Os 10 Eventos Imperdíveis de Sitges

Não importa o mês em que escolha ir de férias a Sitges, irá quase de certeza encontrar um festival ou evento a acontecer na cidade. Seríamos levados a pensar se a população de Sitges não fica exausta de tantas celebrações e atividades, organizadas um pouco por todo o ano, e de onde retiram essas pessoas tanta energia. É de facto de um espírito especial aquele de que falamos, e por isso queremos que entre também em modo festivo e não perca alguns dos melhores eventos numas próximas férias em Sitges

Em baixo compilámos um guia de eventos, organizados por mês, e em que encontrará um pouco de tudo nesta vibrante cidade costeira próxima de Barcelona. Desde tradições locais e fabulosas atividades familiares, até festas gastronómicas ou de vinho, e muitas festas loucas e desfiles! 

1. O Desfile dos Reis Magos - Janeiro

Cabalgata - Desfile dos Três Reis - Sitges

Aqueles que em Espanha são chamados de Reyes Magos são equiparados ao Pai Natal. Eles visitam as casas das crianças para lhes trazer presentes, não no dia de Natal mas na noite de 5 de janeiro. É ao início da noite que eles partem pelas cidades espanholas em alegre desfile e acompanhados de ajudantes, que acenam às pessoas e atiram doces a partir dos seus carros alegóricos.
 
Sitges oferece um ambiente mágico para este evento. O desfile começa próximo da Plaza Fragata, na frente costeira ao pé de uma bela igreja, indo terminar na praça principal da cidade, na parte histórica de Sitges. 

2. Carnaval de Sitges - Fevereiro

Carnaval, Sitges

Sitges é consensual: tem o melhor festival da Catalunha, e um dos melhores do mundo, atraindo mais de 300 mil pessoas em fevereiro. Prepare-se para uma fiesta colorida, plena de música e dança, onde não faltarão o Rei e a Rainha do Carnaval, e mais de 2 mil pessoas que participam em desfiles de rua com cerca de 50 carros alegóricos a animarem as hostes. 

Carnaval, Sitges

O Carnaval de Sitges é um ótimo evento para as famílias, já que há desfiles à tarde especialmente pensados para as crianças, no mesmo dia dos grandes desfiles de fim de tarde. 

3. Corrida de Carros Vintage de Sitges - Março

Se aprecia carros vintage, então também poderá alimentar a sua paixão em Sitges. Admire os carros clássicos vintage dos períodos anteriores a 1924 na Corrida Internacional, que tem partida em Barcelona e meta em Sitges. O caminho até Sitges faz-se através da uma antiga estrada na montanha. O júri do evento irá classificar as participações não de acordo com o tempo que cada carro faz, mas de acordo com a originalidade e idade dos veícuos, sem descurar os fatos de época e apresentação dos próprios condutores. 

4. Corpus Christi em Sitges - Junho

Corpus Christi, tapete de flores, Sitges

No fim da primavera, as ruas de Sitges ficam cobertas de maravilhosos tapetes de flores. Este é o resultado de um concurso em que a população de Sitges participa, e que se assume como um dos mais bonitos festivais da cidade. Durante pelo menos 24 horas, as suas ruas fecham aos automóveis para darem lugar a milhares de pétalas de flores que marcam as celebrações do Corpus Christi. Também é usada relva dos jardins de Sitges, assim como do campo de golfe de Terramar e do estádio de futebol de Camp Nou, da cidade vizinha de Barcelona.

As origens desta tradição festiva remontam a uma exposição de cravos que teve pela primeira vez lugar na cidade em 1918. Coincide também com outro concurso em que os habitantes locais decoram as fachadas das casas e varandas com flores, em particular cravos e gerânios. Dá-se por fim um enorme desfile sobre os tapetes de flores, que costuma fazer o gáudio das crianças. É incrível observar como um evento tão simples consegue transformar um dia em Sitges!

5. Parada do Orgulho Gay de Sitges - Junho

Platja de la Ribera, Sitges

Sitges é uma cidade aberta à população gay e tem sido um ponto de encontro LGBT há décadas, em especial durante os meses de verão. Não é surpreendente que tenha o seu próprio evento de Orgulho Gay, e que seja um dos melhores eventos do género em Espanha.

Enquanto destino de férias cosmopolita e com uma intensa vida noturna, Sitges é o lugar perfeito para o programa do Orgulho Gay, que inclui concertos ao ar livre, DJs internacionais, espetáculos na praia, desfiles de moda, festas da espuma, festas temáticas em bares, e, claro, um destile muito colorido com carros alegóricos e centenas de participantes que acontece ao long da avenida da praia no Paseo Marítimo. O Orgulho Gay de Sitges atrai tanto participantes nacionais como internacionais, que aqui vêm para desfrutar da atmosfera festiva de verão e do clima de praia perfeito de junho.

As semanas do Sitges Bears é outro dos grandes eventos gay na cidade. Este dura duas semanas e acontece em setembro, um mês igualmente bom para visitar Sitges e ainda com tempo de praia, embora não registe as multidões de visitantes dos meses anteriores. 

6. Noite de São João em Sitges - Junho

Fogos-de-artifício em Sitges

Em Espanha é tradicional receber a chegada do verão com fogueiras na praia, na noite de 23 de junho. Esta é a Noite de São João espanhola (em Catalão escreve-se “Sant Joan”), e corresponde à noite mais curta do ano. Está cheia de magia e de tradição, que em Sitges ganha proporções festivas com o lançamento de fogos-de-artifício e muito vinho cava para ajudar à boa disposição!

7. Fiesta Mayor de Sitges - Agosto

Fiesta Mayor, Sitges

Tradicionalmente, o verão é em Espanha um período de calma para desfrutar em família. É por esse motivo que cada cidade e vila espanhola costuma organizar o seu próprio festival de rua durante o verão. São celebrações plenas de cores, de desfiles, e de ótimas atividades tanto para adultos como para os mais pequenos.

Em Sitges, este evento de verão é chamado de “Sitges Festa Major”. Trata-se de um impressionante festival que já foi declarado “Fiesta Patrimonial de Interés Nacional” (2016) e “Fiesta Tradicional de Interés Nacional” (1991). Acontece sempre em agosto, quando muitos turistas acorrem à cidade paa fazer férias. 

Festa Major Sitges

O festival vale por toda a sua envolvência e é um ótima montra do melhor que a cultura Catalã tem para oferecer, estando inserido numa atmosfera festiva impressionante. As crianças vão retirar grande prazer dos desfiles coloridos, que incluem dragões dançantes e gigantones. Mais olhares de admiração irão ser gerados com as espetaculares torres humanas (chamadas de “castellers”) que se formam nas ruas, uma tradição muito própria da Catalunha. Haverá concertos e ótimos fogos-de-artifício rebentando ao fim da tarde no céu. Em resumo, terá mais do que o necessário para se entreter e divertir à grande, isto sem contar com as enormes vantagens de ter lindas praias em Sitges, claro!

8. Santa Tecla Sitges - Setembro

Santa Tecla, Sitges

Perdeu a Sitges Festa Major de agosto? Não tem problema, porque há uma versão semelhante que acontece em setembro, com belos e entusiasmantes desfiles, fogos-de-artifício, e uma atmosfera muito divertida. Este acontecimento é menos movimentado mas mantém as grandes doses de diversão da Festa Major!

Este festival assume-se como mais uma oportunidade para tirar partido do melhor da cultura Catalã. Pode admirar nele a arte das danças tradicionais na procissão do Dia da Padroeira, a 23 de setembro; e também terá a possibilidade de assistir às famosas torres humanas (castellers) a levantarem-se pelo ar, com a criança mais pequena da formação a ser colocada no topo! Os seus filhos irão ficar impressionados com o feito, e nunca se irão esquecer das personagens cuspidoras de fogo que percorrem o recinto do festival, assim como os desfiles de gigantones que dançam pelas ruas. Tudo isto são ingredientes típicos desta fiesta local.

9. Festival Internacional de Cinema de Sitges - Outubro

Igreja de Sitges

Este é um dos eventos mais famosos de Sitges. Se gosta de filmes de horror e fantasia, Sitges é o lugar para ir em outubro. Desde 1968 que este Festival Internacional de Cinema atribui prémios importantes a cineastas de todo o mundo e recebe algumas das maiores celebridades tanto de produções independentes como do universo de Hollywood, contando-se já as participações de Quentin Tarantino, Cameron Diaz, Anthony Hopkins e Jodie Foster.

Não se preocupe se lhe calhar um filme assustador na sessão que vai ver. Existe um terraço com sol e ambiente relaxante onde pode ir descansar dos sustos com uma bebida na mão. E porque Sitges usufrui de um fantástico microclima com mais e 300 dias de sol no ano, retirará o melhor partido de uma visita à cidade mesmo que venha no início do outono.

10. Festival do Vinho de Sitges - Outubro

Festival do vinho em Sitges

Espanha produz uma grande variedade de vinhos, e muitos lugares celebram as novas produções locais com um festival da vindima. Localizado no coração da região vinícola de Penedés, Sitges tem todos os motivos para celebrar a sua colheita de uva. Chamada de Festa de la Verema, esta celebração atrai gente de todo o mundo que vêm à procura dos sabores mais surpreendentes entre os vinhos da região. O evento dura um fim-de-semana e acontece geralmente em outubro. Organiza-se sempre um festival de comida gourmet na praia, e há vários concursos associados ao vinho, como por exemplo a competição de pisar a uva.

Poderíamos continuar com mais e mais festas e festivais, já que não faltam eventos em Sitges para se participar: O Festival Internacional dos Bordados em março; a Semana Santa por alturas da Páscoa; o Festival Jazz Antic em abril; o Festival Internacional do Tango na praia em julho. Sitges nunca pára! É definitivamente um lugar de diversão a que tem de ir sem falta.

Vivenda em Sitges

  • 5 quartos
  • 13 pessoas
  • 4 casas de banho
  • 400 m²: área coberta
  • 100 m²: terraço
  • 800 m² de jardim
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Varanda
Id: 44021 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 3 400 - 8 424/semana € 486 - 1 203/noite Mostrar detalhes

Vivenda em Sitges

  • 6 quartos
  • 18 pessoas
  • 5 casas de banho
  • 2 wcs
  • 700 m²: área coberta
  • 500 m²: terraço
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Varanda
Id: 35249 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 6 435 - 11 115/semana € 919 - 1 588/noite Mostrar detalhes

Casa de cidade em Sitges

  • 4 quartos
  • 8 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 1 wc
  • 180 m²: área coberta
  • 15 m²: terraço
  • 60 m² de jardim
  • Piscina comum
  • Wi-Fi
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui