Roteiros por Córdoba

Córdoba é a cidade perfeita para ser explorada a pé, não sendo exageradamente grande e possuindo bastantes monumentos de grande interesse que estão a pouca distância uns dos outros. Esta pérola andaluza tem muito para oferecer no que toca a História, arte e cultura, sendo hoje mundialmente conhecida pelo seu Festival dos Pátios de Córdoba. Damos-lhe neste guia de caminhada pela cidade de Córdoba três roteiros imperdíveis!

Roteiro de caminhada 1: Histórico

Córdoba, Templo Romano


No que toca à História das cidades espanholas, não há muitas que tenham tanto que contar como Córdoba. Romanos, judeus, muçulmanos e cristãos, todos estes povos deixaram uma marca na cidade que é claramente visível em muitos dos monumentos históricos. Prepare-se para uma interessante viagem pela Córdoba histórica!


Roteiro geral

Igreja San Nicolas - El Cristo de los Faroles - Palácio La Merced - A Torre Malmuerta - A Igreja Santa Marina - Palácio Viana - Igreja San Lorenzo - Igreja San Pablo - Templo Romano - Igreja San Francisco - Torre Calahorra - Ponte Romana - Portões da Ponte - Mesquita-Catedral - Alcazar dos Monarcas Cristãos - Estábulos Reais - Estátua de Maimonides - Sinagoga - Mercado Zoco – Capela de São Bartolomeu – Hospital Cardinal Salazar - Portões Almodovar - Minarete de San Juan

Tempo de caminhada: 3-5 horas

O tempo estimado deste roteiro pode variar mediante o período que passa a visitar igrejas, os palácios e as outras atrações. Tenha ainda em consideração que alguns destes espaços na nossa lista têm horários de funcionamento. Para mais informações, consulte os horários de abertura dos principais locais turísticos de Córdoba.

Melhor altura para a caminhada

É difícil encontrar uma vista melhor em Espanha do que esta sobre a Ponte Romana de Córdoba com as bela luz do pôr-do-sol por trás. Para aproveitar a luz maravilhosa desta altura do dia, recomendamos que explore este roteiro ao fim do dia ou ao início da noite, quando o sol se começa a por durante os meses de primavera ou outono. Se visitar Córdoba durante o verão, recomendamos que faça este roteiro de manhã cedo para evitar assim o calor.

O que irá ver...

Objetos e construçõs de diferentes culturas que atravessaram Córdoba ao longo da História, como a Ponte Romana, a Mesquita-Catedral e a Sinagoga. No final deste roteiro terá passado pelos principais marcos históricos de Córdoba.

Sabia que...

  • A Mesquita-Catedral de Córdoba teve um papel simbólico muito importante durante a rivalidade histórica entre Mouros e Cristãos. Quando os Mouros invadiram a cidade de Santiago de Compostela, o senhor da guerra Al-Mansur ordenou que os sinos daquela catedral fosse removidos e levados para Córdoba para depois serem derretidos, remodelados em candeeiros e instalados na Mesquita. Por seu turno, quando o Rei Cristão Ferdinand III voltou a conquistar Córdoba com a ajuda do seu exército, ele havia de ordenar a retirada dos candeeiros para serem novamente transformados em sinos e instalados na catedral de Santiago de Compostela.

Arcos da Mesquita

Roteiro de Caminhada 2: Cultura

Em Córdoba vai encontrar bastantes monumentos e atrações que são de grande interesse histórico e cultural. É uma boa ideia enriquecer a sua visita à cidade, depois de ter estado em museus e outros pontos de interesse, fazendo atividades que lhe trazem o conhecimento das tradições ancestrais e do espírito de Córdoba. Depois de uma visita à Mesquita ou aos espetaculares jardins de Alcazar, não há nada melhor do que descer a rua e misturar-se com as pessoas, tomar uma bebida num terraço e desfrutar das cores do rio ao por-do-sol. Conte ainda provar o salmorejo (a versão de Córdoba do famoso gaspacho), ou relaxe com uma visita aos banhos árabes.


Roteiro geral

Igreja Santa Marina - Barrio de San Basilio - Plaza de Corredera - Judería - área da Mesquita - Visita a Alcazar - Desfrute o Salmorejo na Salmoreteca (Mercado de la Victoria) - Tome um café ao pé do rio (Ribera) - Veja o por-do-sol a partir dos terraços da Ribera junto a Guadalquivir - Desfrute de banhos e de um chá na Hamman - Ponte Romana - Visite o Palácio de Viana e os Pátios de Córdoba.

Tempo de caminhada: 5-6 horas

Se quiser dedicar algum tempo a tirar fotografias e a gozar da atmosfera do centro histórico enquanto se senta num terraço a comer tapas e a beber um copo de vinho, talvez não consiga fazer todo este percurso num só dia.

Melhores alturas para a caminhada

Se seguir este roteiro irá provavelmente passar a maior parte do seu tempo a caminhar pelo centro da cidade, por isso os meses da primavera e do outono são os melhores para este efeito. Algumas das atrações sugeridas (Alcazar, Mesquita, Palácio de Viana, etc) têm horários de funcionamento que podem variar consoante a estação e época do ano. Confirme os horários de antemão carregando no link em cima.

O que irá ver...

Com este roteiro, irá descobrir os monumentos mais importantes e os principais locais de interesse da cidade, sem descurar todos os espaços onde pode tomar contacto privilegiado com a herança única de Córdoba. Durante séculos, Córdoba tem sido a casa de três culturas e populações distintas: os Cristãos, Muçulmanos e os Judeus-Sefarditas. Desta coexistência surgiu uma atmosfera cultural única, cuja herança pode ainda hoje ser testemunhada nas tradições locais e monumentos da cidade.

 

Plaza de la Corredera, Córdoba

Sabia que...

  • Plaza de Corredera - A praça mais central e larga da cidade. Por baixo das suas arcadas irá encontrar bares, lojas antigas e até um mercado de comida, o que é perfeito para descobrir alguns dos produtos locais típicos. A praça é frequentemente usada para eventos, concertos e performances de música, assim como para teatro e street art. No passado, a Plaza de la Corredera foi uma praça de touros e até um local de execuções públicas.

Córdoba, Barrio de la Juderia

  • Judería - um dos mais antigos e fascinantes bairros na cidade, a Judería foi construída durante o período Romano e expandida durante o domínio muçulmano (a partir de 711). Depois disso, foi ocupada pela comunidade judia durante a Idade Média e até à sua expulsão, assim decretada pelos reis católicos depois da Reconquista. Para desfrutar da atmosfera de cortar a respiração deste antigo bairro histórico enquanto visita inúmeros museus e edifícios históricos, não se esqueça de fazer uma pausa na vizinha Taberna Guzman para um copo de bom vinho local.

Roteiro de Caminhada 3: Praças

Plaza del Socorro, Córdoba


O roteiro das praças vai levar os seus visitantes através de algumas das praças mais fascinantes da cidade, tendo a oportunidade de explorar o seu enorme valor histórico e cultural. Se quiser descobrir os cantos mais escondidos e pitorescos de Córdoba e respirar a atmosfera que dá ao seu centro histórico um caráter muito animado, venha connosco nesta caminhada!


Roteiro geral

Plaza de la Corredera - Plaza Tendillas - Plaza de la Compañia - Plaza de San Juan - Plaza de la Trinidad - Plaza Angel de Torres - Plaza del Cardenal Salzar - Plaza de Maimónides - Plaza Agrupacion de Cofradias - Plaza del Triunfo de San Rafael/Canonigo Torres Molina - Plaza de Abades - Plaza del Potro - Plaza San Francisco - Plaza de San Pedro - Plaza de Aguayos - Plaza Vizconde de Miranda - Plaza de San Bartolomé - Plaza de las Tazas - Plaza de Orive - Plaza San Andres - Plaza San Lorenzo - Plaza San Rafael - Plaza de San Augustin - Plaza don Gome - Plaza de Santa Marina - Plaza de Capuchinos - Plaza del Socorro

Iglesia de San Francicso, Córdoba


Tempo de caminhada: 6-7 horas para o roteiro completo

Tenha em mente que este roteiro é circular, por isso pode começar em qualquer ponto que seja mais conveniente para si. Se partir por exemplo da estação de comboios, poderá querer começar na Plaza de la Tendillas ou na Plaza de Capuchinos (ver mapa em cima).

Melhores alturas para a caminhada

A primavera e o outono são as melhores alturas. Durante o verão, e especialmente durante as horas a meio do dia, as temperaturas podem ser muito elevadas. Para aproveitar a vibração e a atmosfera da zona, é boa ideia evitar as horas de manhã cedo ou as do meio do dia, porque nestas alturas as ruas estão vazias, sem pessoas nem atividades. Se planear tirar fotografias, considere a possibilidade de fazer este roteiro da parte da tarde, para tirar o máximo partido da sua câmara com a luz do por-do-sol.

Plaza de Abades, Córdoba


O que irá ver...

Alguns tesouros escondidos incríveis. O centro histórico da cidade está preenchido de dezenas de praças fascinantes, algumas delas muito pequenas e que podem perder com facilidade. Todas elas têm as suas próprias histórias e segredos, muitas vezes relacionados com episódios da história e tradição ricas de Córdoba.

Córdoba, Plaza del Potro

Sabia que...

  • Plaza del Potro - Deve o seu nome à estátua de jovem potro que decora uma das suas fontes num dos extremos da praça. A praça foi no passado o centro do comércio de artesanato da cidade, assim como um espaço para vendas de animais. A Posada del Potro é talvez testemunho disso, um edifício marcante da zona, inclusivamente mencionado no Don Quixote de Cervantes, que data do século XV e que é reminiscente dos antigos estábulos. A Posada está hoje convertida num centro de flamenco. Mas a oferta cultural das praças não acaba aqui: de frente para a calçada, irá encontrar o Museu de Belas Artes e um museu dedicado às obras do pintor Julio Romero de Torres.

Córdoba, Plaza Maimónides

  • Plaza Maimónides - Localizada no centro do bairo da Judería, esta que também é conhecida como a Plaza de Teberiades é uma pequena praça dedicada às personalidades mais famosas e culturalmente mais influentes da Córdoba Medieval: Moshe bem Maimon, conhecido como “Maimónides”, é um importante filósofo e astrónomo que viveu aqui no século XII.

Apartamento em Córdoba cidade

  • 2 quartos
  • 6 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 92 m²: área coberta
  • Varanda
  • Estacionamento
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
  • Máq. lavar roupa
Id: 69887 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 370 - 1 925/semana € 53 - 275/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Córdoba cidade

  • 2 quartos
  • 6 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 95 m²: área coberta
  • Varanda
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
  • Máq. lavar louça
  • TV
Id: 69885 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 370 - 1 925/semana € 53 - 275/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Córdoba cidade

  • 1 quarto
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 55 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
  • Elevador
  • TV
Id: 71022 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 308 - 1 733/semana € 44 - 248/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui