12 cidades lindas da Costa Brava para visitar

A Costa Brava tem tantas cidades e vilas que pode ser difícil escolher apenas uma para passar uma temporada de férias. Aqui lhe deixamos por isso uma seleção das nossas favoritas. Assim poderá decidir mais facilmente entre os lugares que mais se adequam ao seu gosto durante uma estadia de férias na Costa Brava. A maioria destas localidades ficam próximas entre si, por isso pode visitá-las num só dia de passeio, e valem muito a pena serem descobertas! 

1. Pals

Pals

Pals é conhecida como uma das mais encantadoras vilas da Costa Brava. Situada no topo de uma colina, ela foi construída com muralhas fortificadas em volta, e por isso mantém um aspeto medieval que justifica o nosso entusiasmo sempre que a visitamos… Ir a Pals é como viajar atrás no tempo. O seu centro histórico até foi declarado um Local de Interesse Histórico em 1973.
 
As suas tradições locais e gastronómicas foram preservadas até aos dias de hoje, e há vários eventos culturais em que é possível participar o ano inteiro. O seu ambiente é simplesmente maravilhoso, com praias intocadas, dunas, lagos e campos de arroz – tudo faz parte do parque natural!

2. Tossa de Mar

Tossa de Mar

Tossa de Mar é aquela cidade rara onde pode simultaneamente observar as ondas do Mediterrâneo e embrenhar-se num ambiente medieval encantador – tudo de uma só vez.

Na verdade, Tossa de Mar é a última cidade medieval fortificada da Costa Brava. Dê um passeio em volta e irá descobrir que por trás das suas altas muralhas e famosos restaurantes, escondem-se pitorescas ruas calcetadas e vistas deslumbrantes da Costa Brava.

A sua praia principal, a Platja Gran, está pejada de barcos coloridos e banhistas, especialmente durante o verão. É encimada por uma fortaleza militar pertencente ao centro histórico da cidade, o que só contribuir para umas vistas ainda mais singulares e pitorescas! 

3. Cadaqués

Cadaques, Costa Brava

Foi nesta vila branca com um ambiente peculiar que Salvador Dalí se desenvolveu enquanto artista. Cadaqués ainda possui a aura sofisticada e boémia de outros tempos, juntando-lhe uma vida cultura vibrante com festividades a acontecerem o ano inteiro.

Cadaqués também tem uma história fascinante que se reflete na sua arquitetura. É onde se situa a famosa Casa-Museo de Salvador Dalí, e onde irá encontrar vários edifícios modernistas inspiradores. O seu centro histórico é um labirinto de ruas calcetadas, edifícios que brilham de tão brancos e com detalhes de azul.

Para os veraneantes, Cadaqués assume-se como uma localidade à beira-mar com muita vida própria, incluindo lojas, restaurantes com ótimos pratos locais, e oficinas e bancas onde pode passar horas a explorar artigos artesanais da vila. Isto sem esquecer, claro, as praias e enseadas mágicas do Parque Natural de Cap de Creus, onde é possível nadar em águas cristalinas ou passear ao longo de trilhos com vistas panorâmicas incríveis. 

4. Calella de Palafrugell

Calella de Palafrugell, Costa Brava

A Calella de Palafrugell é uma pequena vila da região de Bajo Ampurdián na Costa Brava. Com as suas casas brancas, ruas estreitas, barcos de madeira na praia e adoráveis enseadas por descobrir, a Calella possui uma atmosfera mágica muito própria. O Port Bo, um porto das imediações de Calella de Palafrugell, foi inclusivamente considerado Património Cultural de Importância Nacional.

Há também algumas visitas obrigatórias pelas zonas em volta desta localidade, como o jardim botânico e o castelo Cap Roig, assim como a vila ibérica San Sebastián de la Guarda. Se estiver à procura de alguns momentos de relaxamento, as praias de Calella são sítios onde deve ir. Também há imensas fiestas e eventos que o irão manter entretido durante o ano. Visite esta cidade com uma atmosfera de conto de fadas e tenha umas férias inesquecíveis! 

5. Blanes

Blanes, Costa Brava

A antiga vila de pescadores de Blanes deve ser umas das suas prioridades na lista de locais a visitar. Tem praias lindíssimas e enseadas rochosas, belas igrejas, um centro histórico de fazer inveja, uma avenida da praia muito agradável, monumentos impressionantes e bastantes restaurantes e bares. Também possui um dos poucos portos de pesca na Costa Brava que ainda estão ativos e dispõe de uma atmosfera relaxante, ótima para as famílias. Foi até oficialmente reconhecido como um destino de férias familiar, graças aos seus ótimos serviços e instalações pensadas para as crianças.

Se decider visitar Blanes durante as suas férias, irá ter a oportunidade de ver e desfrutar dos melhores jardins botânicos da Europa. Também poderá subir à colina San Juan (“Sant Joan” em catalão), em direção ao castelo com o mesmo nome, para de lá de cima deixar-se inspirar pelas vistas espetaculares sobre Blanes e a sua linha costeira.

Se decidir ficar uns dias em Blanes, terá várias praias e enseadas onde vai poder recarregar energias, relaxar em pleno debaixo do sol e desfrutar de várias atividades na praia. No verão, por exemplo, organiza-se em Blanes o maior Festival Internacional de Fogos-de-artifício na Costa Brava, sendo também um dos mais importantes espetáculos do género na Europa.

6. Roses

Pequenas praias de Canyelles, Roses, Costa Brava

Uma outra cidade belíssima do Mediterrâneo é Roses. Tem um património histórico bastante rico e localiza-se numa região única. Roses é de facto um destino de férias atrativo, rodeado por praias fantásticas e parques naturais.

O monument mais famoso e visitado de Roses é a massiva La Ciudadela, uma fortaleza militar pentagonal que data do século XI. Dentro da fortaleza foram encontradas ruinas arqueológicas que datam das velhas colónias gregas, romanas e visigodas. Na Ciutadel de Roses pode ainda contar, todos os verões, com uma série de concertos programados que fazem parte do famoso Festival Sons del Mon. É um evento inesquecível que não vai querer perder!

O Castelo Trinidade é uma fortificação do Renascimento construída no século XVI, por cima de um velho concento num dos extremos de Poncella, mesmo na entrada da incrivelmente bela Baía de Roses.

Podemos encontrar mais belezas naturais em dois dos mais importantes parques naturais da Catalunha, situados nas imediações de Roses: o Aiguamolls del Empordà (Marismas del Ampurdán) e o parque de Cap de Creus. Ambos oferecem aos seus visitantes ótimas rotas para caminhadas, enseadas e praias pitorescas, e ainda um importante complexo megalítico de dólmens, entre outros.

7. L'Escala

Cala Montgó - L'Escala

A cidade costeira de L’Escala oferece uma vasta variedade de atividades culturais muito enriquecedoras, com festivais tradicionais, reservas naturais, e claro excelentes praias. O Golfo de Roses é a área principal de praia – uma baía belíssima com águas calmas e rodeada por montanhas. L’Escala é também conhecida pela estátua adorável de O Principezinho, de Saint-Exupéry, que se pode encontrar na avenida da praia. 

A maior atração cultural da cidade é o Museu Arqueológico da Catalunha, que exibe as ruínas do porto comercial grego que ali existia no início da civilização ocidental, assim como detém elementos do fórum romano que era o centro da antiga cidadela. Numa das suas praias, Moll Grec, vai até ter a oportunidade de nadar ao lado de ruinas gregas e romanas. Em L’Escala pode desfrutar de uma panóplia impressionante de atividades culturais e que são perfeitas para as suas férias!

Outras experiências culturais e gastronómicas de destaque em L’Escala incluem o Festival das Anchovas e o Festival das Artes e Cultura em Portalblau. Também pode ir passear por uma das vilas medievais da periferia, indo por exemplo a Sant Martí d’Empuriés, ou andar de bicicleta ao longo do rio Fluviá. São muitas as possibilidades!

8. L'Estartit

Platja Gran, L’Estartit, Costa Brava

A pequena cidade urbana de L’Estartit fica no ponto mais a leste de Espanha. Situada entre as montanhas de Montgrí Massif e o mar Mediterrâneo, é um daqueles lugares onde tanto pode relaxar na praia ou explorar a natureza em volta – em que se destacam o Parque Natural de Montgrí, Baix Ter e as Ilhas Medas. E que tal visitar as vilas medievais das redondezas como Pals?

L’Estartit oferece aos seus visitantes uma grande variedade de atrações, incluindo festividades populares, restaurantes, bares com terraços e uma bela avenida da praia para desfrutar das suas tardes de verão. Na verdade venceu o prestigiante prémio Distinção de Férias Familiares, atribuída pela Agência Catalã do Turismo (ACT), por isso pode ter a garantia de que este é um ótimo destino de férias para a família. 

9. Figueres

Teatro-Museo Dalí, Figueres, Costa Brava

Para além de Cadaqués, Figueres é outra das cidades que atrai muitos dos “visitantes-Dalí”, já que o seu antigo teatro, o Teatro de Figueres, foi escolhido por Dalí para exibir as peças do seu incrível museu. A Torre Gorgot faz parte deste património, sendo a única torre que se manteve intacta no conjunto das muralhas medievais. O seu centro histórico ainda possui alguns dos marcos históricos mais icónicos, como é o caso do espaço medieval Plaza del Ayuntamiento e a Iglesia Sant Pere. Parte do seu quarteirão judeu também foi muito bem preservado.

A apenas 800 metros do Museu Dalí, na Baía de Roses, pode visitar o maior monumento da Catalunha e uma das maiores fortalezas militares da Europa. Falamos do castelo de Sant Ferran, que ocupa uns impressionantes 32 hectares.

Figures é a capital do Alto Ampurdián e recebe alguns festivais importantes, muitos deles aludindo ao vinho produzido na região de Empordà. 

10. Girona 

Vistas de Girona

A cidade que detém um dos maiores aeroportos da Costa Brava, Girona, merece a sua visita. Já conhece provavelmente as imagens de postais retratando as vistas cor-de-pastel sobre o rio e as Casas de l’Onyar. O seu encantador centro histórico tem muitos tesouros à espera de si!

Caminhe ao longo das antigas muralhas fortificadas com vistas de cortar a respiração e perca-se no esplendor do maravilhoso Quarteirão Judeu, maravilhe-se com os banhos árabes que datam dos séculos XI e XII, e vá à descoberta dos inúmeros monumentos históricos. A impressionante Catedral de Girona é um dos que salta à vista. As suas naves ao estilo gótico são das mais amplas no mundo! A Placa de la Catedral também oferece vistas gloriosas, com umas enormes escadas a darem-lhe acesso. Não é de estranhar que a sexta série do Game of Thrones tenha sido filmada aqui!

Em maio não pode perder o festival Temps de Flor. As suas inúmeras decorações florais espalhadas pelas ruas fazem de Girona um local ainda mais especial. 

11. Empuriabrava

Canais de Empuriabrava, Costa Brava

Empuriabrava é frequentemente chamada de “Veneza de Espanha”. Os seus 25 quilómetros de canais navegáveis fazem dela a maior área residencial marinha em toda a Europa. São vistas pitorescas! As montanhas em pano de fundo só lhe acrescentam mais encanto e um sentimento de férias plenas em relaxamento e inspiração.

Esta luxuosa cidade da Costa Brava está rodeada por vilas medievais e gloriosas extensões de areia dourada. Pode optar por relaxar numas das suas praias maravilhosas, parte delas integrando o Parque Natural de L’empordà, ou então explorar o seu património histórico. É até possível participar num festival medieval!

12. Lloret de Mar

Lloret de Mar, Vistas do Castillo San Joan

Por ultimo mas não menos importante chega-nos Lloret de Mar, um dos mais importantes resorts de férias da Costa Brava. É uma cidade especialmente popular entre os viajantes mais novos, mas também se assume como um ótimo destino de férias familiar. Afinal de contas, esta cidade tem para oferecer tanto património cultural como natureza – desde os castelos medievais, aos museus educativos, os parques tranquilos e as fantásticas praias! Também se orgulha de ter o maior parque aquático da Europa: o Water World

Qualquer que seja a cidade da Costa Brava que acabe por escolher, haverá sempre muito que ver e fazer, com atividades para todos! 

Mapa

No mapa em baixo poderá encontrar todos os locais da Costa Brava mencionados na nossa lista. Desde Blanes a sul, que é habitualmente considerada a cidade que marca o início da Costa Brava, até Cadaqués, mais a norte mas que merece a sua visita para explorar um património rico que inclui a casa de Dalí. 

Vivenda em Calonge

  • 3 quartos
  • 8 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 180 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Pátio
  • Terraço
  • Aquecimento
  • Máq. lavar roupa

Casa de campo em Llampaies

(3)
  • 5 quartos
  • 10 pessoas
  • 4 casas de banho
  • 250 m²: área coberta
  • 20 m²: terraço
  • 1000 m² de jardim
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Piscina com vedação

Casa de campo em Massanes

  • 5 quartos
  • 12 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 300 m²: área coberta
  • 30 m²: terraço
  • 10000 m² de jardim
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Pátio
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui