Maratonas e corridas em Espanha 2020

Nos últimos anos as provas de corrida têm vindo a experimentar um grande boom de popularidade, muito graças a uma recente febre pela prática desportiva e fitness que já tomaram conta das redes sociais e de muita da cultura popular.
 
As maratonas, meias-maratonas, corridas e provas e obstáculos de todos os tipos estão-se a espalhar por todo o mundo e cada vez mais pessoas participam nelas. Espanha está a seguir esta tendência e já recebe alguns eventos internacionais de escala internacional, tanto em território continental como nas ilhas.
 
A maioria destas corridas passa pelos cenários naturais incríveis de Espanha, o que, a par das temperaturas amenas dos meses de inverno, primavera e outono, se assume como o ambiente perfeito para fazer corridas.    

Reunimos as melhores casas de férias em Espanha, para o caso de querer ficar alojado em localidades privilegiadas e a tempo das corridas e maratonas de 2020.

Maratona de Valência

1. EDP Bilbao Night Marathon 2020

A 24 de Outubro chega a 12ª edição da “EDP Bilbao Night Marathon”, e com ela temos a oportunidade perfeita para por em práticas as nossas habilidades atléticas enquanto passamos pelos pontos mais emblemáticos desta cidade. Este ano espera-se bater todos os recordes de participantes, superando-se os números de 2019 com perto de 12.000 participantes de 54 países diferentes.
 

A  “EDP Bilbao Night Marathon” é parte do calendário oficial da Real Federación Española de Atletismo (RFEA), sendo a única maratona que se celebra de noite. É por isso também que a sua partida é espetacular, contando até com fogos-de-artifício para animar as hostes.  

EDP Maratón Bilbao

A prova conta com 3 modalidades distintas: a maratona e a meia-maratona, estas destinadas a atletas experientes, mas também há a prova para o público em geral que se passa numa pista de 10 km conhecida como a “Carrera Pirata”. Esta é uma experiência estupenda para descobrir e ficar com uma perspetiva nova da cidade de Bilbao.

2. Trail Menorca Cami de Cavalls Epic 360  

Trail Menorca Camí de Cavals

De 13 a 15 de março regressa o Trail Menorca Epic 360º, uma prova de 157 km dividida em três grandes etapas e em que poderemos participar em equipas mistas. Cada etapa corresponde a um percursos diferente, que pode passar do litoral às zonas mais interiores de Menorca, e o objetivo é sempre proporcionar momentos de grande beleza e variedade por onde quer que se passe, com as paisagens naturais a dominarem as vistas por toda a ilha.

Trail Menorca Cami de Cavals

Se não conseguir visitar Menorca em março, saiba que a ilha oferece outros eventos de corrida desafiantes entre 22 e 24 de maio. O Compressport Menorca Camí de Cavalls é uma das maiores e mais difíceis corridas da Europa. Os atletas podem testar as suas competências assim como os seus limites enquanto atravessam a costa desta bela ilha do Mediterrâneo. Ao longo de 185 km passam por praias paradisíacas, paisagens deslumbrantes e incríveis ravinas.

3. Canarias Infinity Xtreme 2019

A 14 de março arranca outra das provas desportivas mais duras das Ilhas Canárias, a Infinity Xtreme em Puerto de la Cruz. Este evento é composto por dois percursos de obstáculos reservados unicamente aos mais fortes e valentes.
 
Esta prova tem duas variantes, a Infinity Xtreme Sprint que consiste em completar um circuito de obstáculos de 4 km em menos de uma hora, e a Infinity Xtreme Radical em que teremos de dar duas voltas ao circuito (8 km de corrida no total) sem ultrapassar o tempo máximo de duas horas.
 

Cada corrida tem um limite de 800 participantes, pelo que é importante inscrever-se com antecedência. Depois de registado o êxito internacional do Infinity Xtreme em edições anteriores, decidiu-se estender um preenchido programa de atividades para públicos cada vez mais internacionais e que funciona à margem das provas de atletismo.

Infinity Xtreme Tenerife

4. Maratona de Valencia Trinidad Alfonso

A maratona de Valência aconteceu pela primeira vez em 1981 e, desde esse momento, tem-se vindo a celebrar ano após ano ininterruptamente. A pista onde decorre é maioritariamente plana e as suaves temperaturas de Valência em dezembro, o mês em que se realiza a prova, oferecem condições ótimas para uma maratona primorosa.

Tanto o ponto de partida como a meta desta maratona estão situados na espetacular Cidade das Artes e das Ciencias, que é sem dúvida uma zona única para poder desfrutar desta prova ao máximo e de todas as atividades organizadas para esta ocasião. Os últimos metros desta corrida são sobre a ponte suspensa que atravessa ambas as margens desta Cidade e que é uma ótima maneira dos esforçados atletas terminarem a corrida.

Maratón de Valencia

5. Maratona e Meia Maratona de Ibiza

A 4 de abril de 2020 celebra-se a segunda maratona de Ibiza, um evento que nasce com a intenção de se converter numa referência a nível europeu nas provas de corrida. Esta prova começa à primeira hora da tarde em Ibiza, e passará pelos pontos mais emblemáticos da ilha até chegar a Santa Eulàlia des Riu.
 
Para esta edição espera-se que participem cerca de 3 mil corredores de múltiplas nacionalidades. Paralelamente, também está prevista uma corrida de curta distância assim como uma feira chamada Touribisport, vinculada a este desporto.
 
Os atletas podem decidir participar em três provas diferentes: 21 km + 21 km estafetas, ou as corridas de 20 e 12 km. A primeira corresponde a um novo conceito de corrida, onde duas pessoas correm metade da distância de uma maratona normal. As corridas de 20 km percorrem a distância clássica da meia-maratona, enquanto os 12 km são para os atletas habituados a distâncias mais curtas. As inscrições já estão abertas.

A 2 de maio de 2020, a Meia-Maratona de Ibiza decorre com início em San Jose e término na costa de Ibiza. Também já estão abertas as inscrições para a meia-maratona.

Running en Las Baleares

6. Ultra Run Sierra Nevada 2019

Já abriram as inscrições para a mais recente edição da Ultra Sierra Nevada, que se celebrará nos dias 10 e 11 de julho. Na edição passada participaram mais de 1300 atletas de mais de 35 nacionalidades, e estima-se que este ano o êxito volte a repetir-se.

O ponto de partida não podia ser mais apropriado, já que a corrida arranca na zona histórica de Granada, numa zona baixa da cidade, para depois percorrer todo o caminho até à estação de ski de Pradollano. A Ultra Sierra Nevada conta novamente com trêsmodalidades diferentes entre as quais pode optar: a Ultra de 100kms, o Trail de 62kms, a Maratona de 40kms.

Ultra Sierra Nevada

7. Meia Maratona de Fornells

A 18 de abril de 2020 a Meia Maratona de Fornells chega à sua oitava edição, assumindo-se cada vez mais como uma prova obrigatória para todos os apaixonados das corridas. Esta é uma prova perfeita para descobrir a incrível natureza da ilha de Menorca de uma maneira diferente.
 
A meia maratona de 21 quilómetros sai de Es Mercadal e percorre o Camino de la Tramontana até chegar à localidade de Fornells. Durante todo este percurso poderemos desfrutar de vistas fantásticas e da brisa do Mediterrâneo, que por certo ajudarão à manter a motivação em alta durante a corrida. Para chegar até Es Mercadal há autocarros especiais que pode apanhar e que fazem a ligação a Fornells, sendo recomendável reservar os bilhetes das viagens ao fazer a inscrição na corrida no seu website.
 
Também há uma prova mais curta em que pode participar, e que consiste de um circuito urbano de 10 quilómetros. O ponto de partida e a meta ficam na belíssima povoação de pescadores de Fornells.

8. Maratona de Málaga

Às 9 da manhã do segundo domingo de dezembro irá soar o tiro de partida de mais uma Maratona de Málaga, considerada por muitos uma das melhores maratonas de Espanha. A sua corrida é em terreno plano e em linha reta, atravessando os principais lugares da cidade: o centro histórico, o porto e passeio marítimo, e as principais instalações desportivas.
 

A maior parte dos desportistas elogiam o trabalho da organização, que a cada ano tenta melhorar a experiência da maratona depois de escutar as opiniões dos corredores e do público. E por isso pode ter a certeza de que não faltará nada nem ao atleta mais exigente. Podemos encontrar vários postos de abastecimento, cinco deles com assistência médica, e que vão aparecendo com maior frequência à medida que nos aproximamos da meta.

Maratón de Málaga

9. Tenerife Bluetrail

A Bluetrail de Tenerife é a corrida de montanha que atinge a maior altitude de Espanha, sendo também por isso uma das mais duras de fazer na Europa. É uma prova tão especial que nas primeiras três semanas de inscrições em 2019 foram reservadas 2 mil entradas das 2700 disponíveis.  

Tenerife Bluetrail

A sua singularidade talvez resida no próprio percurso, que parte do nível do mar e se eleva até aos 3,500 metros de altura, atravessando pelo caminho paisagens vulcânicas incríveis até alcançar o cume mais alto de Espanha no El Teide. Outros elementos contribuem para a magia da prova, como por exemplo o facto do céu de Tenerife ser tão particular que obteve a certificação Starlight pela sua qualidade, uma medalha que não substitui a experiencia avassaladora de olhar o céu de Tenerife enquanto corremos e vermos espelhado lá em cima uma panorâmica profunda e límpida do universo. 

Tenerife Bluetrail

Em 2019 o Tenerife Bluetrail vai decorrer a 6 de junho e contará com quatro modalidades diferentes de corrida: a Ultra de 9103 km, o trail de 71 km, a maratona de 44 km e a meia-maratona de 20 km. Para os atletas com mobilidade reduzida, há três roteiros mais curtos disponíveis: 1.2 km, 3.7 km e 8 km. Para mais informações sobre o Tenerife Bluetrail visite o site oficial.

10. EDP Rock ´n´ Roll Madrid 2020

A 26 de abril celebra-se a 42ª edição da Maratona de Madrid, mais conhecida como EDP Rock ´n´ Roll Maratón Madrid, que se espera ser a edição mais participada da sua história, com cerca de 37 mil participantes no total.

O percurso é diferente de edições passadas, sendo que em 2020 se inicia no Paseo de la Castellana. A prova atravessa depois os principais monumentos da cidade, incluindo a Puerta del Sol, o novo estádio do Atlético Madrid e finalmente terminando na Fuente de Neptuno junto ao El Parque de El Retiro. Ao longo do caminho, os corredores vão passar por bancas onde podem reabastecer energias e também terão música ao vivo, o que torna a maratona numa das mais vibrantes de Espanha.

Edp Rock´n´Roll Madrid

De novo haverá três  modalidades por que pode optar: as principais são a maratona de 42km (capacidade máxima para 15.000 participantes), e a meia-maratona de 21km (com capacidade máxima para 17.000 participantes). Haverá também uma prova de 10km (com capacidade para 7.000 participantes). Descarregue o percurso da EDP Rock ´n´ Roll Madrid Maratón.

11. A Maratona Sherry, Jerez de la Frontera

Se correr é a sua paixão mas também deseja descobrir e desfrutar de outras culturas enquanto faz a sua corrida, então este evento é para si. A Maratona Sherry acontece em Jerez de la Frontera na Andaluzia e oferece uma fantástica oportunidade de combinar desporto com visitas a numeras caves de vinho antigas, cada uma delas contando a história e as tradições rurais do vinho xerez tão popular nesta região. Em 2020 esta maratona tão especial (a terceria do género) vai acontecer a 19 de abril.

Os primeiros 5 km atravessam o impressionante cenário campestre de Jerez, composto de suaves colinas e infinitas vinhas banhadas pelo quente sol da Andaluzia. Para que se deixe embrenhar ainda mais profundamente na cultura do vinho que impregna esta terra, poderá também fazer pausas regulares nos check points da corrida para abastecer com água ou então um copo de xerez!

Além da maratona, existem outros atrativos e provas que convidam à descoberta das restantes atrações de Jerez.

Maratona Sherry - Jerez de la Frontera

Como pode ver, em Espanha existem provas de corrida que apelam a todos os gostos e competências físicas, desde corridas na montanha ou junto à costa, até circuitos urbanos e provas de obstáculos. Os atletas vão poder ultrapassar os próprios limites enquanto descobrem as belezas das cidades de Espanha, do seu campo, das montanhas e das praias.

Se quiser fazer uma corrida e participar em todo este entusiasmo, explore Espanha e atinja novos recordes pessoais registando-se tão cedo quanto possível numa das provas.

Artigos sugeridos: