10 cidades espanholas pitorescas

Se as suas férias deste ano passam por Espanha, verifique se as seguintes vilas e cidades se encontram nas suas imediações. Serão passeios interessantes e uma mais valia para as suas recordações de férias.

Cudillero


Cudillero, Asturias

A Espanha verdejante estende-se literalmente até à margem, como a imagem acima da Costa Verde e de Cudillero bem demonstra. Se a Babilónia tinha jardins suspensos, Cudillero tem casas coloridas precariamente suspensas das encostas.

Cadaqués

Cadaques, Costa Brava, Catalunha 

O que começou por ser uma pequena vila piscatória cresceu e tornou-se uma pequena cidade. Durante o verão esta cidade de pouco mais de 2000 habitantes aumenta em cerca de 10 vezes a sua população. Como Salvador Dalí que tendo passado aqui férias na sua infância, construiu uam residência permanente na vizinha baia de Port Lligat.

Nerja

Nerja, Balcon de Europa

O lado oriental da Costa del Sol, mais refinado. Nerja, a cidade da série de televisão Verão Azul, merece uma visita se passar as suas férias aqui perto. Fica a 50km de Málaga, emoldurada pelos recortes da Sierra de Almijara pelo lado de terra termina no mar na forma de pequenas reentrâncias que resultam em excelentes praias, por vezes quase privadas.

Casares

 

Casares, Marbella

Afastando-se para o interior, bastam apenas 15km da Costa de Málaga para se encontrar num mundo bem diferente. Após sair da A7 perto de Torre de Sal, a bela paisagem mal chega para nos preparar para Casares, uma pequena cidade branca, encimada por uma fortaleza medieval do século XII. Se estiver de visita nestas paragem durante o primeiro fim de semana de Agosto, passeie pela sua Feria, a feira mais importante de Casares.

Teror

Gran Canaria - Teror

Teror é conhecida como o mais puro das Canárias. Não só pela sua arquitetura, mas também pelos sabores e tradições - tudo aqui parece ser mais canarinho. O dia 8 de setembro marca as grandes festas desta pequena cidade com a Peregrinação da Virgem do Pinho, que recua aos idos de 1481, quando a Nossa Senhora terá aparecido a pastores locais. Se visitar num domingo, não deixe de ir ao mercado semanal que aí tem lugar e consideredado um dos melhores de Gran Canária.

Cómpeta

Competa, Andalusia

Compéta fica a 638 m de altitude na província de Axarquía. Esta vila desce suavemente ao longo das encontas de La Maroma, o pico mais alto da Sierra Tejeda. Todos os anos a 15 de Agosto, Cómpeta celebra a sua Noche del Vino, a marcar uma tradição verdadeiramente hedonística que esta cidade herdou já dos tempos romanos. 

Liérganes

Lierganes, Cantabria

Uma pequena vila na costa da Cantábria com um extenso e rico património arquitetónico que recua aos séculos XVII e XVIII. A vila fica no sopé entre dois morros, o Cotillamón e o Marimón, conhecido como os seios de Liérganes. 

Hondarribia


Hondarribia, Pais Vasco

Esta vila entre mar e montanha, alberga também um porto fluvial. A partir daqui pode apanhar um ferry cuja viajem termina em Hendaye, na França. Se mais abaixo em San Sebastián se pode desfrutar de excelentes pratos em restaurantes de estrelas Michelin, aqui, em Hondarribia, a cozinha não fica em nada a dever aos famosos vizinhos e pode ser degustada por uma fração do preço. 

Besalù

Besalù, Catalunha

Apesar do seu ar vetusto e medieval, a vila catalã de Besalú está bem servida de meios e vias de transporte modernos. Assim é possível chegar aqui de comboio, autocarro ou carro, ficando a vila a cerca de 30 minutos do aeroporto de Girona. Uma vez na vila descubra-a de preferência a pé.

Trujillo

Trujillo, Caceres, Extremadura

Uma pequena e nobre vila perto da igualemente encantadora Caceres, cheia de edifícios religiosos de grande interesse. A curta distância para norte, um bosque denso, entrecortado por campos e represas.