Os melhores lugares onde ficar na Costa Dorada

Costa Dorada estende-se por mais de 90 km de costa, desde Cunit até ao Delta del Ebro, e está repleta de praias paradisíacas, povoações de pescadores cheias de encanto, cidades cosmopolitas, complexos turísticos e uma infinidade de planos de entretenimento.
 
 
Recolhemos neste artigo todos os lugares-chave do litoral de Tarragona onde poderá ficar tranquilamente alojado. Continue por isso a ler para se informar de todos os lugares de interesse quando fizer uma escapadela na região e conheça as casas de férias onde ficar na Costa Dorada.
 
Playa La Mora, Tarragona
 
A Costa Dorada espera-nos com opções de férias de todo o tipo, por exemplo poderá participar em escapadelas urbanas em destinos incríveis como a cidade de Tarragona, que tem património histórico único complementado na perfeição com o seu encantador ambiente natural. Mas também poderá ir a localidades mais populares para escapadelas em família, como Cambrils e Calafell, ou destinos típicos para férias de sol e praia, como L’Ametla de Mar, Altafulla ou a Miami Playa.
 
À parte os típicos destinos turísticos do litoral, na Costa Dorada também poderá encontrar pequenos lugares remotos, perfeitos para uma escapada rural, como é o caso de Montroig del Camp. E não nos devemos esquecer de Salou, um dos destinos da Costa Dorada mais visitados e conhecido pelas suas escapadelas de luxo, planos de diversões para crianças e o frenético ambiente noturno que atrai milhares de pessoas de todos os lados com ganas de celebrar. 
 
Tarragona - Ruínas Romanas

Onde ficar para uma escapadela urbana na Costa Dorada

Os melhores alugueres urbanos na Costa Dorada encontram-se em Tarragona e Reus. Tarragona, que durante a época do império romana funcionava com um importante porto comercial, converteu-se numa vibrante e próspera cidade, declarada Património da Humanidade da UNESCO graças à importância histórica e beleza das suas ruínas arqueológicas com mil anos de antiguidade. Tudo isto poderá evidentemente visitar!
 
A imagem típica que temos de Tarragona inclui o seu anfiteatro romano, com vistas formidáveis do mar e rodeado de praias de areia dourada e águas cristalinas. Mas nem tudo é herança romana, Tarragona conta com um maravilhoso centro histórico medieval, com toques modernistas e repleto de prazas onde poderá desfrutar dos típicos vermutes com azeitonas. Deixe-se perder nas suas ruas, arcadas góticas e galerias, enquanto explora as bancas artesanais e degusta a melhor gastronomia local nos seus restaurantes.
 
Calle de la Mercería Tarragona
 
A um passo das suas praças encontramos a maior parte das casas de férias da cidade de Tarragona, e na zona mais movimentada destaca-se a Rambla Nova, obtendo a sua fama devido ao conhecido Balcón del Mediterráneo que se diz dar sorte a quem lhe toque. Superstições à parte, a partir deste miradouro obterá uma prenda imediata: as vistas inigualáveis da Costa Dorada e do ambiente em volta de Tarragona. Na zona nova da cidade também poderá realizar um percurso modernista através das casas senhoriais da Casa Ripoll, Casa Salas, e Teatro Metropol… com miradouros espetaculares e jardins com decoração de época que vale a pena descobrir.
 
Desde a capital da Costa Dorada, seguimos para a capital do vermute e cidade natal de Gaudí: Reus. Esta localidade, situada a um passo de Tarragona, é famosa pela sua arquitetura modernista, museus e área comercial, pelo que é um dos principais destinos urbanos da região. O centro nevrálgico de Reus é a fantástica Plaza Mercadal, onde se encontra o Centre Gaudí, e onde poderá descobrir vários planos, desenhos e esculturas de muitas das suas obras.
 
A primeira coisa que vai chamar a sua atenção quando chegar à Plaza del Mercadal são as elegantes formas da fachada da Casa Navàs, cujo interior vale a pena explorar com calma, e que está repleta de detalhes como ornamentos gravados, vitrais, colunas e uma multiplicidade de outros pormenores fascinantes.
 Monumento a los Castells en Tarragona
 
A partir daqui também poderá iniciar um percurso modernista pela cidade, visitando casas que datam do início do século passado, como a Casa Pinyol, a Casa Anguera e o colorido Institut Pere Mata, a joia arquitetónica da cidade.
 
O centro de Reus também é conhecido pelas suas bancas de rua, sobretudo as que se prolongam pela calle Monteroy, repleta de boutiques e bancas de joias. É o local perfeito para passar uma tarde às compras e, para repor forças, nada melhor do que tomar um vermute fresco numa das praças do centro.

Férias de sol e praia na Costa Dorada

O litoral na província de Tarragona é uma zona marcada pela cálida cor dourada do areal das praias e pelas paradisíacas praias tão típicas da Costa Dorada. São paraísos de sol e mar onde se sentirá em plena atmosfera suave do Mediterrâneo. As várias praias da cidade de Tarragona são muito recomendáveis e tão variadas que poderá alternar entre dias de puro relaxamento nas praias mais recônditas e escondidas, e tardes de diversão nas praias urbanas.
 
Se está à procura de arrendamentos de praia na Costa Dorada, recomendamos que consulte as casas de férias de L’Ametlla del Mar, uma pequena povoação de pescadores que se situa entre grandes zonas naturais e em que poderá tomar contacto direto com os vários elementos no seu estado puro. Graças à sua localização, a um passo do Parque Natural del Delta del Ebro, encontra-se também rodeada de praias impressionantes, praticamente virgens. Algumas delas, como é o caso da praia de Pixa-Vaques ou de l’Alguer, são de fácil acesso e contam com todos os serviços. Mas outras, como a praia Llenya ou a praia de Punta de Áliga, são muito mais recônditas e protegidas por altos desfiladeiros. Além disso, é uma área que obteve a certificação do Turismo Desportivo da Catalunha, pelo que poderá praticar vela e mergulho em perfeitas condições. 
 
Praia Vilafortuny, Cambrils, Tarragona, Costa Dorada
 
Outra localidade de sol e praia por excelência na Costa Dorada é a Miami Playa. Um destino de 12 km de praias paradisíacas, como a Riviera, a praia de Estany ou a praia de Vienesos, que fazem justiça ao seu nome tropical. Aqui poderá andar de caiaque, fazer mergulho, ou simplesmente deitar-se no área e tomar o máximo partido do bom tempo. Se decidir hospedar-se numa das casas de férias da Miami Playa poderá ainda experimentar a sua animada vida noturna.
 
Se quiser desfrutar da praia sem se preocupar com nada, o melhor é optar por um arrendamento de férias em Altafulla. Nesta pequena povoação o destaque vai para a praia de Altafulla com 1 100 metros de comprimento. A atravessá-la lateralmente encontramos um passeio marítimo repleto de bares, chiringuitos e todo o tipo de serviços: incluindo chuveiros públicos, casas-de-banho, serviços de aluguer de guarda-sóis e de material desportivo de todo o tipo. Além de tudo o que descrevemos, poderá ainda contar com areais suaves e águas turquesas pouco profundas que garantem a máxima segurança a todos os que nela mergulham. Há ainda um clube náutico onde poderá pedir o aluguer de barcos. Não é de estranhar por isso que sejam às centenas os turistas que vão até Altafulla para desfrutar das suas praias. 
 
Playa Larga, Tarragona
 
Não temos de ir muito longe em Altafulla para encontrar outro destino de sol e praia na Costa Dorada… Torredembarra cumpre bem esse objetivo. Os habitantes locais desta pequena povoação podem gozar diariamente de praias limpas e bem cuidadas, com mais de 7 km de comprimento, e rodeadas pelo Espaço Natural de Els Muntanyans, uma área protegida de lagoas e pântanos e que poderá visitar através de uns passadiços de madeira. As casas turísticas de Torredembarra, que estão junto a estas praias, são a melhor maneira para aceder e desfrutar das águas cristalinas. 

Viva o luxo da Costa Dorada

A costa de Tarragona não é só sinónimo de praias de sonho, também conta com spas, piscinas privadas, restaurantes e casas de férias de luxo espalhadas por toda a Costa Dorada, e onde poderá mimar-se e ter o contributo necessário para umas férias inesquecíveis.
 
Feche os olhos e imagine-se deitado na toalha, enquanto a brisa do mar refresca a sua pele e sente o calor do sol a tocar-lhe. Imagine agora que abre os olhos e contempla diante de si uma piscina que parece prolongar-se até ao infinito e fundir-se com o mar. Isto não é sonho, é a piscina Infinity do Beach Club Lumine de Salou, um centro que alia o gole, à praia e ao melhor dos serviços de relaxamento. Nas suas zonas verdes poderá descansar debaixo de sombra e, se tiver fome, pode sempre sentar-se no seu restaurante que provar o melhor da gastronomia local.
 
No arredores de Salou não faltam spas e restaurantes que fazem com que hospedar-se em alguma das vivendas de luxo em Salou seja a opção mais adequada se quisermos sentir-nos como reis durante as nossas férias na Costa Dorada.
 
Apartamento em Calafell, Tarragona

Alojamentos para uma escapadela barata na Costa Dorada

Não é difícil encontrar casas de férias baratas na Costa Dorada, sobretudo se fizer as suas reservas com antecedência. L’Ampolla é um de local ótimo para se alojar. Esta povoação de pescadores não perdeu o seu encanto com a chegada do turismo e encontra-se a pouca distância do Parque Natural del Delta del Ebro, por isso será fácil de se desligar da vida movimentada. Faça também trilhos de caminhada e excursões pelos viveiros de mexilhões, onde se inclui degustação de ostras. Pode efetuar alugueres de férias em L’Ampolla por apenas 54€ por noite, pelo que não terá de pensar duas vezes antes de decidir onde pernoitar.
 
Por outro lado, Cunit também é uma boa opção se quiser ir à descoberta da Costa Dorada. Por ser uma povoação mais a norte, encontra-se a apenas uma hora de Barcelona, o que é um bom motivo para ir de visita à “ciudad condal”.
 
Praia Tamarit, Tarragona, Costa Dorada

Diversão em família pela Costa Dorada

Quando estiver de viagem à Catalunha com crianças procure o Certificado de Turismo Familiar atribuído pela Generalitat, que é uma maneira de distinguir as localidades especializadas em ofertas turísticas para toda a família. Este certificado serve de guia para saber onde ficar na Costa Dorada com a família, já que as opções são muitas e bastante variadas.
 
Existem inclusivamente destinos mais conhecidos pelos seus planos de festas ou pelo luxo da sua oferta, como é o caso de Salou, e que atraem famílias de todos os lados. Cerca de 26% dos turistas que escolhem Salou como destino de férias correspondem a famílias que sabem que desfrutar de Salou com crianças é sinónimo de diversão sem fim. O Port Aventura permanece como uma das referências principais de férias, principalmente agora que abriu oficialmente a área temática da Ferrari Land, com imensos simuladores de F1 e as melhores atrações à volta do mundo das corridas de alta velocidade. Para além disso a região está bem apetrechada com, por exemplo, o parque aquático de Aquópolis ou o parque de aventuras Parc Aventura… é um paraíso para os seus filhos! 
 
Port Aventura, Costa Dorada
 
Outro dos nossos destinos familiares favoritos é Cambrils, uma localidade inesquecível que oferece os mesmos atrativos de Salou mas que consegue manter um ambiente mais tranquilo. Cambrils promete planos de diversão ilimitados para os seus filhos, desde dias de diversão no Port Aventura, horas a bordo do comboio turístico, adrenalina em estado puro na Jumpland Aventura Ecológica – um parque de aventuras com pontes movediças ou um rocódromo… –, mas também poderá contar com a beleza da Cuba Colonial, com o Parque Samá e as suas árvores exóticas, riachos e grutas, entre outros. Encontre a sua casa de férias em Cambrils e deixe-se levar por uma experiência de férias única com os seus filhos.
 
Outra localidade especial para uma escapadela familiar à Costa Dorada é Calafell. Pelos seus arredores poderá visitar as escavações arqueológicas da Ciutadella Ibéricas, uma zona histórica com que foi reconstruída a partir de vestígios que datam da Idade do Ferro. Também poderá visitar o Castillo de Santa Cruz, com mais de mil anos e de onde é possível desfrutar de vistas panorâmicas únicas sobre a região.
 
Para mais emoção, não há nada como fazer uma visitar ao parque de aventuras Diver Lúdic, com circuitos especiais adequados à altura de cada criança. Poderá contar igualmente com corridas de karting em El Vendrell, se for adepto de velocidades e quiser ter o controlo do volante nas suas mãos. Em Calafell respira-se contudo um ambiente calmo tão típico de povoações de pescadores, pelo que poderá procurar um apartamento de férias familiar em Calafell e descobrir esta localidade onde parece que o tempo parou.   
 
Parque aquático Aquópolis

Onde ficar para uma escapadela rural na Costa Dorada

Parque Natural del Delta del Ebro é o lugar perfeito para uma escapadela rural na Costa Dorada. Na desembocadura do Ebro descobrirá lagoas cheias de flamingos, arrozais e campos onde irá religar-se com a natureza e com a magia deste lugar.
 
Outro destino famoso para alugueres de férias rurais na Costa Dorada é o Mont Roig del Camp. As formas suaves da paisagem desta pequena povoações inspiraram a obra de Miró. Efetivamente existe aqui um Centro Miró, situado na antiga igreja de Montroig, onde poderá conhecer os vários aspetos da obra deste pintor. À volta da área poderá também desfrutar de elementos naturais montanhosas, já que esta se encontra rodeada por serras que formam o Parque Natural da Serra de Montsant, pela Sierra de Llaberia e as Montanhas da Costa Dorada, que contam com imensos trilhos para caminhadas e miradouros espetaculares sobre todo o litoral.
 
Altafulla, Tarragona

Destinos de festa na Costa Dorada 

Salou é a localidade mais multifacetada da Costa Dorada. Salou tem imensos planos de diversão, tem mar, tem cultura, mas é sobretudo um destino de grandes festas. Em nenhuma outra localidade da Costa Dorada encontrará a oferta de bares, pubs e discotecas que tem aqui. Desde a Pacha La Pineda, o Flash Back Salou (uma discoteca com zona de jadim chill-out e dois ambientes de música diferentes), o La Cage e o Tropical Salou. O que não faltam nesta localidade são espaços de diversão onde poderá ter grandes noites com ótimo ambiente.
 
Se o que procura é diversão, também poderá ter interesse em Sitges. Situada ao sul da província de Barcelona, Sitges é conhecida pelos eventos que se celebram o ano inteiro e pelas várias opções de diversão e entretenimento que oferece. Isto sem mencionar os seus vários quilómetros de praias.
 
Aqui terminamos o nosso artigo sobre a Costa Dorada. Uma região impressionante e um dos melhores destinos na costa de Espanha, onde seguramente encontrará motivos de interesse para as suas próximas férias. Deixe que a Costa Dorada faça parte de si. 

Apartamento em Sant Jaume d'Enveja

  • 2 quartos
  • 6 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 1 wc
  • 65 m²: área coberta
  • 7 m²: terraço
  • Piscina comum
  • Wi-Fi
  • Varanda
Id: 75115 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 400 - 800/semana € 70 - 120/noite Mostrar detalhes

Vivenda em L'Ametlla del Mar (Tres Calas)

  • 6 quartos
  • 14 pessoas
  • 4 casas de banho
  • 280 m²: área coberta
  • 100 m²: terraço
  • 2800 m² de jardim
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Espreguiçadeiras
Id: 76680 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 532 - 3 169/semana € 332 - 453/noite Mostrar detalhes

Apartamento em Salou (Cap Salou)

  • 3 quartos
  • 8 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 120 m²: área coberta
  • 20 m²: terraço
  • Piscina comum
  • Wi-Fi
  • Jardim
  • Mobília de exterior
Id: 48816 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 490 - 1 274/semana € 70 - 182/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui