Os melhores eventos do ano em Espanha em 2021

Espanha é o país das fiestas e dos festivais! Todas as cidades e vilas, não importa quão pequenas sejam, têm as suas próprias celebrações únicas. Mas quais delas não deve perder este ano? Listamos neste artigo os 13 melhores eventos de 2021! Preparados para celebrar as suas férias à maneira espanhola?

Tomatina

1. A Semana Santa 

Ainda que não tenha crenças religiosas, a Semana Santa é um dos mais importantes acontecimentos tradicionais espanhóis e que não deve deixar de ver. As celebrações são extremamente emotivas, já que a dor e a paixão de cristo, sentimentos tão profundamente católicos, vêm ao de cima entre as centenas de pessoas que participam neste importante acontecimento religioso e cultural.

As irmandades das igrejas mais importantes passam meses praticar as suas procissões, acabando por resultar em experiências solenes e inspiradoras. Dezenas de homens e mulheres marcham pelas ruas, carregando as figuras do santo patrono das suas igrejas, e flanqueados por centenas de velas. Este evento, apesar de soar estranho, é um dos eventos de referência em Espanha: famílias inteiras trazem consigo bancos e merendas, sentando-se depois à beira das ruas para assistir às procissões impressionantes.

Nazareno

2. O Carnaval

Deixemos agora as mais profundas emoções de parte, para nos lançarmos em plena diversão. O carvanal é das festas mais desbocadas que têm lugar em Espanha. Esta celebração cheia de bons ritmos e liberdade acontece um pouco por toda a Espanha, mas alcança o seu esplendor em Tenerife e Cádis.

Tenerife é a capital do carnaval da Europa. A ilha enche-se de quilos de purpurina, de diversão e cor, e de milhares de turistas que vêm propositadamente ao país para participar nos imensos concursos, desfiles e festas que se realizam todos os dias.

Rainha do Carnaval

Imagine um carnaval com autêntico espírito andaluz... esse é o carnaval de Cádis, uma festa que transforma a cidade num lugar vibrante de música, energia e diversão. Não perca esta fiesta única, celebrada todos os anos no mês de fevereiro.

3. As Fallas de Valência

Em meados de março há uma festa explosiva que acontece na cidade de Valência. Esqueça tudo o que já conhece, porque em mais nenhum lugar do mundo vai encontrar um evento que se celebra com as fascinantes Fallas, um acontecimento que na verdade já foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Durante a semana das Fallas, a cidade enche-se de belas e coloridas figuras com vários metros de altura, carregadas de tons satíricos e provocadores. Estes são verdadeiros monumentos, construídos graças ao empenho das gentes locais ao longo do ano inteiro, e observá-los é a melhor forma de lhes prestar homenagem e de descobrir as particularidades de Valência. 

Valência - As Fallas

Todos os dias, às 14h, celebram-se as mascletás, que são espetáculos estrondosos com fogos-de-artifício, mas o verdadeiro destaque acontece à noite, quando as estátuas são incendiadas durante um espetáculo de luzes inesquecível.

Fallas de Valência

4. A Tomatina

Alguma vez sentiu vontade de atirar tomates a alguém? Na Tomatina de Buñol pode concretizar esse desejo sem problemas de consciência. Esta prática acontece há mais de 70 anos, e dá-se na última quarta-feira do mês de agosto, atraindo milhares de pessoas até esta pequena povoação da Comunidade Valenciana.

A Tomatina é o ponto final de uma semana rica em celebrações, desfiles tradicionais, feiras e mercados. Esta festa é tão original, refrescante e divertida que até se teve de limitar a sua participação em 20 mil entradas, dado as imensas multidões que não paravam de crescer. Parecem muitas entradas, mas é sempre recomendável comprar o seu bilhete com antecedência porque todos os anos esgotam.

La Tomatina, Valência

Uma das particularidades é o poste ensaboado que todos os anos se coloca no meio da praça desta povoação, com um muito desejado presunto no seu topo. Quem quer que consiga trepar até lá acima pode ficar com o prémio. Teria coragem para tentar?

5. O Festival de los Patios em Córdoba

Maio é o mês de Córdoba e é quando acontece o Festival dos Patios de Córdoba, aquela que se assume como a cereja no topo do bolo para todos os que estão de visita à cidade nesta altura do ano. O festival acontece todos os anos no início de maio. Durante este período, os proprietários de alguns dos mais belos pátios privados, abrem-nos para que o público os possa visitar.

O festival traz alegria, música e um grande número de turistas a Córdoba, que gostam de participar nesta fabulosa festa colorida. Mas não são só os amantes de plantas que vão apreciar passar um tempo nesta cidade, Córdoba também é conhecida pela sua excelente gastronomia, uma história rica e inúmeros lugares onde é possível sentir a tradicional atmosfera andaluz.

O Pátio da Associação, Córdoba Patios Festival

6. A Feira de Abril em Sevilha

Um dos mais fascinantes acontecimentos de 2021 é sem dúvida a maravilhosa Feria de Abril. A feira arranca com a tradicional iluminação à meia-noite da entrada para o recinto das festas, e durante a semana seguinte a cidade enche-se de motivos de diversão, cores, e melhor arte da andaluzia como é o caso do flamenco.

Além de tomar partido das bancas da feira, estes dias são ideais para ficar a conhecer a capital da Andaluzia. Quando chega a noite, é altura de por as suas melhores roupas de fala e preparar-se para desfrutar do ambiente clássico e dançar as sevilhanas. Por vezes faltam palavras para expressar o que se sente na Feira de Abril, porém a experiência de ir a Sevilha nestes dias é única e deve ser vivida!

Feira do Cavalo

7. A Feira do Cavalo em Jerez 

Sabe o que tem à sua espera na Feira do Cavalo de Jerez? Uma enxurrada de alegria, flamenco, humor, e o melhor que a gastronomia andaluza pode oferecer, tudo isto em torno de um em comum: o mundo dos cavalos.

A semana grande de Jerez celebra-se este em maio, uma semana depois da Feira de Sevilha, e também arranca com espetaculares iluminações por toda a cidade. Ao longo destes sete dias de festa, poderemos apreciar da decoração e boa comida de mais de 250 bancas gastronómicas diferentes, a maior parte delas abertas ao público e todas com um ambiente único.

Criança a montar a cavalo

Toda a gente se veste de acordo com a ocasião, as mulheres com as vestes tradicionais flamencas de inspiração cigana, e os homens com o típico traje curto. Pela noite também se cuidam das aparências, porém o mais importante é que traga toda a sua vontade e estômago vazio para retirar o máximo destes dias de festa.

8. A Feira de Agosto de Málaga

Feira de Agosto de Málaga é uma semana preenchida de atividades e eventos divertidos bem no coração da Costa del Sol. É o melhor lugar e a melhor altura do ano para relaxar enquanto desfruta de umas ótimas férias. A Feia de Málaga é um dos melhores acontecimentos do verão.

A meio de agosto o centro da cidade também recebe a feria de dia (uma feira que acontece durante as horas diurnas), que é um momento mais tradicional com mercados de rua, música e danças tradicionais. A feria de noche (feira que decorre durante as horas noturnas) acontece na periferia da cidade, com diversões, bancas de comida e tendas de danças. 

Feira de agosto em Málaga

9. A Festa Maior de Gracia em Barcelona

Ao longo das várias semanas em que dura o verão, os bairros de Barcelona organizam as suas próprias festas, e entre elas há uma particularmente especial e criativa: a Festa Maior de Gracia, que acontece em agosto.

O emblemático bairro Gracia transforma-se num palco de cor, arte e extravagância, em que cada rua compete pela decoração mais original, procurando arregalar os olhos de quem as visita. A cada volta às suas esquinas, é  como se mergulhássemos em mundos completamento de distintos que nos estimula a imaginação. 

Festas de Gracia

E como se a decoração das ruas não fosse suficiente, durante as Festas de Gracia poderemos surpreender-nos com os músicos ambulantes, com espetáculos pirotécnicos, exposições, desfiles, mercados tradicionais, e muito mais. Já à noite, a diversão continua com os múltiplos concertos que se organizam na maior parte das praças do bairro. 

10. A noite de San Juan

Também em Espanha existe uma tradicional noite de São João, por lá chamado de San Juan, e como poderia imaginar esta não é uma festa qualquer, já que celebra a chegada do calor e da temporada de verão. Na noite de 23 de junho as festas fazem-se nas praias, acendendo-se centenas de fogueiras quando chega a meia-noite para que os espíritos se possam purificar e prepararem-se para a nova estação.

Noite de San Juan

A noite se San Juan é uma noite mágica, em que não se escondem as superstições e tradições, em que saltar à fogueira à meia-noite com as ondas do mar por trás são uma obrigação de todos para atrair a boa sorte. Em alguns pontos de Espanha, como acontece na costa da Galiza, um dos elementos primordiais desta festa é comida, e em particular as sardinhas, que se cozinham com as brasas das fogueiras ao longo da noite. Já noutros lugares como em Barcelona ou Valência, o mais importante são os espetáculos de fogos-de-artifício, em que se procura um lugar elevado para se poder observá-los de um ponto priveligiado.
 
Mas sugerimos em particular a festa de San Juan na Galiza, pela proximidade e afinidades culturais com Portugal. Irá sentir-se como se estivesse casa, e por isso aconselhamos a que alugue de antemão uma casa de férias na Galiza.

11. Boloencierro em Mataelpino, Madrid

Consegue-se imaginar a fugir a toda a velocidade de uma bola gigante de 3 metros e mais de 150 quilos de peso? É isto que se passa durante o Boloencierro, em Mataelpino, uma povoação da Serra de Guardarrama, em que uma formidável bola gigante de aspeto assustador persegue os participantes colina abaixo.  

Boloencierro em Mataelpino

Tudo está pensado neste espetacular evento em que se procura substituir a ameaça dos touros pela de um esférico gigante rodando a toda a velocidade. Os mais pequenos sentirão as emoções desta festa com particular entusiasmando, podendo fugir de bolas mais pequenas e pintadas de cores garridas para aumentar a sua visibilidade. Preparados para um jogo cheio de adrenalina?

12. Batalha do Vinho de Haro

Na manhã de 29 de junho, mais de 10 mil pessoas juntam-se nas praças e ruas da povoação de Haro, em La Rioja, com um único objetivo: arremessar litros e litros de vinho até nada nem ninguém permaneça limpo.

O uniforme da Batalha do Vinho de Haro é bastante simples: roupa branca e um lenço vermelho. Porém, nos momentos a seguir ao tiro de partida para o início da batalha, tudo muda drasticamente, com a cor malva típica do vinho a dominar o ambiente. 

Batalha do Vinho de Haro

A batalha não acaba antes de se esgotarem os 40 mil litros de vinho reservados para esta festa, e os músicos ambulantes não deixarão de tocar música popular enquanto os participantes continuam dedicados a molhar todos aqueles que passam por eles secos. Prepare-se para se refrescar com um dos vinhos mais típicos de Espanha.

13. A Semana Grande de Bilbao

Ir a Bilbao é sempre encantador. A cidade é bastante animada, transformando-se constantemente e tornando-se num pólo de atração turística para os que querem conhecer um lado de Espanha com menos sol. 

A meio de agosto, Bilbao prepara-se para o evento mais importante do ano, o Aste Nagusis, ou Semana Grande. Este festival prolonga-se por 9 dias, com concertos, feiras, performances de teatro e bastantes outros acontecimentos que decorrem um pouco por toda a cidade. Um dos marcos do festival são as competições de fogos-de-artifício e que iluminam os céus todas as noites.

No último dia do festival não há fogos-de-artifício. Em vez disso acontece a cerimónia de encerramento, quando a Marijaia (a mascote da Semana Grande), flutua rio a baixo num barco e é incendiada, tudo para que na próxima edição ela possa regressar novamente intacta para mais uma festa.

Semana Grande

Espanha tem festivais para todas as preferências, desde rituais solenes a celebrações loucas! Incluímos neste artigo 13 dos melhores eventos, mas há muitos mais à espera de serem descobertos.
 
Onde vai querer ir primeiro?