Madrid ou Barcelona, que cidade escolheria? Veja as 10 diferenças!

É melhor a fervilhante capital Madrid, ou a atraente metrópole balnear de Barcelona? Ambas são emblemas maiores de Espanha e de visita obrigatória, embora tenham particularidades tão distintas entre elas. Descubra aqui qual das cidades seria a mais apropriada para o seu perfil de viajante, respondendo às dez perguntas que colocamos.

Que cidade escolher se...

1.  É um amante de gastronomia e adora experimentar as especialidades locais?

Rambla del Poblenou, Barcelona

Barcelona é a cidade onde pode ficar a conhecer a famosa cozinha catalã e os mais originais pratos de cozinha internacional, frequentemente a preços razoáveis.
 
Barcelona advoga para si o título de “Veg-friendly”, sendo improvável que encontre maior variedade de restaurantes vegetarianos noutras partes de Espanha, dispondo ainda de imensa escolha de restaurantes vegan. O La Bouquería, na Rambla, é certamente o mais famoso mercado do país, e talvez até de toda a Europa. 
 
Madrid - Mercado de San Miguel
 
Madrid, a capital do país, oferece outro género de aventuras culinárias. É uma cidade repleta dos mais variados bares e restaurantes, onde se instalaram não só os nomes mais afamados da cozinha internacional, como também alguns bares de tapas espanhóis que há muitas décadas ali fazem sucesso. Encontrará uma grande variedade de mercados gourmet em Madrid por explorar, também populares entre os residentes.
 
Como curiosidade, sabia que Madrid foi a primeira cidade em Espanha a receber um restaurante? O livro de recordes do mundo Guinness reconhece Botín, na parte histórica de Madrid, como o restaurante mais antigo do mundo!

2. Gosta de uma boa saída à noite?

Terraço do Gau & Cafe, Madrid

Madrid é conhecida entre os espanhóis como “la ciudad que nunca duerme”. Os madrilenos têm a alcunha de “gatos” por essa razão.
 
Esta apetência pela noite é mais visível na área central da cidade junto à praça Puerta del Sol, onde há sempre movimento a partir da meia-noite. Não são só os turistas mas também os imensos madrilenos que gostam de sair à noite e de se divertir, e para isso não faltam programas nocturnos e opções de diversão que garantem saídas memoráveis, seja em que dia da semana for.
 
Flamenco em Madrid
 
Não importa que noite seja, pode literalmente ir todos os dias ao teatro, a um musical, concerto, festa, ou outro acontecimento nocturno em Madrid. Muitas vezes começam tarde, às 23h ou até mesmo meia-noite.
 
Entrar num restaurante para jantar às 23h é também perfeitamente possível e normal na capital espanhola!
 
Madrid é provavelmente a cidade de Espanha que oferece mais palcos para os artistas darem espectáculos, e o caso da Gran Vía salta à vista, sendo conhecida como a “Broadway” de Madrid. Também pode observar, praticamente todos os dias, autênticos espectáculos de flamenco em vários palcos de Madrid.
 
A capital do país faz-nos desejar passar todos os dias da semana a explorá-la, com tanta coisa a acontecer a toda a hora! Reservar um apartamento de férias em Madrid dar-lhe-á a possibilidade de ficar tantos dias quantos queira, com custos controlados no alojamento ou a comer fora.
 
La Mercé de Barcelona
 
Barcelona oferece igualmente um conjunto de atractivos culturais imperdíveis. Ou não fosse esta, feitas bem as contas, a segunda maior cidade de Espanha.
 
A sua vida nocturna mediterrânica apela a quase todo o género de turistas. O Port Olímpic junto à praia, por exemplo, é um lugar bastante animado à noite, cheio de restaurantes de bares. 
 
Fiestas de Gracia
 
Barcelona tem alguns dos melhores festivais urbanos de verão da Europa, com grandes espectáculos de rua a acontecerem de noite. As tradições festivas da cidade são garantia que chegue para que qualquer viagem a Barcelona se transforme numa experiência inesquecível para miúdos e graúdos, não esquecendo que há várias festas programadas especificamente para as famílias e acontecendo também de dia. 
 

Parada de gigantones, Barcelona

O festival Mercè vale particularmente a pena uma viagem a Barcelona, dada a sua boa fama em Espanha. 

3. Prefere apanhar bom tempo durante as suas viagens de férias?

Para alguns, o tempo é decisivo e só gostam de viajar se estiver quente e solarengo lá fora. Outros, preferem o tempo mais ameno, especialmente se estiverem de visita a uma cidade. 

Praia de Barcelona

Normalmente está quente em Barcelona nos meses de verão, e as praias da cidade podem ser um complemento ideal a quem viagem nestas alturas. Ao longo de todo o ano encontramos céus azuis e sol em Barcelona, o que dá à cidade um ambiente fantástico, especialmente se quiser alugar um apartamento em Barcelona que fique junto ao mar.

Na capital, contudo, o calor pode ser sufocante no verão. Madrid é particularmente agradável de se visitar na primavera ou outono, dado que fica localizada no coração de Espanha onde as temperaturas atingem valores extremos de verão e inverno. É isso que explica temperaturas tão frias quando chega o inverno.

 

Terraço de Bellas Artes, Madrid

Apesar disto, ambas as cidades são bastante solarengas e têm céus azuis de cortar a respiração. Habitualmente as pessoas gostam de ir para os terraços e esplanadas dos estabelecimentos independentemente da altura do ano, mesmo que isso signifique levar mantas e aquecedores para a rua!

4. Gosta de ver arte em museus? 

Se não consegue passar sem um bom museu com uma curadoria rica em obras de arte, então Madrid é o seu destino. A capital é famosa pelo seu Triángulo del Arte, uma área composta por três museus principais e onde encontra a maior concentração de pinturas de toda a Europa.

Museu Thyssen, Madrid
 
São três os museus que formam o Triángulo del Arte em Madrid, com os vértices apontando para algumas das instituições culturais mais emblemáticas do país: o Museu do Prado, o Museu Reina Sofía, e o Museu Thyssen-Bornemisza.
 
O famoso Museu do Prado em Madrid recebe mais de 2 milhões de visitantes todos os anos e é um dos mais importantes e mais visitados museus de arte no mundo, exibindo pinturas a partir do século XV e até ao XIX. É uma paragem obrigatória para os amantes de arte e história.
 
Museu do Prado, Madrid
 
Existem mais museus no centro de Madrid, e, ainda que seja um repetente na cidade, encontrará sempre novas exposições temporárias nos museus e centros de arte da cidade.
 
Barcelona é outro pólo de importantes museus. Estes incluem algumas das melhores instituições que partilham da herança de Gaudí, como a Casa Batlló que é espectacular de se ver por fora e por dentro. 
 
CCCB
 
O Museu Picasso é outro bom exemplo e, em conjunto com o CCCB, celebra o melhor da cultura urbana na cidade através das exposições temáticas, os debates internacionais e os festivais de cinema. Fica localizado no centro do bairro Raval e é um dos mais visitados centros de arte em Barcelona. Ali perto irá encontrar o museu de Arte Moderna de Barcelona, MACBA.

5. Gosta de descobrir arquitectura?

Jardines del Hospital Sant Pau i Santa Creu, Barcelona
 
Barcelona é conhecida mundialmente pela arte de Gaudí e a sua arquitectura modernista espalhada por toda a cidade. A arquitectura de Gaudí é sem dúvida um dos atractivos inescapáveis de Barcelona.
 
Gaudí sozinho traz multidões a Barcelona e fez dela uma das cidades mais visitadas na Europa. Se quiser saber porquê, tem mesmo de lá ir e ver as obras de arte herdadas deste artista catalão. A Sagrada Família, as casas de Gaudí, o Park Güell, todos estes monumentos são empreendimentos únicos!
 
Park Güell
 
Mas sendo Madrid a capital de Espanha, não podíamos esperar menos do que encontrar também nela uma cidade dinâmica e vibrante, inclusivamente na arquitectura. Ela dispõe de facto de impressionantes edifícios que ajudam à atmosfera cosmopolita e multicultural desta capital. Em Madrid, onde se situa o centro político e económico do país, irá deixar-se arrebatar pelos edifícios institucionais. 
 
Vista do terraço de Bellas Artes, Madrid
 
O impressionante e enorme Palácio Real, por exemplo, deixa de boca aberta todos os visitantes, ainda para mais ficando mesmo no centro da cidade! E sabia que os extensos parques de Madrid foram uma herança directa da realeza espanhola, que antigamente só eles podiam utilizar e, por isso, foram perfeitamente preservados para actividades de caça e outras? 
 
Palácio Real, Madrid
 
Contudo, há outras surpresas por descobrir na capital. Como o templo real Egípcio, que se encontra no centro da cidade, também chamado de Templo de Debod. Fica a poucos metros do palácio.
 
Pelo Debod, Madrid

6. Tem interesse em desporto?

Quer ver como é o maior estádio de futebol da Europa? O Camp Nou em Barcelona recebe até 120,000 espectadores!

Camp Nou, Estádio FC Barcelona
 
Pode visitar também algumas das instalações interiores, como os balneários e a sala de imprensa, locais frequentados por alguns dos melhores jogadores mundiais. Admire de perto as exposições de troféus conquistados pelo FC Barcelona, no museu do estádio, e imagine como terá sido o ano mágico de 1992 neste estádio, que recebeu os Jogos Olímpicos e onde Michael Jackson e os U2 vieram tocar. Tudo isto aqui!
 
Museu FC Barcelona
 
Pode visitar o Anillo Olímpico em Barcelona, ou “Anel Olímpico”, um complexo desportivo junto à montanha Montjuic, reabilitado e inaugurado para os bem-sucedidos Jogos Olímpicos de 1992. O Port Olímpic na praia de Barcelona é uma bela herança também desses Jogos. Foi inaugurado em 1991 e recebeu as provas de vela para as Olimpíadas. 
 
Ronaldo - Jogo entre Real Madrid e FC Barcelona
 
Em Madrid pode visitar o segundo maior estádio de futebol de Espanha: o estádio de Santiago Bernabéu, casa de um dos maiores clubes do mundo, Real Madrid.
 
Assistir a um jogo com 81,044 fãs madrilenos é uma experiência inesquecível, mas se não conseguir comprar bilhete para ver um jogo, pode sempre fazer uma das visitas guiadas regulares ao estádio.
 
Vólei de praia em Barceloneta - Barcelona
 
Mas se o desporto lhe corre nas veias, irá gostar de saber que não faltam escolhas para mexer braços e pernas na zona costeira de Barcelona, onde pode praticar vólei de praia e desportos de água como windsurfing, kitesurfing, entre outros. Pode caminhar e andar de bicicleta um pouco por todo o lado na enorme praia e largas avenidas com palmeiras alinhadas. 
 
O melhor sítio para andar de bicicleta em Madrid é nos parques que percorrem o rio Sepúlveda. Daí, pode admirar o estádio Vicente Calderón, casa da equipa do Atlético Madrid.
 
Teleférico Casa Campo Madrid
 
O enorme parque Casa de Campo, junto ao rio, é popular entre os que aficcionados do ciclismo de montanha. Também pode juntar-se aos madrilenos locais no parque Retiro, o pulmão verde da cidade, onde se corre, anda de bicicleta e de skate. 

7. Vai viajar com crianças?

Madrid é uma cidade acolhedora, com boas ligações pedestres entre os seus bairros centrais. Tem lugares bastante para poder fazer uma pausa com crianças, com destaque para as praças que muitas vezes possuem lugares de recreio, e as agradáveis esplanadas de onde os pais podem observar os seus filhos a brincar.
 
Palácio de Cristal, Retiro - Madrid
 
Mas o que costuma reunir o consenso de todos é o parque Retiro, com o seu teatro para crianças aos domingos, o palácio de cristal que parece saído de um conto de fadas, os lagos de tartarugas e os pequeninos barcos azuis para remar no lago.
 
Outro divertimento para as crianças é levá-las numa viagem pelo teleférico, de onde se obtém vistas fantásticas sobre a cidade, o rio, e o enorme parque Casa de Campo.
 
Parque de Diversões Tibidabo, Barcelona
 
Em Barcelona também não faltam motivos de animação para as crianças, com a sua fabulosa variedade de praias e avenidas, o parque de diversões Tibidabo, a fonte mágica e a arquitectura divertida dos seus edifícios e parques, entre outros atractivos. 
 
Plaça del Rei - Barcelona
 
E para repôr energias, nada como ir descobrir alguns dos interessantes restaurantes familiares de Barcelona. E depois de almoço encontrará mais áreas de recreio para passar o resto da tarde, que se encontram não só nos parques e praças, mas também nas praias!

8. Adorar explorar uma cidade de bicicleta?

De bicicleta ao longo da alameda da praia Barceloneta - Barcelona
 
Há poucos prazeres como o de andar de bicicleta junto à praia. Barcelona permite isto e não só, já que tem uma grande rede de ciclovias montadas pela cidade toda. É talvez a cidade espanhol onde mais residentes locais circulam no seu dia-a-dia de bicicleta.
 
Durante bastantes anos Madrid não pôde investir em ciclovias. Contudo, são também cada vez mais os madrilenos que saltam para cima de uma bicicleta e percorrem a cidade a pedalar, em especial desde que (tal como já havia sucedido em Barcelona) o município passou a disponibilizar aluguer de bicicletas em pontos estratégicos da cidade. 
 
Bicicletas urbanas em pontos estratégicos, Barcelona
 
Algumas bicicletas urbanas de Madrid são electricas para facilitar as subidas e descidas acentuadas em algumas áreas. Se quiser uma viagem relaxada longe dos carros e das multidões, vá até às margens do rio Sepúlveda ou circule pelos parques mencionados anteriormente.

9. Não passa sem ir às compras ou dar um passeio a pé?

El Rastro Madrid
 
Talvez seja surpreendente para alguns verificar que o centro de Madrid possui tantas ruas e praças onde não circulam carros. Isto ajuda a uma atmosfera mais relaxada e interessante, para além disso não se nota tanto a presença dos turistas como em Barcelona.
 
A capital espanhola é também um importante centro para fazer compras. A rua Fuencarral tornou-se famosa por estar cheia de lojas de referência, por exemplo. Mas obrigatório mesmo é uma ida ao Rastro, a maior feira de rua do mundo! Acontece aos domingos.
 
Catedral de Barcelona
 
Barcelona, por outro lado, tem lugares famosos como a Rambla e o Quarteirão Gótico (Barri Gòtic), onde pode passear e desfrutar do sol. Pode visitar imensas lojas maneirinhas ou cafés nos belíssimos bairros centrais de Barcelona. O moderno El Born, por exemplo, é uma escolha popular para passar umas horas em alegre convívio.
 
Entre as outras áreas promissoras destacamos Poble Nou, com a sua Rambla de Poble Nou (pode vê-la na nossa primeira foto) com agradáveis esplanadas uma atmosfera amistosa e típica. Perto da Plaça de Les Glòries poderá visitar o Els Encants Vells, o maior mercado de rua de Barcelona.

10. Gosta de combinar uma visita à cidade com a descoberta das áreas em redor?

Madrid fica localizada mesmo no centro do país, o que facilita a deslocação para outras partes de Espanha se se quiser aventurar para fora. 
 
Segovia
 
Se tiver tempo para uma excursão, não deixe de visitar algumas das maravilhosas povoações que rodeiam Madrid. Nós recomendamos a bela Toledo, ou a vila antiga de Segovia, um sítio classificado pela UNESCO como Património Mundial. Pode viajar para ambas as terras apanhando um comboio rápido da AVE. 
 
Tossa de Mar, Playa Gran
Tossa de Mar (Foto Jordi Ferré)
 
Ao passo que Madrid está rodeada por planícies áridas, as imediações de Barcelona são um verdadeiro regalo. Para começar, é lá que vai encontrar as mais agradáveis praias e grandes lugares naturais. Pode participar em todo o tipo de viagens debaixo do sol com partida em Barcelona, o que lhe dá um toque verdadeiramente veraneante e de férias. Que tal ir às montanhas de Montserrat, por exemplo, ou à pitoresca vila de pescadores de Cadaqués? Pode até ficar uma das nossas casas de praia para alugar em Barcelona.
Tal como sempre acontece em Espanha, as possibilidades são infinitas!
 
Madrid e Barcelona são ambas grandes cidades e por isso com muitos elementos em comum. Madrid, contudo, é uma escolha particularmente boa para os que gostam de uma cidade movimentada com uma atmosfera espanhola autêntica e muitas possibilidades de entretenimento. Já Barcelona oferece a grande combinação de ter praia e cidade num só local, mais a sua fabulosa arquitectura e arte nas ruas. Seja qual for a sua cidade de eleição, ambas garantem pelo menos muito sol e uma viagem inesquecível!

Vivenda em Moraira (Moravit)

  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 175 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Pátio
  • Churrasco
  • Estacionamento privado
Id: 54289 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 560 - 2 530/semana € 223 - 361/noite Mostrar detalhes

Vivenda em Alhaurín El Grande

(1)
  • 5 quartos
  • 12 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 180 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Terraço
  • Varanda
  • Jardim

Vivenda em Jávea

  • 6 quartos
  • 11 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 1 wc
  • 300 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Pátio
  • Churrasco
  • Estacionamento privado
Id: 56168 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 5 600 - 5 800/semana € 800 - 829/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui