A Maravilhosa Vida na Praia em Sitges

Sitges é um destino popular para aqueles que rumam a Espanha à procura de sol e diversão. Apesar de esta ser uma pequena cidade, consegue oferecer uma panóplia de dezassete praias que tudo têm de interessante e, melhor ainda, é um destino obrigatório para todos os que querem fazer umas férias baratas no país vizinho.

Visto que são tantas as praias entre as quais escolher, compilámos neste breve guia algumas informações úteis para que possa escolher as praias de Sitges que melhor se adaptam aos seus interesses. Sitges tem de tudo, desde praias familiares às praias naturistas ou “gay-friendly”.

Claro que Sitges tem muito mais para oferecer do que umas férias na praia, mas neste artigo iremos centrar-nos naqueles turistas que valorizam banhos de mar e de sol e que não deixam escapar a última onda do dia para mais um mergulho.

As várias praias de Sitges

Sitges  - Playa Fragata

As praias de Sitges ganharam uma fama especial em Espanha por serem muito limpas e com grande qualidade de areal e água, destacando-se inclusivamente das praias de Barcelona a poucos quilómetros dali. Este é um dos principais motivos por que tantos veraneantes decidem descer da principal cidade catalã para pausas breves em Sitges.

 

Sitges - Praia Garraf

Cada praia em Sitges tem o seu próprio charme, e muito contribuem para a excelente fama do turismo de férias em Espanha, batendo recordes todos os anos. A maioria das praias oferece comodidades básicas como chuveiros e casas-de-banho públicos.

Compreensivelmente, as praias situadas mais perto do centro da cidade têm atrativos adicionais ao simples areal, mar e bom tempo, e é também pelos fáceis acessos que atraem mais visitantes. Entre junho e setembro pode contar com atividades programadas nestas praias destinadas à família, como aeróbica na água, workshops para crianças e aulas de fitness para os mais velhos.

Independentemente da praia que escolha, tenha sempre em atenção que deve trazer o equipamento necessário para passar um dia confortável ao sol, incluindo o indispensável protetor solar, isto porque as praias de Sitges não possuem por norma sombras naturais – e nos meses quentes de verão este aviso torna-se ainda mais relevante. Até mesmo quando está enevoado não se deve desleixar com o protetor solar, um boné e um chapéu-de-sol. 

 

Praias de Sitges

As praias em Sitges são todas relativamente pequenas e acolhedoras. Muitas delas encontram-se ao longo da avenida principal da cidade (que segue a partir da igreja e até Terramar – veja mais informações em baixo neste artigo), estando separadas umas das outras por paredões. As restantes praias, de mais difíceis acesso, só são acessíveis por carro. A partir de Terramar as praias também se vão tornando maiores.

Vamos espreitar cada uma destas praias para que possa decider qual a que melhor se adapta a si!

Um guia rápido pelas praias de Sitges

1. Platja de Sant Sebastià

Praia de Sant Sebastià, Sitges

Espanha está repleta de praias ideais para levar a família, e a Platja Sant Sebastià, a leste da imponente igreja da cidade, não é exceção. Não é a maior das praias (tem 205 metros de comprimento por 20 metros de largura), mas é um ótimo lugar para se estar com os mais pequenos.

Sant Sebastià é um destino de eleição para os residentes da cidade e tem uma atmosfera muito relaxada. Tem também uma bela avenida com ótimas esplanadas onde se pode sentar a ver o mar.

2. Platja de les Anquines

Esta é a praia mais ocidental da zona, com um comprimento de 160 metros e uma largura média de 50 metros. É o lugar onde vai querer ir para fugir de todas as preocupações, visto que está localizado numa pequena zona rochosa protegida, e aqui irá certamente encontrar paz e sossego

Também é um sítio ótimo para se estar em família, com águas calmas e límpidas onde as crianças podem brincar em segurança, e tendo ao mesmo tempo algumas comodidades importantes, como nadadores-salvadores, bares na praia, chapéus de sol, espreguiçadeiras, rampas de fácil acesso, e até uma escola de caiaque.

3. Platja de la Fragata

Localizada por baixo da bela igreja de Sitges, esta é uma das praias mais centrais. É bastante popular entre famílias que vêm propositadamente à cidade de férias e entre os mais jovens, já que a praia tem uma boa dimensão e dispõe de redes e vólei e barcos a pedais para gáudio dos que gostam de estar em atividade na praia. 

O Club Nàutic complementa a personalidade desta “praia desportiva”. Não dispõe de cadeiras ou guarda-sóis, mas tem chuveiros, um bar de praia, nadadores-salvadores e acessos por rampa. 

4. Platja de la Ribera

Platja de la Ribera, Sitges

Esta é também uma das maiores praias da zona (com 260 metros de comprimento por 36 metros de largura), mas por estar tão próxima da cidade ela tende a encher nos dias de verão. Tem todas as comodidades principais, com acessos por rampa e uma escola de navegação no mar.

5. Platja de Terramar

Platja de Terramar, Sitges

Esta simpática praia tem um areal macio e situa-se um pouco mais longe do centro da cidade, o que significa que é menos movimentada. Tem 395 metros de comprimento e 25 metros de largura, com nadadores-salvadores a fazerem vigilância, um bar de praia, e serviços de arrendamento de espreguiçadeiras, guarda-sóis ou barcos a pedal. Também conta com acessos por rampa.

6. Platja de la Barra

Platja de la Barra, Sitges

Uma praia protegida que se pode encontrar num dos extremos da cidade. É bastante boa para levar a família e é relativamente sossegada. Oferece os mesmos serviços que em Terramar e tem 390 metros de comprimento por 25 metros de largura.

7. Platja de la Riera Xica

Com uma longa e estreita extensão de areal (de 320 metros por 15 metros), esta praia é particularmente popular e fica localizada do lado oposto à área residenciald e Vinyet. Tem dois bares de praia e também conta com guarda-sóis, espreguiçadeiras, e barcos a pedais para aluguer. 

8. Platja de l'Estanyol

Esta é uma longa e movimentada praia, ideal para qualquer pessoa. Tem 365 metros de comprimento e cerca de 15 metros de largura. Conta com nadadores-salvadores, três bares de praia e serviços de arrendamento normais de guarda-sóis, espreguiçadeiras e barcos a pedais. Também tem acessos por rampa.

9. Platja de la Bassa Rodona

Esta é a principal praia gay da cidade. A sua localização é bastante central e normalmente é uma das mais movimentadas de Sitges. Tem 285 metros de comprimento e 18 metros de largura em média. À parte das cadeiras, guarda-sóis e barcos a pedais, também pode alugar caiaques. 

Playa San Sebastian - Sitges

Apesar de Sitges ser uma cidade conhecida como uma gay town desde há bastante tempo, ela atrai todo o tipo de grupos de pessoas e as suas praias possuem todo o género de perfis. Bastantes pessoas reservam férias em família em Sitges. A atmosfera nas praias é bastante relaxada e a cidade tem imenso que oferecer para toda a gente. Pode fazer uma viagem a Barcelona facilmente e de forma rápida. 

10. Platja dels Balmins

Cala Balmins, Sitges

Esta praia a leste da igreja (fica a 15 minutos a pé dali), e por trás do interessante cemitério de Sant Sebastià, está dividida em três partes pelas formações rochosas que a rodeia. Possui um comprimento de 240 metros e uma largura média de 20 metros. É bastante popular e possui um pequeno restaurante, sem contar com as comodidades normais das praias da cidade, incluindo chuveiros públicos.

A beleza desta praia é que em vez de edifícios ela tem montanhas em pano de fundo. É maioritariamente uma praia naturista, por isso lembre-se que aqui é para andar em pelota! Se a vergonha dominar não se preocupe, pode ser calções ou fato de banho já que é uma praia onde nudistas e não-nudistas são ambos aceites. 

11. Platja d'Aiguadolç

O nome desta praia pode-se traduzir literalmente para “praia de água doce”, e fica localizada por trás da marina de Sitges. Tal como acontece com a praia Balmins (a 15 minutos de distância), esta tem um carisma especial e pitoresco devido às montanhas que se erguem ao fundo na praia.

Na Platja d'Aiguadolç encontrará um ambiente familiar com boas comodidades: nadadores-salvadores, rampas de acesso fácil, bar de praia, espreguiçadeiras, barcos a pedais, e também parqueamento para carros. Tem 145 metros de comprimento e em média 20 metros de largura. Ela fica mais movimentada durante o verão, mas a sua atmosfera é relaxada e a praia raramente enche na totalidade. É também uma praia popular entre naturistas, mas aqui vestir fato de banho ainda é regra.

12. Platja de Garraf

Platja Garraf, Sitges

À praia de Garraf pode-se chegar de carro ou comboio. Fica localizada junto cidade que tem o mesmo nome, numa zona calma e aprazível, onde é possível relaxar em pleno. Esta praia também se destaca pelas pequenas casas verdes e brancas que se erguem junto do área e que já datam dos anos 20. A praia tem 380 metros de comprimento e aproximadamente 28 metros e largura.

Existem várias comodidades à sua disposição, incluindo bares de praia, espreguiçadeiras e guarda-sóis, caiaques e barcos a pedais, acesso por rampa e nadadores-salvadores. Traga a sua cesta de piquenique se quiser passar lá o dia.

13. Les Botigues

Les Botigues, Sitges

O Les Botigues é uma praia bastante grande (com 1415 metros por 100 metros) com ótimas comodidades e seis bares de praia, a que pode aceder por comboio. Basta sair na estação de Castelldefels, onde está indicada a “Platja de Castelldefels”.

14. Cala Ginesta

Esta é a praia de mais difícil acesso em Sitges, já que os acessos são muito limitados e quase exclusivos pela zona da marina e do porto. É uma pequena e exclusiva praia, com um bar de praia e algumas espreguiçadeiras e guarda-sóis para aluguer. O ambiente natural com os desfiladeiros ao fundo é espantoso.

15. Cala Morisca

A praia Morisca é uma pequena região nudista situada entre os desfiladeiros da área de Garraf, ao longo da estrada costeira entre Sitges e Garraf. Só é possível aceder à praia de carro. Tem 140 metros de comprimento por 50 metros de largura, e conta com um restaurante, chuveiros públicos e espreguiçadeiras.

16. Platja de l'Home Mort

Cala de l'Home Mort

Esta é outra praia pequena de nudistas, popular entre banhistas gay. Fica localizada por trás das rochas do clube noturno l’Atlàntida. Ao contrário das outras praias, esta tem um areal mais duro e de gravilha.

Há duas pequenas praias que se podem identificar aqui: a Home Mort e a Pltja de Roses. Não existem acessos fáceis por estrada, e está rodeada por desfiladeiros que garantem um ambiente natural imperdível. 

Sitges - praia nudista

17. Platja Desenrocada

Esta praia tem as mesmas características que as da Platja de l’Home Mort, e fica situada exatamente por trás dela. Tem 90 metros de comprimeto por 15 metros de largura.  

Dicas para reservar umas férias em Sitges

Sitges - Playa San Sebastià

Agosto é o mês mais animado em Espanha para umas férias na praia. Para conseguir encontrar as melhores oportunidades de apartamentos ao pé da praia em Sitges, recomendamos que faça a sua reserva em antecipação, e especialmente se pensa ir de férias em julho ou agosto. E se gosta de passar umas férias com o máximo de privacidade mas não dispensa ir a banhos, pode sempre optar por alugar uma casa em Sitges com piscina, caso as praias estejam demasiado cheias.

Cidade de Sitges

Se puder, tente fazer a sua reserva para um período fora da época alta, quando o sol ainda é agradável e quente, e os turistas já não são tantos. Ser-lhe-á possível disfrutar ao máximo da praia e, acima de tudo, terá imenso com que se entreter quando for visitar a cidade de Sitges.

Mapa

Vivenda em Sitges

  • 5 quartos
  • 14 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 1 wc
  • 300 m²: área coberta
  • 400 m²: terraço
  • 300 m² de jardim
  • Piscina privada
  • Piscina aquecida
Id: 35660 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 041 - 4 786/semana € 149 - 748/noite Mostrar detalhes

Vivenda em Sitges

  • 5 quartos
  • 13 pessoas
  • 4 casas de banho
  • 400 m²: área coberta
  • 100 m²: terraço
  • 800 m² de jardim
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Varanda
Id: 44021 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 3 400 - 7 605/semana € 486 - 1 086/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Sitges

  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 1 wc
  • 85 m²: área coberta
  • 15 m²: terraço
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Pátio
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui