Onde ficar em Espanha em abril

A primavera é uma das alturas ideais para visitar Espanha, quando as temperaturas quentes já se fazem sentir. Estes seis destinos oferecem algo especial e único para umas férias em Espanha em abril. Escolha entre cidades com celebrações culturais, localidades com natureza deslumbrante e vilas quase secretas à espera de serem descobertas.

Granada

Granada divide-se em vários distritos belos – cada um deles refletindo uma história cultural variada. Fique no bairro Albaicin, reminiscente da ocupação moura e famosa pela sua atmosfera hippie, os seus mercados, as ruas estreitas calcetadas e as vistas incríveis do palácio de Alhambra. Fique no bairro de Sacromonte e experiencie a cultura cigana da cidade. Encontre pequenas casas escavadas em colinas e onde vivem os locais, e não perca os espetáculos autênticos de flamenco. O Bairro Realejo é o velho quarteirão judeu da cidade e o mais próximo do palácio de Alhambra. Fique alojado para os melhores bares de tapas, arquitetura incrível e arte de rua.

Uma atmosfera verdadeiramente mágica e emotiva durante a Semana Santa é o que atrai as pessoas a esta bela cidade durante o mês de abril. Granada exibe as melhores celebrações de Espanha durante a Semana Santa. As procissões são muito acarinhadas, juntamente com as obras de arte decadentes. As pessoas alinham-se nas ruas para observar grupos inteiros a carregarem aos ombros as estátuas sagradas pela cidade, acompanhadas de incenso e música.

Tome um banho de cerveja no primeiro spa de cerveja de Espanha, localizado na Calle Párraga. Deixe-se imergir num barril de cerveja borbulhante, relaxe num mar de cevada em estado líquido e desfrute dos efeitos nutritivos para a pele desta experiência. Os preços começam nos 50€ por pessoa. Recomendamos que faça a sua reserva antecipadamente para evitar desilusões, já que estas experiências são hoje em dia muito populares

Murcia

Fique alojado em Murcia para experimentar os costumes culturais e tradições da região, tomando partido das entradas gratuitas em muitos museus. É conhecida pela sua cultura de tapas e pelas vilas exuberantes em arquitetura islâmica.

Vá ao Bando de la Huerta, durante as Fiestas de Primavera. Esta celebração coincide com o dia mais importante das festividades de primavera em Murcia. Muitas tradições desta região surgem da sua longa história de produção de frutas e vegetais. Esta celebração começa com uma oferta de flores à Virgen de la Fuesanta. O desfile de carruagens transportadas por bois é acompanhado por grupos de folclore locais, tomando as ruas em conjunto do participantes em vestes tradicionais conhecidos como “huertanos”. Este é um dia muito preenchido de celebração das heranças locais e regionais.

Visite o Mar Menor que tem a maior lagoa de água salgada da Europa. Esta espetacular reserva natural está separada do mar Mediterrâneo pela La Manga – uma extensão de 22 km de linha costeira. Com um ecossistema complexo, a lagoa é monitorizada permanentemente e é uma das áreas mais protegidas da costa espanhola. Famosa pelas propriedades medicinais da sua lama e argila em La Puntica, o clima temperado permite ir a banhos o ano inteiro. Graças ao ambiente natural do Mar Menor, este é também um local popular para os entusiastas de desportos aquáticos.  

Catalunha

Alugue um apartamento de férias na Catalunha em abril, que é um das melhores alturas do ano para uma escapadinha nesta região. À medida que a primavera se aproxima, a região ganha imensa vida com a abundância de eventos e festas. Fique alojado na cidade de Barcelona – o centro da arte e da cultura da Catalunha –, ou então dirija-se aos Pirenéus para uma escapadela na natureza.

Caminhe ou ande de bicicleta num dos trilhos de peregrinação mais famosos da Europa – os Caminhos de Santiago. Também poderá simplesmente desfrutar de um passeio pelo cenário montanhoso acidentado dos profundos desfiladeiros no trilho Alto Aragon. Caracterizado pelos seus picos cobertos de neve, as florestas alpinas luxuosas e as vilas no topo de colinas, os Pirenéus catalães oferecem algumas das melhores paisagens naturais de Espanha. 

Deixe-se apaixonar em St. Jordi – um dia que celebra o romance e a literatura da Catalunha, datando do século XV. A ideia básica de Sant Jordi foi criar um dia em que os homens oferecessem rosas às suas mulheres e recebessem delas livros. Hoje em dia qualquer pessoa pode receber livros ou flores, e não é necessário estar numa relação amorosa para participar deste acontecimento. As ruas e praças enchem-se de locais que vendem os seus livros e rosas. Pessoas de todos os lados da Catalunha vão à cidade de Barcelona para passear livremente por bancas de vendas de livros e desfrutarem dos bares de vermute. Deixe-se deslumbrar pelo ambiente que vai encontrar em La Rambla e no Passeig de Gràcia.

Sevilha

Sevilha, a capital da Andaluzia, pode ser visitada durante a primavera quando as temperaturas ainda são amenas e não atingem picos de calor intensos. Fique alojado no centro da cidade e explore a sua arquitetura deslumbrante, apresentando uma fusão eclética dos estilos mouro, gótico e barroco nos seus edifícios. Passeio pelos seus bairros encantadores exuberantes da cultura e tradições andaluzes.

Experimente a tranquilidade da vida nas cidades do topo das colinas. Alugue uma casa de campo em Sevilha numa das suas vilas brancas, que encontra espalhadas um pouco por toda a província. Moron de La Frontera, Osuna ou Marchena localizam-se no coração do campo de Sevilha, e são vilas que oferecem algumas das melhores experiências gastronómicas da Andaluzia estando rodeado de natureza intocada. 

Algo que não pode perder é a Feria de Abril de Sevilha. Junte-se aos habitantes locais nas suas celebrações coloridas da tradição Andaluz. É um espetáculo impressionante de roupas tradicionais, carros alegóricos, decorações florais e músicos de florais, atraindo visitantes de toda a Espanha. Localizadas na periferia da cidade, as “casetas” oferecem clubes, espetáculos de flamento e comida típica da região. 

Menorca

Esta pequena ilha das Baleares mantém-se como um paraíso intocado de natureza em estado puro e praias fabulosas. Abril é a altura perfeita do ano para ficar alojado numa vivenda na praia em Menorca, antes que as multidões veraneantes tomem conta da ilha. Fique em Binibeca – uma aldeia de pescadores tradicional. É um resort muito calmo e por isso também ideal para relaxar na praia, desfrutando da sua atmosfera relaxante. A Cala de Blanes é um dos resorts mais animados da ilha. Ideal para famílias com numerosas atividades, uma vasta seleção de lojas e restaurantes.

O clima em abril chega a agradáveis 20 graus, o que é perfeito para explorar as grutas escondidas de Menorca. Explore igualmente os trilhos de snorkelling e descubra a vida marinha única da ilha. Alguns dos locais mais protegidos e dedicados a snorkelling são a Cala Moragues e a Cala en Calderer, que são perfeitas para visitar sem necessitar de guias turísticos. Se viajar em família, pode abordar a empresa Blue Islands Diving que organiza experiências de mergulho para crianças e também para principiantes

Caceres

Esta incrível cidade medieval é a capital da região da Estremadura. Caracterizada pelas suas ruas calcetadas estreitas e os seus palácios fortificados, Caceres é ideal para umas férias em abril a Espanha. A cidade foi declarada património do mundo pela UNESCO, devido às ruinas pré-romanas, romanas, árabes, judias e cristãs que aqui foram descobertas.

Celebre a Fiesta de S. Jorge em honra do santo patrono da cidade. O festival encena a simbologia da reconquista cristã da cidade, onde decorreram batalhas históricas entre mouros e também onde S. Jorge saiu vitorioso numa batalha com um dragão. A cidade está cheia de motivos de entusiasmo com as suas procissões, a festa da queima do dragão e as competições de salto à fogueira. 

Visite o Valle del Jerte para experimentar a natureza impressionante de Caceres. Caminhe junto das quedas de água da Garganta de las Nogaledas e mergulhe nas piscinas naturais do vale. A primavera é a altura ideal para a sua viagem, especialmente se chegar a tempo do festival das Cerejeiras em Flor, que acontece ao longo de março e abril. Mais de um milhão de cerejeiras em flor brotam pelos vales com as suas flores rosa e brancas. Os locais dividiram o festival em três partes: o “acordar do vale”, as “cerejeiras em flor”, e a “chuva de pétalas “, fechando as festividades. Ao longo do festival, as terras vizinhas organizam atividades culturais, gastronómicas e que celebram a vida tradicional da região.