Maiorca vs Menorca: Que ilha escolher para umas férias?

Maiorca e Menorca, ambas ilhas mediterrânicas soalheiras. Os dias de sol até se podem contar: elas têm mais de 300 dias de sol por ano, com recordes que chegam às 12 horas diárias de luz no verão!
 
Sant Vicenc Playa, Maiorca 
As duas ilhas dispõem de maravilhosas praias e de bastantes atractivos que ajudarão a umas férias que não irá esquecer. Agora a questão que se coloca é, em que é que diferem? Tanto a ilha de Maiorca como Menorca pertencem ao grupo das Ilhas Baleares e têm bastante em comum.
 
Descubra aqui qual das duas ilhas é a que mais se adapta aos seus gostos pessoais, e responda às 10 questões que deixamos em baixo. Em cada ponto encontrará dicas e informações úteis para que as suas férias sejam aproveitadas ao máximo. 

Qual das ilhas visitar se…

1. Prefere fazer férias na praia?

Só pelas praias já vale a pena fazer uma visita às Ilhas Baleares. A maior das ilhas, Maiorca, tem uma linha de costa que chega aos 555 quilómetros, e uma área total de 3640 km². Existem mais de 200 praias a que pode ir.
 
 
Playa de Es Trenc, Maiorca
 
Pode igualmente alugar um apartamento na ilha de Maiorca e tirar proveito da grande variedade de zonas balneares, sejam elas as praias mais populares ou as praias quase virgens e escondidas pela natureza. Gostaríamos de destacar a Es Trenc, por exemplo, que é uma praia de areal branco puro e com quase 2 quilómetros de água turquesa transparente a banhá-la. É o tipo de praia que serve de argumento inabalável a favor de Maiorca, enquanto destino turístico. É que quando pisar aquelas areias, irá sentir-se como nas Caraíbas!
 
Maiorca - playa de Pollensa
 
A Port de Pollensa é outro exemplo das praias pitorescas de Maiorca, quase como se tivessem saído de um postal turístico, com as colinas de Tramuntana ao fundo e os imensos bares de praia, restaurantes, a marina e a avenida a acrescentarem encanto e animação à área. E não se esqueça da sua prancha, porque aqui também pode praticar desportos de água.
 
Uma vez que Maiorca recebe mais turistas do que Menorca, é também aqui que irá encontrar maior número de serviços e possibilidades de divertimentos. Por outro lado, isto significa também que as praias podem encher e tornar-se movimentadas. 
 
Cala Mitjaneta, Menorca
 
Menorca é a irmã mais nova de Maiorca, com um ambiente geral mais calmo e com menos visitantes. Oferece também mais praias ao longo da sua área menor e menos densamente habitada. São cerca de 700 km² que compõem a ilha (apenas 1/5 da dimensão total de Maiorca), porém os seus 216 quilómetros de linha de costa e cerca de 1/10 da população de Maiorca fazem de Menorca uma ilha com cada vez mais adeptos.
 
Em Menorca pode visitar cerca de 75 praias todos os dias. Elas são habitualmente mais pequenas e carismáticas, muitas vezes escondidas entre formações rochosas e desfiladeiros, motivo pelo qual cada pequena praia de Menorca pode-se assumir como uma descoberta fantástica e um sítio perfeito para ter alguma privacidade. Menorca é a ilha perfeita para aqueles viajantes que gostam de explorar a natureza, caminhar e descobrir praias e grutas secretas. 
 
Cala Macarella, Menorca
 
De entre as melhores praias de Menorca destacam-se a Son Saura, Cala Turqueta e a Cala Macarella. A famosa Cala Macarella, que tem uma área especial para fazer nudismo chamada Cala Macarelleta, fica situada a cerca de 16 km do centro da cidade.

2. Aprecia descobrir as pequenas aldeias e vilas quando vai de férias?

Palma de Maiorca é a capital e a cidade com maior concentração de pessoas das Ilhas Baleares. Quase metade dos habitantes de Maiorca vivem aqui, o que faz desta uma cidade bastante animada e com muitas actividades a acontecerem em permanência. 
 
Sabia que o nome da cidade mudou recentemente para apenas Palma? É a terceira vez que tal acontece em apenas dez anos, voltando agora à sua designação original da época da ocupação romana, em 123 a.C.
 
La Seu, Catedral de Palma
 
A atracção mais famosa da cidade é La Seu, a catedral de Palma e o símbolo da cidade.
 
Palma é uma cidade de prazeres, que lhe dará uma sensação boa durante as férias. Dê um passeio ao longo das suas ruas encantadoras e pelo Paseo Marítimo, uma bela alameda com palmeiras na zona portuária, e verá que não se irá arrepender.
 
Porta de Sant Sebastià, Alcudia, Maiorca
 
Mas se gosta mais de vilas e aldeias, pode visitar lugares como Alcudia, uma vila medieval perfeitamente preservada que conta com uma marina e uma praia. Dá uma bela excursão em família!
 
Porto natural de Mahón, Maiorca
 
Em Menorca, tem também a possibilidade de alternar entre as belíssimas praias e visitas às vilas e aldeias. As maiores cidades são Mahón e Ciutadella, ambas com perto de 30 mil habitantes (muito menos do que o quase meio milhão de habitantes registado só em Palma de Maiorca).
 
Por serem relativamente pequenas, as aldeias e vilas de Menorca têm uma atmosfera peculiar e relaxante. Pode-se lançar no mais imediato dos prazeres: ir dar um passeio pela velha terra romântica da Ciutadella, ou então apanhar um barco e deleitar-se com a costa de Mahón, uma região que se orgulha de ter o segundo maior porto natural do mundo.
 
Binibeca, Menorca
 
A aldeia branca de Binibeca é também um dos lugares a não perder na zona leste de Menorca. 

3. Não passa sem um bom espectáculo e saídas à noite?

Mallorca Rocks, Magaluf
 
Os turistas que adoram ir a festas à noite irão provavelmente preferir Maiorca. Palma de Maiorca, por exemplo, oferece uma grande variedade de bares e clubes noturnos, como os famosos Try Tio’s e Pacha Mallorca.
 
As noites em Menorca são geralmente mais sossegadas. Não se vêem muitos foliões bêbados nesta parte da ilha. E os lugares para diversão noturna são, também, escassos. 
 
Cova d'en Xoroi, cave, Menorca
Foto: Cova d’en Xoroi
 
Isso não significa que faltem coisas para fazer em Menorca. O seu ambiente é por vezes descrito como “hippy”, ou seja, um pouco mais relaxado e pacífico. Para um fim de tarde em cheio, por exemplo, nada como fazer uma visita à Cova d’en Xoroi, a caverna mais famosa da ilha. Ela foi transformada num disco club, onde pode tomar bebidas, dançar ao som de música ambiente relaxante e apreciar o magnífico pôr-do-sol. Ao entrar na noite, poderá contar com DJs e festas temáticas.

4. Tem preferência pelo que é local e autêntico, em vez do movimentado e popular?

Cala Macarelleta, Menorca

Praias e a tranquilidade da natureza. De acordo com muitos dos espanhóis, Menorca é a mais autêntica das Ilhas Baleares. A sua paisagem e praias estão também melhor preservadas do que em Maiorca.
 
É um mundo diferente, cheio de praias e pequenas cavernas, luz do sol e águas cristalinas de azul turquesa. É o paraíso na Terra! 
 
Playa de Formentor, Maiorca
 
Maiorca tem muitos mais habitantes, mas também oferece alguns lugares tranquilos. Pode ser difícil de os encontrar na época alta, mas se se quiser aventurar pela cidade irá de certeza encontrar recantos intocados com belezas naturais só para si. 
 
alcudia
 
Tanto Maiorca como Menorca dispõem de amplas oportunidades para que os seus visitantes tomem partido da vida local. Basta aterrar em qualquer dos sítios e visitar os mercados locais em cidades como Palma e Alcudia em Maiorca. 

5. Gosta de descobrir a gastronomia local?

Rota do vinho em Maiorca

Maiorca e Menorca têm óptimos produtos pertencentes à gastronomia local, assim como pratos e receitas bem apurados, que os gastrónomos em visita irão gostar de descobrir. Entre eles existe o queijo Mahón que é típico de Menorca, e a Ensaimada que é de Maiorca. Pode descobrir estes produtos nos coloridos mercados locais, ou prova-los nos restaurantes ou bares das aldeias e vilas. Pode também inscrever-se num roteiro de queijos ou vinhos para ficar a conhecer a fundo a produção e oferta destes alimentos.
 
O vinho é produzido localmente em ambas as ilhas. Maiorca é a maior produtora, com as suas vinhas mais importantes situando-se em Binissalem e Santa María. Apesar disso também existe produção de vinho a mais pequena escala, com vinhas particulares espalhadas um pouco por toda a ilha.
 
Menorca tem menos produtores de vinhos, mas também pode fazer um roteiro de vinhos aqui. Uma visita obrigatória para os amantes de vinho é à vinha de Binifadet em Sant Lluis, na zona sul da ilha. Também tem um restaurante. 

6. Gosta de explorar a natureza nas suas férias?

Mirador de la Creueta o del Colomer, Serra de Tramuntana, Maiorca

As Ilhas Baleares têm mais para oferecer do que praia e sol. A Sierra de Tramuntana, com linha montanhosa de 100 km de distância, cobre cerca de 30% do território de Maiorca. Em 2011, a “Paisagem Cultural” da Sierra de Tramuntana foi mesmo declarada Património Mundial pela UNESCO.
 
Tem miradores óptimos a que pode ir como o Mirador de la Creueta. E na zona das montanhas de Tramuntana fica a Puig Major, que é o ponto mais alto em Maiorca e nas Ilhas Baleares (com 1445 metros de altura).
 
Deià, Sierra de Tramuntana, Maiorca
 
Além das vistas de cortar a respiração, pode desfrutar das aldeias românticas nas Montanhas de Tramuntana em Maiorca, com destaque para Andratx, Deià e Pollensa. Todas elas rodeadas por incríveis cenários naturais onde pode fazer desportos ao ar livre.
 
Também popular é o Parque Natural de Mondragó, em Maiorca, que fica perto das idílicas praias brancas de águas turquesas e claras e dos impressionantes desfiladeiros. É uma zona um pouco remota, mas nem por isso deixa de ter movimento na época alta, com as zonas de merenderos (zonas para fazer piqueniques) habitualmente com visitantes.
 
Paisagens de Menorca
 
Menorca é uma região mais plana, tendo apenas uma montanha, o Monte Toro (com 358 metros de altura). Dado que se situa exactamente no meio da ilha, é possível observar o perfil deste colosso montanhoso a partir de qualquer ponto da ilha, principalmente se o céu estiver limpo de nuvens. Menorca é uma ilha pequena mas que oferece espaços verdes em abundância, com muitos dos campos a serem rodeados por formações rochosas naturais.
 
Graças ao seu carácter rural, menor expressão do turismo e fraca densidade populacional, Menorca é um destino de férias mais calmo. Para não gastar muito nas suas férias e ter a garantia de sossego e de um ambiente saudável no meio da natureza, recomendamos que reserve um destes alojamentos em Menorca.
 
Albufera des Grau - Lagoa, Menorca
 
Não se esqueça de visitar o Parque Natural des Grau em s’Albufera, a maior reserva natural de Menorca com mais de 5 mil hectares de espaço verde. É aqui o habitat natural de centenas de espécies animais e vegetais, incluindo das aves marinhas, e também tem óptimos trilhos para caminhada.
 
Na verdade, já no ano de 1993 que a ilha inteira de Menorca tinha sido declarada Reserva da Biosfera da UNESCO. É isso que explica a falta de construções nas suas praias, praticamente virgens. Por vezes nem um caixote do lixo lá encontramos, tudo para preservar a paisagem e o ambiente natural. Por isso já sabe, traga um saco do lixo consigo se vier de visita.  
 
Cala Fustam, Menorca
Quase metade das praias de Menorca estão inacessíveis por carro, e a algumas só se pode chegar por via marítima. É isso que explica os vários barcos e iates frequentemente atracados junto às grutas nas várias praias. Outra boa opção para se chegar às praias é remando um caiaque.
 
Mas pode, é claro, visitar várias praias de seguida se andar de carro (alugar um carro é a melhor maneira de se chegar a todos os pontos em ambas as ilhas), tenha apenas em atenção que para chegar às praias virgens vai ter de deixar o carro um pouco longe e fazer uma caminhada a partir daí. Mas compensa sempre a distância percorrida, desde que não tenha de carregar muitas coisas consigo.  

7. As caminhadas e o ciclismo são actividades obrigatórias nas férias? 

Camí de Cavalls, norte de Menorca

Menorca é um sítio óptimo para se dar passeios, andar de bicicleta e a cavalo. O mais popular e famoso percurso é o Camí de Cavalls, um caminho de 185 km que cobre todo o perímetro da ilha.
 
Em Maiorca, as montanhas de Tramuntana oferecem trilhos um pouco mais desafiantes, em particular para os ciclistas. Há também uma planície central, a Es Pla, que não requer muito esforço para se atravessar de lés a lés, e ainda por cima somos sempre acompanhados por uma paisagem maravilhosa.  
 
Percurso na Tramuntana, Maiorca
 
Os cenários naturais são belíssimos nas Ilhas Baleares, em particular quando chega a primavera e o brotar de todas as flores. É uma boa ideia fazer umas férias activas em qualquer das ilhas entre os meses de Setembro e Junho, quando há menos turistas mas ainda assim existem bastantes dias de sol e pouca chuva. A Primavera e o Outono também são alturas óptimas para desfrutar das praias sem a confusão das multidões.

8. Costuma viajar com crianças?

Tanto Maiorca como Menorca oferecem imensas praias e espaços naturais onde as crianças podem brincar ao ar livre, e se forem um bocadinho mais crescidas até podem fazer algumas actividades ao ar livre como andar a cavalo. As vilas não são muito grandes nem costumam ter muito movimento, por isso irá sentir-se sempre em segurança. 
 
Cala Barques, Maiorca
 
Em Maiorca encontrará uma grande variedade de praias e de resorts, muitos deles com todas as condições para trazer as suas crianças já que têm bons acessos, nadadores-salvadores, instalações para o seu maior conforto na praia, e um ambiente calmo com águas sem ondas onde as crianças poderão estar tranquilas a banhar-se. É geralmente muito fácil de estacionar o carro perto de uma praia, e até as praias mais escondidas de Maiorca costumam ter instalações básicas como casas de banho. 
 
Praia pequena, Menorca
 
Ainda assim, Menorca pode ser especialmente atractiva para as famílias dada a sua atmosfera tranquila e a sua beleza natural. É verdade, contudo, que muitas das suas praias podem ser difíceis de alcançar, e por vezes requerem uma caminhada de pelo menos meia hora até se conseguir estender a toalha. Estas não são muito convenientes para pais de crianças pequenas, mas a boa notícia é que há várias praias em Menorca ideais para levar os mais pequenos.

9. Você e as suas crianças são fãs de desportos de água e de outras actividades ao ar livre?

Barcos na Cala Escorxada, Menorca

Menorca pode não ter muitas praias boas para a prática de desportos de água, mas para se passear de caiaque por águas calmas e transparentes Menorca é imbatível. 
 
Já os aficcionados do windsurf, barco à vela, ou ski aquático, podem ir até Ses salinas e Fornells na zona norte da ilha, onde encontrará também uma espectacular baía. Na hora da pausa, experimente provar a fantástica comida mediterrânica num dos restaurantes do cais, junto à aldeia de pescadores de Fornells. Recomendamos especialmente os pratos de Caldereta de Langosta, ou o ensopado de lagosta!
 
Cala Galdana, vista do Mirador de Sa Punta, Menorca
 
A Cala Galdana em Menorca é outra praia grande, conhecida pelas suas excelentes condições para a prática de desportos de água.
 
Menorca é onde vai querer ir se gosta de snorkelling de fazer mergulho. As suas águas quentes turquesas têm várias grutas subaquáticas com peixes coloridos, e até destroços de navios afundados que pode querer explorar durante os seus mergulhos. 
 
Snorkelling, praia de Es Trenc
 
Também Maiorca oferece boas condições para fazer mergulho. Existem imensos lugares onde pode desfrutar dos desportos de água, assim como praticar todo o género de actividades na natureza, seja canoagem ou escalada. Opções não lhe irão faltar!

10. Interessa-lhe participar nas celebrações e tradições locais?

Festival de cavalos Jaleo, Menorca

Menorca é uma ilha com uma tradição única equestre que data dos tempos da Idade Média. O festival de cavalos em Menorca “Jaleo” é um verdadeiro espectáculo que merece a pena observar no verão, e acontece ao longo de vários dias e em diferentes terras e cidades na ilha.
 
A região de Ses Salines em Maiorca é o único lugar que aproveitou para importar esta peculiar tradição de Menorca. Por lá, chama-se Festa del Cavall de Ses Salines, e acontece sempre em Agosto. 
 
Mas poderíamos prosseguir com uma listagem dos festivais todos que acontecem nas ilhas, já que os habitantes das Baleares não deixam de ter um especial apetite geral por festas, comum em toda a Espanha!

Em conclusão

 
Independentemente da ilha que escolha, terá sempre divertimentos de sobra e irá ter tempo para se aborrecer. Maiorca e Menorca têm ambas atractivos únicos que contribuem para umas férias inesquecíveis.
 
Para além das fabulosas praias e das montanhas reconhecidas pela UNESCO, ambas de cortar a respiração, Maiorca tem na sua capital um polo vibrante de vida nocturna e grande programação cultural. Palma de Maiorca costuma ser elogiada na imprensa como um dos melhores destinos no mundo para se viver.
 
Menorca, por outro lado, oferece a tranquilidade típica de uma ilha mais pequena e menos populosa, e que foi reconhecida em toda a sua extensão como uma Reserva da Biosfera pela UNESCO. Está repleta de praias e grutas paradisíacas, com algumas pequenas aldeias e vilas autênticas.
 
Se se deixou convencer pelos encantos destas ilhas, veja como reservar casa e fazer umas férias nas Ilhas Baleares.

Apartamento em Rincón de la Victoria

  • 2 quartos
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 93 m²: área coberta
  • 10 m²: terraço
  • Wi-Fi
  • Mobília de exterior
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
Id: 69270 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 665 - 1 526/semana € 95 - 218/noite Mostrar detalhes

Vivenda em Cómpeta

  • 4 quartos
  • 11 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 3 wcs
  • Piscina privada
  • Jacuzzi exterior
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Pátio
Id: 49129 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 000 - 2 000/semana € 250 - 310/noite Mostrar detalhes

Casa de cidade em Confrides

  • 4 quartos
  • 8 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 1 wc
  • 250 m²: área coberta
  • 30 m²: terraço
  • Wi-Fi
  • Terraço
  • Mobília de exterior
Id: 39080 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 300 - 600/semana € 50 - 150/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui