12 eventos a não perder nas próximas férias em família de 2019

Está à procura do seu próximo destino para umas férias em Família? Espanha é o lugar perfeito para passar tempo de qualidade com os seus filhos! Além das praias maravilhosas, o tempo soalheiro e ótima comida, o país oferece imensos eventos únicos e indicados para a família. Não há melhor destino para desfrutar de umas férias com a família do que ir a Espanha!
 
De facto, a oferta cultural não poderia ser mais variada, podendo contar com passeios a cavalo, jornadas medievais, eventos desportivos, festivais ecológicos e multiculturais… continue a ler e descubra os eventos mais divertidos, e também educativos, que não pode perder em 2019 se decidir viajar em família para Espanha:
 
Calafell Fim-de-semana em família

1. Viva a magia da Marcha dos Três Reis

Sempre que chega o dia 5 de janeiro, as ruas das principais localidades espanholas enchem-se de magia, de doces e de diversão. As suas majestades, os reis Melchior, Gaspar e Baltasar, em conjunto com os seus pajens e ajudantes, saúdam todos os meninos a partir das suas carroças. Eles partem para visitar todos os lugares do país e partilhar as prendas do Natal.
 Cabalgata de Reyes
As Marchas dos Três Reis são espetáculos de facto entusiasmantes. São precedidas pelos bailes e jogos dos pajens, mas o clímax só chega verdadeiramente quando surgem as carroças dos Reis, a partir das quais lançam caramelos na direção das crianças. Se pensa visitar Espanha em janeiro, não se esqueça de comparecer nesta festa que é sempre tão especial para as crianças, e não se esqueça que acontece no dia 6.

2. Assuma novas identidades nos carnavais

Quando janeiro acaba, chega o momento de se começar a preparar para as festas mais coloridas do ano, com a chegada dos carnavais. Estas festas são fantásticas para se divertir, mas ao mesmo tempo promovem a criatividade e imaginação dos seus filhos, pelo que, se viajar para Espanha de fevereiro, prepare-se para celebrar o Carnaval de um modo totalmente novo.
Os carnavais de Espanha são muito mais do que simplesmente vestir disfarces. Muitas das cidades organizam desfiles, jogos e concursos que são verdadeiramente extravagantes. Os carnavais de Tenerife, Cádis e Aguilas (Múrcia) foram até declaradas Fiestas de Interesse Turístico Internacional. Em Ourense (Galiza), as celebrações de carnaval são muito especiais, únicas e diferentes.
 
O carnaval de Santa Cruz de Tenerife é um dos mais populares no mundo: as celebrações durante por várias semanas, e a cidade inteira converte-se numa extravagância carnavalesca cheia de cores, ritmos e diversão. Mas cada lugar de Espanha celebra o carnaval à sua maneira única, por isso vá até Espanha e junte-se à festa! 
 
peliqueiros

3. Sinta o calor das Fallas de Valência

Se quiser surpreender os seus filhos não deve deixar passar as Fallas no centro de Valência. Estas são festas únicas no mundo, onde as personagens míticas e a manipulação do fogo criam uma atmosfera de encantamento. As Fallas foram feitas para as desfrutar com a família, mas há eventos especialmente pensados para os mais pequenos e atrações como a roda gigante mais alta da Europa, garantindo-se assim que todos enchem a barriga de animação.
 
Durante o dia poderá passear pela cidade enquanto observa cada uma das magníficas fallas. As suas divertidas formas e as cores irão chamar-lhe à atenção. Ao meio-dia poderá ainda participar nas Mascletás, que são guerras de petardos e pólvoras, que têm tanto de entusiasmante como de assustador. Aconselhamos porém a que não entre nas lutas no centro de praças, já que lá concentra-se muita gente. Depois, pela noite, nada melhor do que admirar a beleza das ruas iluminadas do interior de Valência.
 
Fallas, Valência

4. Voe alto no Festival Internacional do Vento em Valência

Em inícios de abril, o intenso azul do céu na praia de Malvarrosa vê-se interrompido pelas chamativas cores das centenas de papagaios que voam durante o Festival Internacional do Vento da Cidade de Valência. Este é um acontecimento que tem tudo de original e divertido, em que podemos apreciar o voo destes enormes papagaios pelo céu.
 
Já em meados de novembro, no Parque Natural de Corralejo, Fuerteventura, tem lugar o Festival Internacional de Papagaios, em que estes são lançados no parque da cidade. Além disso, são preparados workshops especiais para crianças, onde elas podem aprender a construir os seus próprios papagaios.
 
Festival Internacional de papagaios

5. Aqueça motores em Lloret com a Formula Weekend

Se a sua família adora o mundo das corridas de carros, então a Lloret Formula Weekend é um evento obrigatório. Este festival celebra-se em meados de maio em Lloret de Mar, Girona, e é uma excelente introdução ao mundo da Fórmula 1.
 
Pode contar com circuitos de karts, competições de slots, exibições e experiências de pilotagem de Ferraris. Isto além das atividades infantis em que os mais novos podem sempre participar em total segurança. Se o que procura é sentir a emoção deste mundo automóvel, considere ainda em abril visitar o mundo da Ferrari Land em PortAventura, Tarragona. 
 
Lloret Formula Weekend
É mais ou menos nesta altura que se celebra o maravilhoso festival das flores, “Temps de Flors”, que acontece na cidade próxima de Girona. É também o pretexto ideal para ir à descoberta do bairro judeu da cidade.
 
Temps Des Flors

6. Comece bem o verão com as Festas de San Juan

As Festas de San Juan são das celebrações mais tradicionais e mágicas de Espanha. Celebram-se todos os anos no país, mas recomendamos que participe nelas a partir da zona costeira já que, na noite de 20 de junho, os espanhóis recebem a chegada do verão com fogueiras na praia.
 
Em muitas cidades como Barcelona e Valência, as festas são combinadas com espetáculos de fogos-de-artifício. Por isso se não quiser passar a noite ao pé de uma fogueira na praia, é sempre uma boa alternativa procurar um lugar mais alto (o Parque Montjuic em Barcelona, por exemplo), one possa desfrutar dos espetaculos e das vistas. 
 
Noite de San Juan

7. Viaje ao passado com as feiras medievais 

Já pensou em viajar até ao passado? Na terceira semana de junho a povoação de Briones, em La Rioja, regressa ao século XIV e oferece-nos uma verdadeira visita temática em que podemos descobrir as várias profissões da Idade Média, tomar contacto com saltimbancos e jogos tradicionais, bailes ancestrais e comida típica.
 
Mais de setecentos locais vestem-se à época para representar esta viagem ao passado, e todas as ruas da povoação enchem-se de fardos de palha, tochas acesas e bancas de todo o tipo para que se sinta no meio de um ambiente medieval. 
 
Feira Medieval

Igualmente impressionante é a Feira Medieval de Montblanc, na província de Tarragona, em que se celebra Sant Jordi e o modo como este enfrentou um dragão para salvar a princesa sua amada. Conta com um grande mercado medieval onde poderá adquirir produtos artesanais, joias e comida local. São altamente recomendáveis os espetáculos de luz e fogo durante a “La Noche del Dragón” e a romântica “Entrega de la Rosa”: os seus filhos vão adorar!
 
Feira Medieval de Lloret de Mar

8. Um festival feito para as famílias: El Calafell Family Weekend

Imagine um festival em que a família é a protagonista principal. Essa é a essência do Calafell Family Weekend, que se celebra em inícios de maior em Falafell, Tarragona. Todas as atividades deste festival foram pensadas para serem usufruídas em família, com atividades e entretenimento para todas as idades.
 
Durante todo o fim de semana é possível participar nas gincanas familiares, oficinas de culinária infantil, obras de teatro, participações com contadores de histórias, atividades aquáticas, entre outras. A maior parte destas atividades são gratuitas, mas nas pagas há sempre a possibilidade de pagar um preço reduzido ou com descontos.  
 
Calafell Family Weekend

9. Desfrute das festas de agosto

Se planeia visitar Espanha no verão então está com sorte, porque esta é a época do ano em que a maior parte das localidades do país se enchem de festas e atividades pensadas para toda a família. Em agosto, a maioria das povoações de Espanha têm programadas celebrações, pelo que é só escolher entre as atividades musicais ou as festas folclóricas locais.
 
Em Madrid destacamos os “Veranos de la Villa”, com programação de todo o tipo, desde concertos de música popular, jazz e música eletrónica, até danças coletivas nas principais praças, cinema ao ar livre, eventos para lançar papagaios, ou até mesmo partidas de rugby. 
 
Em Barcelona, as Festas de Gracia são a principal atração do verão. É quando as ruas deste bairro da cidade ganham novos ambientes e decoração, cada uma mais original do que a outra. Mas não faltam também concertos e o folclore tradicional.
 
Veranos de la Villas, Madrid

10. Descubra o estilo de vida da Andaluzia na Feria de Málaga

Feria de Málaga é um dos eventos de verão que mais se destacam. Não se trata apenas de uma feira, são duas feiras numa só: a Feria de Día (feira durante as horas diurnas) e a Feria de Noche (feira durante as horas noturnas). A Feria de Dia acontece no centro da cidade e estimula-lhe todos os sentidos: comida de rua, atuações, mercados e produtos artesanais... Todas as pessoas estão animados e há danças e cantorias que acompanham as bandas de rua. Também existem atividades para as crianças: jogos, workshops, teatro e muito mais.

Quando a noite se põe, as festividades continuam nas imediações do centro da cidade, onde pode visitar uma feira autêntica com imensas atrações, concertos, e, claro, muita comida. 

Feira de Málaga

11. Viaje pelo mundo com o Festival Boreal em Tenerife

Culturas de todo o mundo juntam-se em Los Silos (Tenerife) para o um Festival Boreal gratuito em setembro. Experimente pratos típicos de várias culturas, dance ao som de música internacional e deixe as suas crianças descobrirem um novo mundo de culturas. É como fazer uma viagem à volta do mundo sem sair do mesmo lugar!
 
As suas crianças são aspirantes a cientistas? Se sim, elas vão adorar a Noche de los Volcanes (Noite dos Vulcões), que também acontece em setembro no Puerto de la Cruz (Tenerife). Esta iniciativa europeia quer trazer o fascinante mundo da ciência para mais perto das famílias. À parte os documentários tradicionais e experiências científicas, as crianças vão poder apreciar teatro educacional e entusiasmantes visitas por paisagens vulcânicas.
 
Festival Boreal

12. Um festival para todos: La Fiesta de las Capacidades

Para este último evento, ficamos por Tenerife: em dezembro, a cidade de Arona vai organizar a sua primeira edição da Fiesta de las Capacidades. Este festival quer oferecer uma diferente perspetiva sobre a deficiência através da cultura e inovação.
 
Os eventos culturais como as danças, o teatro e os concertos dão ênfase à diversidade à acessibilidade universal. Há muitas atividades para crianças que lhes ensinam os princípios da tolerância e igualdade enquanto se divertem. A Fiesta de las Capacidades é o melhor exemplo de que é possível aprender enquanto se brinca.  
 
Festival de las Capacidades
Nunca se irá aborrecer em Espanha: não importa quando esteja de visita ou onde vá, irá sempre encontrar algum evento a que poderá ir! E a maioria destes festivais são perfeitos para toda a família, porque nunca deixam de incluir atividades divertidas para crianças e pais. A única coisa que tem de fazer é escolher quais das festividades são as mais apelativas para a família, e resta só arrumar malas! Prepare-se para passar um tempo fantástico na soalheira e familiar Espanha!