As Maravilhosas Praias da Costa Brava

Em espanhol, o nome desta costa remete para as ideias de selvagem e agreste. Mas independentemente do seu nome, a Costa Brava é sem dúvida uma região espantosa. Venha descobrir 10 praias de cortar a respiração para as suas férias de verão na Costa Brava

Praia Sa Boadella, Lloret de Mar


Se gosta de praias e de natureza, a Costa Brava oferece-lhe uma combinação fantástica das duas. O seu clima agradavelmente mediterrânico faz dela um destino de férias popular, mas nem por isso há falta de praias e recantos escondidos com poucos visitantes e das quais poderá tomar partido. Elas ficam um pouco mais longe dos centros urbanos, mas valem bem o esforço de as procurar. Em baixo revelamos todos os seus segredos, onde se localizam (consulte também o mapa no fim do artigo) e o que pode esperar delas.

Sant Pol de Mar

Sant Pol de Mar 

Sant Pol de Mar é um dos segredos mais bem guardados da Costa Brava. Esta baía maravilhosa com uma paisagem única de dunas e águas calmas é ideal para famílias com crianças, principalmente porque tem uma área de recreio para os mais novos, no Parque de las Dunas, assim como um Club Infantil a funcionar na praia nos meses de verão.

A praia tem quase 1 km de comprimento por 25 metros de largura e oferece todo o tipo de comodidades, incluindo uma agradável avenida que a percorre e disponibilidade equipamento para praticar desportos de água, podendo de andar de barco à vela, de caiaque, fazer windsurf ou esqui aquático. Também pode explorar as enseadas ali perto e ver peixes coloridos enquanto faz snorkelling. Com águas tão cristalinas nem vai precisar de máscara para mergulhar.

Cala Sant Francesc, Blanes

Blanes - Cala Sant Francesc

 

A encantadora vila de Blanes, uma terra tradicional de pescadores, é reconhecida hoje como um importante destino para férias de praia. Blanes possui praias confortáveis e de vastos areais, com muitas comodidades e enseadas que são reconhecidas pela sua beleza natural.

A Cala Sant Francesc oferece areais dourados e águas calmas, com pinhais em volta que projetam sombras frescas. Esta pequena e agradável praia tem 220 metros de comprimento por 35 metros de largura. Tem todas as comodidades presentes: chuveiros públicos, zonas de sombra, guarda-sóis, barcos a pedais, nadadores-salvadores, parque de estacionamento e restaurante; é por isso um bom lugar para levar as famílias com crianças.

A Cala Sant Francesc também é conhecida como “Cala Bona”, que significa “praia bela”. A apenas 2 km do centro de Blanes, e próxima do incrível jardim botânico de Marimurtra, pode combinar uma visita perfeita em que dá uma caminhada pelo jardim e termina nesta praia paradisíaca.

Há várias formas de lá chegar. Se for a pé, basta seguir pelo Passeig de Carles Faust que fica por trás do porto. Passe pelo Jardim Botânico Marimurtra e continue em frente pelo mesmo caminho durante cerca de 500 metros. Se preferir antes ir de carro, conduza em direção ao resort de praia de Lloret de Mar. A 100 metros antes de chegar ao sinal para sair em Blanes, siga a indicação para a “'Urbanització Cala Sant Francesc” e vire à direita. Se não houver lugares de estacionamento disponíveis, pode utilizar o parque subterrâneo. Alternativamente, pode ir à praia de autocarro.

Sa Caleta, Lloret de Mar

Lloret de Mar - Sa Caleta  

Com uns meros 110 metros de comprimento por 15 metros de largura, não deixe de visitar esta enseada já que fica mesmo ao lado da praia principal de Lloret de Mar, um resort familiar de referência.

Localizada na área de Selva, irá sentir-se como se tivesse feito uma viagem à Idade Média no momento em que suba ao castelo construído no topo desta zona rochosa. Poderá contar igualmente com areais finos num ambiente natural impressionante. A envolvência rochosa desta pequena praia charmosa garante-lhe também qualidades perfeitas para a prática de snorkelling.

Cala Giverola, Tossa de Mar

Cala Giverola, Tossa de Mar

 

Tossa de Mar tem algumas praias fantásticas para lhe oferecer. A cerca de 5 quilómetros a norte do centro da cidade, irá poder desfrutar desta bela baía no meio da natureza, com cores de azul-esverdeado a dominarem a paisagem. O seu areal é de um tom dourado irresistível, com a vantagem ainda de ser macio e portanto bom para deitar debaixo do sol.

A Cala Giverola tem cerca de 170 metros de comprimento – a sua largura varia entre os 15 e 50 metros –, e conta com todo o tipo de serviços para poder passar um dia agradável na praia, incluindo chuveiros e espreguiçadeiras. Também dispõe de caiaques e barcos para aluguer, por isso pode sempre seguir pelo mar à descoberta das belezas naturais que rodeiam a praia. Além disso existe um serviço náutico com barcos que têm fundo de vidro e que lhe oferecem visitas ao longo da maravilhosa costa. E se a fome começar a apertar, experimente o prato de paelha ou fideuà no restaurante com terraços que se debruçam sobre a praia. Também tem um chiringuito (um bar de praia).

Não se esqueça de trazer óculos de mergulho ou equipamento de snorkelling, e se puder também uma câmara para tirar fotografias debaixo de água! É que as profundezas da água são ideais para nadar e fazer mergulhos de exploração subaquática. Outra das atividades recomendáveis é que suba a montanha ali ao lado para poder desfrutar das vistas fantásticas sobre a praia. 

Esta praia é facilmente acessível, sendo uma das melhores a que pode ir se se deslocar de carro. A bela cidade Pola-Giverola é visível a partir da estrada, localizando-se entre Tossa de Mar e Sant Feliu. Também tem lugares de estacionamento nesta praia. 

Cala Bona, Tossa de Mar

Cala Bona, Tossa de Mar

 

A cerca de 3 quilómetros a norte de Tossa situa-se esta pequena enseada, bem protegida por uma formação geológica que circunda tanto terra como mar. Não há muito espaço para se deitar na toalha nesta pequena praia, porém ela é ótima para nadar e fazer snorkelling, já que está protegida de ventos e marés pelo desfiladeiro que a rodeia. As águas cristalinas e a sua localização entre rochas e pinheiros fazem deste um local verdadeiramente pitoresco.

A atmosfera é muito agradável nos meses de verão, com um acolhedor chiringuito onde pode ir pedir uma bebida e vistas ótimas da envolvência e dos barcos ancorados na baía.

Para se chegar à Cala Bona é melhor ir de barco, apesar de poucos terem essa possibilidade. Pode caminhar até lá a partir do centro histórico de Tossa de Mar. Ou das praias vizinhas mais a norte Cala de Pola e Cala de Giverola (já mencionadas neste artigo) – a partir de cada uma delas, basta fazer uma caminhada breve de 15 minutos através da floresta.

Cala Rovira, Platja d'Aro

Platja d'Aro - Cala Rovira 

Desfrute de areais finas e douradas em mais uma das praias da Platja d’Aro. Esta é um pouco maior do que as restantes, com cerca de 650 metros de comprimento por 40 metros de largura.

O seu ambiente idílico fica a uma distância não muito grande do aeroporto de Girona. Os acessos são fáceis e tem comodidades que bastem para um dia relaxante na praia.

Cala del Pi, Platja d'Aro

Platja d'Aro - Cala del Pi

 

Com areias finas, águas transparentes e rodeada por natureza, este é um dos paraísos da Platja d’Aro. Não vai encontrar bares de praia nem outros serviços por aqui, mas terá todas as maravilhas naturais desta praia ao seu dispor.

O areal é dourado e a praia tem apenas 65 metros de comprimento por 15 metros de largura. O misto de rochas e areia, e considerando ainda a ilha rochosa que fica ao pé da praia e para onde pode nadar, fazem deste um dos locais favoritos entre os mergulhadores.

Localizada num dos extremos a norte do município, pode aceder a esta praia se seguir pela estrada com direção a Calonge.

Cala San Roque, Calella de Palafrugell

Calella de Palafrugell

 

Não precisa necessariamente de ir à procura da sua praia pitoresca no meio de nenhures. A encantadora cidade costeira de Calella de Palafrugell tem várias destas praias maravilhosa, sendo uma delas a pequena enseada urbana conhecida como Sant Roc, ou Els Canyers (em catalão). Esta praia tem apenas 40 metros de comprimento e possui numerosas rochas, o que dificulta um pouco a tarefa de encontrar espaço para por a nossa toalha. Contudo, as suas águas são cristalinas – perfeitas para snorkelling – e a localização é de visita obrigatória.

Para lá chegar, é só descer pelas escadas circulares até ao miradouro com vistas panorâmicas excecionais sobre a baía de Calella. Os velhos pórticos de pescadores, onde os barcos costumavam ser guardados em dias de tempestade, só acrescentam mais encanto a esta pequena praia.

Tamariu

Tamariu, Costa Brava 

Sejam bem-vindos à branca Tamariu. As famílias costumam adorar esta praia intocada, com as suas águas cristalinas e imensos serviços, incluindo chuveiros, um clube de mergulho, um clube de vela, caiaques para alugar e outos. A praia tem cerca de 180 metros de comprimento e 40 metros de largura, e está rodeada de árvores. 

Se não gostar de molhar os pés ou sujá-los de areia, é só reclinar-se e desfrutar da brisa do mar num dos restaurantes à beira-mar, onde o peixe fresco é sempre o prato do dia. Também tem uma avenida onde pode dar agradáveis caminhadas.

Localizada a apenas uma hora do centro histórico de Girona, é fácil de chegar à praia tomando a estrada A-7/E-15.

Sa Tuna, Begur
Sa Tuna, Costa Brava, Begur 

Esta pitoresca praia em Begur é uma das mais extraordinárias da Costa Brava, com casas de pescadores dispersas pela paisagem e águas calmas e transparentes onde pode mergulhar. A praia em si tem apenas 80 metros de comprimento por 15 metros de largura, mas conta com todas as comodidades indispensáveis, como chuveiros públicos e parque de estacionamento.

Begur costumava ser apelidada de “Pequena África” por estar numa zona mais distante da Costa Brava. Ainda assim, fica a apenas uma hora de Barcelona e é das zonas mais belas que pode explorar nesta região.

La Pletera, L'Estartit

La Pletera, Costa Brava

 

A praia La Pletera é um tesouro Escondido em L’Estartit. Graças à sua localização dentro da Reserva Natural de Ter Vell, e do facto de os seus acessos serem um bocadinho mais difíceis do que o normal, é uma praia desconhecida para muitos e um paraíso secreto para poucos dos sortudos que sabem da sua existência.

O ar puro e a beleza natural da praia La Pletera garantem um dia perfeito de relaxamento. E se estiver aborrecido de passar tanto tempo na areia, pode sempre dar um mergulho nas suas águas claras e cristalinas ou tentar praticar kite surfing.

Se não se importar de estar longe do centro da cidade, irá sem dúvida desfrutar desta fantástica praia, que faz parte de um programa de proteção ambiental para a recuperação do património natural. Outras paisagens e marcos naturais que fazem parte deste programa incluem as dunas costeiras e os lagos e pântanos de Baix Empordà. Tirando as suas luxuosas praias de extensos areais, L’Estartit também conta com belíssimas enseadas rochosas à espera de serem descobertas.

El Pedrigolet, L'Escala

Pedrigolet, L'Escala

A curiosa Pedrigolet, uma enseada única entre as várias praias de L’Escala, merece um lugar na nossa lista. Nem que seja por estar tão bem escondida que pode passar um dia inteiro por lá sem que apareça mais ninguém. É como ter a sua própria praia privada!

Esta pequena praia de seixos e rochas (de 6 por 15 metros) fica localizada entre duas praias maiores, Rec del Molí e Portixol. Contudo, só pode visitá-las indo a pé ou tomando um dos trilhos pedestres que principiam nos miradouros da área em redor. Pedrigolet está protegida pelos ventos do norte por uma baía, fazendo deste um local perfeito para snorkelling. 

Ao contrário da maioria das praias na área que oferecem imensos serviços e atividades, Pedrigolet é mais indicada enquanto refúgio das confusões, oferecendo-lhe um lugar praticamente privado para se deitar e relaxar.

Empuriabrava
Empuriabrava, Costa Brava 

Veja a Bandeira Azul agitando-se freneticamente no ar numa das maiores, e possivelmente a mais ventosa, praia da Costa Brava. Esta praia dourada tem todas as comodidades que possa desejar, e possui cerca de 1575 metros de comprimento por 90 metros de largura.

Recoste-se e fique a apreciar as belas vistas da baía de Roses, incluindo a dupla imponente do Cap de Creus e Montgri Massif. Há uma avenida que se estende de Les Llaunes para sul, e de La Rubina para norte.

Uma vez que esta praia de extensos areais é de fácil acesso, com amplos lugares de estacionamento, torna-se ideal para as famílias.

El Canadell
El Canadell, Calella de Palafrugell, Catalunha

Se viajar ao longo da costa desde Llafranc, a primeira praia que irá encontrar é El Canadell. Tem 200 metros de comprimento por 30 metros de largura e é a maior das praias de Calella de Palafrugell. Maravilhe-se perante o luxo dos apartamentos à beira-mar e com as vivendas da Costa Brava, enquanto desfruta de um passeio ao longo da avenida da praia.

A praia de El Canadell oferece bastantes comodidades ao longo do seu colorido perímetro. Pode aceder-lhe facilmente por carro ou tomando um autocarro turístico, e também existe um parque de estacionamento ali perto.

Cap de Creus

Cap de Creus, Costa Brava

 

Explore a paisagem pitoresca que inspirou o grande artista espanhol Salvador Dalí, e cuja casa em Port Lligat mantém as portas abertas para que a possa visitar, localizando-se a pouca distância da costa.

A água é de um azul turquesa magnífico, e há bastantes piscinas naturais escavadas nos rochedos… Por outras palavras, o Cap de Creus é um refúgio fantástico. O ponto mais a leste em Espanha tem a capacidade de transformar o real em surreal.

El Port de la Selva

Costa Brava, Puerto de la Selva

 

Em tempos uma vila de pescadores, o Port de la Selva assume-se hoje como um resort balnear muito bem afamado. Apesar disso, conseguiu manter o charme das suas casas de cal, o porto de pesca tão pitoresco e as vistas soberbas em volta.

A sua praia principal é o resultado de uma mistura de areia e seixos, e é bastante popular entre famílias, já que oferece todo o tipo de  serviços, incluindo equipamento para desportos de água, acessos de mobilidade especial, e estacionamento de carros a poucos metros da praia.

Parta numa viagem de barco para explorar as proximidades do Cap de Creus, ou, se estiver com espírito aventureiro, que tal ir mais longe e fazer jetskiing ou parasailing?

Platja del Pi, Port Bou

Perto de Figueres, a norte da província de Girona e não muito longe da fronteira francesa, poderá descobrir algumas pérolas da Costa Brava.

A Cala del Pi é uma enseada bastante encantadora rodeada de desfiladeiros e com um contraste fascinante de seixos escuros e águas cristalinas. Conhecida pela sua atmosfera íntima e relaxada, é um refúgio fantástico para nudistas e amantes da natureza. Também é um local perfeito para praticar scuba diving e snorkelling.

Este pequeno oásis fica a apenas 500 metros de distância da praia principal em Portbou. Pode lá chegar seguindo o percurso costeiro do Camí de Ronda. Parece fácil não parece? Tente apenas não se esquecer de levar calçado confortável, porque há algumas secções mais complicadas pelo caminho. E tente evitar fazer esta caminhada quando estiverem ventos fortes. Também irá atravessar a muito agradável Tres Platgetes, e um pouco depois a Cala del Pi. Vale bem a pena!

Com tantos tesouros escondidos ao longo da Costa Brava, este é um destino que não vai querer deixar de visitar nas suas próximas férias!

Mapa

Apartamento em L'Estartit

  • 1 quarto
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 40 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Piscina comum
  • Terraço
  • Varanda
  • Elevador
Id: 50454 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 258 - 766/semana € 37 - 109/noite Mostrar detalhes

Casa de campo em Toroella de Montgri

  • 2 quartos
  • 4 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 2 wcs
  • 145 m²: área coberta
  • 30 m²: terraço
  • 600 m² de jardim
  • Piscina comum
  • Wi-Fi
Id: 57637 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 910 - 1 190/semana € 130 - 170/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Roses (Centro de Roses)

  • 2 quartos
  • 6 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 58 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Elevador
  • Aquecimento
  • Máq. lavar roupa
Id: 70338 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 298 - 1 022/semana € 43 - 146/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui