Guia das Praias de Málaga

Málaga está a ficar cada vez mais na moda. Os títulos dos jornais colocam a cidade como o grande destino de férias de anos anteriores, e não é raro saírem notícias sobre a região. Um número crescente de pessoas começa-se igualmente a aperceber que há muito mais para fazer em Málaga do que desembarcar ou embarcar no seu aeroporto internacional. Há mais para fazer do que conduzir rapidamente pela cidade em direcção aos destinos populares da Costa del Sol.

Em termos culturais e históricos, a cidade é uma preciosidade. Entre outras atracções, tem alguns dos melhores museus de Espanha, tem fantásticos restaurantes e bares de tapas, assim como actividades gratuitas muito divertidas onde pode participar.

Por ser uma cidade costeira, as suas praias nunca estão muito longe do centro da cidade. Quase todas as que mencionamos em baixo estão a uma boa distância para poder caminhar até elas a partir de qualquer ponto da sua casa de férias em Málaga.

Estas não são as típicas praias turísticas. Não irá encontrar filas e filas de espreguiçadeiras para aluguer nem as zonas de sombra debaixo de guarda-sóis de palha; na verdade, quase nenhum turista frequenta estas praias e é a língua espanhola que predomina nas conversas da zona. O que só acrescenta interesse a estas praias! Além disso pode sempre contar com excelentes restaurantes nas proximidades com óptimos preços.

De acordo com o website oficial da cidade, existem 15 praias próximas dos limites da cidade de Málaga. Várias delas foram incluídas no nosso guia. Focámo-nos nas mais populares e mais acessíveis, e temos também aquelas praias que não pode deixar de ver por serem demasiado especiais. 

Vista da linha costeira de Málaga

Playa del Campo de Golf – San Julián

Situada exactamente por trás do campo de golfe que pertence ao grupo dos Parador Hotels, e gerido especificamente pelo Parador Málaga Golf Hotel, pode contar aqui com uma larga praia conhecida popularmente como Playa del Campo de Golf – San Julián. É um sítio popular entre, por exemplo, os kite surfers. Quando as condições de vento o permitem, pode-se observar dezenas de velas ao vento ao longe.

A praia de largo areal é bastante extensa, com aproximadamente 2,250 metros de comprimento que se estende de Los Alamos até ao rio Guadalhorce. É fácil de encontrar estacionamento, mesmo no pico do Verão. 

Playa de Guadalmar 

A praia de Guadalmar fica adjacente à praia de San Julián, situando-se por detrás de uma urbanização com o mesmo nome. A praia tem aproximadamente 450 metros de comprimento e contacta com o estuário do rio Guadalhorce. Algumas partes desta praia são frequentadas por naturistas, especificamente as zonas à volta das dunas de areia mais próximas do estuário do rio. Na verdade, esta é a única praia nudista oficial de Málaga.

Se estiver na área, recomendamos fortemente uma visita ao estuário natural do Guadalhorce. Tanto em San Julián como em Guadalmar pode encontrar chuveiros e casas-de banho públicos, assim como bares de praia, sendo que o Chiringuito Servando é provavelmente o melhor deles. Um ponto importante para ter em consideração: por cima desta área de praia fica uma rota de aviões do aeroporto de Málaga, por isso pode esperar alguns voos baixos se vier à praia. 

Playa de la Misericordia 

Playa de la Misericordia, Málaga

Um pouco mais para leste, em direcção ao centro de Málaga e passando pela pequena Playa de Sacaba, irá encontrar a Playa de la Misericórdia. O seu areal negro estende-se por 2 quilómetros de comprimento e 30 metros de largura. É uma das praias mais populares de Málaga, e fica entre Guadalhorce e Huelin.

Mantenha-se de olhos abertos e tente descobrir uma antiga chaminé industrial ali ao pé. A praia é limpa com regularidade e tem uma série de instalações para garantir o seu conforto. Recomendamos ainda o Restaurante Vicen-Playa para fazer um almoço.

A Misericordia é uma das melhores praias em volta para experimentar um fenómeno natural conhecido como Ola del Melillero. Tratam-se de ondas muito ousadas que de vez em quando rebentam nas praias de Málaga e lançam um manto de água que molha os pés de toda a gente e que podem chegar até Rincon de la Victoria.

Todas as tardes, por volta das 19h30, irá poder ver dezenas de crianças com as suas pranchas de surf preparadas junto à área de rebentação, à espera da série de ondas que podem aparecer do nada. São ondas que também molham os pertences dos turistas de forma insuspeita e sem que eles se apercebam. O fenómeno é causado pela deslocação de um ferry de alta velocidade (chamado de Melillero) entre Málaga e Melilla, e que atraca todas as noites no porto de Málaga. 

Playa de San Andrés

A praia de San Andrés faz parte da história e cultura de Málaga desde sempre, foi esta a área onde em 1831 se mandou executar o general Torrijos, o seu companheiro Boyd e outros revolucionários. O trágico acontecimento foi relembrado num obelisco instalado na Plaza de la Merced.

Histórias à parte, esta é uma praia cada vez mais popular, com recreios para crianças, áreas ajardinadas e todo o género de condições. A praia de areis escuras tem 650 metros de comprimento e aproximadamente 50 metros de largura. O restaurante de praia Gutiérreza Playa é provavelmente o melhor da zona. 

Playa de la Malagueta 

Playa de la Malagueta

Esta grande praia artificial fica próxima das casas de férias de Malagueta. Tem bares, restaurantes, recreios para crianças, lojas, e todo o género de comodidades à sua disposição. Fica muito próxima do centro da cidade. A praia é popular entre famílias locais espanholas e costuma encher durante os meses de Verão.

Existe uma amplitude de bares e restaurantes entre os quais pode escolher, incluindo o restaurante exclusivo La Moraga. Para preços mais baixos e com ementa tradicional pode optar pelo Chiringuito Tropicana, que fica na praia de La Caleta ali aperto.

A Playa de la Malagueta tem 1,2 quilómetros de comprimento e cerca de 45 metros de largura. Esta foi a primeira praia do mundo a oferecer um novo dispositivo para salvar vidas, o “Punto Naranja”. Depois de bastantes testes, apuraram-se três dispositivos que desde Abril de 2014 têm estado em funcionamento.

Este “Punto Naranja” é uma estrutura de cimento com um motor eléctrico e 400 metros de corda disponível. Uma das pontas está ligada a um arreio e a outra está presa na estrutura. Os nadadores-salvadores e os banhistas em geral podem assim colocar o arreio em qualquer pessoa que esteja em apuros na água e puxá-lo para a areia de volta e em segurança, sem grande esforço. Estas máquinas são “inteligentes”, dado que possuem um sistema GPS integrado que identifica os pontos em que há acidentes às equipas de emergência médica. 

Playa de la Caleta

Uma das praias mais populares de Málaga, a Playa de la Caleta, pode-se encontrar entre a Playa de la Malangueta e a Baños del Carmen, na avenida Pablo Picasso. É uma vasta praia, com cerca de 1 quilómetro de comprimento por 25 metros de largura. É igualmente um ponto popular entre os habitantes locais de Málaga. Há várias actividades desportivas que se praticam aqui, desde o voleibol de praia, ciclismo, corrida, ginásio ao ar livre no paseo marítimo. Quase tudo pode ser praticado!

A praia é limpa diariamente e tem fama de ser a mais bem cuidada da zona. Oferecem-se todo o género de instalações, como acessos para cadeiras de rodas – para mais informações leia o nosso artigo sobre as condições de acessibilidade das praias de Málaga.

Baños del Carmen

Baños de Carmen, Málaga

Os Baños del Carmen estão no sítio onde aparece o primeiro spa de Málaga. Anteriormente chamado de Balneario Nuestra Señora del Carmen, abriu ao público pela primeira vez a 16 de Julho de 1918, fazendo ainda história em Espanha por ser um spa público que permitia banhos mistos – um conceito praticamente revolucionário à época.

Este muito amado monumento público de Málaga tem sido protegido pelos habitantes locais ao longo dos anos. Todas as tentativas que se fizeram para construções imobiliárias aqui têm sido evitadas graças à luta dos cidadãos. Ainda que já esteja um pouco decrépito, continua a ser um óptimo local para se visitar.

A praia em si é pequena e popular, com estudantes universitários e jovens de Málaga a frequentá-la. Um dos chiringuitos, o Natural&Mente, oferece fantásticos pratos marroquinos (experimente os couscous de vegetais e não se vai arrepender). Também ele é palco de uma série de festas de Verão e concertos. Aqui pode-se apanhar bronzes em topless, por isso talvez não seja um destino ideal para levar a família, embora não deixe de ter uma excelente atmosfera e de nada bater uma bebida ao pór-do-sol tomada nestas areias. Esta é uma pequena praia de enseada com 550 metros de comprimento por 15 metros de largura. 

Playa de Pedregalejo – Las Acacias

Playa de Pedregalejo, Málaga

Pedragalejo é um dos melhores e mais interessantes bairros de Málaga. É bastante limpo, amistoso e tradicional, e por isso recomendamos fortemente uma visita. Ainda que se respire um ambiente bairrista, as várias escolas de línguas que se instalaram ali garantem que vários estudantes estrangeiros circulam por ali e dão um ar de multiculturalidade à zona. Aqui também se encontram bastantes bares e restaurantes de boa qualidade.

A frente marítima de Pedregalejo é um ponto de encontro popular para a vida nocturna. As segundas-feiras à noite são habitualmente as mais movimentadas, com as “ladies’ night” a acontecerem na maioria dos bares e clubes nocturnos. A praia em si tem 1,2 quilómetros de comprimento e cerca de 20 metros de largura.

Dois dos restaurantes que recomendamos com maior afinco são o Maricuchi e o El Caleno. É a nata dos restaurantes de Málaga. 

Playa de El Palo

Playa de el Palo, Málaga

El Palo é o bairro operário de Pedregalejo. A extensão de praia que compõe El Palo (fica numa parte de Pedregalejo) é popular entre os residentes e os estudantes de línguas estrangeiros. 

Também o Paseo Marítimo é um centro de actividades, com bares, restaurantes e chiringuitos. Oferecem-se todas as comodidades ali, desde chuveiros a casas-de-banho públicas. Também pode alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras em vários pontos da praia. Ela tem 1,2 quilómetros de comprimento por 25 metros de largura.

Playa El Dedo

Indo um pouco mais para leste a partir de El Palo, encontramos uma praia conhecida como El Dedo (o dedo), que se estende desde a marina até El Candado. É bastante parecida na sua forma e nas condições que oferece às praias vizinhas. Tem bares amplos, chiringuitos e restaurantes ao longo do paseo.

Há um em especial que devia estar no topo da lista de qualquer visitante, o El Tintero, que se tornou numa instituição com o passar dos anos. Oferece pratos de peixe e saladas que estão constantemente a circular pelas mesas, e enquanto eles passam pode apontar com o dedo para ficar com ele. Os clientes pagam por cada prato que consomem. A praia tem 550 metros de comprimento e cerca de 25 metros de largura. 

Playa El Candado

A El Candado é uma pequena e exclusive praia que está ligada ao Club Náutico El Candado, e à marina El Candado. Tem apenas 200 metros de comprimento por 30 metros de largura.

O restaurante Candado Beach tem terraços e mesas com vista para a praia e que servem pratos tradicionais gourmet. A comida é fantástica, apesar dos preços serem um pouco mais elevados. O menu de três pratos a 18€ é uma das opções mais baratas mas nem por isso menos recomendada! 

Peñon del Cuervo

Peñon del Cuervo, Málaga

Esta é uma famosa atracção de Málaga. O Peñon (penhasco/rochedo) fica no meio da água e é claramente visível a partir de numeros pontos de Málaga. Fica numa praia também ela bastante popular entre os jovens. Por ser uma praia tão carismática, é palco de imensas festas de verão na areia com churrascos, sendo ainda assim distante o suficiente das habitações e por isso não há problemas de barulho que se levantem entre a vizinhança. Há uma área grande para piqueniques e churrascos com parque de estacionamento. Não existem aqui restaurantes nem comodidades como as das outras praias. Os bares e restaurantes mais próximos ficam na vizinha La Araña.

A praia tem 450 metros de comprimento e cerca de 25 metros de largura. É uma área muito bela de se visitar, ainda que haja um elemento disruptivo na paisagem: a fábrica de cimento ali ao lado. Mas fora isso, é uma das melhores praias que podia visitar na região.

Para lá chegar tem de ter atenção a alguns detalhes, como tomar a saída da fábrica de cimento, dar meia-volta e entrar num túnel que vai dar directamente à praia. Mas se se perder é só perguntar a alguém, toda a gente que passe por ali saberá dar-lhe indicações.

Se lhe apetecer descobrir mais algumas praias fora dos limites da cidade de Málaga, a praia de La Cala del Moral não o vai deixar desiludido. Mantenha-se na velha estrada N340 em direcção a leste, passando pela fábrica de cimento e pela praia de La Araña. Tome depois a saída onde está indicada a La Cala del Moral. A praia foi distinguida com uma Bandeira Azul em 2013, o que lhe oferece uma garantia de qualidade e de tempo bem passado.

Mapa das praias de Málaga

Apartamento em Málaga cidade (Centro histórico de Málaga)

(5)
  • 1 quarto
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 1 wc
  • 65 m²: área coberta
  • 20 m²: terraço
  • Wi-Fi
  • Terraço
  • Elevador
Id: 19522 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 595 - 1 470/semana € 90 - 210/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Málaga cidade (Soho)

  • 3 quartos
  • 7 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 125 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Terraço
  • Varanda
  • Elevador
  • Ar condicionado
Id: 45675 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 693 - 973/semana € 99 - 139/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Málaga cidade (Centro histórico de Málaga)

(5)
  • 3 quartos
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 1 wc
  • 75 m²: área coberta
  • 60 m²: terraço
  • Wi-Fi
  • Mobília de exterior
  • Churrasco
Id: 51938 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 525 - 2 372/semana € 218 - 339/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui