Onde ficar em Menorca

A bela ilha de Menorca é um autêntico paraíso de férias. Menos popular e movimentado que as vizinhas Maiorca, Ibiza e Formentera, esta pequena ilha está cheia de tesouros naturais, praias e sonho e muitas atividades.


 

Com uma variedade de oferta turística que inclui férias de praia, estadias rurais e férias ativas, o ambiente natural de Menorca e a sua atmosfera relaxante são as suas forças principais.

A ilha é relativamente pequena (apenas 42 km de comprimento e 10 km de largura em média), por isso é bastante fácil de explorar ainda que só planeie ficar por uns dias. Tudo o que precisa fazer é escolher a sua casa de férias perfeita, alugar um carro e planear as suas atividades favoritas. Descubra connosco onde ficar durante umas férias em Menorca, dependendo do tipo de pausa que procura.

Férias na praia em Menorca

A ilha inteira é um paraíso para os amantes de praia. A linha costeira está em geral muito bem preservada nas suas características naturais, graças ao estatuto de Reserva da Biosfera UNESCO (que protege a ilha inteira), e também graças ao facto de em Menorca a indústria do turismo se ter desenvolvido muito mais tarde do que em Maiorca ou Ibiza, prevenindo a linha costeira de ser explorada por construções humanas.

Menorca oferece praias para todos os gostos: largas extensões de areal fino, enseadas escondidas e praias de nudismo, sempre com águas cristalinas. Tenha em mente que a maioria das praias conservam as suas características naturais e por isso não têm instalações nem comodidades, sendo por isso necessário trazer água e comida consigo. Este aspeto pode soar pouco encorajador para famílias com crianças pequenas, mas lembre-se que a ilha também oferece algumas praias familiares, com todos os serviços e confortos que possa precisar.

A zona norte e oeste da ilha recebe muitas das praias mais famosas e espetaculares de Menorca: a Cala Macarella, Cala Turqueta, Cala Mitijana, Cala en Bosch e muitas outras que estão localizadas numa zona da costa poucos quilómetros a sul da Ciutadella. Esta é de facto uma zona aprazível para os amantes de natureza: as praias estão rodeadas de pinheiros e de desfiladeiros espetaculares em pano de fundo.

Se quiser explorar a área e simultaneamente garantir a oportunidade de desfrutar de cultura e vida noturna, a sua melhor opção é provavelmente reservar uma casa de férias na Ciutadella. Se estiver apenas à procura de umas férias na praia, alugue uma vivenda na Cala en Bosch e passe um dia completo junto ao mar.

A parte sul da ilha é maioritariamente caracterizada por praias extensas e de basto areal, rodeadas por vegetação baixa e de arbustos. Aqui encontrará praias incríveis, como a Son Boy e a Punta Prima, e ainda enseadas pitorescas como é o caso da Cala en Porter e a Binidalí.

A área é perfeita para quem procura relaxar e desfrutar de várias horas banhando-se ao sol. Os resorts a sul não costumam ser muito grandes, e as vilas e aldeias são perfeitas para poder viver um pouco da vida tranquila local. Arrende uma casa de férias em Punta Prima para poder explorar com maior conforto as melhores praias da costa sul.

Onde ficar em Menorca para famílias

Graças à atmosfera relaxada que reina na ilha, Menorca é um destino perfeito para férias em família. As multidões de turistas que caracterizam Maiorca e Ibiza mantêm-se longe, ao passo que a natureza e tranquilidade de Menorca são os seus principais atrativos.

Muitas áreas da ilha oferecem um ambiente virginal e selvagem. Se for viajar com crianças pequenas é assim boa ideia encontrar um compromisso, ficando numa casa de férias numa área calma mas com bastantes serviços.

Fornells é uma pequena vila de pescadores localizada na costa nordeste de Menorca. Esta calma vila de casas brancas é perfeita para as famílias e goza de uma baía protegida e de serviços completos com muitas atividades.

Se alugar uma casa de férias em Fornells poderá desfrutar de belas praias nas imediações e bastantes atividades para toda a família: poderá nadar, fazer snorkeling nas águas calmas da baía com os seus filhos, alugar uma viagem de barco para ir à descoberta das enseadas escondidas na costa rochosa, alugar em caiaque, jet-ski ou SUP, ou aprender a velejar ou a fazer windsurf. O resort conta com bastantes restaurantes e bares onde poderá desfrutar da cozinha local.

Se as suas crianças gostarem de natureza, poderá explorar facilmente as imediações da vila, começando pelas salinas localizadas na base da baía e continuando para uma excursão ao longo do Camì de Cavalls. Dirija-se ainda ao Parque Natural de l’Albufera de Es Grau. Ali, se tiver sorte, poderá encontrar alguns espécimes do lagarto das Baleares, uma espécie nativa.

A Cala Galdana está localizada na área Ferriers e é completamente dedicada ao turismo. O resort fica junto de uma das mais belas baías na ilha. A praia dispõe de águas protegidas e pouco profundas, que são perfeitas para famílias com filhos pequenos. Possui ainda imensos serviços e atividades à disposição, que são indicados para toda a família.

As imediações naturais também são incríveis. Com um breve passeio ao sul da baía passando pela agradável floresta de pinheiros, chegamos a uma área natural fantástica com algumas das praias mais fotogénicas das Baleares: Cala Mitjana, Cala Mitjaneta e Trebaluger.

Se quiser uma oferta alternativa à praia e aos passeios na natureza, passe algumas horas de pura diversão no parque natural Aquacenter. Localizado a pouca distância da Cala en Blanes, o parque está repleto de piscinas, slides e atrações indicadas para todas as faixas etárias. Também encontrará bares, restaurantes, áreas de piquenique, jardins e áreas para relaxar com jacuzzi.
 
Outro local a visitar se estiver a viajar com crianças é o Lloc de Menorza Zoo. Localizado a poucos quilómetros para norte de Mahon, poderá ter uma experiência imersiva neste zoológico, conseguindo aproximar-se dos animais e às vezes até fazer-lhes festas. O parque é atualmente a casa de inúmeras espécies de animais exóticos, que muitas vezes são provenientes de centros de recuperação. As suas crianças poderão admirar os cangurus, macacos, lémures, várias espécies de repteis, anfíbios, águias e outras aves de rapina. Também têm espécies locais (burros, ovelhas, cabras e vacas) e um aquário. O centro está aberto o ano inteiro. As entradas custam 8.50€ para crianças e 12.50€ para adultos.

Onde ficar em Menorca em casal

Menorca é um destino ideal para umas férias românticas. Se estiver de viagem com um ente querido, vai querer encontrar alojamento num lugar que lhe ofereça tanto paisagens belas como praias agradáveis e um centro urbano animado onde possa fazer jantares românticos. Menorca oferece tudo isto, com resorts ideais se quiser fazer férias em casal.
 
Fique numa casa de férias em Cala en Porter para garantir tanto praias de areal branco onde relaxar como atividades na água para se divertir durante o dia. Encontrará também na zona bastantes lugares perfeitos onde tomar refeições ou uma bebida à noite. O resort tem uma das localidades mais icónicas de onde poderá observar o pôr-do-sol e desfrutar de uma saída à noite, sendo que o Cova D’en Xoroi é um dos bares com melhores terraços da zona, situando-se no topo de um desfiladeiro com vistas para o Mediterrâneo.

A Binibeca é uma vila encantadora com casas caiadas construídas nos anos 70 a sudoeste da costa da ilha. Foi construída de modo a assemelhar-se à atmosfera e arquitetura das vilas piscatórias tradicionais de Menorca. A localização em si é também ela espetacular: com um centro pequeno e completamento branco situado num desfiladeiro com vistas para o mar e rodeado por vegetação luxuosa. O contraste de cores juntamente com a atmosfera relaxada e os pores-do-sol incríveis fazem com este seja um destino de férias perfeito para casais.

Mahon é outra boa opção para férias em casal. A capital de Menorca oferece atrativos interessantes para explorar, com boas lojas de artesanato onde fazer compras, bastantes restaurantes e bares de tapas. Também garante dias maravilhosos junto ao mar graças às praias localizadas a poucos minutos de distância do centro da cidade, como Sa Mesquida ou a Cala Llonga.

Férias ativas e de natureza

Em Menorca a natureza é omnipresente. As maiores cidades da ilha, Mahon e Ciutadella, não ultrapassam os 20.000 habitantes e a maioria das áreas habitadas são na verdade pequenas vilas e aldeias. Até as ruas são relativamente escassas (só há uma via-rápida em toda a ilha). Os amantes de férias ao ar livre encontrarão aqui um verdadeiro paraíso, com muitas atividades e aventuras que pode desenvolver.

À volta da ilha encontram-se paisagens que pouco mudaram ao longo dos séculos. A zona norte está coberta de pinheiros, oliveiras e florestas de alfarrobeiras que muitas vezes se prolongam até ao mar. A sul, por outro lado, encontra-se vegetação baixa (maioritariamente zimbreiros, mirtilos e dafnes). Não há montanhas na ilha, mas os caminhantes e exploradores irão encontrar com vários desfiladeiros de pequena dimensão e paisagens rochosas para explorar.

O Camí de Cavalls – um antigo e espetacular percurso de 185 km que se prolonga por toda a costa da ilha – pode ser percorrido a pé, a cavalo ou de bicicleta. Encontrará facilmente secções do Camí perto de si, independentemente de onde esteja. Este caminho é ideal para os amantes de natureza, e é uma oportunidade para explorar os tesouros naturais da ilha de uma perspetiva privilegiada. Descubra tudo o que o Camí de Cavalls tem para oferecer.

Parque Natural s’Albufera des Grau – este grande parque natural está localizado a cerca de vinte quilómetros para norte de Mahon e é um caso único na ilha. Se tiver encontrado casa de férias em Arenal d’En Castell, um resort adorável e popular da área costeira, ficará a poucos quilómetros de distância do parque.

O parque é famoso por servir de lar a várias espécies raras de aves migratórias, que fazem ali paragens durante as suas viagens entre o norte da Europa e África. Os seus territórios incluem zonas pantanosas, dunas, desfiladeiros, áreas agrícolas antigas e cinco ilhéus. Poderá facilmente visitar cada um destes destinos seguindo pelos roteiros definidos, sendo que um deles tem início na vila de Es Grau.

Entre os vários pontos de interesse do parque, não deverá perder o farol Favaritx, localizado num desfiladeiro que oferece vistas incríveis do mar. Procure também a Illa d’en Collom, um ilhéu privado. A ilha em si é particularmente fascinante: localizada a apenas 200 metros da costa, ela servia antigamente de área de quarentena e de descobertas arqueológicas. É também conhecida por duas praias belíssimas e naturais.

El Toro, frequentemente designado como Monte Toro, é na verdade a maior colina da ilha (342 metros). No topo existe um santuário que merece a pena visitar, mas o que talvez atrai mais visitantes seja a possibilidade de desfrutar de vistas espetaculares. Num dia claro poderá avistar a ilha inteira, de norte a sul. A caminhada até ao topo é altamente recomendada, e se estiver numa casa de férias em Es Mercadal, uma vila rural a norte da ilha, poderá facilmente subir ao topo da colina seguindo pelo trilho que principia no centro da vila. Esta terra apresenta-se como uma das melhores opções se quiser explorar a área norte e selvagem da ilha (e se ansiar por aventuras, poderá até participar num safari de jeep, que é igualmente indicado para crianças). 

Vida noturna


Menorca não é o lugar mais animado quando o sol se põe. Dito isto, é ainda assim possível encontrar lugares para desfrutar de vida noturna. As principais cidades da ilha oferecem opções para gozar de diversão noturna. Em Mahon poderá explorar a zona do porto, tanto Moll de Ponent como Moll de Llevant (as docas princiais), onde irá encontrar diversos restaurantes e bares de cocktails (alguns deles ficam abertos até de madrugada). No centro da cidade, dirija-se à Plaza de Espanya, Plaza Bastiò (próxima dos passos do concelho), Carrer de l’Angel e as pequenas ruas das imediações onde encontrará bares de tapas e cocktails.

Também na Ciudadela a principal área noturna está localizada junto do porto pitoresco, em Carrer de la Marina e no Passeig des Moll onde encontrará vários restaurantes, pubs e bares de cocktails. No centro da cidade, em torno da Plaza des Born e nas ruas por trás, encontrará vários pubs e discotecas.

Na belo e confortável resort da Cala en Porter, localizado a poucos metros da lindíssima enseada com o mesmo nome, encontrará a Cova D’en Xoroi, um dos clubes mais fascinantes e mais fotografas das Ilhas Baleares. O bar oferece uma localização única, sendo que o corredor principal fica dentro de uma gruta natural em frente da qual dispõem-se vários terraços com vista para o mar desde o desfiladeiro. Este é o lugar perfeito para desfrutar do pôr-do-sol com um cocktail nas mãos antes de participar num espetáculo de música ao vivo.

Também em Fornells, a principal área para vida noturna fica localizada em frente ao mar. Ao longo do passeio marítimo encontrará bastantes lugares para ter um jantar ótimo e permanecer na sua saída noturna tomando bebidas e gozando de música nos espaços em volta.

Escapadelas culturais

Tal como acontece com a maioria dos destinos de férias ao longo da costa do Mediterrâneo, Menorca tem uma história que é tão vasta como rica. As Ilhas Baleares desempenharem um papel importante nos roteiros comerciais europeus até ao início do século XX. Desde os romanos e muçulmanos, até aos franceses e ingleses, todos os impérios dos últimos 2000 anos demonstraram interesse na ilha. Em resultado disso, Menorca exibe hoje uma herança rica da passagem de todos esses povos e culturas. Se estiver interessado em história e cultura, encontrará aqui muitos pontos de interesse que justificam a sua visita.

Mahon – a presente capital da ilha fica localizada no fim do segundo maior porto natural da Europa. A sua história rica, que é reminiscente dos impérios romano, bizantino e árabe, ainda é visível nas ruas estreitas do centro da cidade. No porto poderá visitar a Isla del Rey, uma fortaleza deixada pelas tropas inglesas, que controlavam o porto desde a metade do século XVIII até princípios do século XIX.

Se encontrar casa de férias em Mahon, tome o seu tempo e explore o centro histórico. Não perca a Iglesia del Carmen, uma igreja neoclássica cujos edifícios são também usados como espaços culturais para exposições e eventos. Adjacente a estes edifícios, encontrará o Mercat des Claustre (um mercado de alimentos e artesanato), e alguns metros adiante dará com o Mercat des Peix. Em ambos os espaços terá a oportunidade de provar produtos locais nos bares de tapas instalados dentro dos mercados.

Se quiser fazer compras, não se esqueça de visitar algumas das lojas de artesanato do centro da cidade. Um dos produtos mais populares é o calçado e as sandálias feitos à mão, que se tornaram emblemáticos e são um dos produtos mais exportados da ilha.

Ciutadella – a antiga capital da ilha, também s desenvolver em torno de um porto natural e estreito, ficando localizada a noroeste da ilha. O centro desta cidade medieval está muito bem preservado. O principal monumento é a catedral gótica de Santa Maria, construída no fim do século XIII sobre as ruínas de uma mesquita depois de um exército cristão, liderado por Alfonso III, ter derrotado as tropas muçulmanas em 1287.

Em torno do centro histórico encontrará igrejas pequenas, palácios antigos, galerias de arte e museus. Não perca ainda uma visita ao Museo Diocesà de Menorca – um museu arqueológico com exposições dedicadas à história da ilha e que fica situado num antigo mosteiro.

Ocupações Talayóticas – Há depósitos arqueológicos um pouco por toda a ilha, assim como vestígios de túmulos e monumentos, da cultura talayótica, uma civilização misteriosa que se desenvolveu em Menorca durante a Idade de Bronze. A maior parte dos monumentos situa-se nas duas áreas principais: uma a noroeste de Mahon e outra a nordeste da Ciutadella.

Entre os monumentos mais bem preservados, destacamos a Naveta de Tudons (um exemplo perfeito de um monumento funerário localizado a poucos quilómetros a norte da Ciutadella), assim como o complexo das Calas Coves, uma necrópoles formada por cerca de noventa túmulos escavados na pedra e localizados a pouca distância da Cala en Porter.

A ilha exibe e conserva hoje em dia mais de 1600 ruínas pré-históricas. Várias empresas da área dão-lhe a possibilidade de combinar excursões para visitar os seus monumentos mais emblemáticos.

Vivenda em Addaia

  • 5 quartos
  • 9 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 145 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Jardim
  • Terraço
  • Mobília de exterior

Vivenda em Mao

  • 11 quartos
  • 22 pessoas
  • 11 casas de banho
  • 11 wcs
  • 1000 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Pátio
  • Jardim
Id: 46345 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 47 723 - 74 740/semana € 6 818 - 10 678/noite Mostrar detalhes

Vivenda em Punta Prima Menorca

  • 6 quartos
  • 12 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 1 wc
  • 250 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Jardim
  • Terraço
Id: 36852 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 348 - 3 696/semana € 457 - 528/noite Mostrar detalhes

Comentários

X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui