Atividades alternativas de saúde e bem-estar em Espanha

Se está à procura de atividades de bem-estar diferentes para realizar numas férias a Espanha, não precisa de continuar a procurar. Espanha é um país fantástico para abraçar as formas mais maravilhosas e inovadoras para melhorar a saúde, curar doenças permanentes e divertir-se no processo. Algumas destas ideias tiveram origem em práticas da medicina antiga, enquanto outras são práticas mais modernas, pensadas especificamente para curar corpo, mente e alma. Estes são tratamentos à parte das massagens convencionadas, os spas ou os retiros de yoga.

Spas de cerveja em Espanha

Os banhos de cerveja não são um fenómeno recente. Na verdade, esta prática pode ser encontrada até na Idade Média. A cerveja contém propriedades curativas que ajudam a aliviar a tensão muscular, rejuvenescer a pele, melhorar a circulação sanguínea, libertar toxinas, reduzir o stress, prevenir rugas e muito mais.

No final de 2017 abriu o primeiro spa de cerveja em Espanha, na região de Granada. Graças ao seu sucesso e aos benefícios curativos que se atribuem aos banhos em cerveja, começaram a surgir spas do género um pouco por todo o país. Localizados em Granada, Alicante, Cádis e Tenerife, os banhos contêm ingredientes como extratos de levedura, também de humulus lupulus e hordeum vulgare, e ainda canela e claro, a obrigatória água.

A variedade de circuitos de banhos de cerveja oferecidos (em que pode escolher pacotes básicos ou premium de banhos, assim como experiências desenhadas especialmente para casais ou para roteiros privados) são desenvolvidos para que o corpo possa beneficiar ao máximo das suas propriedades. A aventura começa numa imersão num barril borbulhante de cerveja durante 20 minutos, e enquanto se banha pode até fazer uma degustação de cerveja. Depois do banho, dirija-se à sauna para ajudar a que os nutrientes penetrem mais profundamente na sua pele. A seguir (embrulhado em toalhas) pode relaxar numa cama de cevada para completar o processo do tratamento dermatológico através da cerveja. Com os pacotes premium também poderá desfrutar de quantidades ilimitadas de cerveja para beber, um batismo de cerveja, massagens, sacos de brindes com loções para o corpo e rosto, exfoliantes para o corpo, champô e muitos outros brindes de cerveja

Leitura recomendada:

Atividades de bem-estar com animais em Espanha

Se estiver a arrendar um apartamento em Barcelona, porque não experimentar o cat yoga. O yoga é uma prática que desenvolve a consciência do corpo e que lhe permite estar no momento presente. Na Suara Cat House são reconhecidas as sinergias entre o yoga e os benefícios terapêuticos que a companhia dos gatos proporciona. Além disso, os proveitos são encaminhados para a ajuda aos gatos de rua da fundação Suara – uma organização sem fins lucrativos que oferece melhores condições de vida aos gatos de rua de Barcelona. O objetivo é ajudar os gatos a adaptarem-se e a serem adotados em casas que os recebam.

Encontra yoga com gatos mas também cafés com cães em Espanha, e passar tempo com animais pode mesmo ser uma fonte de felicidade. A Husky House em Barcelona é o sítio onde pode tomar café na companhia de huskies siberianos. É cobrado 5€ para entrar neste espaço divertido, onde poderá travar amizades com os cachorrinhos husky mais divertidos. Terá a oportunidade de os alimentar, de lhes fazer festas e brincar com eles num ambiente confortável

Estar ao pé de alpacas é, segundo se diz, uma maneira de aliviar os sintomas de stress e ansiedade. Eles são animais muito inteligentes, gentis e fáceis de tratar, cada um com a sua personalidade muito própria. São tímidos mas também muito curiosos, calmos e inteligentes. Há algumas quintas de alpacas à volta de Espanha, situadas normalmente no campo e que pode visitar durante o dia.

O Alpacas Cantabria oferece visitar diurnas onde se pode juntar a família para ir visitar estas curiosas criaturas. Situada na pequena vila de Llanos de Penagos, mesmo ao pé de Santander, poderá ver como vivem os alpacas, aprender sobre o processo de tecelagem e desfrutar de um piquenique nos terrenos que rodeiam a quinta.

Procure os fins-de-semana com alpacas na Andaluzia e faça uma escapadinha para passar algum tempo neste ambiente rural e calmo, na companhia destes simpáticos animais. A Olive Mill localiza-se em Córdoba e é outro dos sítios onde os alpacas são livres. Dê uma volta com os alpacas através do zona campestre de Córdoba, desligue do mundo exterior e fique a conhecer as maravilhas destas animais.

Banhos de lama em Espanha

Poderá encontrar lama em muitas áreas costeiras em volta de Espanha, um elemento conhecido pelas suas propriedades terapêuticas, antioxidantes e anti-inflamatórias. A lama, segundo é dito, promove a produção de colagénio, melhora a circulação, elimina toxinas, alivia tensão muscular e melhora a aparência da pele. Esta alternativa de tratamento de bem-estar é gratuita, bastante visitar estes locais, aplicar a lama diretamente na pele e deixá-la secar antes de se levar. O resultado será uma pele mais suave e delicada.

Se está a arrendar uma casa de férias em Múrcia, Las Charcas de Lo Pagan são provavelmente os melhores banhos de lama que vai encontrar em Espanha, assim como uma das maiores áreas de alojamento no campo na Europa. A lama cinzenta que encontra nesta área atrai centenas de visitantes todos os anos, motivados pelas suas propriedades curativas que se acredita melhorar condições de pele como: psoríase, dores musculares e de articulações, além de ter efeitos de exfoliação que deixam a pele mais suave. Uma vez que fazem parte do Parque Regional de San Pedro del Pinatar, é gratuito banhar-se nas lamas do Mar Menor. Basta descer os degraus e aplicar a lama com propriedades medicinais.

Se está alojado em Cádis, visite a Playa Bolonia – uma praia virginal feita de um sistema de dunas espetacular, com vários quilómetros de areal macio e uma secção e rochedos onde se formam os banhos de lama. A lama é a consequência da água do mar batendo nos rochedos e produzindo uma lama rica em sais minerais, magnésio, cobre, zinco e sílica. Estas propriedades combinadas podem ajudar a eliminar toxinas, reduzir o excesso de oleosidade da pele, melhorar a circulação e promover a produção de colégio de um modo natural. Estes banhos são de acessos um pouco mais difíceis do que os outros do Mar Menor. A lama só é acessível quando está maré baixa e requer uma caminhada através da costa para chegar aos rochedos

As ilhas Baleares têm alguns locais onde pode aproveitar os benefícios naturais de se imergir na lama. Se alugar uma vivenda de férias em Ibiza, faça uma viagem até aos desfiladeiros de lama na Playa de Aigües Blanques, localizada na costa leste da ilha no popular resort de Santa Eulalia. Basta que molhe as paredes dos desfiladeiros e aplique a lama diretamente na pele. Na Playa Es Bol Nou, localizada em Sant Josep, Ibiza, encontrará uma enseada íntima com argila vermelha. Muitos dos locais visitam este local para exfoliar o corpo e reenergizar, aproveitando a água do mar para a misturar com a argila vermelha e formar uma lama com que espalham o corpo. Esta mistura em particular é aparentemente eficaz contra picadas de mosquito assim como para tratar outras condições de pele.

A Playa Roja na costa norte de Menora é uma bela enseada onde o areal é quase inteiramente de uma cor vermelha profunda. Muitos visitantes Fazem a sua própria mistura com água do mar e a areia vermelha, aplicando a solução no corpo. Enquanto seca, irá ficar com a pele parecida com madeira antiga, mas o resultado desta exfoliação suave da pele vale bastante a pena logo que se lave

Leituras sugeridas:

Fontes termais em Espanha

As fontes termais sempre foram usadas para propósitos religiosos por inúmeras culturas ao longo da História. As fontes termais têm um significado ligado à purificação das almas e de renovação, tendo um profundo significado espiritual. Através da terra, as águas termais quentes e ricas em minerais viajam até à superfície sob a forma de centenas de fontes naturais que existem em todo o território espanhol.

Hoje em dia estas piscinas naturais são menos usadas para os rituais religiosos, mas mais procuradas pelos seus minerais únicos que têm fama de curar alguns problemas como reumatismo ou problemas gastrointestinais, assim como aceleram o metabolismo do corpo, aliviam tensões musculares e stress, eliminam toxinas e tratam várias condições de pele.

Ourense na Galiza é considerada a capital termal de Espanha, com inúmeras fontes termais ao longo do rio Miño. Algumas são privadas mas outras estão abertas ao Público. Pozas Muiño de Veiga é uma fonte natural gratuita e a céu aberto com temperaturas de 65-70°C. Situada numa paisagem natural deslumbrante, a água destas piscinas podem curar doenças de pele como dermatites e eczema. A localização é boa para levar a família, mas também para estar em casal e relaxar.

Os spas termais de Outariz estão divididos em dois por uma ponte pedestre. POzas de Outariz e Burgas de Canedo são fontes rodeadas por belos jardins e tem acessos gratuitos ao público. Ambas as partes têm piscinas de água fria e três piscinas de água quente a 60°C. Estas águas podem aliviar sintomas de quem sofre de reumatismo e artrite.

Os poderes curativas das águas da Fuente O Tinteiro também localizadas em Ourense têm sido reconhecidas por muitos anos. As águas correm a temperaturas de 43°C e são famosas por tratarem de cicatrizes, condições de saúde oral, acne, eczema atópico e úlceras varicosas

A apenas 20 minutos de casas de férias na cidade de Granada irá encontrar os banhos termais Las Pozas Termales de Sant Fe. Com temperaturais naturais entre os 38 e 43°C, estas piscinas ficam numa localização única rodeadas de oliveiras e pinheiros. As águas de enxofre são ricas em minerais e têm propriedades medicinais que podem ajudar nas doenças músculo-esqueléticas, reumatismos e nas condições dermatológicas.

Também na província de Granada fica a piscina termal de Zújar. É de entrada livre e localiza-se no ambiente deslumbrante entre o Monte Jabalcón e a reserva Negratín. As fontes termais que brotam nesta piscina emanam o Cerro Jabalcón e podem atingir os 40°C, com grande fraturas subaquáticas que permitem que a água quente suba à superfície. A água tem uma cor turquesa brilhante e oferece propriedades terapêuticas com o enxofre e minerais. As ruínas dos antigos banhos romanos situam-se nestas águas. A utilização das fontes termais já vem sendo documentada há mais de 2000 anos.

Os banhos termais de Alhama estão entre os mais antigos da Andaluzia e eram uma das estruturas do antigo Reino de Nasrid de Granada. Estas piscinas termais foram muito importantes para a cultura moura e, ainda neste espaço, encontra as ruínas de antigas casas-de-banho com as icónicas cúpulas no spa localizadas em frente às piscinas gratuitas. A água corre a uma temperatura de 40°C e muitos locais visitam estas piscinas diariamente para tirar partido das suas propriedades medicinais.

As piscinas de Las Pozas de Arnedillo estão localizadas na região de La Rioja. Situadas nas margens do rio Cidacos, estas piscinas são de entrada livre para o público em geral que as podem usar o ano inteiro, dia e noite. Há três piscinas, cada uma com diferentes temperaturas. A primeira piscina atinge temperaturas de 52°C, uma vez que esta água flui para as outras duas estruturas perdendo depois temperatura. A água daqui é conhecida por tratar condições de pele como dermatites e psoríase, e a as águas com minais podem ajudar a acalmar dores de ossos e articulações assim como músculos

Caminhadas em silêncio e escapadinhas de meditação em Espanha

Durante umas férias a Espanha, porque não tirar alguns dias e partir para um retiro de silêncio e meditação? Esta é a derradeira atividade de bem-estar para desligar completamente do mundo exterior e reconectar consigo mesmo. Escolha entre retiros de 2 a 21 dias, onde se pode afastar para a tranquilidade de florestas ou para junto da costa.

Tushita é um centro de meditação com mais de 20 anos de experiência e uma sólida experiência nas tradições budistas. Localiza-se nas colinas de Girona, com circuitos e pacotes de escapadinhas que foram adaptados para a sociedade e cultura em que hoje vivemos mergulhados. Este é o lugar certo para ir se quiser desligar completamente, uma vez que a área não tem – quase – qualquer rede de telefone nem interner: para alguns pode significar o retiro perfeito para um “detox digital”. Esta escapadinha recorre apenas a energia captada pelo sol, o que significa que há acesso limitado a eletricidade, acrescentando à experiência completa da escapadinha do mundo exterior.

A MasQi Energy House pode ser encontrada no coração rural da Sierra de Mariola, entre Alicante e Valência. Ali é oferecido uma diversidade de atividades e terapias que ajudam os visitantes a ligarem-se com o sentido de si mesmos, estimulando ideias e melhorando as suas vidas através da prática de meditação, reflexão e caminhadas em silencia na natureza, assim como lhes são oferecidos yoga e uma dieta consciente. Com muitos programas diferentes em oferta, pode passar entre 2 e 21 dias aqui

O Secret Garden Personalised Retreats localiza-se nas montanhas de Málaga. Poderá desenhar o seu próprio pacote de bem-estar, incluindo um retiro de silêncio com meditação e contemplação. Relaxe neste ambiente tranquilo e explore a beleza fabulosa, onde tem a oportunidade de nadar entre dois rios que fluem ao longo do espaço do retiro. Escape por dois dias com o seu “pacote de desligar”, que se foca em dormir, silêncio e em meditação, desenhados especialmente para aliviar de todo o stress e promover o bem-estar, a paz e o equilíbrio perfeito entre corpo, mente e a própria vida.

À parte estes retiros, também tem a oportunidade de se ligar consigo mesmo e com a natureza se embarcar numa experiência de caminhada de mindfulness. Walkinginspirit é um programa de caminhada de sete dias que incorpora mindfulness, meditação e espiritualismo. Relaxe, aprenda e abrace a meditação consciente enquanto percorre caminhos de natureza selvagem, ainda hoje habitados por ursos e lobos, tudo numa envolvente de florestas e montanhas do Parque Natural Somiedo nas Astúrias.

Leituras sugeridas:

Vivenda em Sitges

  • 4 quartos
  • 12 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 250 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Churrasco
  • Estacionamento privado
Id: 70793 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 2 065 - 2 891/semana € 295 - 413/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Barcelona cidade

  • 4 quartos
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 40 m²: área coberta
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
  • Máq. lavar roupa
  • Linho
  • Toalhas
Id: 76258 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 319 - 8 227/semana € 46 - 1 175/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Málaga cidade (Centro histórico de Málaga)

  • 2 quartos
  • 6 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 60 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Elevador
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
Id: 53764 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 760 - 1 008/semana € 120 - 160/noite Mostrar detalhes
X


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui