Onde ficar em Espanha em maio

O mês de maio em Espanha garante-nos dias maiores, temperaturas mais quentes e céus azuis claros. As cidades ganham vida com os festivais e as celebrações culturais, e os destinos de praia voltam a receber turistas depois da pausa do inverno. Maio é a altura ideal para passear e ir à descoberta de algumas das melhores cidades de Espanha, ou então relaxar na praia com temperaturas que não descem abaixo dos 20 graus.

Descubra os 7 melhores locais para umas férias em Espanha em maio, que são perfeitas não só para passear, relaxar e divertir-se, mas também oferecem opções bastantes para bronzeados, ficar a conhecer a cultura local e participar nas incríveis fiestas espanholas.

1. Córdoba, Andaluzia

A Andaluzia é uma região de grande riqueza cultural, onde a história se mistura com a tradição. O charme único desta parte de Espanha deve muito aos longos anos de coexistência entre cristãos, judeus, muçulmanos e ciganos. Durante um passeio por Córdoba é fácil reparar na fusão de culturas deixada pela presença destes povos, destacando-se a arquitetura e as vistas fenomenais como a famosa Mesquita de Córdoba ou o incrível castelo de Alcázar.

Pátio da Associação, Festival dos Pátios de Córdoba

A cidade de Córdoba torna-se exuberante de vida em maio. Durante esse mês a cidade andaluz resplandece de cores e entusiasmo. Milhares de flores adornam a cidade e os aromas das laranjeiras em flor preenchem a atmosfera.

La Fiesta de Los Patios de Córdoba” é para muitos o evento mais aguardado da primavera. Todos os anos, durante 12 dias, os habitantes de Córdoba abrem os seus pátios e revelam autênticas carpetes florais, também mosaicos feitos à mão com motivos árabes, fontes refrescantes e belos terraços. A melhor parte de procurar alojamento na cidade de Córdoba é encontrar casas com pátios interiores belíssimos e poder desfrutar deles a seu bel prazer.

Festival dos Pátios de Córdoba

Se não conseguir visitar o Festival dos Pátios em Córdoba, não tem problema. Em maio existe um outro festival conhecido como “Cruzes de Mayo”, no qual os participantes competem pela cruz de flores mais bem decorada. A celebração é acompanhada por uma procissão conhecida como “La Batalla de las Flores”.

As celebrações de maio terminam com a Feria de Córdoba, a irmão mais nova da internacionalmente conhecida Feria de Sevilha.

2. Girona, Catalunha

Ainda que por vezes esta seja esquecida em detrimento da irmã mais imponente Barcelona, Girona mantêm-se como uma pérola escondida da região da Catalunha. Ainda que a cada ano que passe mais e mais pessoas procurem alojamento na cidade de Girona, ela conseguiu manter uma atmosfera mais relaxada do que Barcelona. Aqui, há espaços que ainda são tipicamente locais e frequentados pela vizinhança, como os cafés e bares, além disso muitas pessoas da região vêm a Girona pelos seus prolíficos festivais.

Temps de Flors, Girona

Passeie pelas muralhas ancestrais, deixe-se perder no esplendor do magnífico e bem preservado quarteirão judeu, visite os inúmeros monumentos ou simplesmente desfrute das vistas sobre as Casas de l’Onyar – as casas coloridas junto ao rio.

Em maio, e à semelhança de Córdoba, Girona é adornada de flores. O “Temps de Flors” é uma celebração anual pela chegada da primavera. As ruas da cidade transformam-se em galerias exibindo esculturas florais e criações diversas. Encontrará decorações em todos os cantos da cidade, mas principalmente no seu centro histórico.

 

La Fabrica, Girona

 

Se gosta de passar tempo na natureza, alugue uma vivenda em Girona com os seus amigos ou família, salte para cima de uma bicicleta e explore a zona. Ao longo dos últimos anos, Girona foi nomeada um dos melhores destinos para umas férias de ciclismo. As paisagens diversas da região, o bom tempo e a proximidade a aeroportos foram elementos decisivos para que personalidades conhecidas do mundo do ciclismo tenham querido alojar-se aqui permanentemente.

Foi esse o caso do ciclista canadiano Christian Meier, que depois de fazer provas profissionais em Girona decidiu mudar-se e começar a viver aqui. Meier e a sua mulher abriram o café “La Fabrica”, que goza de grande popularidade entre locais e visitantes. É um espaço de visita obrigatória, mesmo se está de visita por apenas 24 horas a Girona. Ali encontra excelentes pequenos-almoços e brunches, e é quase garantido que se cruzará com outros entusiastas do ciclismo.

 

3. Bilbao, País Basco

 

Se quiser passar uns dias a experimentar os prazeres gastronómicos de alguns dos melhores restaurantes do mundo, Bilbao é de visita obrigatória. A cultura culinária do País Basco é um dos principais motivos de visita desta região para os turistas.

Museu Gugenheim, Bilbao

 

Em todas as conversas sobre Bilbao, é frequente ouvir-se falar dos “pintxos”. Estas são como que tapas convencionais que conhecemos de outras partes de Espanha. Os pintxos bascos são mini criações autênticas e obras de arte culinárias para serem consumidas numa dentada.

Seguindo o espírito dos locais, alugue um apartamento na cidade de Bilbao, calce uns sapatos confortáveis e dirija-se à Cidade Antiga (Casco Viejo). Aqui encontrará a catedral e o famoso Mercado de la Ribera. As ruas pedestres são perfeitas para viajantes que querem passar algun tempo livro a explorar a cidade a pé. Em torno do Casco Viejo encontrará vários restaurantes pequenos que oferecem pintxos, e em complemento poderá degustar o vinho tinto Rioja ou o vinho branco Txakoli. Os domingos são dias particular que atraem ao centro imensos residentes, que passam o dia em convívio, socializando e vagueando pelo mercado de antiguidades

 

Ulice Bilbao 

Numa visita a Bilbao não deve deixar de visitar o Museu Guggenheim, projetado por Frank-Gehry. Esta instituição colocou Bilbao no mapa turístico de Espanha. Recebe exposições de pintura e escultura, mas o próprio edifício é uma obra de arte em si mesmo. Muitos visitantes gostam de tirar fotografias com a icónica aranha gigante junto ao edifício, ou a escultura de um cão feita de flores de Jeff Koons.

 

4. Madrid

 

Não é preciso muito para convencer alguém a visitar Madrid, mas nem sempre os seus visitantes esperam temperaturas baixas durante a sua visita. O clima aqui pode mudar drasticamente ao longo do ano – na verdade não só a temperatura mas também o nível de humidade. Maio é um dos melhores meses do ano para visitar a cidade, quando as temperaturas são agradáveis, não está húmido e é improvável que chova. 

 

Malasaña, Madrid

Madrid pode ser intensamente quente durante o verão, sendo também um período de férias para muitos dos lojistas, pelo que as lojas, bares e várias atrações estão fechadas. Na primavera a cidade enche-se de vida, as ruas e os parques cheias de caminhantes, e há também várias oportunidades para explorar Madrid de graça.

 

Palácio de Cristal, Madrid

 

Não há falta de alojamento em Madrid. Se quiser, alugue uma casa de férias no icónico El Retiro Park, ou escolha uma localização ainda mais central junto à Puerta del Sol. Aceda às atrações mais importantes facilmente, e não se esqueça que Madrid tem também à disposição um sistema de metro muito eficientes. Recomenda-se que vista roupas confortáveis se quiser desfrutar dos passeios pela magnífica arquitetura das ruas de Madrid ao longo do dia.

 

Em maio acontece a celebração do santo patrono da cidade – Santo Isidoro (Fiestas de San Isidoro). Durante este período, acrescentando-se às atrações típicas como os museus, parques ou monumentos, poderá assistir a paradas, participar em piqueniques ao ar livre, concertos, performances e espetáculos organizados em toda a cidade.

 

5. Ibiza, Baleares

Ibiza em 210 km de linha costeira e é um dos destinos de praia mais belos de Espanha. Além da cena festiva, esta ilha é famosa pelas suas águas cristalinas e pelo seu areal branco disposto na baía de águas turquesas. Era uma terra de hippies nos anos 1960 e 70, e foram eles quem puseram a ilha no mapa. Hoje em dia a ilha continua a ter uma atmosfera relaxada e boémia, especialmente quando consideramos o influxo de turistas que ela recebe. 

Festival Medieval, Ibiza

 

Alugue uma vivenda em Ibiza, partilhe alojamento com os melhores amigos ou família, e vão juntos ao mercado local para comprar produtos frescos e fazer um festim em casa. Depois de um pequeno-almoço no seu terraço, faça uma excursão a uma das inúmeras praias escondidas, passeie pelas pequenas aldeias brancas e prove os petiscos da cozinha local.

 Cala Salada, Ibiza

 

Um dos melhores lugares para ficar alojado em Ibiza é na capital da ilha. Encontre alojamento no coração da cidade de Ibiza e explore a cidade histórica antiga da Vila d’Eivissa ou de Dalt Vila (o bairro do topo da cidade antiga), onde em maio acontece um festival medieval. Este evento recreativo e cultural acontece todos os anos e presta homenagem à herança multicultural da ilha, deixada pelas ocupações dos fenícios, romanos, árabes e cristãos. Nesta altura, a cidade regressa à idade média com as suas decorações coloridas e os motivos típicos deste período. A participação no festival é gratuita, assim como a entrada para muitos museus e galerias.

Dalt Vila é também um ótimo lugar para entrar nos bares animados, nos cafés atmosféricos e visitar as bancas de artesanato local. Faça finalmente uma refeição de fim de dia no terraço de um dos restaurantes locais!

 

6. Jerez de la Frontera, Andaluzia

 

Jerez de la Frontera tem uma longa histórica firmada nas suas ruas, depois das passagens de fenícios, romanos e muçulmanos que deixaram as suas marcas na cidade. Mas Jerez é antes de tudo conhecida pelo seu xerez, o que a torna numa das cidades mais importantes em Espanha para turismo de degustação de vinhos. Passar por esta cidade sem visitar uma das “catedrais da culpa”, como são chamadas as vinhas locais, é considerado um pecado!

Feria de Jerez, Jerez de la Frontera

Maio é uma altura única para visitar Jerez, já que esta é uma altura em que a famosa “Feria de Caballo” acontece. Um evento que dura a semana inteira e durante o qual toda a cidade e cidades vizinhas participam em jogos e celebrações. Os cavalos de raça espanhola, que são um dos focos de atenção do festival, são muito importantes nesta festa.

Mais de 200 casetas (locais especialmente preparados para o festival) oferecem comida tradicional e também vinhos locais: xerez e fino, que acrescentam animação à já festiva atmosfera. Durante a Feria de Jerez as bancas estão abertas ao público, por isso toda a gente é convidada a desfrutar de comida, bebida e danças.

A gastronomia é um dos motivos mais importantes para visitar Jerez. Se quiser deixar-se imergir na cultura daqui, a melhor maneira é ir a Tabancos. Tabancos são as tabernas típicas desta cidade, que foram originalmente locais de venda de vinhos. Era aqui que os vendedores locais de vinhos comiam, bebiam e divertiam-se em geral. Alugue um apartamento no centro de Jerez de la Frontera, escolha uma das conhecidas tabernas para provar o famoso xerez e experimente algumas tapas tradicionais da região.

 

7. Cabo de Gata, Andaluzia

 

O facto de o Parque Natural Cabo de Gato passar quase despercebido para os que vêm de fora é surpreendente. Esta área natural protegida está localizada na parte a leste da Andaluzia, junto às melhores casas de férias da província de Almería. A paisagem rochosa daqui é incrivelmente bela. Um deserto liga as praias mais espetaculares e intocadas desta parte da Europa.

Cabo de Gata, Andaluzia

 

Se quiser visitar esta região, escolha alojamento no Parque Cabo de Gata ou vá até um pouco mais longe à província de Almería. As distâncias nesta parte de Espanha não são exageradamente extensas, por isso as estradas que levam à praia – considerando qualquer ponto de partida na área – não deverão demorar mais de 30 minutos até ao destino.

Esta paisagem vazia e algo desértica tornou-se num dos ambientes de fundo de clássicos de Hollywood como “O Bom, o Mau e o Vilão”, ou “Indiana Jones e a Grande Cruzada”.

 

Cabo de Gata, Andaluzia

 

Ainda que possa ser bastante ventosa, as temperaturas desta área chegam a máximos do país. A primavera é sem dúvida uma das melhores alturas para visitar Cabo de Gats, já que no verão poderá fazer demasiado calor. Em maio as temperaturas chegam a uns agradáveis 24-25 graus, o que significa que pode desfrutar da praia e caminhar pela zona sempre de modo confortável. 

Se gosta de fazer caminhadas nas suas férias, encontrará muitos trilhos ao longo de Gabo de Gata que lhe agradarão. Esta é uma atividade bastante recomendada durante este período, particularmente porque encontrará montanhas cobertas de flores e vegetação abundante. Algumas das vistas ao longo da costa são de cortar a respiração: o “Mirador de la Amatista” e o “Mirador de las Sirenas” são dois dos melhores miradouros. Também há fortalezas e torres de vigia reminiscentes dos ataques piratas que ameaçaram esta área no passado.

Apartamento em Madrid cidade

  • 2 quartos
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 60 m²: área coberta
  • Wi-Fi
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
  • Elevador
  • Máq. lavar roupa
Id: 53104 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 500 - 1 085/semana € 83 - 155/noite Mostrar detalhes

Vivenda em Moraira (Moravit)

  • 5 quartos
  • 10 pessoas
  • 5 casas de banho
  • 241 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Piscina aquecida
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Pátio

Vivenda em Denia

  • 3 quartos
  • 6 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 210 m²: área coberta
  • Piscina privada
  • Wi-Fi
  • Pátio
  • Satélite
  • Ar condicionado
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui