Férias em família com crianças em Espanha

Quer escapar da rotina diária? Todos pensamos nisso de vez em quando, especialmente quando chega a altura de planear umas férias em família. Descubra as respostas a estas questões que ter quando viajar com crianças numas férias. Saiba onde ir, conheça o tempo que vai fazer, onde levar a sua família, onde ficar, que atrações existem para os mais pequenos, e finalmente o que sobre para os pais também se divertirem numas férias.
 

 

Não há dúvida que oferecer as melhores férias a crianças é muitas vezes um grande desafio. Encontrar alojamento numa localização ideal, ter em consideração parques de diversões e garantir que as crianças vão gostar da comida local, são tudo desafios nem sempre fáceis. Em baixo encontrará conselhos sobre como se preparar da melhor forma para viajar com as suas crianças.

Os melhores lugares em Espanha para umas férias com crianças

Se os seus filhos estiverem em idade de ir à escola, já sabe quais são as datas disponíveis para fazer férias e por isso é bom usar essa informação para fazer o seu planeamento tão cedo quanto possível. Desta maneira poderá escolher o melhor apartamento de férias familiar e as melhores vivendas em Espanha.

 

1. Tenerife, Ilhas Canárias

Com temperaturas agradáveis o ano inteiro, atrações que são apelativas para todos os membros da família e os habitantes locais amistosos, Tenerife é uma localidade fantástica para férias familiares em Espanha.

Se tiver membros na sua família mais aventureiros, visite o Trilho dos Sentidos, o Volcão El Teide ou a “Gruta do Vento”, garantindo assim que sai das suas férias com memórias familiares inesquecíveis. Se os seus filhos gostarem de água, há imensas praias na ilha de Tenerife que pode visitar. Para os que procuram adrenalina, leve-os ao parque aquático Aqualand para um dia de relaxamento com a família toda e visitem o complexo de piscinas Lago Martianez.

 

2. Benalmádena, Costa del Sol

Com um parque de animais, bastantes praias, uma oferta gastronómica fantástica para o palato de todas as crianças e inúmeras atrações – incluindo um porto maravilhoso com iates, os parques com gelatarias, o parque de diversões, o castelo Columbus, e muitas outras –, Benalmádena assume-se como um destino de eleição para fazer férias em Família.

A grande variedade de alojamentos em Benalmádena atrai tanto os que querem ficar junto ao mar como os que querem dar a possibilidade de as suas crianças nadarem em piscinas privativas. Encontrará também vivendas com cozinhas onde todos podem cozinhar livremente.

 

3. Calella de Palafrugell, Costa Brava

A Costa Brava tem muitos cantinhos encantadores, praias naturais lindíssimas e imensos lugares que fazem as delícias das crianças. Esta bela cidade atrai milhares de famílias todos os anos. Com casas brancas espalhadas pelas praias de Calella de Palafrugell, este é um destino de férias tranquilo para as famílias.

Para aqueles que gostariam de oferecer aos seus filhos um dia ativo na natureza, considere percorrer o Camino de Ronda. Este trilho prolonga-se pela Costa Brava e era originalmente feito por aqueles que monitorizavam o mar e protegiam a costa dos ataques piratas. Há imensas cidades belíssimas que pode visitar num alojamento de férias em Calella de Palafrugell. Recomendamos por exemplo passar um dia na cidade medieval de Pals.

 

4. Moraira, Costa Blanca

Moraira é um destino de férias familiar perfeito se está à procura de um lugar tranquilo para umas férias de praia na Costa Blanca. É ideal se quiser relaxar, passar tempo de qualidade com a família, comer junto à praia ou ficar numa casa de férias com acesso imediato ao mar.

Desfrute das belas vistas sobre as baías turquesas e da atmosfera calma da cidade, explorando as praias de Moraira que nunca têm movimento em demasia. Moraira fica nas proximidades de outras cidades como Benidorm, Altea e Calpe, que são locais ideais para viagens diárias com a família. 

 

5. Salou, Costa Dorada

As praias extensas e douradas, as opções diversas para entretenimento e o ambiente natural em volta faz de Salou o lugar ideal para umas férias em família. Estas características ajudaram a cidade a obter a classificação de destino familiar de excelência em Espanha.

As águas cristalinas nas melhores praias de Salou garantem que as suas crianças vão poder desfrutar de inúmeras horas a brincar no mar. Quando encontrar alojamento de férias em Salou, planeie alguns dias para visitar o parque Bosc Aventura, não deixe também de percorrer o trilho do Camino de Ronda ou fazer uma visita ao parque temático Port Aventura. Explore todas as atividades familiares que Salou tem para oferecer. 

Férias familiares com crianças – Preparativos e o que deve ter em atenção

1. Algumas crianças adoram aviões e são fascinadas pela vida dos pilotos, só que um dos problemas é quando um avião descola ou aterra e as mudanças de pressão causam desconforto nos ouvidos. Lembre-se por isso de levar águas vazias para encher depois de passada a barreira de segurança dos aeroportos. Garanta que as suas crianças se mantêm hidratadas e bebem água 30 a 45 minutos antes da descolagem. Engolir água ajuda à estabilidade dos níveis de pressão. Alguns pais também compram doces para os mais velhos.
 
2. Quando estiver à procura de voos, e se a sua viagem for longa, considere apanhar um avião mais tardio ou noturno. As crianças estarão cansadas nesta altura e provavelmente quererão dormir. De modo semelhante, um voo matinal pode ser uma boa opção já que há menos pessoas nestes voos e tipicamente também se atrasam menos
 
3. A bagagem de mão é dos aspetos mais importantes quando viaja com crianças. Por isso, mesmo que goste das suas malas clássicas que já usa há anos, pode ser conveniente trocá-la por uma mochila para manter as suas mãos livres. 
 
4. Duplique as porções de snacks saudáveis em vez de comprar doces carregados de açúcar, já que poderão representar um problema durante a viagem. Os mais pequenos muitas vezes ficam hiperativos e não conseguirão estar sossegados na viagem.
 
5. Qual é a criança que não gosta de presentes? Leve consigo uma diversão para dar aos seus filhos durante a viagem, algo que os mantenha distraídos por algum tempo. As prendas também resultam para os mais velhos, e que pode ser um livro ou um diário onde eles consigam documentar as suas aventuras e suportar melhor as horas aborrecidas do voo.
 
6. Se o seu filho já tiver um historial de se perder da sua vista em poucos segundos, compre um dispositivo GPS para que esteja sempre tranquilo. Este, combinado com uma aplicação de telemóvel que consiga monitorizar a posição do seu filho em tempo real, dar-lhe-á paz de espírito. Outra opção é comprar-lhe uma pulseira que tenha o seu número de telemóvel, para o caso de se perder no aeroporto ou destino de férias. 
 
7. Apesar de as férias na praia serem tão apetecidas pelas famílias, por vezes as crianças não gostam da areia ou da experiência de ir à praia em geral, que lhes pode trazer stress e descontentamento. Se preferir relaxar num ambiente mais privado, mas onde as suas crianças possam brincar na água, procure uma das várias casas de férias com piscina privada em Espanha.
 

8. Para que as suas férias lhe tragam o máximo de prazer, não preencha os seus dias em demasia. É tentador querer fazer agendas muito preenchidas, mas aproveite os momentos e permita-se também ser espontâneo, já que as férias são alturas para aliviar o stress do dia-a-dia. Dê-se tempo a si mesmo para respirar entre as várias excursões que tem planeadas.

Andar com crianças

9. Visitar restaurantes locais pode significar um grande desconsolo se pensarmos nos palatos mal treinados das crianças. Para evitar problemas pode optar por alojamento em Espanha onde haja cozinhas completas; deste modo poderá visitar um supermercado e fazer comida mais familiar que terá garantias de sucesso com os seus filhos. Ainda assim há muitos locais em Espanha onde os restaurantes têm preparados menus infantis especialmente desenhados para crianças.
 
10. Tenha o momento em que irá regressar das suas férias. Poderá ser necessário dar-se alguns dias para relaxar em casa antes de voltar à realidade da sua rotina. Talvez não haja nada tão desconsolador para os seus filhos do que regressar tranquilo de férias e obrigá-los a ir para a escola já no dia a seguir. Deste modo também se poderá preparar melhor para a sua vida diária assim que regressa a casa, com menos pressão em cima dos ombros.