A Vila de Pals: história medieval, praias, gastronomia e natureza

Pals é conhecida como uma das mais encantadoras vilas que qualquer turista pode visitar numas férias à Costa Brava. Situada no topo de uma colina, foi construída com uma fortaleza medieval à sua volta, e é precisamente esse ambiente medieval que está impregnado nos ares de Pals e que nos faz sempre viajar atrás no tempo.
 
O centro histórico foi muito bem preservado, e as tradições locais e gastronomia são considerados bens que até hoje se mantêm como património vivo da vila… só por isso já vale a pena fazer uma viagem. Há vários acontecimentos gastronómicos e culturais que se organizam ao longo do ano, e tudo o que rodeia a vila é natura de cortar a respiração… seja pelas praias intocadas, as dunas, os lagos e campos de arroz, tudo isto parte de um perímetro extenso de um parque natural. Esta guia oferece-lhe todas as informações que precisa saber para aproveitar o melhor de Pals.

1. Explore a vila histórica

Pals

Uma caminhada à volta de Pals é sempre uma experiência relaxante. Basta ficar disponível à sua beleza e história autênticas. Durante o passeio à volta da vila, poderá dar-se conta dos detalhes surpreendentes e qualidades da arquitetura presente em todo o lado, como os pitorescos arcos e fachadas, e as omnipresentes flores que acrescentam cor às belas paredes de pedra.

Pals chega-nos hoje como uma vila perfeitamente preservada muito graças a um médico local que se dedicou à sua restauração, depois de um período de abandono. A vila de Pals foi declarada um local de Interesse Histórico em 1973.

Pals

As primeiras referências a Pals datam do século IX, apesar de haver sinais de que já antes fora habitada. O seu nome vem do termo latino “Palus”, que significa “terra pantanosa”, uma alusão aos lagos e pântanos que havia ao ser redor. 

Alguns destaques históricos 

Torre de las Horas, Pals

- A estrutura circular romanesca Torre de las Horas faz-se destacar por si só. Foi construída entre os séculos XI e XIII. A estrada principal que dá acesso à vila serpenteia até chegar à torre. Esta é o que resta do castelo, destruído durante a guerra civil catalã no século XV. Depois dos destroços foi reconstruída uma torre de sinos em estilo gótico, e é daí que se explica o nome: “Torre das Horas”. No total, quatro torres sobraram da fortificação original, e elas estão ligadas entre si por pelas muralhas de pedra defensivas.

- No ponto mais elevado vai encontrar o mirador Josep Pla, assim chamado em honra do escritor da cidade costeira vizinha de Palafrugell, que gostava de descrever Pals no seu trabalho e que um dia disse: “Pals é boa para visitar não uma, mas uma centena de vezes”. Dali consegue abarcar vistas panorâmicas sobre as Ilhas Medas, Montgrí Massif, Canigó e a Serra de l’Albera.

Iglesia de Sant Pere, Pals

- A igreja de Sant Pere já existe há mais de 1 000 anos. Parte da pedra com que foi construída é proveniente do velho castelo de Pals. Ao longo dos séculos, tornou-se numa mistura de diferentes estilos arquitetónicos: tem uma base romanesca e elementos góticos e barrocos, além de uma torre sineira do século XVIII, por exemplo.

Museu - Casa de Cultura Ca La Pruna, Pals

- A fortificação Museu-Casa de cultura Ca La Pruna data dos séculos XV e XVI. Tem uma exposição permanente de vinhos catalães e cavas, assim como uma réplica de uma farmácia do século XVIII. Também se pode visitar o Museu da Arqueologia, onde se exibem objetos de barcos de guerra ingleses que afundaram durante a Guerra da Independência (1808), no cerco de Roses – hoje em dia um agradável resort balnear.

Pals

Enquanto explora a vila irá deparar-se com algumas galerias de arte e simpáticas lojas onde pode comprar objetos de cerâmica catalães, muito coloridos, a excelentes preços.

E quando precisar de descansar ou simplesmente de relaxar, é parar para uma bebida num dos terraços do admirável centro histórico de Pals – por exemplo na Plaça Major, uma entusiasmante praça onde fica os passos do concelho.

Pals - Plaça Major

Se estiver com fome, mande vir um tradicional Arròs de Pals a la cassola num dos restaurantes locais. No fim de contas, Pals já produz arroz há quase cinco séculos. Até há uma campanha gastronómica especial chamada “Pals e a sua cozinha de arroz”, que tem início na primavera e que iremos explorar de seguida. 

2. Descubra e desfrute do arroz local e da gastronomia

Roteiros ou percursos entre os campos de arroz

Campos de arroz, Pals

Imagine-se ir à descoberta de campos de arroz a pé ou de bicicleta, por trilhos que nos levam mesmo à sua volta. Ou então tomar um pequeno comboio turístico de onde se obtém maravilhosas vistas sobre os campos de arroz (eles são de uma intensa cor verde nos meses de verão), e com a montanha de Montgrí em pano de fundo.

Esse percurso do arroz atravez do comboio “Xiulet de Pals” (demora cerca de 90 minutos) inclui uma visita ao moinho que desde o século XV tem vindo a processar arroz. Também inclui demonstrações no guia. O percurso está disponível em várias línguas incluindo o inglês. (De abril a outubro; http://www.elxiuletdepals.com/en/route-of-pals-rice/; telefone: 628 59 79 72).

A “Campanha Gastronómica de Pals e do Arroz” e o Festival de Vinho (abril-maio)

Pals, prato de arroz

- Se estiver em Pals em abril ou na primeira metade de maio, poderá desfrutar de um evento especial dedicado ao arroz: a “Campanha Gastronómica de Pals e do Arroz”, integrando as festas o moinho de arroz, o município e os restaurantes locais. É uma oportunidade única para ficar a conhecer tudo sobre as qualidades e a história do principal produto de Pals, dado que haverá visitas guiados sobre a história e as tradições relacionados com o arroz, e também mercados com produtos locais, cursos de cozinha e conferências, workshops, etc.

A melhor parte deste evento é o menu especial servido pelos restaurantes locais, destacando-se um estufado com arroz de Pals como prato principal, mas também as várias entradas e sobremesas dos restaurantes.

- Abril é também quando acontece o Vivid Wine Festival na Costa Brava, com mais de 100 atividades diferentes só na região de Empordà, incluindo provas de vinhos, terapias com vinho, viagens na natureza, open days e atividades especializadas para os profissionais da indústria. (Mais info: Doemporda.cat).

O tradicional “Semear do Arroz”: uma demonstração festiva (junho)

Campos de arroz, Pals

Um mês ótimo para visitar a região é junho, quando os turistas poderão observar como se faz a plantação manual do arroz em Pals. Com água até aos tornozelos em cima dos campos, as costas dobradas, era assim que se semeava o arroz antes de haver maquinaria que automatizou o processo.

Durante a celebração anual “Semear do Arroz” (La Plantada), os agricultores experientes da área fazem demonstrações especiais para os visitantes. Estas demonstrações são seguidas de um pequeno-almoço no campo e de diversas atividades focadas na vida rural e na plantação de arroz. 

A tradicional “Colheita do Arroz”: uma demonstração festiva (outubro)

Campos de arroz, Pals

Em outubo poderá ver como o arroz que foi plantado manualmente em junho é agora colhido por métodos semelhantes, com os agricultores experientes a cortar os pedúnculos, formarem montes de plantas e colocarem-nos numa carroça de madeira puxada por cavalos. As festividades terminam com uma refeição pública de arroz. 

Um restaurante com estrela Michelin, distinguido como o “Melhor do Mundo”

Se adora comer, não deve perder a oportunidade de visitar o famoso restaurante de três estrelas Celler de Can Roca em Girona. Tem sido o número 1 das listas dos “50 Melhores Restaurantes do Mundo”, organizado pela Restaurant Magazine. Por ser tão popular, deve fazer uma reserva com alguns meses de antecedência! 

A Feira de Queijo & Vinho de Pals (agosto)

Feira do Vinho, Pals

Se visitar Pals no fim de agosto, irá também poder desfrutar deste excelente evento gastronómico: a Feira do Queijo e Vinho Catalão (Fira de Vins y Cavas de Pals), focada especialmente na região de Empordà.

Durante duas tardes, os belos pátios do edifício Ca La Pruna oferecem espaço para a exibição dos vinhos catalães e queijos artesanais, que tanto os locais como os visitantes de foram podem provar e descobrir. São várias as “Denominaciones de Origen” catalães à disposição. Pode comprar bilhete só para as provas de vinho ou de queijo, ou então adquirir o bilhete que combina os dois.

Feira do Vinho, Pals

Nit d’Espelmes: uma noite mágica de verão em Pals (agosto)

À parte estes deliciosos eventos gastronómicos, Pals também organiza uma noite especial a meados de agosto, a Nit d’Espelmes, quando todas as luzes da vila são substituídas por velas.

Mais de 10 000 velas são acesas para darem a Pals e à sua arquitetura uma atmosfera maravilhosa, com artistas de todo o mundo tocando música no meio deste ambiente de sonho. Um evento inspirado pela Notte delle Candele, celebrada todos os anos na vila italiana de Vallerano.

Espelmes, Pals

3. Desligue no Parque Natural

Pals é parte do Parque Natural de Montgrí, Illes Medes i el Baix Ter. Se gosta de atividade, vai-se deslumbrar com a oferta de trilhos para caminhantes neste parque, não faltando também caminhos para andar de bicicleta ou até a cavalo.

Esta é uma boa oportunidade para dar um bom passeio a pé ou de bicicleta até ao observatório de aves. Visto os lagos e charcos atraírem tantas espécies de pássaros, estes são bons sítios para fazer observação. 

Basses d'en Colls, Pals

Se lhe apetecer fazer exercício físico a sério na natureza, nada como subir até ao topo da montanha Massís del Quermany. Chegados lá acima, não há melhor recompensa do que as fantásticas vistas sobre a Pals medieval no cume do Mont Aspre, podendo avistar os campos de arroz e os lagos, as praas de Pals e as Ilhas Medas, os Pirinéus e as montanhas Gavarres. Prepare-se para tirar algumas fotografias encantadoras ou ficar simplesmente a desfrutar da paisagem de olhos arregalados.

Se viajar com crianças ou tiver interesse em aventuras excitantes fora de portas, consulte o nosso guia familiar de Pals e a entrada sobre o Pac Aventura Costa Brava.

4. Mantenha-se em atividade ou relaxe nas praias de Pals

A parte medieval de Pals não corresponde a uma zona balnear, o que a torna num local mais calmo (especialmente fora dos meses de julho e agosto) e dá-lhe um charme rural com um entorno natural. O mais surpreendente é que basta fazer um percurso de 3 km para fora da vila e encontrará logo uma praia de referência, que é também a maior da Costa Brava!

Basses d'en Coll, Pals

A Platja de Pals, uma extensão considerável de areia dourada e parte do parque natural, é não apenas um lugar para tomar banhos de sol e desfrutar das vistas das Ilhas Medas, mas também um espaço para fazer grandes caminhadas ao longo das dunas protegidas e de ecossistemas especiais como os campos de arroz e os lagos perto da praia.

Os desportos náuticos, golfe, sessões de mergulho e outras atividades são todas possíveis nesta praia. Se puder, tente aproveitar a sua beleza fora dos meses mais movimentados de verão. Setembro e outubro costuma ter ótimo tempo e a água está ainda a boa temperatura depois de um longo e quente verão. Consulte todas as informações sobre a praia de Pals no nosso guia.

5. Vá à descoberta dos melhores locais à volta de Pals

Há muitas viagens que pode fazer se sair de Pals. Por exemplo, se gostou especialmente da Pals Medieval, então não pode perder a vila de Peratallada a apenas 10 quilómetros de distância. 

Begur

Há destinos de férias para fazer praia também ali ao lado, como é o caso de Begur e Palafrugell, atraentes vilas com muitas praias reconhecidas pela sua beleza. Talvez até já conheça algumas delas pelo nome: Sa Tuna, Tamariu, etc.

A pitoresca e histórica cidade de Girona fica a apenas 45 quilómetros de distância e é sem dúvida uma excelente visita que tem de fazer. Já para não falar de Barcelona, com tanto que ver e fazer, a cerca de 130 km. Com tanto para apreciar em Pals, umas simples férias nesta área podem não lhe chegar. O que são ótimas notícias para todos os que procuram férias preenchidas e ricas!

Mapa

Apartamento em Pals (Sa Punta)

(2)
  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 2 wcs
  • 100 m²: área coberta
  • 15 m²: terraço
  • Piscina comum
  • Wi-Fi
  • Piscina de crianças
Id: 24714 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 544 - 1 787/semana € 84 - 255/noite Mostrar detalhes

Casa de cidade em Pals

(2)
  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 2 wcs
  • 90 m²: área coberta
  • 25 m²: terraço
  • 70 m² de jardim
  • Piscina comum
  • Piscina de crianças
Id: 25405 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 622 - 1 865/semana € 96 - 266/noite Mostrar detalhes

Casa de cidade em Pals (Massos de Pals)

  • 3 quartos
  • 8 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 140 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Jardim
  • Estacionamento
  • Satélite
Id: 50445 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 595 - 2 149/semana € 85 - 307/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui