Roteiros por Sevilha

Quando pensamos em roteiros para fazer caminhada, não há muitas cidades que julguemos serem tão adequadas como Sevilha, na Andaluzia. O centro da cidade está praticamente livre de carros, o que faz desta zona um ótimo lugar para passear e tomar partido das belas vistas que esta cidade incrível tem para oferecer. Fizemos uma recolha dos melhores lugares para visitar em Sevilha e organizámo-los em roteiros de caminhadas temáticas, para que os possa ir ver em maior conforto e melhorando a sua experiência turística. Tome nota dos locais, porque estas rotas vão-lhe ser úteis no meio de uma cidade tão grande! 

Roteiro de caminhada 1: Arte

Vistas da Catedral de Sevilha

Os amantes de arte vão ficar arrebatados com a oferta de Sevilha. Com imensa variedade de museus e de galerias de arte, o difícil vai ser escolher. Quer goste de arte moderna ou prefira as peças mais clássicas, esta cidade oferece um pouco de tudo para todos os gostos. Pode não ter um museu tão grande como o Prado em Madrid, mas Sevilha guarda muitas outras joias preciosas que não vai querer perder.

 

 

Roteiro Geral

Metropol Parasol - Centro Cultural Flamenco - El Divino Salvador - Museo de Baile Flamenco - Catedral - Real Alcázar - Real Fábrica de Tabacos - Plaza de España - Museu Arqueológico

Tempo médio de caminhada: 3 horas

O tempo de que precisará para completar este roteiro, depende de quanto se quer demorar em cada uma destas atrações. Alguns amantes de arte preferem demorar-se a observar peças específicas, enquanto outras pessoas gostam de visitar rapidamente cada sítio e seguir em frente. Se decidir passar algum tempo nos museus, por exemplo, então tenha em mente que o roteiro irá tomar-lhe um pouco mais de tempo até o completar. 

Melhores alturas para fazer o roteiro

Uma vez que o roteiro de arte envolve maioritariamente visitas a museus e galerias, pode fazer a sua caminhada em virtualmente qualquer altura do ano. Contudo, vai precisar de fazer caminhadas ao ar livre entre espaços, por isso só não recomendamos uma visita à cidade no pino do verão. As melhores alturas para passear na cidade são entre março e maio, em outubro ou em novembro, sendo que nestes meses as temperaturas são as mais agradáveis. Durante o roteiro, vai provavelmente deparar-se com filas de espera para visitar a Catedral ou Real Alcázar, por isso tente partir para a sua caminhada ou ao início da manhã (ainda antes destes espaços abrirem), ou, por exemplo, à hora do almoço quando todos estão recolhidos em casa ou nos restaurantes.

O que vai ver... 

Durante este roteiro, irá ter contacto com todos os monumentos e objetos artísticos mais emblemáticos da cidade. Desde a arte contemporânea à clássica, passando pelas obras realistas, Sevilha oferece um pouco de tudo. Pode observar as influências do Flamenco e todos os belos e autênticos edifícios que fazem desta cidade um destino tão apetecível. 

Sabia que...

Museu de Belas-Artes, Sevilha

  • O Museo de Bellas Artes tem uma seção especial que é dedicada às pessoas invisuais. Nesta parte do museu, várias obras de arte famosas, como a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci, são exibidas numa versão com relevos, a 3 dimensões. Desta forma, a obra pode ser tocada e experienciada através do tato pelas pessoas que não podem beneficiar de visão. 
  • As origens da dança flamenca podem ser encontradas nas ruas de Sevilha. Irá encontrar influências desta dança um pouco por toda a cidade, começando pelos concertos ao vivo e terminando num museu totalmente dedicado a esta dança graciosa. 
  • Todos os bancos de loiça da Plaza de España representam uma província espanhola, e todos exibem pinturas com a designação das províncias seriadas em ordem alfabética.

 

Roteiro de caminhada 2: Cultura 

Centro Cultural Flamenco

Há poucas cidades que preservam as suas tradições com tanto cuidado como Sevilha. O mês mais importante na cidade é abril, quando acontece a muito colorida Feria de Abril. As ruas enchem-se de belas mulheres andaluzas vestidas com as suas fantásticas vestes flamencas. Em todos os cantos da cidade vai encontrar gente divertida, comida tradicional, carruagens puxadas a cavalo e música tradicional. É só uma questão de dias até esta atmosfera de alegria se transformar, já que a cidade recebe pouco tempo depois as impressionantes procissões da Semana Santa. Em setembro muitos amantes de flamenco são atraídos para a cidade, porque é quando acontece o maior festival de flamenco do mundo – Bienal Flamenco.

 

 

Roteiro geral

Basilica de la Macarena - Plaza los Terceros - Centro Cultural da Dança Flamenca "Casa de la Memoria" - Calle Sierpes - Plaza de San Francisco - Banhos Árabes (Aire de Sevilla) - Catedral - Mercado del Arenal- Centro de Cerâmica em Triana - Capela Los Marineros (Capilla de los Marineros) - Igreja Santa Ana

Tempo de roteiro: 3-5 horas

Melhores alturas para fazer o roteiro

Recomendamos que comece este roteiro a meio da tarde, porque as temperaturas ao longo do dia podem estar demasiado elevadas, especialmente durante os meses de verão. Se seguir este roteiro irá acabar no bairro de Triana, onde pode ter um belo jantar num dos restaurantes que estão de frente para o rio. Pode inclusivamente assistir a um dos espetáculos de flamenco que são ali organizados. 

O que irá ver...

Para ficar a conhecer a cultura de Sevilha, mais do que ir à procura dela, deve vivê-la! Durante esta caminhada, terá a oportunidade de observar de que é composta a verdadeira alma de Sevilha: uma mistura de herança árabe, com ritmos flamencos quentes e tradições religiosas no Bairro de Triana. Tome o seu tempo para arranjar uma mesa numa das plazas e experimente a comida típica, o doce vinho de laranja, e observa os sevillanos.

Sabia que...

  • A Calle Sierpes é a rua principal por onde a maioria das procissões passam durante as celebrações da Semana Santa. Ter uma varanda nesta rua é quase motivo de inveja para os aficionados da páscoa.

 

Calle Betis, Triana, Sevilha

  • Centro Cerâmico em Triana – quase todas as lojas de cerâmica localizam-se em Triana, que é uma das áreas mais próximas do centro da cidade e que tem mantido o seu negócio em artesanato desde há séculos. A razão para se ter escolhido este local e não exatamente o centro de Sevilha, foi pelo facto de a produção de cerâmica produzir alguns vapores tóxicos e porque os artesãos tinham facilidade em recolher matéria prima diretamente do rio que corre ali ao lado: água e barro.
  • O mercado de Triana é um dos poucos mercados no mundo onde é possível comprar frutas, comer sushi e participar em performances teatrais na Casa La Teatro sem sair do mesmo edifício.

Roteiro de caminhada 3: História

Plaza de España, Sevilha

 

Sevilha está cheia de joias históricas e lugares pelos quais se vai apaixonar. É uma cidade onde se pode deixar perder e vaguear pelas ruas estreitas, explorando as suas plazas escondidas e sentindo a herança histórica da cidade que está um pouco por todo o lado. Esta é cidade foi feita para os amantes de história, e seguindo este roteiro irá experimentar na primeira pessoa todas as atrações de Sevilha!

 

 

Roteiro geral

Plaza de España - A Torre Dourada (Torre del Oro) - A Torre Prateada (Torre de la Plata) - Torre Abdel Aziz - Arquivo Geral das Índias (Archivo de Indias) - Postigo del Aceite - A Catedral (La Giralda, O Túmulo de Colombo) - Hospital de los Venerables - Royal Alcázar Palace

Tempo de roteiro: 3-5 horas

Melhores alturas para fazer o roteiro

Se for uma pessoa matinal, então não deixe de fazer este roteiro ainda antes de tomar o pequeno-almoço. Faça um passeio calmo durante o qual poderá ver as vistas mais importantes de Sevilha, e que pode terminar num piquenique no parque Maria Luisa. Antes de se deixar relaxar, garanta que dá um passeio na bela Plaza de España.

Por outro lado, aqueles que preferem jantar cedo num dos melhores bares de tapas de Sevilha irão poder tomar partido de uma caminhada especial pelo centro da cidade. É boa ideia fazer este passeio durante a hora de jantar da maioria da população, porque as ruas vão esvaziar e assim poderá desfrutar em grande estilo de sítios populares como Giralda ou o Real Alcazar

O que irá ver... 

Neste roteiro irá ver o melhor que Sevilha tem para oferecer: uma variedade fascinante das heranças arquitetónicas dos reis católicos, grandes castelos mouros e misteriosas ruas no velho distrito judeu, que hoje é conhecido como Barrio de Santa Cruz. Outro dos pontos fortes do nosso mapa é o túmulo de Cristóvão Colombo localizado na Catedral. Ao lado do templo irá encontrar o Arquivo Geral das Índias, que nos lembra do passado colonial de Espanha.

Sabia que...

  • De acordo com as lendas, o fundador de Sevilha terá sido o próprio Hércules!
  • O Palácio Real Alcazar apareceu diversas vezes na popular série “Game of Thrones” como os Jardins de Água do Reino de Dorne.
  • A Catedral de Sevilha é a maior catedral gótica do mundo e a terceira maior catedral no mundo, ficando apenas atrás da Catedral de São Pedro no Vaticano e de São Paulo em Londres.

 

La Giralda, Sevilha