Onde ficar em Alicante

A província de Alicante é uma das áreas turísticas mais populares em Espanha. Com sol, mar e diversão, tem todos os ingredientes para umas férias de sonho. Muitos destinos desta região desenvolveram-se nos últimos 30 anos graças ao turismo, tornando-se referências para outros resorts espanhóis em termos da sua hospitalidade e eficácia dos serviços.

A região também dispõe de inúmeros parques naturais, uma herança histórica e artística notáveis, assim como várias oportunidades para fazer desporto e umas férias ativas. Este é o destino perfeito para quem procura um vasto leque de oportunidades para se divertir. Descubra neste guia os melhores destinos para a sua estadia em Alicante.

 

Onde ficar em Alicante para férias na praia

Calpe

 

A costa de Alicante é designada de Costa Blanca e recebe alguns dos destinos de férias na praia mais populares em Espanha. Um pouco por todo o lado ao longo da costa encontrará belas praias com todos os serviços e comodidades disponíveis, assim como enseadas escondidas e praias de nudismo – a escolha é sua!

Calpe, Benidorm, Moraira, Denia e Javea são os lugares com o maior número de praias idílicas. Estas cidades oferecem uma combinação invejável de longas e confortáveis extensões de areia (perfeitas para famílias), assim como enseadas isoladas (ideais para quem procura tranquilidade e paisagens fascinantes), sem descurar os serviços e atividades que transformam as férias em estadias confortáveis e repletas de diversão.

Praia Moraira


Se decidir ficar em Denia, conseguirá observar como as praias ao longo da costa são tão diversas: a norte do centro da cidade vai encontrar vários quilómetros de praias de areal branco que dão a forma desta área costeira conhecida como Las Marinas. Se for para sul conseguirá escapar das multidões nas belas formações rochosas das muitas enseadas da costa Las Rotas.

A cidade de Javea também conta com praias para todos os gostos, desde a confortável e extensa El Arenal até às belas enseadas da área do Cabo San Antonio. Aqui encontrará a espetacular Cala Ambolo e a Cala Granadella, que estão sem dúvida entre as mais belas praias da Costa Blanca.

Onde ficar em Alicante para férias em família

Férias familiares em Benidorm

 

Toda a província de Alicante pode ser considerada ótima para umas férias familiares, mesmo para quem tenha pequenas crianças a seu cargo. A área está perfeitamente preparada para acomodar um volume intenso de turismo, por isso os serviços e as atividades abundam, sempre com rigor na segurança e na qualidade oferecidas. Contudo, alguns dos destinos são especialmente populares entre as famílias alojadas em Alicante.

Calpe é o lugar perfeito para passar umas férias na praia agradáveis com toda a família. Esta encantadora e relaxante cidade conta com muitas das melhores praias da região. Elas possuem todos os serviços indispensáveis a uma estadia confortável e ao longo da costa encontrará inúmeras lojas. As águas calmas e pouco profundas de Calpe garantem idades a banhos seguras e agradáveis para toda a família.

Playa La Fossa

Calpe oferece inúmeras atividades, desde visitas a locais arqueológicos na área (alguns deles localizados a poucos metros da praia até parques aquáticos e temáticos, assim como atividades na praia para todos os gostos e idades. O centro é dominado pelo famoso Peñon de Ifach, um rochedo majestoso que emerge do mar. É altamente recomendável um passeio até ao seu topo, podendo desfrutar de vistas fantásticas sobre a cidade. Também não passam despercebidos os flamingos que habitam a lagoa à volta do rochedo, ainda por cima tão perto do centro da cidade.

 

Denia é uma bela cidade de frente para o mar, que oferece praias para todos os gostos (desde as enseadas rochosas até às praias arenosas), não faltando coisas para ver e fazer. Muitos dos serviços e atividades ficam a uma curta distância da cidade, não sendo por isso necessário ter um carro consigo. Não perca a oportunidade de visitar o castelo e desfrutar das muitas oportunidades oferecidas pela marina local: aluguer de barcos, centros de mergulho e até viagens de um dia a Ibiza (localizadas a menos de 10 km desta costa).

 

Torrevieja é um dos destinos de férias mais populares da província de Alicante. A cidade conta com 20 km de linha costeira caracterizada por praias largas e confortáveis, inúmeros eventos e atividades, assim como parques e áreas naturais perfeitas para andar de bicicleta e fazer piqueniques com a família.

Durante as suas férias em Torrevieja pode passar o dia a relaxar na Playa de la Mata (a que foi atribuída Bandeira Azul), divertir-se com os seus filhos no parque aquático da Playa de Los Naufragos, ou nadar nas piscinas naturais perto do centro da cidade. Não deixe de visitar as salinas de La Mata e Torrevieja. Ambas estão numa área protegida (localizada a poucos minutos do centro) que é o habitat de muitas espécies de aves, incluindo uma grande população de flamingos. Os seus filhos vão adorar!

Onde ficar para uma escapadela cultural

A província de Alicante é rica na sua herança histórica e cultural. devido à sua localização – no centro de importantes roteiros comerciais do Mediterrâneo oeste -, a região ficou marcada pelos vários séculos de batalhas entre reinos distintos. Estas batalhas sem fim pela conquista de fronteiras foi alterando a paisagem da região, rica em castelos e fortificações como poucas outras áreas de Espanha.

Mercado central Alicante

 

A cidade de Alicante é o exemplo perfeito disto. A cidade conta com uma herança histórica interessante, que teve início no seu símbolo mais admirado e bem-amado, o Castillo de Santa Barbara. Esta grande fortaleza domina o centro da cidade e a baía, graças à sua localização privilegiada num afloramento rochoso que está a 200 metros de altura de frente para o mar.

O excelente estado de conservação do castelo e as vistas magníficas que pode abarcar desde as suas muralhas garantem-lhe memórias que não vai esquecer, por isso considere alugar uma casa de férias em Alicante. A cidade também tem outra fortaleza, o Castillo de San Fernando, localizado a pouca distância do seu castelo irmão, do lado oposto do centro da cidade.

Alicante - Castelo Santa Barbara

 

Se estiver alojado na cidade de Alicante, não deixe de visitar o local arqueológico de Lucentum. Localizado a apenas 3 km do centro histórico, esta é uma parte perfeitamente preservada de um assentamento romano que data do século quarto a.C. Outros pontos de interesse incluem o moderno Mercado Central, a espetacular Basílica de Santa Maria e o mosteiro de Santa Faz, que de acordo com a lenda guarda o pano usado para limpar a face de Jesus durante a Paixão de Cristo.

Enquanto capital de província, a cidade de Alicante é também um dos centros culturais mais ativos da área. É aqui que se fixaram inúmeros museus e salas de espetáculos, tendo um calendário de eventos muito rico que inclui festivais e celebrações tradicionais.

Localizado a 25 km para sudoeste da cidade de Alicante, a cidade de Elche é única no seu património: este o único município espanhol que se pode gabar de ter três prémios UNESCO em diferentes categorias do programa de Património Mundial. O espetacular Palmeral Historico de Elche foi um dos que obteve o estatuto de Local Património do Mundo. Este vasto oásis com mais de 200.000 palmeiras é único na Europa e data dos primeiros assentamentos islâmicos na região. Localizado no centro da cidade, foi construído seguindo práticas ainda usadas hoje em dia em muitos países do Médio Oriente. Isto inclui os mesmos sistemas e irrigação que permitiram às populações de países áridos desenvolver uma economia em torno da agricultura.

El Misteri, ou Festa d’Elx, é uma atuação dramática e religiosa que data do século XV, usando-se o latim e o dialeto valenciano antigo. Focando-se na figura da Virgem, o espetáculo foi declarado Património Imaterial da Humanidade em 2001. É um acontecimento espetacular que acontece todos os anos a 13 e 14 de agosto na Basílica de Santa Maria.

A terceira distinção oficial pertence ao museu Escolar de Pusol, incluído no Registo de Boas Práticas do comité da UNESCO pela Proteção de Património Imaterial. O trabalho aqui feito foi reconhecido como muito bom pela conservação das tradições antigas da região.

 

Elche também faz parte de um roteiro de bastante interesse: o Ruta de Los Castillos. Este caminho histórico percorre o vale do rio Vinalopó, uma área rural famosa pelas suas vinhas. Na Idade Média, esta área fazia fronteira natural entre os reinos de Castela e Aragão.

Ao longo dos séculos, o vale transformou-se no cenário de muitas batalhas e lutas políticas, que deixou um legado histórico que ainda hoje é visível. Isto pode ser visto numa série de catorze castelos que dominam a paisagem desde a costa do Mediterrâneo até ao continente. A maioria deles foi construído durante um período muito turbulento, entre os séculos XII e XIII. Mas alguns têm origens ainda mais antigas, datando dos tempos da dominação árabe. Se desejar visitar a área e passear pelas torres fortificadas e antigos campos de batalha, considere alugar uma casa de férias em Villena. Esta adorável vila situa-se no coração do roteiro, e também por isso é o local perfeito para ver o Parque Natural Maigmó, explorar a área de campo em volta e provar a gastronomia local.

 

Outro sítio perfeito para ficar a conhecer a história e cultura da província é Orihuela, localizada nas margens do rio Segura. Esta cidade tem sido habitada desde o período neolítico e foi marcada por muitos povos: fenícios, gregos, cartagineses, romanos, visigodos, muçulmanos.

Conquistada no século XIII pela Coroa de Aragão, Orihuela passou por um momento de grande esplendor e tornou-se no centro mais importante de um vasto território. A majestosa catedral data deste período (como de resto costuma acontecer, tendo sido construída a partir das ruinas de uma antiga mesquita).

 

A cidade é o local de muitos monumentos medievais e espaços arqueológicos. Entre os sítios recomendados para visitar, além da Catedral Gótica por ir até à escola-convento de Santo Domingo (construído no século XIV e contando com dois magníficos claustros e um refeitório decorado com cerâmicas espetaculares) e à Iglesia de las Santas Justa e Rufina (construída numa mistura de estilos gótico e barroco, e com uma torre de sinos e relógio datando de 1439). Se estiver alojado em Orihuela Costa, não deixe de visitar esta interessante cidade, localizada a 20 km de magníficas praias.

Férias rurais e de natureza

Apesar de Alicante ser conhecida principalmente pela sua variedade de destinos de férias de praia, também conta com inúmeras preciosidades naturais que vale a pena explorar.

Um das excursões mais populares que pode fazer é a Guadaleste. Esta encantadora vila está localizada a 50 quilómetros da cidade de Alicante e a menos de 20 km de Benidorm. É o sítio perfeito para passar o dia rodeado de uma paisagem rural. Visite o castelo encostado a uma montanha e que oferece vistas magníficas do vale e do lago por baixo.

 

Se preferir desfrutar da natureza de um modo mais ativo, planeie uma excursão a Fuentes de Algar. Aqui encontra um ambiente natural fantástico caracterizado por quedas de águas, piscinas naturais e trilhos que percorrem natureza luxuosa. Se estiver alojado em Altea ficará a menos de 10 km de distância.

Se deseja experimentar os sabores e tradições da vida rural na província, planeie uma  viagem de um dia a Alcoy. Além de poder observar a sua rica herança histórica, esta encantadora cidade exibe um fascinante ambiente natural, repleto de oportunidades imperdíveis para os amantes de natureza. Siga os caminhos que percorrem as florestas do Parque Natural Carrascal de la Font Roja; alugue uma bicicleta para uma excursão ao longo da Via Verde local; ou vá à descoberta das paisagens espetaculares e das pinturas rupestres de La Sarga, declarada Património do Mundo da UNESCO.

Alcoy também lhe garante a possibilidade de se aproximar de um dos eventos mais espetaculares da região, o festival histórico de Moros y Cristianos. Este acontecimento celebra a vitória das forças católicas sobre os mouros durante a Reconquista. O festival acontece em quase todas as cidades da província mas as suas celebrações mais populares decorrem em Alcoy.

Desportos e férias ativas

Graças ao seu agradável clima, às inúmeras áreas naturais e protegidas e a linha costeira vasta e variada, a província de Alicante conta com inúmeras oportunidades para os amantes de desporto.

Uma casa de férias em Santa Pola é ideal para os amantes de windsurf e kitesurf. A cidade oferece as condições marinhas perfeitas durante grande parte do ano, assim como centros de aluguer de equipamentos. Se gosta de barcos à vela mas prefere uma atividade mais relaxante, pode ficar alojado numa casa de férias em Denia ou Alicante: ambas as cidades têm vários clubes náuticos, onde é possível alugar barcos à vela ou catamarãs para explorar a costa à vontade.

Se a sua paixão é fazer mergulho, vai ter muito por onde escolher. O fantástico leito rochoso do Cabo San Antonio (localizado entre Denia e Javea), a costa da Marina Alta e o fundo do mar das enseadas de Laas Rotas em Denia são provavelmente as excursões mais populares entre mergulhadores.

Se passar umas férias em Moraira vai poder desfrutar de belas enseadas e leitos marinhos repletos de fauna e flora. Pode aproximar-se das modernas casas da marina e do centro de mergulho bem-equipado que organiza excursões ao longo da costa e em torno de Cap Blanc e Cap d’Or.

A ilha Tabarca, localizada a curta distância da costa e facilmente acessível a partir de vários portos da região, oferece uma reserva marinha espetacular que vale a pena explorar. Se passar um tempo alojado em Torrevieja, pode ser ideal fazer uma excursão à ilha e combinar um mergulho com uma visita a uma paisagem natural única.

 

Alicante é um destino muito popular entre entusiastas de ciclismo. O excelente clima, com grande percentagem de dias de sol ao longo do ano e a paisagem variada da área atrai ciclistas de todos os cantos do mundo. Em certas alturas do ano, a província também é frequentada por muitos profissionais, tanto para ciclismo de estrada como para andar de bicicleta de montanha. Se planeia ficar numa casa de férias em Calpe ou Denia poderá tirar partido dos inúmeros centros de aluguer de bicicletas e do rico calendário de eventos (que inclui competições profissionais, assim como corridas amadoras), em quase todas as alturas do ano.

Férias baratas

Moraira vivenda na praia

Os destinos turísticos da área de Alicante são em geral relativamente baratos, e o grande número de casas de férias disponíveis contribui para que esta seja uma das melhores soluções para orçamentos mais limitados.

Se está à procura de fazer umas férias barata, com alugueres de férias, restaurantes, entretenimento e transportes, fique alojado em El Campello, Torrevieja ou Santa Pola. Todos estes resorts ficam localizados a poucos quilómetros do aeroporto de Alicante e oferecem um grande número de alojamentos e de serviços baratos. Todos ficam a pouca distância das principais atrações turísticas de Alicante, Elche, Parque Natural Serra del Maigmó e o vale Vinalopó.

Onde ficar para férias de luxo

Se o que procura são férias de luxo na província de Alicante num destino idílico, alugue uma vivenda com piscina em Altea Hills. Esta calma área residencial fica a cerca de 2 km para norte do centro de Altea e a pouca distância da praia. É perfeita para quem procura uma atmosfera relaxada, com privacidade e vistas espetaculares do mar.

Moraira é também um destino perfeito para viajantes que desejam mimar-se. A cidade oferece alojamento de alta qualidade, especialmente na área a norte da marina, onde a bela praia de Portet está localizada. Aqui vai descobrir incríveis vivendas, privacidade e um ambiente de paz.

Vida noturna

Um pouco como em qualquer destino de férias autêntico, em Alicante não faltam motivos para se divertir à noite, especialmente ao longo da costa e em particular no verão. Além dos resorts especialmente dedicados ao turismo familiar, os destinos mais populares têm clubes e espaços noturnos para todos os gostos.

Os melhores lugares para fazer umas férias cheias de festas e noites de disco são em Benidorm e na cidade de Alicante. Na capital, os espaços de diversão noturna mais populares ficam no centro histórico (especialmente no bairros de Santa Cruz e El Carmen), na área do porto e na Playa de San Juan.

Em Benidorm, as principais áreas de diversão noturna ficam no caso antiguo (centro histórico) e no bairro localizado a norte da zona costeira. Ambos dispõem de inúmeros clubes, pubs e discotecas, para todos os gostos e idades.

Vivenda em Calpe (Maryvilla)

  • 2 quartos
  • 4 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 1 wc
  • 226 m²: área coberta
  • Piscina comum
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Jardim
Id: 38647 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 399 - 1 197/semana € 57 - 171/noite Mostrar detalhes

Vivenda em Jávea (Balcon al Mar)

  • 3 quartos
  • 4 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 180 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Pátio
  • Terraço
  • Satélite

Vivenda em Benissa

  • 4 quartos
  • 8 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 1 wc
  • 267 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Pátio
  • Satélite
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui