho a fazer em Espanha, nomeadamente a elaborada por Acevin que se pode consultar no site oficial das “rutas del vino de España”.

tempranillo


Os vinhos que elaboram nesta zona espanhola são cada vez mais valorizados, já não só a nível nacional como também a nível internacional. Tendo em consideração a proposta de enoturismo de primeira linha a fazer nesta região, ela transformou-se facilmente num paraíso para todos aqueles que procuram umas férias diferentes, ou simplesmente uma escapadela de fim-de-semana no sul de Espanha.

Preparados para descobrir uma destas rotas de enoturismo e experimentar um mundo de sensações? Vamos lá! 

Ronda, a cidade sonhada

“Procurei por todas as partes a cidade sonhada, e por fim encontrei-a em Ronda”
Poeta Rainer María Rilke


acinipo

 

A sua proximidade ao Mar Mediterrâneo, o seu clima tão especial e a diversidade geológica, contribuem para a singularidade dos vinhos desta pequena região que emite o selo de Denominação de Origem “Málaga e Serras de Málaga”.

As bodegas encontram-se na área periférica de Ronda, por isso, depois da rota dos vinhos, recomendamos que não deixem escapar a oportunidade de ir até ao centro histórico da cidade e ver as suas ruas e edifícios maravilhosos.

A melhor época, que é também a nossa preferida para visitar estas bodegas, é Setembro. Ainda que todas as estações produzam os seus encantos, Setembro é o mês das vindimas, quando os campos se enchem de trabalhadores que recolhem os frutos de um ano de trabalho e as bodegas respiram um ambiente de animação e alegria, com intensos odores dos frutos vermelhos.

Ronda

 

Ronda é um lugar ideal para elaborar vinhos. Nem o Príncipe de Hohenlohe nem o Marqués de Griñón se equivocaram no momento em que escolheram Ronda como a terra de eleição para os seus projectos vinícolas, tal como não se enganaram os conhecidos viticultores Juan Manuel Vetas, Frederic Schatz e Matin Kieninger que também decidiram adoptar esta terra.

Ronda tem algo de mágico, recebendo nos seus campos uma vasta variedade de uvas. É curioso como numa zona tão pequena da totalidade da geografia espanhola, se podem cultivar variedades tão distintas como a Merlot, Cabernet Franc, Pinot Noir, Syrah, Tempranillo, Garnacha, entre outras.

 

Rota do Vinho

Actualmente, a Rota do Vinho de Ronda (Málaga) inclui os municípios de Ronda e Arriate e as suas 21 “bodegas” (ou caves).

Em visita à zona irão dar-se conta de estarem rodeados de incríveis parques naturais como a Sierra de Grazalema e a Sierra de las Nieves, declarados reserva da Biosfera.

Ronda wine


Mostramos-vos agora alguns exemplos de bodegas de ronda que diversificaram a sua área de negócio a favor do enoturismo, servindo todas aquelas pessoas que se interessam pelo maravilhoso mundo do vinho.

A melhor maneira de desfrutar desta maravilhosa experiência de enoturismo é ficando alojado numa casa de férias para alugar em Málaga, localizadas a pouco mais de uma hora de carro das vinhas.

Bodegas Chinchilla

Bodegas Chinchilla

Rodeada de vinhas e situada em pleno ambiente natural, irá encontrar esta bonita bodega cuja fachada exibe com orgulho o nome “Chinchilla”, situada numa área conhecida como Ronda La Vieja e muito próxima da cidade romana de Acinipo.

Esta é uma empresa familiar fundada por Gema Alonso e seu marido José María Losantos. É uma das mais conhecidas dentro e fora de Ronda, e possivelmente uma das primeiras bodegas a abrir as suas portas ao público. Com uma viticultura muito cuidada, respeitando ao máximo os trabalhos levados a cabo nas vinhas e apropriando-se de alguma tecnologia recente para a elaboração dos vinhos, esta bodega é uma referência no panorama vinícola andaluzo e está entre as bodegas mais conhecidas a nível nacional.

 

Bodegas Cinchilla


Vinhos:

  • Rosés, Brancos e Tintos

Actividades: 

  • Um passeio pelas suas instalações permite descobrir todos os processos de plantação, elaboração e concepção dos vinhos, terminando a visita com uma degustação de três vinhos acompanhados de tapas.
  • Cursos de degustação
  • Preparação de refeições
  • Celebração de eventos
  • Cursos de iniciação à degustação

Consultar preços

Contacto: 

Gema Alonso

Telefone: +34 951 166 033

Telefone: +34 606 945 937

+ Informação: http://www.chinchillawine.com/es/

Como chegar:

Cordel del Puerto Alquejigal, s/n 

29400 Ronda 

Málaga, Espanha

gps: 36°48'50.6"N 5°11'17.5"W 

Bodegas Descalzos Viejos

Descalzos Viejos


Sem dúvida uma das bodegas com mais encanto e das mais visitadas na Andaluzia, em parte porque está situada num convento do século XVI reconvertido e restaurado. Por estar longe da cidade, a ordem religiosa originalmente localizada nas imediações mudou-se para um outro edifício de Ronda, onde foi fundado um novo convento com o nome Los Remedios. O nome de Descalzos Viejos vem da Ordem de los Trinitarios Descalzos, que ocuparam este convento antes de ser transladado e posteriormente deteriorado pela acção de terramotos e efeitos climatéricos ao longo dos séculos.

Foi graças às famílias Retamero e Salesi que a propriedade do velho edifício eclesiástico foi adquirida em 1998, então restaurada para se converter em bodega e devolver vida àquelas paredes cheias de história. As vinhas encontram-se nas imediações e as vistas dali sobre toda a região são extraordinárias. 

O seu jovem enólogo Vicente Inat realiza um trabalho de excepção, dotando os vinhos produzidos nesta bodega de uma personalidade especial e diferente.

Actividades:

  • Ao contrário do que acontece em muitas bodegas, em Descalzos Viejos não há horário de abertura nem visitas guiadas, em vez disso todas as actividades podem ser combinadas de antemão. A bodega recebo tanto duplas como grupos de 30 pessoas, e ocasionalmente é possível superar esse número.
  • Brancos e Tintos: Aqui oferece-se um vinho doce chamado “DV Minima”, que é de uma raridade enológica como poucas vezes se viu em Espanha, trata-se de um vinho doce de Botrytris. É certamente uma das pequenas joias do sul andaluz.
Contacto:
 
Proprietários:
 
Flavio Salesi
Tel. (+34)607167482
 
+ informação: http://www.descalzosviejos.com/
 
Como chegar:
 
Finca Descalzos Viejos
Pdo. de los Molinos s/n
Apartado de correos 365, 
29400 Ronda (Málaga) Espanha
 
gps: 36°45'04.4"N 5°10'46.4"W
 

Bodegas Vetas

Vetas

Entre todas as bodegas que apresentamos, a Bodegas Vetas é talvez das mais singulares de Ronda e Andaluzia, por ser pequena e bastante cuidada. Juan Manuel Vetas, em conjunto com a sua mulher María Elena e a jovem promessa da enologia Javier Vetas (filho de ambos), são os encarregados por elaborar e comercializar os vinhos que herdaram o mesmo apelido do fundador. Estes vinhos são uma referência nacional e um dos melhores que já provámos em toda a Andaluzia e considerando mesmo o território espanhol.

Em apenas um par de hectares de terrenos, e com rendimentos relativamente baixos tendo em conta a produção, Vetas é capaz de criar verdadeiros tesouros enológicos dentro das suas garrafas: destacam-se o 100% Petit Verdot e o Vetas Selección, ambas garrafas que querem honrar todas as mulheres. Percebemos porquê imediatamente, é por serem tão sedutores ao paladar.

Ronda wine


Actividades:

  • Visita guiada à Bodega com degustação de vinhos, acompanhados de Vetas.
Contacto:  
 
Maria Elena 
Tel. (+34) 687 863 306
 
+ Informação: http://www.bodegavetas.com/
 
Como chegar:
 
"El Baco" - Camino Nador
29350 Arriate, Málaga - Espanha
 
gps: 36°47'22.3"N 5°07'21.4"W


Bodegas F-schatz

bodegas Schatz

Poder-se-ia dizer que Frederic Schatz, em conjunto com Juan Manuel Vetas, o príncipe de Hohenlohe e o Marqués de Griñón, foram valorosos visionários por terem apostado na produção de vinhos em Ronda há já mais de uma década.

A família Schatz é original da zona norte de Itália, de Bolzano, tendo-se contudo mudado para o sul da Alemanha em Korb. Desde muito jovem que Frederic sabia que iria ser viticultor. E havia de encontrar o lugar perfeito para se estabelecer quando chegou a Ronda, no ano de 1982.

Esta pequena bodega familiar encontra-se numa das zonas de maior concentração de outras caves de produção de vinhos, a zona de Ronda La Vieja, muito próxima da cidade romana de Acinipo. O nome da bodega provém directamente da espaço onde se instalou, a Sanguijuela.

Schatz pratica uma agricultura ecológica e biodinâmica, com produção de vinhos muito especiais e autênticos. 

bodegas Schatz


Vinhos:

São produzidos brancos, tintos e rosés, com destaque para o vinho Acinipo, elaborado com a variedade austríaca Lemberger, um vinho bastante especial que todos devíamos experimentar. 

Actividades:

Visitas guiadas às vinhas e à zona de produção, com explicações sobre a filosofia da agricultura ecológica e biodinâmica. Esta é uma visita muito interessante mas que requer marcação. É possível visitar a bodega todos os dias.

Contacto:

Tel. / Fax:. +34 952 871 313

Móv:.+34 678 664 105

+ Informação: http://f-schatz.com/web

Como chegar:

Apto. de Correos 131, Finca Sanguijuela s/n 

E-29400

Ronda, Málaga (Espanha)

gps: 36°46'16.2"N 5°12'30.1"W


Bodegas Kieninger

Kieninger

Poucos poderiam imaginar que um austríaco se estabeleceria em Ronda em 1998 para produzir vinho. Mas foi precisamente isso que aconteceu com Martin Kieninger, original de Ried, no norte da Áustria.

Com uma larga tradição vinícola, o seu projecto expandiu-se definitivamente no ano 2000 com a plantação de 4000 vinhas austríacas das variedades Blaufraenkisch e Zweigelt, as quais resultam em vinhos atípicos para a zona. Além destas também foram introduzidas outras variedades espanholas e francesas.

A filosofia desta bodega baseia-se na prática de uma agricultura biodinâmica ecológica, com total respeito pela terra e pelas formas de produção de vinho tradicionais. 

Ronda wine


Vinhos:

  • Tintos

Actividades:

  • Visitas guiadas às vinhas e à bodega, com recolha de informações sobre a forma de cultivo da uva e produção de vinho. O enólogo Martin Kieninger acompanha as visitas.
  • Degustação de três vinhos com queijo e pão.
  • Duracção da visita: aproximadamente hora e meia.
  • Máximo de 20 pessoas
Contacto:
 
Martin 
Tel.: +34/952879554
 
+ Informação: http://www.bodegakieninger.com
 
Como Llegar: 
 
Huerta Corchero Los Frontones, 67 
29400 Ronda, Espanha
 
gps: 36°47'50.7"N 5°09'55.4"W
 

Actividades relacionadas

Voo em parapente

Outras actividades complementares para realizar em Ronda:

  • Cicloturismo
  • Canoagem
  • Canyoning
  • Caminhadas
  • Observação de aves
  • Passeio em balão de ar quente
  • Espeleologia
  • Percursos a bordo de um carro Buggy

Agenda cultural:

Restaurantes e Enotecas

  • Restaurante Pedro Romero
    Calle Virgen de la Paz 18, 29400 Ronda
    952 87 11 10
  • Restaurante Mesón El Sacristán
    Plaza Duquesa de Parcent 14, 29400 Ronda
    952 87 56 84
  • Almocábar
    Plaza Ruedo Alameda 5, 29400 Ronda
    952875977
  • El Coto Alto
    Plaza Duquesa de Parcent 5, 29400 Ronda
    678819226
  • Enoteca Vinoteando
    Calle Lauría 6, 29400 Ronda
    951 08 38 73

Artigos sobre vinho e enoturismo

Se é um apaixonado do enoturismo e das escapadelas rurais, talvez se interesse por descobrir a Rota da Cava na Catalunha.

Rota do Vinho de Ronda – Como chegar

Casa de campo em Ronda (Montecorto Ronda)

  • 1 quarto
  • 2 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 55 m²: área coberta
  • 15 m²: terraço
  • 500 m² de jardim
  • Wi-Fi
  • Piscina comum
  • Varanda
Id: 40246 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 495 - 545/semana € 80 - 90/noite Mostrar detalhes

Casa de campo em Ronda (Montecorto Ronda)

  • 5 quartos
  • 10 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 1 wc
  • 350 m²: área coberta
  • 80 m²: terraço
  • 300 m² de jardim
  • Wi-Fi
  • Piscina privada
Id: 30489 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 960 - 2 150/semana € 350/noite Mostrar detalhes

Casa de campo em Ronda (Montecorto Ronda)

  • 1 quarto
  • 2 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 55 m²: área coberta
  • 30 m²: terraço
  • 250 m² de jardim
  • Wi-Fi
  • Piscina comum
  • Pátio
Id: 40299 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 495 - 545/semana € 90 - 98/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui