As Melhores Praias de Tossa de Mar

Tossa de Mar, na província de Girona, não é apenas mais uma cidade costeira igual às outras. Na verdade, tem das melhores zonas de praia que vai encontrar e de certeza que lhe enchem as medidas. São praias típicas da acidentada Costa Brava, cheias de cores fantásticas e estimulantes.

Tossa de Mar and Playa Gran

Foto Jordi Ferré

Explore connosco uma lista das 12 melhores praias de Tossa de Mar, percorrendo a região de norte a sul. E para que as suas férias tenham o maior conforto possível, não deixe de arrendar uma casa na Costa Brava aos melhores preços.

Começamos o nosso artigo pela praia mais a norte de Tossa de Mar (veja abaixo no mapa a sua localização).

1. Cala Futadera 

Cala Futadera, Tossa de Mar

Foto Jordi Ferré

A apenas 6 quilómetros a norte de Tossa fica esta pequena enseada de 100 metros por 10. É um pequeno detalhe na paisagem mas autêntico refúgio de silêncio, e apesar de não ter instalações próprias como bares ou espreguiçadeiras para alugar, verá que o sossego que ela oferece compensa tudo. Há vários barcos que vêm atracar aqui.

A sua água é de um azul-turquesa lindo e não é muito profunda. Tem também um solo particular, com cores e contrastes que irá achar característicos dos outros lugares da Costa. Recomendamos portanto que vá dar um salto a Cala Futadera, especialmente no período da manhã quando o sol brilha mas ainda sem grande intensidade. Vai ver que se irá surpreender.

As suas cores e formas podem ser melhor admiradas a partir do topo de uma escadaria que vai ter a oportunidade de subir – não é por acaso que esta é conhecida como “a baía dos 300 degraus”. É uma joia intocada e é uma imagem típica da Costa Brava: águas cristalinas, ambiente rochoso, florestas de pinheiros perfumados.

Como chegar:

Para aceder a Cala Futadera há que tomar a estrada que liga Tossa de Mar a Sant Feliu. Ao quilómetro 29 encontará um desvio de asfalto que vai dar ao mar, é este que tem de tomar. Depois terá de prosseguir a pé e descer umas escadas colocadas nos rochedos. Não é especialmente perigoso descer por aqui, mas tome precauções se se fizer acompanhar de pessoas com vertigens ou crianças, porque a paisagem é imponente. 

2. Cala Giverola

Cala Giverola, Tossa de Mar

Foto Jordi Ferré

A 5 quilómetros a norte de Tossa de Mar, surge esta baía em forma de ferradura cheia de natureza envolta, pintada de cores azuis e verdes. A sua areia dourada é macia e fina. 

Tem cerca de 170 metros de comprimento por uma largura variável que vai até aos 50 metros. Há todos os tipos de comodidades que lhe permitem desfrutar de um dia agradável em banhos de mar, incluindo chuveiros e um serviço de alugueres de guarda-sóis e espreguiçadeiras. Também existe aluguer de caiaques e de barcos a remo, ou se preferir ser guiado, pode comprar ingresso para uma embarcação que o leva a dar um passeio ao longo da bela costa (o seu fundo é de vidro transparente, para que possa observar melhor a superfície do mar). Além destas aventuras, pode partir para uma experiência gastronómica e comer uma paelha no restaurante com esplanada ao lado da baía. Também existem chiringuitos (bares de praia) espalhados pela zona.

Não se esqueça ainda da sua máscara de mergulho, e se possível uma câmara à prova de água! É que a água é bastante profunda e é por isso perfeita para descobertar subaquáticas e para mergulhos. Pode igualmente explorar a montanha vizinha para ter vistas aéreas sobre o território.

Como chegar:

Esta praia é facilmente acessível e é uma das melhores para se ir de carro. A bonita cidade de Pola-Giverola é visível a partir da estrada que liga Tossa de Mar a Sant Feliu. Há um parque de estacionamento na praia.

3. Cala Pola

A 4 quilómetros a norte de Tosse fica esta praia, muito próxima de uma zona de acampamento que tem o mesmo nome. Esta praia fica num ponto protegido da baía, proporcionando uma das paisagens mais emblemáticas da Costa Brava.

Como chegar:

Ela fica localizada no início da IG-682, entre Tossa de Mar e Sant Feliu. Por outro lado, também pode caminhar desde o centro de Tossa, de onde terá indicações fáceis para lá chegar sem problemas. Se for de carro será fácil: basta seguir as indicações para “Camping Pola”. Há um parque de estacionamento que se enche rapidamente no Verão. Chegar com antecedência é sempre o truque. Desde o parque de estacionamento até à praia são cerca de 350 metros a pé.

4. Cala Bona

Cala Bona, Tossa de Mar

Foto Jordi Ferré

A cerca de 3 quilómetros a norte de Tossa surge-nos esta pequena preciosidade, bem protegida do mar selvagem pelas formações geológicas que a rodeiam. O espaço para estender a sua toalha é reduzido, mas aqui pode nadar e mergulhar à vontade. É uma área bem protegida do vento e das ondas por autênticas muralhas de rocha, é por isso natural que sinta esta praia como um lugar exclusivo e privado, pensada só para si.

Apesar do espaço reduzido e dificuldades na acessibilidade, cria-se aqui uma grande atmosfera de Verão e que é especialmente acolhedora, contando com o chiringuito e o bar de praia que satisfazem qualquer necessidade adicional de refrescos ou bebidas. A paisagem é idílica, e dificilmente alguém ficará indiferente às falésias e pinheiros que a rodeiam. 

Como chegar:

O melhor é vir de barco, mas muito poucos irão encontrar serviços que façam uma ligação marítima à praia. Pode contudo caminhar durante 5 minutos desde o centro de Tossa de Mar, ou alternativamente partindo das praias vizinhas de Pola e Giverola a norte. Isto significa um passeio de cerca de 15 minutos por uma estrada de terra batida que emana o perfume de madeiras e vegetação rasteira. 

5. Mar Menuda

Playa Menuda, Tossa de Mar

Foto Jordi Ferré

A seguir à Gran Playa, este é uma das mais populares em toda a Tossa de Mar, e por isso há uma abundância de actividades que pode fazer aqui, incluindo mergulho. Além disso, a qualidade da água foi reconhecida com uma bandeira azul. Esta praia pode vista no nosso vídeo de Tossa de Mar (ao minuto 2:45).

No extremo norte da praia encontrará uma pequena baía conhecida ironicamente como “La bañera de las mujeres” (a casa de banho das mulheres). A água é rasa e calma, e por isso a ideal para levar os mais pequenos a banhos sem preocupações com as ondas. 

Como chegar:

Esta é uma praia facilmente acessível, uma vez que está localizada a poucos minutos a pé do centro de Tossa. Mas é também por isso uma praia muito frequentada e que enche facilmente.

6. Playa Gran

Platja Gran Tossa

Esta é a mais famosa de todas as praias de Tossa de Mar, uma vez que está localizada em pleno castelo medieval, um monumento emblemático da região, e que se encontra dividida da Vila Vella por uma muralha. Esta é uma imagem real, apesar de parecer fantasia, e além disso é sem dúvida uma das praias mais fotografadas da Costa Brava.

A praia alonga-se por cerca de 385 metros, e é calma, tem águas limpas reconhecidas com a bandeira azul, e tem todas as comodidades à sua disposição. A National Geographic colocou-a na lista das “25 melhores praias do mundo” no ano de 2013

O estacionamento nem sempre é fácil no Verão, mas isso não o deve demover. Da praia pode ter acesso à parte antiga da cidade, que principia no extremo sul da faixa balnear.

7. Playa d'es Codolar

Playa D'es Codolar, Tossa de Mar

Foto Jordi Ferré

Do outro lado do Cabo de Tossa, no sopé da cidade murada, esta praia de antigos pescadores ocupa uma área de 60 por 80 metros. Pode escalar até aos altos muros da Vila Vella de Tossa e ver toda a actividade lá em baixo, de uma altura de quase 50 metros! Mas não se esqueça de tomar um pouco de sol e de nadar tranquilamente, apesar de haver muitas distracções e muito para ver em seu redor.

O ambiente natural em conjunto com o cenário medieval de Tossa acrescentam algo de especial a esta praia. Além disso tem ainda barcos de pesca coloridos atracados, que fazem grandes fotografias.

Esta enseada está agradavelmente protegida do vento do norte e a água é bastante límpida e de não muito pronunciada profundidade. Dos lados da baía há muitas algas e peixes para observada. É excelente dar um mergulho nestas águas!

Como chegar:

Desde a cidade velha de Tossa a esta praia são poucos minutos a pé através da calle del Portal del Socors, uma rua cheia de lojas e restaurantes. A praia acena ao longe, e de Verão costuma estar bastante preenchida.

É uma praia com imensas vantagens, desde logo pela sua localização central, e depois pelas comodidades: tem um chiringuito, um serviço de aluguer de espreguiçadeiras e caiaques… tudo o que precisa para desfrutar da praia em pleno. 

8. Cala Llevadó

Esta é uma praia popular com 65 por 35 metros, localizada aproximadamente a 3 quilómetros ao sul de Tossa. É um exemplar vivo daquilo que representa a Costa Brava, com as suas areias douradas, água-turquesa, falésias com vegetação e florestas de pinheiros que chegam quase até à água. Aqui está-se longe dos carros e as urbanizações, pelo que nos dá uma excelente sensação de relaxamento.

A praia é bastante pequena e não tem muitos serviços para os banhistas, apesar de poder andar em caiaques alugados. Fazer snorkeling também é uma experiência imperdível, dada a sua água cristalina e profundezas rochosas com um fundo do mar rico

Como chegar:

É uma praia a que se acede através da via GI-682, que dá também para a estância de Lloret de Mar, em Tossa de Mar. Vire à direita quando encontrar a indicação de “Camping Llevadó”. Assim poderá estacionar mesmo à entrada do parque de campismo. Deste ponto, basta caminhar por cerca de 10 minutos, passando o parque de campismo e alguns apartamentos em volta.

A proximidade do acampamento e de vários hotéis significa que há é uma zona sempre bastante popular entre turistas estrangeiros, em especial de Verão. Conte por isso também com preços um pouco acima da média, caso vá a um chiringuito ou a um restaurante (apesar de a qualidade estar sempre garantida).

9. Cala d'en Carlos

Esta é uma baía agradável com areia dourada e águas claras ao longo de uma estrada pitoresca que parte da Cala Llevadó. Está rodeada por duas elevações rochosas imponentes nas extremidades. Tem uma praia adjacente chamada Cala Figuera sul.

A área de praia desta baía tem 125 metros de comprimento por 55 de largura, e é por isso a maior e a que oferece mais conforto (tem chuveiros e chiringuitos) da zona.

Tem ainda a vantagem de não se afectada por nenhuma urbanização ou hotéis, nem sequer tem passeios paisagísticos que passem por aqui. É igualmente muito limpa e é todos os anos reconhecida com a bandeira azul. Daqui parte o caminho que nos leva para a praia vizinha Cala Llevadó. É nessa adjacente que terá uma bela vista sobre Santa María de Llorell, a qual inclui Llevadó e Figuera.

Como chegar:

A natureza integral e intocada da região é tão bonita que mais vale aceder à baía a pé (está muito bem sinalizada) ou de barco. O carro pode deixá-lo mais atrás, num parque de estacionamento controlado com mais de 100 lugares na saída GI-682 (Lloret-Tossa). Existe também uma paragem de autocarro a 800 metros da praia (linha Lloret-Tossa).

10. Cala Figuera

Esta pequena baía com praia de piso em cascalho tem 205 metros e está rodeada por natureza, ficando entre as praias Cala d’en Carlos e Playas de Llorel, a 3 quilómetros da sul de Tossa de Mar. É geralmente tranquila, mesmo de Verão, e ideal para a prática de nudismo.

Como chegar:

Pode chegar lá a pé se deixar o carro no início de Sta. Maria de Llorell, ou na entrada do parque de campismo em Cala Llevadó.

11. Playas de Llorel

As Playas de Llorel são, na verdade, compostas por duas praias: Levante e Garbí. Pode considerar o conjunto como uma única grande praia cheia de comodidades e boas instalações, oferecendo as melhores oportunidades para praticar desportos aquáticos. Estão localizadas a cerca de 3,5 quilómetros a sul de Tossa.

Como chegar:

Siga as indicações da ligação Lloret-Tossa até encontrar o desvio para as Playas e estacione assim que puder. O resto do caminho faz-se a pé.

12. Porto Pi

A praia de Porto Pi fica na mesma baía que as praias de Llorel, mas talvez tenha um encanto diferente porque está colada a um penhasco enorme e por ser de difícil acesso. É por isso também que é tão pouco frequentada e é imensamente mais silenciosa que as outras praias da baía. Há casas aqui, mas elas não interferem com o ambiente de praia ou a paisagem natural porque se encontram no topo das falésias. Escusado será dizer que as vistas em volta são espectaculares. 

Como chegar:

Chega-se lá através de um caminho pedonal que parte da praia de Santa Maria de Llorell e que vai para sul ao longo da “Roca Negra” (ou rocha negra).

A seguir a Porto Pi encontramos Cala Morisca, a última praia de Tossa de Mar e que está completamente cercada por natureza.

Daqui é possível ver as enseadas maravilhosas de Tossa de Mar, repletas de verde e preciosidades naturais – são pedaços de paraíso onde tudo é descanso e relaxamento.

13. Cala Salionç

Embora localizada a cerca de 7 km a norte do centro de Tossa, a Cala Salionç é de uma beleza rara que não deve deixar de visitar. É um autêntico oásis natural, uma praia tranquila e quase intocada, perfeita para praticar snorkeling. Apesar das suas reduzidas dimensões (a praia tem cerca de 80 metros de comprimento por 40) e do pouco movimento, a Cala Salionç dispõe de vários serviços: um restaurante funcionando em permanência na praia, duches públicos e equipas de nadadores-salvadores. A praia é delimitada a norte por um pequeno promontório de onde pode desfrutar de umas vistas fantásticas, especialmente ao nascer-do-sol.

Litoral de Tossa de Mar

Em Tossa de Mar vai poder passear-se por belas baías rodeadas de vegetação e visitar praias de sonho, onde pode relaxar em pleno. Se desejar dedicar algumas horas para visitar a região e ir à descoberta da história e cultura da Costa Brava, não deve deixar de ver algumas das cidades históricas que ficam perto, como é o caso da Calella de Palafrugell.

Agora que ficou a conhecer melhor estas praias, só falta encontrar a casa ideal para a sua estadia em Tossa de Mar. Planeie umas férias de praia memoráveis!

Mapa

Vivenda em Tossa De Mar (Santa Maria de Llorel)

  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 1 wc
  • 90 m²: área coberta
  • 25 m²: terraço
  • 700 m² de jardim
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
Id: 72037 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 386 - 2 394/semana € 198 - 342/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Tossa De Mar

  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 75 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
  • Máq. lavar roupa
  • TV
Id: 68926 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 446 - 1 202/semana € 64 - 172/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Tossa De Mar

  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 60 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
  • Máq. lavar roupa
  • Máq. lavar louça
Id: 68927 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 446 - 1 164/semana € 64 - 166/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui