Férias familiares com adolescentes em Espanha

Levar adolescentes consigo numas férias não é tarefa fácil. Alguns dias podem estar repletos de energia para fazer atividades em grupo e noutros preferem estar sozinhos. Com os olhos permanentemente postos nos seus telemóveis, muitas vezes fica difícil de gerir o tempo juntos. Contudo, umas férias em família a Espanha pode ser o pretexto ideal para juntar a família toda novamente.

Ainda que os adolescentes nem sempre considerem os seus pais como os companheiros ideais de viagem, ofereça-lhes ideias divertidas de férias e junte as localizações mais “instagramáveis” de Espanha. 

Onde ir numas férias a Espanha com adolescentes?

1. Barcelona

Barcelona é a cidade de Gaudi, de inúmeros museus, cafés modernos e pubs, lojas de autor e milhares de ideias de atividades para os adolescentes. Se não sabe onde ficar alojado em Barcelona, o centro da cidade é ideal. Os apartamentos em Barcelona que estão virados para a zona portuária, para as ruas atarefadas de Eixample, ou junto das praças adoráveis do distrito Garcia são sem dúvida locais que agradarão a todos os membros da família. Em dias quentes poderá visitar uma das praias de Barcelona, e da parte da tarde poderá levar os adolescentes à movimentada La Rambla.

Dirija-se ao Museu Picasso, e se tiver um entusiasta de arte contemporânea em casa, uma visita ao Barcelona MACBA é obrigatória. Também poderá alugar uma bicicleta e seguir até ao porto da praia de Barceloneta para passar um fim de tarde à beira-mar. Barcelona é um ótimo lugar para estar com crianças, mas também os adolescentes irão desfrutar dos terraços modernos no topo dos edifícios mais altos da cidade. Há cocktails não-alcoólicos e também poderá abarcar as melhores vistas de Barcelona.

 

2. Lanzarote, Ilhas Canárias

Uma ilha no meio de vulcões, em Lanzarote encontrará praias negras e vistas naturais deslumbrantes. Se tiver adolescentes consigo e eles gostarem de atividades físicas e de experimentarem coisas novas, não restam dúvida de que umas férias nas Canárias serão uma ótima opção. Se algum tiver interesse em aprender surf, vá até Caleta de Famara. Esta praia local é extensa, larga e uma das mais belas praias de Lanzarote, para além disso as escolas locais oferecem aulas de surfe todas as manhãs a quem se quiser juntar. A vila é pequena, mas a sua atmosfera vibrante e positiva, juntando-se às vistas magníficas das colinas monumentais que se erguem por cima de Famara, são tudo elementos que fazem desta praia um destino perfeito para toda a família.

Lanzarote é uma pequena ilha, mas tem muito que ver e fazer, por isso se o surf não for a sua atividade de eleição, pode alugar uma bicicleta ou alugar um carro e visitar as cidades brancas espalhadas ao longo da ilha. Aqueles que quiserem ficar alojados junto de instalações turísticas podem procurar apartamentos em Lanzarote um locais como a Playa Blanca, Costa Teguise e Arrecife. 

 

3. Maiorca, Ilhas Baleares

Maiorca é a mais afamada e mais diversa ilha das Baleares, atraindo milhares de famílias todos os anos. Quer águas turquesas? Não tem problema. Magníficos trilhos para caminhada? Existem imensas guias por explorar. Descubra belíssimas casas de férias e apartamentos com piscina em Maiorca, onde pode desfrutar de algumas festas na piscina com a família.

O que fazer em Maiorca com um adolescente? Descubra a comida e faça desportos! Assegure-se que aluga um carro e vai até Es Trenc, a melhor praia da ilha. Se for um pouco mais de aventuras, visite algumas das enseadas escondidas de Maiorca ou faça uma viagem de barco até algumas das ilhas desertas da ilha

 

4. Málaga, Costa del Sol

cidade de Málaga tornou-se recentemente num destino favorito em Espanha para muitos turistas, não só para fazer umas férias de praia mais prolongadas mas também para férias de fim-de-semana. Aqui tem acesso às melhores praias, ainda por cima consegue ir a qualquer uma a partir de quase todos os pontos na cidade. Encontre apartamentos de férias em Málaga, desde as localizadas no centro histórico da cidade, junto de monumentos, restaurantes ou atrações turísticas, até às que ficam em Malagueta junto à praia. Caminhe pela cidade e descubra os pontos mais emblemáticos ou fique a conhecer Málaga de bicicleta. Na cidade de Málaga existe abundância de entretenimento gratuito para famílias com adolescentes, tais como visitas a museus onde os mais jovens podem entrar de borla.

Enquanto está em Málaga, leve a sua família em excursões gratuitas pela Costa del Sol. Experimente ainda praticar kayaking na cidade vizinha de Nerja, percorra o trilho marcado pelo rio Chillar ou opte por nadar no Lago Bermejales. Málaga é o lugar perfeito para combinar uma viagem citadina com férias no coração da natureza.

 

5. Tenerife, Ilhas Canárias

Parques de diversões, o mar, montanhas, trilhos na natureza e desportos aquáticos, Tenerife tem de tudo. Conta com uma variedade fabulosa de alojamentos de férias, desde apartamentos junto ao mar em Tenerife até casas localizadas nas montanhas. O clima temperado ao longo do ano torna este lugar num destino de eleição de férias para levar crianças, mesmo que seja a meio do inverno.

Há bastantes atividades gratuitas para ver e fazer em Tenerife. Pode nadar com companhia nas piscinas naturais de Garachico ou ir à descoberta da famosa árvore centenário do Parque del Drago. 

Umas férias em família com adolescentes – 10 dicas sobre como preparar uma viagem com adolescentes

1. Faça planos coletivamente. Envolva os seus filhos na discussão das próximas férias, pergunte-lhes onde gostariam de ir e o que gostariam de fazer numas férias familiares. Pode ser que se inspirem nas experiências dos seus amigos, que lhes contaram de mergulho no mar ou viagens pelas montanhas do sul de Espanha.

 

2. Compras antes da viagem. O facto de o corpo de um adolescente estar sempre a mudar deve ser tido em conta, por isso leve os seus filhos a uma sessão de compras para arranjarem novas roupas de férias e entrarem no espírito da viagem.

Os adolescentes dão imensa importância ao seu aspeto físico e à sua aparência, por isso se estiverem confortáveis com as roupas que levam nas férias poderão sentir-se mais entusiásticos com a viagem. 

3. Onde ficar com um adolescente. Os adolescentes necessitam do seu espaço, e não é que seja necessário levá-los para uma casa isolada no meio da floresta, mas deve garantir um quarto só para eles. Os apartamentos familiares e as vivendas com piscinas em Espanha são perfeitos para umas férias em família. Todos os membros da família poderão encontrar o seu próprio espaço, fazer as suas reuniões matinais na cozinha, ou passar fins de dia junto à piscina onde terão a possibilidade de relaxar e de planear os próximos dias em conjunto. A paz de espírito não é um valor que os adolescentes procurem necessariamente, por isso em vez de se afastar do bulício das cidades procure alojamento próximo de lojas, cafés e da praia, onde os seus filhos (especialmente os mais velhos) podem sair durante um par de horas sozinhos.

4. Férias para todos. Os seus filhos mais jovens vão provavelmente gostar de fazer uma viagem de grupo, mas se quiser passar os fins de dia em casal poderá ter de procurar uma babysitter de confiança no estrangeiro. Consulte por exemplo o website Miss Baby Sitter.

5. Batatas fritas ou patatas bravas? Quando viajamos para fora fazemos sempre questão de ter experiências culinárias, e nesse sentido Espanha não desaponta. Se os seus filhos quiserem provar novos sabores, garanta que eles experimentam os sabores da cozinha local. Se, contudo, os seus filhos resistirem a essa ideia e preferirem encomendar pizza ou hambúrgueres em todos os restaurantes, nesse caso a maioria dos estabelecimentos em Espanha também estarão preparados.

6. Tópicos difíceis. Quando passam tanto tempo juntos em férias, poderá ter a tentação de falar sobre a escola, as dificuldades da vida e o que fazer para as superar, entre outros assuntos. A maioria dos adolescentes evitam estas conversas, por isso se não quiser que o seu filho passe o tempo todo no quarto com headphones na cabeça, o melhor é deixar os temas mais complicados em casa, já que este é um tempo dedicado à paz e à tranquilidade para todos. 

7. Menos planos são bons planos. Os adolescentes adoram os fins-de-semana quando ninguém está à volta deles a dizer-lhes o que fazer e o despertador está desligado. Quando planear uma viagem e atividades diárias, vale a pena ter em mente o horário de acordar. Comer e dormir são atividades favoritas dos adolescentes, é por isso que um plano de férias menos rigoroso poderá ser melhor para os deixar relaxados. Considere também fazer planos de férias diversificados, porque até os adolescentes mais pacientes vão começar a ficar rebeldes se tudo o que fizerem for entrar em museus.

8. Internet. Estar em contacto com os amigos e partilhar fotos das férias através das redes sociais é muitas vezes uma atividade obrigatória para os adolescentes. Vai provavelmente querer limitar o acesso às redes sociais, mas convém não os privar totalmente do uso da internet quando eles querem contactar os amigos. Se desde o início das férias combinarem que a utilização da internet deve ser controlada, com maior tempo de utilização quando chegaram ao apartamento de férias ou vivenda, todos poderão desfrutar muito mais da companhia uns dos outros

9. Novas experiências. Por vezes a melhor maneira de comunicar com um adolescente é saindo da zona de conforto e transformar-se de pai ou mãe num simples companheiro de viagem. O objetivo não é desistir da autoridade, mas é experimentar uma nova forma de estar em família e desafiar-se. O seu filho quer aprender kitesurf? Junte-se a ele numa aula. Se a sua filha quer fazer um curso de mergulho, sugira partilharem os dois essa experiência. Tente coisas novas e divertidas em família, essa é a melhor maneira de construírem memórias em conjunto.

10. Apanhe-os de surpresa. Os adolescentes costumam respeitar as opiniões dos amigos, de celebridades da internet e dos vloggers favoritos deles. Faça alguma pesquisa e talvez consiga alugar uma casa de férias num destino em Espanha onde os seus influenciadores favoritos já ficaram. Poderá fazer uma reserva em cafés tornados famosos por bloggers ou influenciadores, e onde as fotos de comida trarão muita popularidade ao Instagram dos seus filhos. Estas pequenas ideias poderão tornar a sua vida muito mais fácil no seu regresso de férias!

Apartamento em Nueva Andalucía

  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 1 wc
  • 90 m²: área coberta
  • 30 m²: terraço
  • Piscina comum
  • Wi-Fi
  • Varanda
Id: 45927 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 684 - 2 450/semana € 98 - 350/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Salou

  • 2 quartos
  • 6 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 55 m²: área coberta
  • Piscina comum
  • Terraço
  • Mobília de exterior
  • Ar condicionado
  • Estacionamento
Id: 48582 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 385 - 880/semana € 55 - 126/noite Mostrar detalhes

Casa de campo em El Pinar

(27)
  • 3 quartos
  • 7 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 3 wcs
  • 120 m²: área coberta
  • 50 m²: terraço
  • Piscina comum
  • Wi-Fi
  • Varanda
Id: 12811 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 105 - 550/semana € 45 - 79/noite Mostrar detalhes

Comentários

X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui