Férias em Calella de Palafrugell

"Que hei-de fazer, se eu… nasci no Mediterrâneo." Alguma vez pensou no lugar que inspirou Joan Manuel Serrat a compor estas letras, um artista espanhol conhecido por muitos? Na verdade ele refere-se a uma pequena povoação do Bajo Ampurdián chamada Calella de Palafrugell, na Costa Brava. E mesmo que não tenhamos nascido no Mediterrâneo, podemos sempre sentir toda a emoção destas letras visitando o litoral.
 
A Calella de Palafrugell é considerada como uma das povoações mais bonitas da Costa Brava. As suas casinhas brancas, o seu labirinto de ruas calcetadas, os barcos de madeira no porto, a magia das suas vielas estreitas… isto são tudo pormenores que transformam a Calella numa povoação quase saída de um conto de fadas, um lugar perfeito para viver umas férias inesquecíveis.
 
E entre um rico programa de festas que acontece em simultâneo com outras em Espanha, e as maravilhosas praias e ambiente natural, terá muitos argumentos para experimentar umas férias de sonho nesta região.
 
Calella de Palafrugell

As praias da Calella de Palafrugell

Se vai de viagem para a Calella de Palafrugell na primavera ou no verão, seguramente procura um paraíso onde possa relaxar e desfrutar de largos dias de sol e calor na praia. Pois irá para o sítio certo: um dos principais atrativos da Calella são as fabulosas praias que podemos visitar no seu litoral.
 
As praias urbanas como o Port Bo ou o En Calau são perfeitas para desfrutar do mar sem ter que renunciar a nada. Conforme nos afastamos do centro urbano, através do Camino de Ronda, iremos descobrindo as praias com mais encanto. Recomendamos que prossiga a marcha até alcançar o jardim botânico de Cap Roig, já que a seus pés se encontra a maravilhosa praia El Golfet.
 
Originalmente, o Camino de Ronda utilizava-se para proteger a costa de possíveis ataques de piratas, porém, hoje em dia, está convertido num mágico trilho para caminhantes bem no centro da Costa Brava. Poderemos percorrê-lo a pé, de bicicleta ou até de cavalo, seguindo a linha costeira enquanto desfrutamos da natureza. 
 
Playa de El Golfet

O bairro marítimo de Port Bo

Port Bo é o bairro marítimo de Calella de Palafrugell e destaca-se pelas suas casas brancas que se perfilam pela fachada marítima. Foi declarado como um bem cultural de interesse nacional, e recomendamos que passeie pelas suas ruas se estiver pela zona.
 
Da sua arquitetura destacam-sa “las vueltas”, umas arcadas abobadadas situadas a um passo da praia de Port Bo e em que trabalhavam os marinheiros. Hoje em dia acolhem as esplanadas de um restaurante, onde pode saborear a riquíssima gastronomia de Ampurdián enquanto goza das vistas sobre o mar.
 
Les Voltes em Port Bo, Calella de Palafrugell

Jardim Botânico e Castelo de Cap Roig

A sul de Palafrugell encontramos um interessante palácio do século XX de extraordinária beleza. A sua origem remonta a 1927, quando o coronel russo Woevodsky e a sua mulher Dorothy Webster, uma especialista em antiguidades, compram um terreno em Cap Roig para escapar à revolução russa. É neste território que decidem construir um castelo, aproveitando ruínas antigos como um claustro, uma igreja, uma torre, para compor o novo castelo… as obras prolongaram-se até 1974 e deram lugar a um conjunto arquitetónico espetacular, hoje declarado como um Bem de Interesse Nacional.
 
Calella de Palafrugell
 
O Jardim Botânico de Cap Roig é considerado um dos melhores jardins botânicos de todo o Mediterrâneo. Divide-se por diferentes terraços que nos conduzem até ao mar. Nos três primeiros existem ligações através da Escalera de los Cipreses, e nas seguintes há descidas suaves que nos levam diretamente à praia.
 
Uma visita ao Jardim Botânico é uma experiência inesquecível, sobretudo porque podemos observar com olhos de cientista e amante da natureza a sua variada vegetação procedente de todo o mundo, enquanto gozamos do sol e de vistas panorâmicas sem igual que se abarcam desde a costa. Além disso, neste jardim celebra-se no verão o famoso “Festival del Jardin Cap Roig”, que iremos explicar mais à frente e que também acolhe exposições de artistas aclamados.
 
Jardins Botânicos de Cap Roig, Calella de Palafrugell

Povoação Ibérica de San Sebastián de la Guarda

Uma maneira estupenda de terminar um dia de sol e praia é visitando o património ibérico de San Sebastián de la Guarda. Estas são ruinas de quatro casas com 7 mil anos de idade. Parece que incrível que passado tanto tempo ainda possamos caminhar sobre as mesmas ruas ancestrais!
 
O conjunto arqueológico encontra-se a 156 metros acima do nível do mar, com uma montanha em pano de fundo compondo as vistas do Cabo de San Sebastián. A partir deste ponto, com o entardecer e as vistas do Bajo Ampurdián são inefáveis, pelo que deve passear pela região e expor a sua sensibilidade às suas belezas naturais. O litoral de Girona está repleto de pequenas jóias arquitetónicas, e se reservarmos o nosso alojamento de férias na Costa Brava poderemos desfrutar de todas as suas maravilhas.

Eventos em Calella de Palafrugell

O clima temperado, com verões quentes e invernos suaves, faz de Calella um destino de férias recomendável durante todo o ano. Evidentemente que no verão poderemos ir a uma das suas praias e passear pela natureza rica em volta, porém o que não faltam também são eventos culturais e festas tradicionais como as que poderá ler de seguida:
 
Calella de Palafrugell

Garoinada

Na região de Palafrugell, a que pertence a localidade de Calella, celebra-se “la Garoinada”, um evento que acontece entre os meses de janeiro e março e em que poderemos degustar as “garoinas”, ou ouriços do mar, um produto fundamental da gastronomia local.
 
A Garoinada celebra-se nas diferentes povoações do litoral da Costa Brava, incluindo em Palafrugell, por isso poderemos saborear os riquíssimos produtos típicos numa visita a Calella.
 
Outro dos eventos que não nenhum amante da boa comida deveria perder são as jornadas gastronómicas de Es Niu. O “Es Niu” é um prato típico da região de Palafrugell quase impossível de encontras nos menus dos restaurantes, visto que para a sua elaboração são precisas quase 5 horas para cozinhar todos os ingredientes. Estas jornadas gastronómicas, que têm lugar durantes os meses de outubro e novembro, procuram dar a conhecer esta receita a todos, e particularmente a turistas.
 
Calella de Palafrugell

Fiestas de Primavera

A 15 de maio celebra-se no núcleo urbano de Palafrugell, a 10 minutos de Calella, um dos acontecimentos mais divertidos da primavera. São as “Fiestas de Primavera”, com trajes e carros alegóricos a percorrerem toda a povoação, oferendo cor, música e diversão, por todo o lado.
 
A sua origem remota ao ano de 1963, como reação à proibição de celebrar o carnaval, e o seu êxito tem sido tal que hoje em dia multidões de toda a Catalunha deslocam-se especificamente até Palafrugell para participar, entre outros, no Carrusel Costa Brava – o ponto alto das Fiestas de Primavera.

Cantada de Habaneras de Calella de Palafrugell

Desde há quase 50 anos que, no primeiro sábado de cada mês de julho, se celebra em Calella de Palafrugell um dos melhores eventos de toda a Costa Brava: la Cantada de Habaneras. Este festival marca o início da temporada estival com concertos ao ar livre e tem crescido ao longo dos anos até se converter numa referência do verão na Catalunha.
 
O ritmo é marcado pela habanera, um género musical típico em que a idiossincrasia marinheira catalã é marcada pelas canções reminiscentes do Caribe do século passado. Não sabemos se é pelas canções, pelo ambiente ou o cremat – uma bebida típica à base de café, rum e aguardente –, mas a festa costuma alargar-se pela noite toda. Ao terminarem as atuações dos diferentes grupos, as pessoas continuam a cantar a habanera pelas esplanadas e bares ao pé do mar. Estão garantidos muita alegria e energia durante estes dias de festa, por isso não deve perder o acontecimento se estiver pela zona.
 
Cantada de Habaneras, Calella de Palafrugell

Festival de Jazz Costa Brava

Em outubro desce o número de turistas da Costa Brava, mas as temperaturas continuam a ser suaves e os dias são de sol radioso, perfeitos para ir à descobertas dos encantos naturais da Calella. Para encerrar o dia, nada melhor do que ir a um dos espetáculos do Festival de Jazz Costa Brava em Palafrugell.
 
Os concertos deste festival procuram combinar o jazz tradicional com as apostas mais inovadoras deste género musical na Catalunha. O resultado é uma verdadeira surpresa para os ouvidos, pela qualidade dos músicos e pelo inesperado da fusão do moderno com o clássico.
 
Festival de Jazz, Costa Brava

Festival de Jardins Cap Roig

Se para si não há verão sem concertos e boa música, então está com sorte. De 7 de julho a 22 de agosto poderá desfrutar da melhor música e dança internacional em Calella de Palafrugell durante o “Festival Jardins de Cap Roig”. Esta que será a 17ª edição contará com mais atuações que nunca, já que estão marcados 28 concertos de artistas internacionais como Norah Jones, Anastacia, Jason Derulo, Andrea Bocelli… 
 
A qualidade do Festival de Jardins Cap Roig e  a sua localização, no auditório do fabuloso Jardim Botânico de Palafrugell, fizeram com que o diário The Independent o incluísse no Top 10 de festivais de verão. Mas nem tudo aqui é música, já que para repor forças poderemos degustar do melhor da gastronomia local de Empordà graças ao Via Veneto, um restaurante que a cada ano renova a sua Estrela Michelin.
 
Cap Roig Festival, Costa Brava
 
Termina aqui o nosso guia sobre as melhores atividades em Calafell de Palafrugell. Como pôde ler, esta pequena joia do litoral de Girona conta com tudo o que é necessário para que não falte nada às suas férias: um ambiente natural de sonho e uma variada oferta cultural durante todo o ano. Reserve já a sua casa de férias em Calella de Palafrugell, porque, tal como canta Joan Manuell Serrat, no que respeita a Calafell de Palafrugell estamos sempre a "pensar em voltar”.

Vivenda em Calella de Palafrugell

  • 4 quartos
  • 8 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 154 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Terraço
  • Jardim
  • Churrasco
  • Estacionamento
Id: 57419 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 744 - 3 160/semana € 106 - 451/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Calella de Palafrugell

  • 2 quartos
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 57 m²: área coberta
  • Piscina comum
  • Wi-Fi
  • Terraço
  • Estacionamento
  • Aquecimento
Id: 58070 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 527 - 4 557/semana € 75 - 651/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Calella de Palafrugell

  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 102 m²: área coberta
  • 40 m²: terraço
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Terraço
  • Espreguiçadeiras
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui