Férias em Cambrils: Sol, Praia e Cultura na Costa Dourada

Cambrils é um dos melhores lugares onde gozar dos prazeres do Mediterrâneo. O seu ambiente natural, em plena Costa Dourada, destaca-se pelas suas praias de areias douradas e todo o tipo de serviços. Mas Cambrils é muito mais do que isto: é arte, é diversão e cultura. Um oásis onde pode desfrutar totalmente das suas merecidas férias.
 
Pode contar com as melhores praias, museus, parques, eventos e festivais. Queremos mostrar-lhe as melhores opções para que possa tirar o máximo partido das suas férias em Cambrils:
 
Passeio Marítimo de Cambrils

Desfrute do sol e mar nas praias de Cambrils

A Costa Dourada pemeia-nos em Cambrils com 9 km de praias de grande qualidade, a que podemos aceder através do passeio marítimo da localidade. A principal delas é a El Requeral, composta de areia dourada e fina, águas tranquilas e todo o tipo de serviços, pelo que costuma ser muito concorrida por famílias.
 
Entre as outras praias famosas contam-se a Vilafortuny, com mais de um quilómetro e meio de comprimento; a El Cavet, que é das mais tranquilas; e a La Llosa, ou praia do Cap de Sant Pere. Todas elas destacam-se pela qualidade das suas águas e contam com acessos para pessoas com mobilidade reduzida e todos os tipos de serviços, como aluguer de espreguiçadeiras, prática de desportos aquáticos, duches públicos, e chiringuitos onde tomar uma bebida. É por todos estes motivos e mais alguns que estas praias exibem a Bandeira Azul durante o ano inteiro.
 
Praia de Cambrils

Um maravilhoso passeio frente ao mar

A encantadora localidade costeira de Cambrils destacou-se durante séculos pela sua atividade pesqueira e pela produção de vinho e azeite. Hoje em dia, apesar de estas serem tradições que se mantêm vivas, já é uma cidade com um foco maior no turismo, acolhendo milhares de pessoas com vontade de viver umas férias inesquecíveis nesta área. O passeio marítimo de Cambrils é muito carismático e marca de imediato os seus visitantes, sendo uma forma de ver e entender o espírito ligado ao mar das pessoas da localidade, em particular quando passamos pelos portos pesqueiros e náuticos.
 
Um das nossas recomendações é que vá ao passeio marítimo durante as horas centrais do dia, ou seja, de manhã ou ao por-do-sol, quando pode desfrutar do calor do sol e das praias. O ambiente que se gera pela proximidade do mar, as palmeiras, a brisa fresca e o som das gaivotas é memorável. Além do mais, o passeio prolonga-se até se ligar com Salou, pelo que poderemos explorar uma extensa área da região pedalando uma bicicleta ou circulando de segway. 
 
Passeio Marítimo de Cambrils
 
Os amantes de selfies e da fotografia em geral encontrarão o seu lugar favorito no Farol Vermelho, o emblema de Cambrils. Ele parece marcar o local das melhores vistas sobre o mar e onde os pores-do-sol são mais encantadores. Pode fazer um belo caminho debaixo de sombra apartir dali e até Pino Redondo, uma espetacular árvore centenária declarada Monumento de Interesse Local e Comarcal, sendo hoje um ponto de encontro tanto para turistas como para os locais. Também chama a atenção a Phitolata, uma árvore importada da Argentina e situada mesmo em frente ao Porto Náutico. Destaca-se por ser uma das poucas da sua espécie na Catalunha.

Saboreie a rica gastronomia mediterrânica

Graças ao ambiente natural de Cambrils e à sua tradição de pesca, a gastronomia desta localidade é baseada em produtos muito frescos e com receitas reconhecidas. Tanto assim é que Cambrils é considerada a “capital gastronómica” da Costa Dourada, pelo que não deve perder a oportunidade de provar os seus deliciosos pratos. Um deles é o “Fideus Rossos”, à base de fideos com caldo de peixe e pimentos, dando ao prato uma característica cor vermelha. É de comer e chorar por mais!
 
Porto Náutico de Cambrils

A cultura e história de Cambrils que se esconde nos museus

Ainda que se trate de uma localidade de pequena dimensão, encontramos entre as ruas e praças de Cambrils numerosos museus que refletem a sua apaixonante história e cultura. O principal é o museu “Molí de les Tres Eres”, o edifício do Museu de História de Cambrils que se destaca pelo seu moinho hidráulico em pleno funcionamento, assim como pelas ruínas arqueológicas de bronze datando do século III d.C.
 
Para viajar ao passado de Cambrils só temos de nos aproximar da Vila Romana de Llosa, que integra uma das mais importantes zonas arqueológicas da época romana da região. Tudo graças às ruínas aqui encontradas, que se estivem serem dos séculos I a.C. e VI d.C. Esta é uma visita especialmente recomendável para levar crianças, porque conta com uma reconstrução virtual e didática através da qual podemos entender como era a vida na antiga província romana de Tarraco. 
 
Centro histórico de Cambrils
 
Também poderemos visitar o Museu Agrícola, no interior de uma maravilhosa cave de vinhos modernista desenhada por Bernardí Martorell, um dos discípulos de Gaudí e que também soube manter a sua arte. No museu poderemos conhecer todos os detalhes implicados na produção de vinho e azeito, elementos tão importantes da cozinha mediterrânica.
 
Outro museu que vale a pena visitar é o museu da Torre de la Ermita, uma torre militar construída no século XIV para vigiar a Costa Dourada. Graças ao seu estado de conservação foi possível declará-la como um Bem Cultural de Interesse Nacional, e hoje acolhe exposições sobre Cambrils retratando-a como ela era na Idade Média. 

Parque Samá: o jardim romântico do Mediterrâneo

Vamos viver uma tarde diferente rodeados de árvores exóticas, lagos, riachos, maravilhosos refúgios balneares e todo o tipo de animais. Sim, é um verdadeiro paraíso perdido da Costa Dourada, conhecido como o Parque Samá, e que poderemos encontrar entre os municípios de Cambrils e de Montbrió del Camp.
 
A criação desta maravilha foi promovida por Salvador Samái Torrens, marquês de Marianao, que queria com o parque recordar a atmosfera da Cuba colonial em que havia vivido. O projeto foi entregue a Josep Fontserré, conhecido como o autor do “Parque de la Ciudadela” de Barcelona, e a sua imaginação e experiência resultou neste esplendido parque que todos podemos visitar, composto adicionalmente por uma mansão rodeada por um ambiente de oásis.  
 
Parque Samá em Cambrils
 
O Parque Samá é considerado como um dos melhores exemplos de jardins românticos mediterrâneos, e é caminhando por ele que vamos encontrar algumas das suas maravilhas: a grande quantidade de esculturas, fontes, miradouros e lagos, e animais como os patos reais ou papagaios. Reserve já a sua casa de férias na Costa Dourada e descubra lugares únicos e tão interessantes como este Parque Samá.

O parque Pinaret 

Já que estamos a falar de parques, continuamos no mesmo tópico para referir o Parque del Pinaret, o maior e mais moderno de Cambrils. No total ocupa 4,5 hectares de terreno e divide-se por várias zonas, entre as quais distinguimos a zona de recreio para os mais pequenos, uma zona de floresta com espaço de merendas e trilhos que pode percorrer, um serviço de ensino ambiental onde se estudam as diferentes espécies da flora local e, por último, uma praça onde se organizam atividades abertas ao público.
 
Parque Samá

Turismo ativo

Cambrils é também conhecida entre os amantes do chamado turismo ativo, porque se relaxar nas praias da Costa Dourada nos pode soar bem, por outro lado há que aproveitar as férias para viver novas experiências irrepetíveis. Em Cambrils tem esta possibilidade dada a vasta variedade de atividades e infraestruturas que pode utilizar, tendo vencido inclusivamente o Certificado de Turismo Desportivo da câmara da Catalunha.
 
Em Cambrils o ciclismo é rei, com a localidade a dispor de mais de vinte quilómetros de ciclovia circulável e toda uma panóplia de rotas turísticas para ciclistas com diferentes níveis de dificuldade, tanto para quem circule no litoral como pelo interior. Além disso, encontramos um grande número de oficinas e espaços para deixar as bicicletas, e há até menus específicos para ciclistas em muitos restaurantes.
 
Numa das suas visitas a Cambrils recomendamos igualmente que pratique algum dos muitos desportos náuticos oferecidos pela Estación Náutica Costa Daurada, pensados para lhe proporcionar novas sensações e experiências enquanto descobre a cidade. Poderá voar sobre a água em parasailing, deslizar de esqui aquático, sentir a velocidade junto dos seus amigos ou familiares nos barcos-banana insufláveis e motos de água, remar e treinar o seu equilibro em paddle surf, percorrer a costa de caiaque, fazer kitesurf ou windsurf. Em Cambrils não há limites para a diversão! 
 
Port Aventura

Port Aventura: o melhor parque temático de Espanha

A apenas 12 quilómetros de Cambrils situa-se um dos principais parques temáticos de Espanha: o conhecidíssimo Port Aventura, com 6 áreas temáticas e um sem-fim de montanhas russas, atrações e espetáculos. Todo um crescendo de adrenalina que merece a pena ser vivido na primeira pessoa.
 
Reserve um tempo das suas férias para se perder neste fabuloso parque temático. A sua decoração transporta-nos para os paraísos tropicais da Polinésia, ao velho Oeste americano, à China imperial… e os seus espetáculos são verdadeiras obras de luz, dança e cor. Das suas atrações destaca-se o Dragon Khan, uma montanha russa em que alcançamos os 105 km/h com o Mediterrâneo como pano de fundo. O Port Aventura é um dos principais parques temáticos de Espanha mas não é a única atividade entusiasmante para fazer com crianças, por isso informe-se sobre as melhores atividades familiares em Cambrils
 
Port Aventura

Eventos e festivais de Cambrils

Como se não bastassem todas as atividades que já enunciámos, Cambrils conta ainda com inúmeros festivais e eventos culturais ao longo do ano:
 
Encarxofa’t en Cambrils: jornadas gastronómicas dedicadas á alcachofra.
Em março tem lugar um original evento gastronómico cuja protagonista indiscutível é a alcachofra. Quase uma trintena de restaurantes da localidade prepara menus especiais com base nesta deliciosa hortaliça e que serve todo o tipo de bolsos. Gostaria de conhecer mais sobre a riquíssima gastronomia do país? Então recomendamos a leitura do nosso guia sobre os melhores eventos gastronómicos de Espanha.
 
Festival de Música de Cambrils
Se não passa sem os festivais de música, este verão Cambrils tem argumentos muito fortes para que lá vá fazer uma visita. O Festival de Música de Cambrils celebra-se todos os verões entre finais de julho e meados de agosto, com um grande número de concertos de reconhecidos artistas nacionais e internacionais no Parc del Pinaret em Cambrils. É a melhor forma de terminar um dia de sol e praia na Costa Dourada.
 
Diabos durante un Correfoc
 
Festa Major de la Mare de Déu del Camí
Em finais de agosto e princípios de setembro celebram-se as Festas Mayores de Cambrils, com espetáculos e atuações culturais que dão mais gosto aos largos dias de verão. É sem dúvida um dos momentos mais esperados da “Nit del Foc”, em que dezenas de diabos com tochas e espirais de fogo à sua volta correm por todo o centro histórico oferecendo impressionantes espetáculos pirotécnicos. Durante estes dias não faltam as danças de sardanas, ao estilo passacaglia, os desfiles de gigantones e todo o tipo de atividades familiares.
 
Feira Marítima Costa Dourada
Em maio celebra-se em Cambrils uma feira que celebra o mundo das embarcações náuticas. Durante os dias da Feira Marítima Costa Dourada, Cambrils converte-se num centro náutico por excelência, com exposições dos últimos modelos de barcos, a roupa náutica utilizada atualmente, com todo o tipo de atividades e serviços relacionados com o mar e o mundo da pesca, e passeios que podem ser de caiaque ou barco a remos. Além disso, são organizados para os pequenos marinheiros oficinas de contos e todo o tipo de jogos que despertarão neles o amor pelo mar.
 
Dragão durante um Correfoc
 
Como pode observar, Cambrils é muito mais do que um destino de sol e praia. Esta magnífica localidade da Costa Dourada está repleta de atividades por descobrir e tesouros por desvendar. Para se assegurar que a sua experiência de viagem será de facto inesquecível, não há nada como reservar uma casa de férias em Cambrils e preparar-se para viver um verão que lhe ficará na memória.

Apartamento em Cambrils

  • 3 quartos
  • 7 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 100 m²: área coberta
  • 40 m²: terraço
  • Mobília de exterior
  • Churrasco
  • Ar condicionado
  • TV
Id: 48559 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 490 - 1 274/semana € 70 - 182/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Cambrils

  • 2 quartos
  • 10 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 75 m²: área coberta
  • 15 m²: terraço
  • Mobília de exterior
  • Ar condicionado
  • TV
  • Linho

Apartamento em Cambrils

  • 3 quartos
  • 8 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 90 m²: área coberta
  • 20 m²: terraço
  • Piscina comum
  • Wi-Fi
  • Jardim
  • Mobília de exterior
Id: 71242 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 525 - 1 750/semana € 75 - 250/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui