As Melhores Praias da Costa Dorada

A Costa Dorada é uma das mais populares regiões da Catalunha. O seu nome traduz-se literalmente para “costa dourada”, numa referência direta às duas praias de areais finos e dourados, as águas cristalinas e as paisagens lindíssimas de cortar a respiração. Ainda que não seja tão conhecida como a Costa del Sol ou a Costa Brava, esta incrível região costeira tem muito para oferecer a todos os que procuram umas férias de praia memoráveis.

Quer esteja a viajar com a família toda, com a sua alma gémea ou dentro de um grupo de amigos, vai sempre encontrar pelo menos uma praia na Costa Dorada que lhe enche as medidas. Com tantas linhas de costa maravilhosas, a única complicação vai ser escolher o melhor destino de praia entre tantos tão bons.

Vamos dar-lhe indicações sobre as melhores praias de norte a sul da Costa Dorada, contando com as mais centrais e populares, até às baías mais escondidas e as enseadas isoladas de nudismo. Condensámos toda a informação essencial neste artigo, para o ajudar a tomar uma decisão mais fácil nas próximas férias de praia em Espanha. 

1. Praia Cunit, Tarragona

Praia Cunit, Tarragona, Costa Dorada

A praia Cunit é composta por quase 2 km de areal dourada, dividido entre sete zonas em forma de meia-lua com paredões. As águas dentro das zonas de meia-lua são calmas, contribuindo para um ambiente especialmente seguro e único para as crianças.

Cada uma das sete mini praias tem pelo menos um restaurante na sua área, para além das outras comodidades como os guarda-sóis e espreguiçadeiras para alugar, casas-de-banho públicas, aluguer de equipamentos de desportos aquáticos, instalações para jogar futebol de praia e alugueres de barcos a pedal.

Cunit é uma cidade costeira bastante calma, localizada a cerca de 50 km da área histórica de Tarragona. Pode ser encontrada no extremo norte da Costa Dorada, fazendo fronteira com a Costa de Barcelona. A distância desta cidade de Tarragona significa que menos turistas a visitam, mantendo-se por isso calma e intocada, rodeada das belas montanhas e de um ambiente natural de fazer inveja. De facto, o ambiente de natureza pura combina perfeitamente com a praia, e assume-se como um destino ideal caso queira fazer umas férias com atividades ao ar livre em conjunto com os seus companheiros de viagem.  

2. Praia Calafell, Tarragona

Praia Calafell, Tarragona, Costa Dorada
 
Outra bela praia localizada na província de Tarragona é a praia de Calafell, que pertence à cidade histórica de Calafell. A cidade pode-se encontrar a 1,5 km para o interior, e é um destino perfeito para qualquer pessoa que esteja à procura de combinar umas férias com passeios ao ar livre e visitas à praia, dado que as cidadelas romanas em volta merecem muito a pena serem visitadas.
 
A praia de Calafell tem cinco quilómetros da uma extensão de areia dourada que chega ao Clube de Iates Segur, este já situado na praia L’Estany. Calafell é uma praia ótima para famílias tendo em conta as suas águas temperadas, calmas e límpidas, com recreios para crianças, espreguiçadeiras para alugar, e uma grande variedade de opções para fazer desportos aquáticos. Para os visitantes com mobilidade reduzida, também existem vias adaptadas para caminhadas e parques de estacionamento por perto. 

3. Praia Coma-Ruga, Tarragona

Praia Coma-Ruga, Tarragona, Costa Dorada
 
Coma-Ruga é uma das três praias com bandeira azul que pertencem à cidade de El Vendrell. A praia Coma-Ruga conquistou a sua bandeira azul pela primeira vez em 1988, tendo nas suas areias moles e douradas de 2 km de comprimento por 120 de largura, assim como nas suas águas calmas, o seu grande ex-libris.
 
As comodidades com que pode contar incluem alugueres de espreguiçadeiras e de guarda-sóis, casas-de-banho, chuveiros e arrendamento de equipamento para desportos náuticos. Esta é a praia mais central das três praias da área, contando como vizinha a marina Masia Blanca. Por todos estes motivos tornou-se na praia mais popular da área, e muitas vezes chega mesmo a encher, por isso não se esqueça de ir cedo se quiser arranjar espaço para estender a toalha. 

 4. Enseada Cala de Canyadell, Tarragona

Enseada Cala de Canyadell, Tarragona, Costa Dorada
 
Esta calma e semi-urbana enseada de 60 metros de comprimento por 35 metros de largura possui um areal dourado e águas calmas. É uma enseada aparentemente modesta em tamanho, mas nem por isso deixa de ser limpa regularmente. Não possui comodidades como as praias anteriormente de referidas, e por isso não atrai tantos turistas e mantém-se como uma alternativa bastante calma. Não possui nadador-salvador e está rodeada por uma pequena floresta que lhe dá um ar isolado de privacidade.
 
A única maneira de aceder a esta praia é a pé, fazendo com que seja pouco recomendável para pessoas com mobilidade reduzida, ou para os mais velhos ou muito novos. A praia é contudo perfeita para casais ou grupos de amigos que procuram um destino de praia privado e relaxante, já que tudo nela é um esplendor de tranquilidade e beleza natural.

5. Praia Altafulla, Tarragona

Praia Altafulla, Tarragona, Costa Dorada
 
Altafulla é uma cidade medieval localizada na província de Tarragona, a apenas 10 minutos do centro da cidade de Tarragona e a uma hora de distância de Barcelona.
 
Esta praia possui areias finas e douradas, e também foi certificada com a distinção da bandeira azul. Ela conta com cerca de 1,100 metros de comprimento por 20 metros de largura, e ocupa todo o espaço que vai do Cap Gros até La Roca del Gaia. Tem acessos para pessoas como mobilidade reduzida e serviços de segurança com nadadores-salvadores que contribuem para uma atmosfera relaxada, fazendo de Tarragona um destino perfeito de praia para levar crianças pequenas.
 
Estando situada tão próxima da cidade, e sendo Tarragona um destino perfeito para umas férias em família, a localização desta praia torna-se ideal para ser visitada com crianças, que terão imenso que ver e fazer seja na praia ou na cidade. O fantástico clima da Costa Dorada proporciona às famílias momentos maravilhosos de praia, em contacto com a natureza, e a fazer atividades que se desenrolam em Altafulla o ano inteiro.    

6. Platja de Tamarit, Tarragona

Platja de Tamarit, Tarragona, Costa Dorada
 
A Platja de Tamarit é outra das praias de bandeira azul em Tarragona, com um areal macio e fino que é limpo todos os dias. O areal entra delicadamente no mar sem grandes inclinações, o que lhe limpará a cabeça de preocupações na hora de as crianças irem brincar na água, nadando ou andando em pranchas.
 
A praia tem 1,750 metros de comprimento por 45 metros de largura, e oferece uma variedade de comodidades aos seus visitantes como casas-de-banho e chuveiros públicos, guarda-sóis e espreguiçadeiras para alugar, bares, restaurantes e cafés, serviço de aluguer de bicicletas, viagens de barco e desportos náuticos, para além dos acessos especiais para pessoas com mobilidade reduzida e as cadeiras-de-rodas insufláveis. 
 
Esta praia fica localizada ao pé da Reserva Natural Rio Gaià, e está preenchida por imensos álamos, salgueiros e juncos. A reserva natural alberga imensas espécies de pássaros e é um ótimo lugar para dar um passeio, já que um bom número de trilhos de alta qualidade.
 
O vasto número de comodidades e alto nível de segurança desta praia faz com que seja perfeita para passar uns longos dias de praia com a família toda. As vistas lindíssimas sobre o castelo Tamarit e a floresta tranquila em volta ajudam a que seja um destino de férias de praia inesquecível da Costa Dorada. 

7. Platja de la Mora, Tarragona

Platja de la Mora, Tarragona, Costa Dorada
 
A Platja de la Mora tem 520 metros de comprimentos por 65 metros de largura, e conta com areias de tamanho médio que fazem do seu areal um pouco mais duro do que nas outras praias da área de Tarragona. Mas pode contar com serviços básicos como os chuveiros e casas-de-banho públicos, primeiros-socorros, e com um grande parque de estacionamento.
 
A encosta que desce para o mar é bastante íngreme, por isso as famílias que tragam crianças pequenas consigo devem tomar este aspeto em consideração e serem precavidas. Um outro aspeto a ter em conta é que é permitido nudismo nesta praia. 

8. Enseada Cala de la Roca Plana, Tarragona

Platja de la Roca Plana, Tarragona, Costa Dorada
 
A Cala de la Roca Plana é uma enseada isolada e destinada a nudismo, localizada num dos extremos do Bosque de la Marquesa. Tem 205 metros de comprimento por 26 metros de largura, e tal como a maioria das praias em Tarragona contém um areal fino e dourada que é limpo semanalmente.
 
As suas águas são calmas e não muito profundas, mas o melhor mesmo é que a praia em si não costuma encher, pelo que é uma ótima escolha para aqueles que procuram fazer um dia calmo e relaxado de praia. Na Cala de la Roca Plana estará relativamente isolado e os seus acessos são difíceis… para além disso não tem acessos para pessoas com mobilidade reduzida, motivos pelos quais talvez queira pensar duas vezes antes de vir a esta praia com a sua família.

9. Cala Fonda aka Waikiki Beach, Tarragona

Cala Fonda Cove aka Waikiki Beach, Tarragona, Costa Dorada
 
Referida comumente como a Wikiki Beach, a praia isolada Cala Fonda está localizada a poucos quilómetros de Tarragona, um pouco mais a sul do que a Cala de la Roca Plana, e é uma das  mais bem preservadas praias da área. Esta praia nudista está rodeada pelo aromático Bosque de la Marquesa – um bosque de pinheiros – e por falésias de calcário amarelo.
 
A praia contém um areal dourado e fino que ocupa uma área 200 metros por 25 metros, e é banhado por águas temperadas e pouco profundas. Tal como acontece noutras praias isoladas, a Cala Fonda não apresenta serviços especiais ou comodidades, por isso se estiver a planear passar aqui um dia, o melhor é trazer a sua própria comida, bebidas e guarda-sóis. Só pode aceder a esta praia a pé e não há vias para pessoas com mobilidade reduzida.

10. Praia L’Arrabassada, Tarragona

Praia L’Arrabassada, Tarragona, Costa Dorada
 
A praia semi-urbana de Tarragona tem 550 metros de comprimento por 60 metros de largura, e o seu areal é limpo e macio, tendo ainda águas calmas e temperadas. A praia é limpa diariamente e conta com nadadores-salvadores, passadiços de madeiras e acessos especiais para pessoas com mobilidade reduzida, o que faz dela uma praia acessível e segura para todos.
 
A praia apresenta uma panóplia de comodidades  muito interessantes, incluindo cafés, bares, restaurantes, chuveiros, casas-de-banho, cacifos, serviços de aluguer de guarda-sóis e espreguiçadeiras, um grande parque de estacionamento, aluguer de equipamento de desportos náuticos, uma área de recreio para crianças e até uma área para praticar surfe. Não fossem estas vantagens suficientes, ainda possui acessos fáceis para chegar à praia de carro ou pé, fazendo dela uma praia muito popular para pessoas de todas as idades.

11. Playa del Milagro, Tarragona

Playa del Milagro, Tarragona, Costa Dorada
 
A Playa del Milagro é outra das praias imperdíveis de Tarragona e uma das mais populares e movimentadas da área. A praia está localizada ao longo de um pedaço de estrada que se liga ao centro da cidade e que contém um porto, fazendo dela bastante acessível e conveniente para os veraneantes alojados no centro histórico de Tarragona. A praia também exibe uma avenida moderna com palmeiras e ótimas esplanadas onde pode relaxar.
 
Com 500 metros de comprimento por 70 metros de largura, a Playa del Milagre conta com um areal fino e dourado, e águas calmas e temperadas não muito profundas, pelo que se assume ideal para levar mergulhadores juniores e seniores. Entre os serviços de que dispõe, incluem-se: nadadores-salvadores, acessos para pessoas com deficiências, chuveiros e casas-de-banho públicos, aluguer de espreguiçadeiras, bares e restaurantes, um parque de estacionamento e uma área de recreio para crianças. A praia também fica a curta distância do porto com os seus inúmeros bares, restaurantes, bancos, aluguer de carros e outros. 

12. Enseada Cala Penya Tallada, Salou

Enseada Cala Penya Tallada, Salou, Tarragona, Costa Dorada
 
Esta isolada mas adorável enseada possui 125 metros de comprimento por 10 metros de largura, e está rodeada de pinheiros com um irrestível perfume e vegetação luxuosa. É graças à sua localização escondida que recomendamos esta enseada como uma das melhores praias de Salou, já que não é muito conhecida entre os turistas e por isso também não costuma tornar-se movimentada nem encher.
 
Não irá ter dificuldades em encontrar um lugar para estender a sua toalha, mas também não poderá contar com comodidades extra por aqui. Em vez disso, terá o dia todo para si neste recato de férias em Salou desligado do resto do mundo e imerso no cheiro doce do ambiente natural envolvente.     

13. Playa Larga, Salou

Platja Larga, Salou, Costa Dorada
 
Salou é um dos destinos mais populares na Costa Dorada, e nenhum dos seus visitantes fica indiferente à Playa Larga localizada nas imediações do centro da cidade e rodeada por uma floresta fresca de pinheiros.
 
Esta praia semi-urbana de 600 metros de comprimento por 35 metros de largura possui um areal fino e dourado, águas calmas e comodidades básicas, incluindo: casas-de-banho públicas, chapéus-de-sol, chuveiros e um serviço de aluguer de espreguiçadeiras.
 
Também há alugueres de barcos a pedais e jet skis, por isso terá a oportunidade de ver a sua bela linha de costa a bordo de um destes transportes e desfrutar de todas atividades familiares divertidas que Salou tem para lhe oferecer. 

14. Playa del Regueral, Cambrils

Playa de Regural, Cambrils, Tarragona, Costa Dorada
 
A próxima cidade que encontramos na Costa Dorada e a sul de Salou é a belíssima cidade costeira de Cambrils. Este é um destino de praia incrivelmente popular entre as famílias, sobretudo pelas garantias de espaço e segurança na praia, assim como as imensas atividades familiares.
 
A Playa del Regueral é a praia principal de Cambrils, situada ao lado do centro da cidade e com uma avenida da praia que percorre todo o seu perímetro. A praia é facilmente acessível graças à sua localização central, sem esquecer que é um destino popular entre famílias, habitantes locais e turistas, tudo contribuindo para que seja uma praia bastante movimentada.
 
Com uma panóplia de atividades interessantes para fazer e ver em Cambrils, a sua praia principal é um dos seus atrativos principais. Tem 1,2 km de areal pontilhado aqui e ali com bares, restaurantes, chuveiros, espreguiçadeiras para alugar e campos de voleibol. Não podemos ainda deixar de mencionar a quantidade de desportos aquáticos em que pode participar, incluindo os barcos de banana para dar uma voltinha ou o mais entusiasmante esqui aquático. 

15. Playa de Vilafortuny, Cambrils

Playa de Vilafortuny, Cambrils, Tarragona, Costa Dorada
 
Outra das praias douradas de Cambrils é a Playa de Vilafortuny, que está ligada à Playa del Regural. Tem 1,5 km por 70 metros de um areal dourado, e na sua área conta com imensas comodidades, incluindo chuveiros, espreguiçadeiras para alugar e recreios para crianças, o que contribui para umas férias familiares muito boas em Cambrils

16. Enseada Cala de les Sirenes, Miami Platja, Cambrils

Enseada Cala de les Sirenes, Miami Platja, Tarragona, Costa Dorada
 
A enseada Cala de les Sirenes faz parte da área costeira de Miami Platja, possuindo 180 metros de comprimento. O seu areal é fino e as águas são calmas, ainda que o declive do areal que entra no mar ser desnivelado – tenha por isso atenção quando entrar na água, especialmente se levar crianças ou pessoas mais velhas consigo.
 
A enseada é limpa todos os dias e conta com algumas comodidades, como chuveiros, um restaurante, e um serviço de aluguer de equipamentos para desportos náuticos. Esta é uma das oito enseadas classificadas como áreas naturais protegidas. Em volta da enseada encontramos uma paisagem rochosa e repleta de pinheiros e arbustos.  

17. Praia El Torn, Cambrils

Praia El Torn, Tarragona, Costa Dorada
 
Localizada numa área natural protegida, a poucos minutes da região de L’Hospital de L’Infant, esta praia nudista oferece a combinação perfeita de uma praia intocada com um cenário natural de luxo. É bastante isolada e por isso muito tranquila para poder relaxar sem muita gente à sua volta.
 
A praia El Torn tem 1,400 metros de comprimento por 70 metros de largura, e o seu areal é escuro com águas calmas e temperadas. A praia é limpa regularmente e conta com comodidades básicas, incluindo casas-de-banho e alugueres de espreguiçadeiras. Também é perfeita para os amigos ou casais à procura de um lugar para relaxar com privacidade e sossego.

18. Praia Riumar, Cambrils

Praia Riumar, Tarragona, Costa Dorada
 
A praia Riumar tem 4 km de comprimento por 150 m de largura, e estende-se a leste da área de Delta de L’ebre. É uma das poucas praias nesta costa que tem dunas de areia e exibe um areal dourado, fino e macio, com águas pouco profundas, sendo por isso uma escolha segura mas também divertida para partir numas férias familiares na Costa Dorada. A praia não é demasiado movimentada em parte pelo seu tamanho e localização, e tem uma vantagem muito boa para os windsurfers e surfistas já que os dias ventosos são frequentes por aqui, criando ondas muito apetecíveis para estes conquistadores do mar. Tem bastantes comodidades, incluindo parque de estacionamento, chuveiros, uma estação da cruz vermelha, bares de praia e alugueres de desportos de água.
 
Pode encontrá-la na Reserva Natural Delta de L’ebre que é a casa de imensas espécies de pássaros. O parque tem inúmeros trilhos por onde passear assim como pontos de observação, fazendo desta praia um destino ideal tanto para quem quer estar próximo de vida selvagem como para os entusiastas do desporto.
 
Com tanta variedade de praias entre as quais escolher, a Costa Dorada assume-se como um destino ideal para as suas próximas férias de praia em Espanha. Quer viaje com crianças, amigos ou em família, agora tem todas as informações de que precisa para tomar a sua decisão quanto à melhor praia da Costa Dorada para si. Aproveite! 

Mapa

Apartamento em Cambrils

  • 3 quartos
  • 7 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 100 m²: área coberta
  • 40 m²: terraço
  • Mobília de exterior
  • Ar condicionado
  • Churrasco
  • TV
Id: 48559 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 490 - 1 274/semana € 70 - 182/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Salou

  • 2 quartos
  • 6 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 80 m²: área coberta
  • Varanda
  • Ar condicionado
  • Estacionamento
  • Máq. lavar roupa
  • TV
Id: 48453 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 371 - 847/semana € 53 - 121/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Salou

  • 2 quartos
  • 6 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 60 m²: área coberta
  • Piscina comum
  • Jardim
  • Terraço
  • Mobília de exterior
  • Elevador
Id: 48454 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 420 - 1 246/semana € 60 - 178/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui