O Guia dos Museus Incontornáveis de Valência

A cidade de Valência é pródiga em atrações, dos quais se destaca o seu rico património cultural. Aproveite uma estadia nesta que é uma das mais importantes cidades de Espanha e aproveite para visitar alguns dos seus 35 museus de temáticas muito variadas. Mergulhe no coração da arte, património, cultura, história e tradições da região. Neste artigo optámos por lhe apresentar os museus imperdíveis se estiver de visita a Valência. Desde telas de grandes mestres da história da arte, até ao artesanato, exposições de arte contemporânea, estátuas efémeras e satíricas, as “fallas”, e o museu museu de ciências da Europa, encontra um pouco de tudo para todos os gostos. 

IVAM - Instituto Valenciano de Arte Moderna

IVAM - Instituto Valenciano de Arte Moderna

O Instituto Valenciano de Arte Moderna, também conhecido como IVAM, expõe mais de 11.000 obras de arte permanentes, incluindo pinturas, desenhos, esculturas e fotografias. O pintor Joaquín Sorolla é um dos autores locais da cidade, a mesma que já expôs pintores tão importantes como Julio Gonzalez e Pablo Picasso nas suas galerias de arte ao longo do ano. E que tal fazer uma pausa no café do museu entre a sua visita de exposições?

Também pode contar com várias atividades gratuitas todos os meses, incluindo leituras de livros e de poemas, projeções de filmes, produções de grupos musicais e apresentações intimistas de alguns trabalhos locais.

Num dos extremos do edifício poderá contemplar uma larga extensão de uma antiga muralha medieval, que foi descoberta durante as obras de construção deste local e que desvendam um pouco do passado desta cidade. Os entusiastas de arte e cultura, assim como os estudantes, são encorajados a espreitar os conteúdos da biblioteca, que tem cerca de 47 mil documentos totalmente acessíveis ao público.

Morada: IVAM, Calle Guillem de Castro, 118, Valência.

Website: https://www.ivam.es/

O Museu da Catedral de Valência 

A catedral de Valência, que inclui um museu. Agosto 2017.

A Catedral de Santa Maria de Valência é uma atração turística que não deve deixar de visitar na cidade. O seu museu, criado em 1761, está localizado no coração da capela de Santo Cáliz, ou Santo Cálice, em português. Estão expostas pinturas dos séculos XV e XVI, das quais se destacam duas obras do famoso pintor Goya, ambas concebidas em 1799. A catedral tem uma rica história para contar, começando desde logo pela maneira como foi construída: veio substituir uma antiga mesquita que se situava neste exato local, e que, por sua vez, já havia sido um templo romano. Este é um edifício imponente que domina as vistas da cidade, ganhando um particular interesse se visto da Plaza de la Reina. Recomendamos ainda uma visita ao campanário “El Miguelete”, que com os seus 51 metros de altura lhe proporciona vistas panorâmicas magníficas sobre a cidade. Não se esqueça contudo que terá de subir 207 degraus para chegar até lá ao cimo!

Morada: Plaza de la Reina, 46003 Valência.

Websitehttps://museocatedralvalencia.com/la-visita/horarios-y-tarifas/

Príncipe Felipe - Cidade das Artes e das Ciências

L´Umbracle

A Cidade das Artes e Ciências de Valência é uma das principais atrações turísticas da cidade: mais do que apenas um museu, é um complexo composto de vários edifícios construídos com uma arquitetura futurista. O Museu da Ciência Príncipe Felipe faz parte deste complexo e tem como missão apresentar a evolução tecnológica e científica desde épocas primordiais até ao presente, tudo tendo por base visitas lúdicas e interativas em mais de 26 mil metros quadrados de espaço de exposição. Isso torna-o no maior museu de ciências em Espanha. Dentro da mesma área poderá ainda visitar o Oceanografic, um impressionante aquário; o Hemisferic, que conta com um cinema IMAX; e a Ágora e o Umbracle que são os edifícios principais da Cidade das Artes e Ciências. Se estiver de visita não deixe de arrendar uma casa de férias à beira-mar perto de Valência, para que possa passar um dia em cheio com a família e sem deixar de visitar a Cidade das Artes e Ciências. Planeie as suas férias connosco para garantir excelentes momentos de descanso e relaxamento, em combinação com o indispensável entretenimento e cultura.

Morada: Avenida Autopista del Saler 1-7 46013, Valência.

Websitehttp://www.cac.es/es/home.html

Museu Fallero 

Museu Fallero, Sala de exposições. Agosto 2017.

Este é um museu único, que está ligado a um dos festivais mais impressionantes de Valência – se não mesmo da Europa –, as Fallas de Valência, que acontece todos os anos em março. As gigantes estátuas satíricas são construídas ao longo do ano para depois se reunirem nas ruas durante o “Plantà”, a 15 de março. As festividades terminam a 19 de março num acontecimento chamado “Cremà”, em que se incendeiam estas construções. Desde 1935 que as “fallas infantiles”, ou “ninots”, são exibidas neste museu, ou seja, aquelas estátuas que são eleitas por votação popular como favoritas e que assim conseguem escapar ao fogo. Hoje a coleção do museu no que toca a estas estátuas é já bastante grande, e nele aprenderá toda a história do festival. O Museu Fallero está localizado num antigo convento que também já foi usado como um quartel e hospital militar, mas que agora localiza-se perto da Cidade das Artes e Ciências.
 
Morada: Museo Fallero, Calle Monteolivete, 4, Valência 

Centro Del Carme: Cultura Contemporanià

Centre Del Carme : Cultura contemporânea em Valência

Localizado no coração do centro histórico da cidade, este antigo mosteiro construído em 1281 foi reconvertido no que hoje é o Centro del Carme, um espaço de exposições de arte e cultura contemporânea. Dispõe de um vasto programa de atividades e exposições temporárias, constituídas pelo Consórcio de Museus de Valência (CMCV). É muito agradável passear por este belo edifício, com as suas espaçosas divisões e vistas para um pátio interior verdejante. Também conta com uma divisão dedicada às crianças, com atividades lúdicas pensadas especialmente para elas.
 

Morada: Calle Museo, 2, 46003 Valência / Espanha

Websitehttp://www.consorcimuseus.gva.es/centro-del-carmen/

Casa de las Rocas: Museo del Corpus Christi 

Museu do Corpus Christi em Valência

Este espaço é inteiramente dedicado à celebração do Corpus Christi, que tem uma importância especial entre as tradições mais antigas de Valência. A sua origem remonta a 1434, numa altura em que se pretendia preservar os diferentes elementos e objetos usados durante estas cerimónias religiosas. Comemorado em junho de cada ano no coração da cidade, as procissões são compostas por membros das várias fraternidades religiosas, que por sua vez se fazem acompanhar de sumptuosos ícones religiosos, habitualmente exibidos num museu que lhes é dedicado. Neste museu poderá aprender toda a história da celebração do Corpus Christi enquanto contempla as imponentes estátuas, e isto com uma organização pensada para poder trazer a sua família consigo!

Morada: Calle Roteros, 8 - 46003 – Valência

Museu de Belas Artes de Valência

Exposição de pinturas no museu de Belas-Artes de Valência. Agosto 2017.

A sede do Museu de Belas Artes de Valência está localizada no charmoso palácio de São Pio V, construído nos séculos XVII e XVIII. Possui a mais importante coleção de pintura da cidade e é um museu de referência em Espanha. Oferece-nos a possibilidade de contemplar obras-primas de Diego Velazques, El Greco, Goya, Joaquin Sorolla e Ribera. A coleção do começou começou-se a constituir em 1768 e foi sendo gradualmente enriquecida a partir daí com pinturas, gravuras e esculturas produzidas ao longo dos tempos.

Há um restaurante localizado ao lado do museu onde pode ter uma ótima experiência gastronómica com excelentes tapas e bebidas frescas, caso esteja de visita.

Morada: Museo de Bellas Artes, Calle San Pio V, 9, Valência.

Website: http://www.museobellasartesvalencia.gva.es/

Museu de Ciências Naturais de Valência

Esqueletos e fósseis expostos no museu das ciências naturais de Valência. Agosto 2017.

Este museu, localizado no coração dos agradáveis “Jardines de Viveros”, fará as delícias de toda a família. Entramos nele e imediatamente nos é oferecida uma viagem lúdica através das diferentes fases da história da Terra, com vários fósseis e esqueletos de criaturas desaparecidas que podemos estudar, sendo que em grande destaque estão os dinossauros em exibição. O museu tem colocado uma ênfase particular na pesquisa científica regional e no processamento das informações recolhidas, não deixando de analisar o ambiente local e os ecossistemas atuais.

Morada: Museo de Ciências Naturales, Jardines de Viveros, Valência.

Website: http://www.mncn.csic.es/

MuVim: Museu Valenciano de Ilustração e Modernidade

Uma exposição do MuVim. Agosto 2017.

O Museu Valenciano de Ilustração e Modernidade foi construído sobre as ruínas de edifícios antigos que não conseguiram resistir à passagem do tempo. O contraste entre a arquitetura modernista e os vestígios das eras passadas dá a este edifício uma singularidade inultrapassável. É nele que vamos encontrar várias exposições temporárias programadas ao longo do ano, que têm nas disciplinas do design, fotografia, desenho ou publicidade, alguns dos formatos mais queridos do grande público. O museu exibe os movimentos de referência da arte contemporânea, não deixando ainda assim de desenvolver novos conceitos e ideias. Uma visita aos seus espaços traz-nos sempre momentos de inspiração, principalmente com a rotatividade de exposições que nos surpreendem constantemente. Note-se que este museu não se encontra muito longe do excelente mercado central de Valência, o sítio perfeito para desfrutar de deliciosa comida local depois de uma visita ao museu.

Morada: Gillem de Castro, 8 / Quevedo 4, Valência.

Websitehttp://www.muvim.es/

O Museu Nacional de Cerâmica 

Ceramic museum, Valencia
 
Espanha é famosa pela sua cerâmica e tradição na azulejaria. Se quiser saber mais, e ver alguns exemplos, desta arte ancestral, o Museu Nacional da Cerâmica é um local a não perder. Também encontra em exibição outras artes decorativas, com destaque para os móveis e os trajes tradicionais.
 
O museu está situado no magnífico palácio Marques de Dos Aguas, que data do século XVIII. Os amantes de edifícios antigos e de história ficaram certamente de olhos arregalados com as paredes ornamentadas com motivos de época e pinturas no teto, sem esquecer todo o mobiliário histórico no seu interior. Uma visita ao interior do palácio permite-lhe ficar a conhecer o estilo de vida elegante da aristocracia valenciana da época. Esta é uma das joias da arquitetura de Valência e que tem neste palácio um dos melhores exemplos do Rococó em Espanha, um movimento artístico Europeu e barroco que produziu, entre outras peças, duas figuras hercúleas influenciadas por Michelangelo.
 

Morada: Calle Poeta Querol, 2, Valência

Websitehttps://www.mecd.gob.es/mnceramica/

Museu da Pré-História 

Museu da Pré-História de Valência, sala de exposições. Agosto 2017.

Este museu foi criado em 1927 com o objetivo de estudar e preservar o património arqueológico da região. Tem uma grande coleção de items recolhidos em escavações arqueológicas e que são agora exibidos, de onde se destacam fragmentos de ossos, moedas, ferramentas e peças de cerâmica. Todos estes elementos são explicados ao detalhes em cada sala temática de exposições. No primeiro andar, por exemplo, estão as salas de exposições permanentes dedicadas ao Paleolítico, Neolítico e Idade do Bronze. No segundo andar, estão as salas dedicadas à evolução dos costumes dentro da Península Ibérica e à influência do Império Romano neste espaço geográfico.

Morada: Corona, 36 (Centre Cultural La Beneficència)

Website: http://www.museuprehistoriavalencia.es/web_mupreva/?q=en

 

Pode obter o mapa turístico de Valência para economizar o seu orçamento de férias e gastar menos em transportes públicos. Também pode beneficiar de entradas gratuitas ou com descontos em muitos destes equipamentos culturais, incluindo nos museus. Tenha em mente que nos domingos e dias de feriado vários destes museus têm entrada gratuita.

 
Como pode constatar, Valência tem muitos museus interessantes à espera de serem descobertos. Todas as visitas culturais são mais que recomendáveis para fazer em família, e o património e arquitectura da própria cidade são em si mesmo imperdíveis, por isso não se esqueça de reservar a sua estadia junto à praia para aproveitar ao máximo a cidade! Aproveite esta oportunidade para explorar as nossas casas de férias em Valência, a pouca distância dos museus mais entusiasmantes da cidade.
 

Apartamento em Valência cidade (Algirós)

  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 1 wc
  • 110 m²: área coberta
  • 12 m²: terraço
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Jardim
Id: 40981 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 623 - 1 715/semana € 89 - 245/noite Mostrar detalhes

Penthouse em Valência cidade (Ciudad de las Artes y las Ciencias)

  • 3 quartos
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 1 wc
  • 114 m²: área coberta
  • 40 m²: terraço
  • Wi-Fi
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
Id: 39978 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 490 - 1 200/semana € 70 - 171/noite Mostrar detalhes

Estudio em Valência cidade (Centro de Valência)

(1)
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 55 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
  • Máq. lavar roupa
  • TV
  • Arca congeladora
Id: 47189 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 420 - 707/semana € 60 - 101/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui