Calpe – Escale o Peñón de Ifach

Localizado no singular território de Gibraltar, dali se projecta o rochedo de Ifach. Ele surge-nos de uma estreita franja geológica na faixa costeira da Costa Blanca, mirando o Mediterrâneo em plena cidade de Calpe. Mas se pretende escalar o magnifico rochedo deve ficar a saber que ele não é tão pequeno como à primeira vista pode parecer, em especial porque ficará muito rapidamente sem fôlego e suando em bica.

Esta é uma das mais pequenas áreas protegidas de Espanha. Com 332m de beleza calcária, é considerada uma das mais incríveis maravilhas naturais do país. E nós comprovamos que, de facto, não lhe faltam encantamentos. Veja de seguida porquê.

Calpe - IfachFoto: Turismo Calpe

Há pouco mais de 100 anos Ifach era pertença exclusiva dos animais e das plantas, uma altura em que ninguém desconfiava que esta beleza sequer existia. Entretanto, e já nos dias de hoje, tornou-se um famoso ponto de encontro para jovens namorados que se unem em paixão até ao nascer do sol. O homem, que foi aqui um elemento raro, é agora mais um ser natural que brota dos poderosos calcários.  

Calpe - Peñón de Ifach

Hoje, o magnífico rochedo leva-nos por inúmeros trilhos, que ficarão eventualmente marcados na sola do seu calçado macio devido às arestas afiadas da sua superfície. Apesar disso, há quem ache que Ifach perdeu a sua magia nestes tempos de iPad e iPhone, e em particular depois de mil vezes ter sido filmada, fotografada e observada por diversos planos e cenas. Mas não tome essas facilidades como uma desistência, esta é uma beleza natural que merece ser descoberta.

Wanderweg hinauf zum IfachFoto: Turismo Calpe

Ifach 

O carismático rochedo ocupa uns modestos 42 hectares, constituindo-se assim como a mais pequenina reserva natural de Espanha. De entre as plantas naturais que dela brotam, contam-se o alecrim, o tomilho, a sálvia selvagem, a coccoloba, ou a flor típica de Ifach Silene Hifacensis.

 Calpe - Peñón de Ifach

Devido à sua localização isolada no mar, muitas aves são fiéis a Ifach e escolhem nidificar nas suas rochas ou servem-se delas como porto de abrigo a meio da grande migração até ao continente africano. Cerca de 300 espécies diferentes de animais vivem aqui, usufruindo do micro-clima húmido e mediterrânico. Os Cormorões em particular gostam de secar ali as suas grandes asas negras antes de se lançarem sobre o mar alto em busca de peixe. 

 

Suba até ao cume de Ifach – os percursos fáceis e menos fáceis

Em 1918 um túnel de 50m foi perfurado na rocha, com o objectivo de facilitar as caminhadas dos visitantes pelo lado mais suave do rochedo. Antes disso não era possível encontrar vias para caminhantes ou amadores, e só técnicos experimentados de escalada conseguiam subir. Com o túnel, a ascensão pelo Peñón de Ifach tornou-se assim disponível a qualquer um, e tal o provam as centenas de pessoas que desde então percorrem diariamente estes caminhos. À excepção de quando é de noite, ou de quando há tempestades ou chuvas fortes de inverno, é frequente encontrarmos caminhantes sempre em movimento.

Calpe - Peñón de Ifach

Existem várias rotas com diferentes níveis de dificuldade que permitem ficar a conhecer o Peñón. A rota vermelha é adequada para caminhantes de nível intermédio. Já as tours mais extenuantes estão reservadas para os profissionais da escalada, e começam do lado sul do rochedo, onde ela é mais íngreme e exigente.

No entanto, não tem de se preocupar em ser especialista, ou entendido em trekking e com os treinos em dia, para conseguir escalar o Peñón. É que a rota vermelha foi desenhada para facilitar a vida até aos iniciantes. Note até que se quiser trazer o seu cão ele será muito bem vindo e até disfrutará do passeio. Não se esqueça é que deve trazê-lo sempre pela trela.

Ao longo do caminho existem vários pontos para vislumbrar a paisagem, com cenários espectaculares de zonas costeiras e marinhas. O Cape San Antonio é uma das atracções a observar, assim como as pequenas cidades e aldeias da Costa Blanca. 

Tunnelgang durch den Ifach (Calpe), Costa BlancaFoto: Turismo Calpe

 

O passeio até lá acima e de regresso até cá abaixo dura entre hora e meia a duas horas. Não se deverá arrastar muito mais além disso. E esse é o tempo de se entusiasmar com formações como o túnel, uma passagem que pode fazer receio às crianças ou suscitar sentimentos de claustrofobia aos menos preparados. Porém, ao longo das falésias não faltarão cordas e outros materiais de apoio com os quais se sentirá em segurança no caso de alguém se esquecer da sua lanterna.

A melhor altura para visitar o Ifach?

A melhor altura para escaladas e caminhadas é durante a Primavera, entre Março e Maio, quando os prados e as colinas ao longo da Costa Blanca se desfizeram do Inverno e voltam a estar verdes e repletas de flores. O contraste de cores não podia ser mais estimulante: estevas incandescentes de luz, pinheiros perfumados, o azul celeste do Mediterrâneo e as casas brancas ao longo da cidade de Calpe, completam o cenário.

 Calpe - El Racó del Port

Tenha ainda assim em mente que, se escolher fazer a sua visita na Primavera, irá ter um encontro de primeiro grau com diversas gaivotas que nidificam nesta altura, e elas podem-se tornar incrivelmente barulhentas quando se aproximam os habituais grupos de caminhantes. Saiba também que se deve aproximar dos animais vagarosamente, com cuidado, tentando deixar a natureza seguir a sua vida normal e imperturbável. Mas mal a manhã chega, pouco depois do nascer do sol, deve começar a pensar em seguir caminho, já que é ao sol do meio-dia que o calor realmente começa a apertar. Às 12 em ponto comece a descer, porque acredite que ali o sol bate sem piedade. 

Calpe - Blick vom Wanderweg Peñón de Ifach Foto: Turismo Calpe

Quem decide subir ao final do dia, ao pôr do sol, tem no Verão um dos seus melhores momentos. Os fins de dia nesta altura do ano permitem que se caminhe com uma longa faixa de luz durante bastante tempo. Mas é também de considerar a luminescência da Lua Cheia, apesar de se aconselhar cuidados especiais nas descidas com pouca luz, por serem habitualmente mais difíceis e perigosas. Em todo o caso, traga sempre consigo uma pequena lanterna ou outro equipamento de luz.

 

Roupa e dicas de escalada:

  • Sapatos resistentes
  • Chapéu para o sol
  • Água
  • Impermeável ou blusão
  • Lanterna

Quando anda pelo túnel notará que faz muito vento, o que pode ser tão desconfortável como quando enfrenta os elementos do inverno. É aconselhável ainda ter uma t-shirt de reserva, porque as subidas podem ser difíceis e irá suar pela certa. Em meados do Verão, os caminhantes mais experientes que escolham fazer os percursos completos devem gerir bem o calor e o desgaste físico. Os menos experientes podem fazer opções mais adequadas à sua condição, apesar de na maior parte das vezes haver cordas e várias instruções que o ajudarão a organizar melhor a sua aventura. 

O que há mais para ver em Ifach?

Sem dúvida que há de merecer uma palmadinha nas costas se conseguiu alcançar o ponto mais alto do rochedo. Quando chegar a casa poderá mostrar que não é feito só da preguiça das férias na praia, bastando para isso apontar com o dedo no mapa sobre a península. A pequena formação de Ifach na cidade de Calpe pode ser vista em qualquer mapa, e até à vista desarmada, a várias milhas no ar, quando estiver a andar de avião.

Quando observa o rochedo Ifach de cima, são também evidentes as duas famosas praias de Calpe – a Playa la Fossa e Playa Cantal Roig, ambas separadas por construções geológicas naturais. E as luzes irradiadas pela areia dourada, visíveis de longe com o sol incidente, impressionam.

Bucht von Calpe und Ifach

A paisagem de perder de vista sobra a margem imponente de Costa Blanca é simplesmente colossal. A muitos quilómetros dali pode ser avistada Moraira, ou a luz particular da ilha cimeira de Ibiza que fica a 90km de Ifach, prolongando-se além do imenso mar.

Calpe – Cidade portuária de Costa Blanca

 Calpe an der Costa Blanca

Esta pequena cidade é agora um destino de férias popular, especialmente entre alemães e britânicos. Aproximadamente 60 por cento dos residentes são estrangeiros e vivem aqui durante todo o ano. Muitos turistas de Calpe escolhem visitar a região múltiplas vezes, principalmente porque o lugar fica muito perto do aeroporto de Alicante. Os turistas que voam a partir daqui têm ligação a 25 cidades alemãs desde Costa Blanca.

 

Saiba mais sobre Calpe

A cidade, com os seus 25.000 habitantes, está localizada a apenas 70 km do norte de Alicante e a 130 km do sul de Valência.

Perto de Calpe há 14 belas praias com água marítima límpida. As praias mais populares são as que se seguem:

  • Arenal-Bol
  • La Fossa
  • La Calalga
  • Cantal Roig

A praia Cantal Roig junto à marina e é mais adequada a crianças pequenas. Aqui, o Mar Mediterrâneo é calmo e as ondas são pequenas.

Já na antiga aldeia piscatória de Calpe, há cinco portos onde muitos veleiros e lanchas estão atracados. Os seus proprietários podem optar por conduzir ao redor da impressionante costa assim como do rochedo de Ifach.

Peñon del Ifach, Calpe

Como chegar, estacionamento e subir ao Ifach

Vá pela estrada N332 na direcção de Calpe, até avistar o sinal do Parque Natural de Peñon. O poste de sinalização apontará directamente para o estacionamento de Ifach, onde a trilha começa.

Para mais informações sobre a reserva natural de Ifach, aconselhe-se junto do posto de turismo da cidade de Calpe:

 

Informação turística Calpe

Piazza del Mosquit

03710 Calpe (Alicante)

Telefone: 965 838 532

 

Mapa e localização de Ifach

 

 

Obrigado à Jolanta Karina Koch, André Lepping, Helena De Vlieger e Informação Turística Calpe pelas lindas fotos e pelas caminhadas em Ifach.

Vivenda em Calpe (Terrasala)

(5)
  • 6 quartos
  • 12 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 250 m²: área coberta
  • 500 m²: terraço
  • 500 m² de jardim
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Piscina com vedação
Id: 58472 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 765 - 3 105/semana € 109 - 444/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Calpe

  • 2 quartos
  • 6 pessoas
  • 2 casas de banho
  • Piscina comum
  • Varanda
  • Estacionamento privado
  • Satélite
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
Id: 71133 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 495 - 1 139/semana € 71 - 163/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Calpe

  • 1 quarto
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • Piscina comum
  • Piscina de crianças
  • Varanda
  • Satélite
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
Id: 71155 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 396 - 968/semana € 57 - 138/noite Mostrar detalhes
X


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui