Melhores destinos de praia no norte de Espanha

O norte de Espanha está-se a tornar cada vez mais popular como destino de férias, talvez graças à sua bela natureza, praias, versatilidade e à procura de turismo mais sustentável.

Desde a Costa Brava até ao Mediterrâneo, passando pela Baía de Biscaia e as costas da Galiza varridas pelo vento Atlântico. O norte de Espanha conta com praias boas para crianças, enseadas secretas e praias urbanas com entretenimento em todos os cantos… Mas qual é o destino mais indicado para umas férias nesta incrível região espanhola? Este guia apresenta-lhe os melhores destinos de praia no norte de Espanha para o ajudar a fazer a sua escolha.

Costa Brava

Tossa de Mar

Tossa de Mar é um resort de praia idílico com uma atmosfera medieval única. Uma muralha de pedra protege a zona antiga de Vila Vella, e no topo do desfiladeiro há 7 torres de vigia do Mediterrâneo. Encontre uma casa de férias em Tossa de Mar e desfrute de praias familiares como a Platja Gran e o Mar Menuda. Alternativamente, visite a Playa Es Codolar, com os seus 80 metros de areal dourado do outro lado da cidade antiga.

As praias de Tossa de Mar costumam encher-se rapidamente durante os dias quentes de verão. Se está à procura de um cenário mais natural, pode percorrer a Cala Pola e a mais escondida Cala Bona, onde lhe irá agradar um piquenique junto dos desfiladeiros quentes do sol. A Cala Giverola e a Cala Futadera são duas outras enseadas incríveis com águas azul-esverdeadas – um paraíso para os praticantes de snorkelling. Tossa de Mar é perfeita para famílias e é um dos melhores lugares para umas férias no norte de Espanha.

Recomendável para: famílias, amantes de comida, cultura, escapadinhas românticas.

Empuriabrava

A cidade luxuosa de Empuriabrava é muitas vezes chamada de “Veneza de Espanha”, com os seus inúmeros canais atravessando vários bairros. Muitas das suas vivendas exclusivas têm uma zona privada para aportar barcos, e que frequentemente se situam à porta de casa. Alugue uma casa de férias em Empuriabrava e desfrute de uma praia incrível mesmo junto ao centro da cidade. Este paraíso urbano e arenoso é ideal para famílias com crianças e conta com comodidades como espreguiçadeiras, alugueres guarda-sóis, chuveiros, casas de banho e áreas para futebol de praia, mini golf e vólei. Faça snorkelling, participe numa aula de mergulho ou surfe – há muitas atividades náuticas disponíveis nesta praia. 

Se quiser descobrir a área em volta, percorre o bairro vizinho de Roses ou visite a vila pitoresca de Cadaqués. Cap de Creus – a península com bela natureza e enseadas de água turquesa – é perfeita para um dia de viagem. Empuriabrava é um destino indicado para crianças no norte de Espanha e é ideal para quem gosta de se tratar bem.

Recomendado para: famílias, férias de luxo, amantes de natureza.

Cala Montgó

Encontre uma casa de férias em Cala Montgó para umas férias de praia no norte de Espanha. Protegida por uma baía com águas turquesa claras, esta praia de 600 metros de comprimento tem todas as comodidades para um dia em cheio. Se quiser exercitar-se durante as suas férias, o Parque Natural de Montgrí fica a pouca distância dali.

Recomendado para: Famílias, amantes de natureza, férias românticas.

Sa Riera (município de Begur)

Se quiser aproveitar praias arenosas ou enseadas escondidas, alugue um apartamento em Sa Riera. Esta bela cidade à beira-mar localiza-se no município de Begur e é um ótimo lugar para umas férias na praia na Costa Brava. Comece o seu dia com um mergulho na Platja de Sa Riera, na Platja del Racó ou na incrível Cala de L’Illa Roja. Outro local de visita obrigatória é a vila de pescadores Sa Tuna, com as suas casas brancas dispostas no perímetro da pequena praia.

A sul de Sa Riera encontrará a traquila Platja Fonda entre magníficos desfiladeiros e pinheiros. Um pouco mais distante fica a Platja Cala aiguablava – uma das famosas baías da Costa Brava que costuma encher nos meses de verão. Há inúmeras enseadas entre as quais escolher no município de Begur. Se percorrer o trilho costeiro de Camí de Ronda irá descobrir algumas das melhores praias da Catalunha.

Recomendado para: famílias, cultura, amantes de natureza, escapadelas românticas.

País Basco

San Sebastián

Playa de La Concha em San Sebastián

San Sebastián é uma cidade intensa, famosa pelo luxo, a comida de renome mundial e as praias pitorescas. Para umas férias na praia no norte de Espanha, uma casa de férias em San Sebastián é sempre boa ideia. A Playa de La Concha – joia da coroa entre as várias praias da cidade – pode ser encontrada ao fundo de uma baía com a forma de uma lua crescente. Encontre o seu lugar na areia mole, nade em águas de azul-turquesa e absorva a atmosfera vibrante. Por trás da praia, uma cidade efervescente aguarda por ser explorada com os seus inúmeros bares de pintxos e a cultura vibrante. A Playa de La Concha foi votada como “Melhor Praia da Europa” por três anos consecutivos, por utilizadores do TripAdvisor.

Se procura algo um pouco mais relaxado, siga os caminhos da avenida em direção ao Monte Urgull, que o levarão à Playa de Ondarreta. Outra excelente opção é passear pela cidade antiga e atravessar a ponte para o bairro moderno de Gros. Junto aos cafés de jovens, as pequenas lojas, as rulotes de comida, os hostel e bares, também está a longa e bela praia de 800 metros Playa de La Zurriola. Nesta praia irá entrar numa vibração boémia e cool, sendo um ótimo espaço para fazer surfe na costa de San Sebastián.

Recomendado para: vida urbana, férias de luxo, amantes de comida, vida noturna, surfistas.

Zarautz

Zarautz é um resort de praia clássico no norte de Espanha, com 2.5 quilómetros de praia mesmo junto ao centro. A praia pode ser dividida em três secções: a parte do meio que pertence aos surfistas, a parte ocidental que é perfeita para famílias com crianças, e nas dunas por baixo do campo de golfe encontrará mais privacidade, ideal para casais. A avenida da praia está preenchida de bares e restaurantes que se prolongam pela cidade costeira e que continuam até à cidade vizinha de Getaria.

Se estiver alojado no País Basco, também poderá fazer muitas excursões entusiasmantes. Por exemplo, caminhe entre Zumaia e Deba e observe o fenómeno natural geológico flysch. Ou visite o mítico ilhéu de San Juan de Gaztelugatxe, um importante local de filmagens do Game of Thrones (Dragonstone).

Recomendado para: famílias, amantes de comida, amantes de natureza, surfistas.

Cantabria

Santander

Encontre alojamento na cidade de Santander e desfrute de umas férias de praia diversas no norte de Espanha. Santander localiza-se numa das mais belas baías de Espanha, com praias para todos os gostos. Famílias com crianças pode banhar-se ao sol numa das praias urbanas da Playa de Los Peligros, Playa de La Magdalena ou na Playa de Los Bikinis (todas situadas umas ao lado das outras). Estas praias estão servidas de nadadores-salvadores, com ondas relativamente pequenas e redes de segurança que limitam a passagem de barcos para as zonas de natação.

Do outro lado da península de Magdalena, encontrará a área de Sardinero com diversas praias arenosas, edifícios luxuosos e restaurantes. Para experiências ainda mais especiais em praias escondidas, caminhe pelo percurso ao longo da baía até à Playa de Los Molinucos e a Playa de Mataleñas, que se situam entre dois grandes desfiladeiros. A partir do farol Cabo Mayor poderá observar o céu que se transforma numa explosão de cores quando o sol se põe na baía de Biscaia.

Apanhe um barco, atravesse a baía e fique alojado em Somo, onde encontra praias lindas que são perfeitas para os mais aventureiros (escolha entre a Playa del Puntal, Playa de Somo e a Playa de Loredo). Nestas praias arenosas – que parecem prolongar-se até ao infinito – poderá fazer surfe, nadar ou simplesmente relaxar com o seu livro favorito. Além das praias, Santander oferece uma grande seleção de bares de tapas modernos, restaurantes, cultura interessante e uma ótima atmosfera.

Recomendado para: vida citadina, famílias, escapadelas românticas, amantes de comida, amantes de natureza, basicamente para todos.

Laredo

Laredo é um resort balnear que oferece imensas atividades para famílias com crianças. Nos seus impressionantes 7 quilómetros de praia há sempre bastante espaço, as águas são pouco profundas e os nadadores-salvadores fazem a vigilância constante. Há redes de voleibol, pode jogar futebol de praia, e contará com todas as comodidades nesta praia. Por trás da avenida da praia situam-se os restaurantes, com menus indicados tanto para os mais jovens como para os gastrónomos mais exigentes.

Se estiver alojado em Laredo poderá apanhar o barco até Santoña. As famosas anchovas de Santoña são um petisco em si mesmo, vendidos em todas as mercearias de Espanha. Mesmo junto de Santoña vai dar com a bela Playua de Berria e os seus 2 quilómetros de areal, que vale muito a pena a visita. A vila de Noja, localizada ali perto, conta com muitas praias paradisíacas entre as quais pode escolher. Laredo é um ponto de partida perfeito para umas férias balneares no norte de Espanha.

Recomendado para: famílias, amantes da natureza.

San Vicente de la Barquera

Se quiser abraçar a tranquila vida de praia e as áreas naturais de cortar a respiração, vá até San Vicente de la Barquera. Desfrute de marisco fresco nos seus restaurantes e explore as praias do Parque Natural Oyambre. Com prados verdes, mar azul, dunas e as montanhas de topo gelado dos Picos da Europa no horizonte, esta área oferece algumas das paisagens mais belas que vai ver em Espanha. Visite a Playa de Gerra e a Playa de Oyambre, que são das melhores na Cantabria. Não existem nadadores-salvadores ou comodidades, por outro lado vai cruzar-se com mais surfistas do que turistas em busca de sol.

Recomendado para: surfistas, férias românticas, amantes de natureza.

Astúrias

Llanes

Passe o dia na Playa de Andrín (próximo de Llanes)

Encontre uma casa de férias na Costa Verde e visite Llanes para umas férias de praia no norte de Espanha. Junto ao centro da cidade irá dar com a Playa del Sablón, que é das melhores para famílias. Caminhe um pouco mais para este e irá encontrar a espetacular Playa de Toró, onde os desfiladeiros se levantam do mar e agem como quebra-ventos naturais.

Depois disso é só uma questão de procurar energia e tempo livre para explorar o resto. A este há várias praias mágicas como a Playa de Cué, Playa Ballota e a Playa de Andrín. Também recomendamos uma visita à Playa San Martín, Playa de Poo, Playa de Torimbia ou à única praia Gulpiyuti a oeste, que na verdade está localizada a 100 metros do mar. Todas estas praias têm as suas características próprias, mas há pelo menos um aspeto em comum: estão situadas entre prados verdes, desfiladeiros e com águas turquesa de uma beleza sem paralelo. Se caminhar ao longo da costa também terá a oportunidade de experimentar o fenómeno natural de Los Bufones de Pría, as “chaminés” de onde saem colunas de águas que atingem os 20 metros de altura sempre o mar está bravio.

Durante as noites quentes de verão, relaxe numa casa tradicional de cidras ao longo do porto ou na cidade antiga de Llanes. As tapas e a cidra local das Astúrias sabem muito bem depois de um dia na praia!

Recomendado para: famílias, escapadelas românticas, amantes de natureza, amantes de comida.

Ribadesella

Ribadesella, uma das mais belas cidades das Astúrias, está localizada entre o mar e as montanhas no estuário do rio Sella. A cidade pode ser dividida em duas: a cidade antiga e as áreas de praia pontilhadas de elegantes vivendas. Durante o século XIX muitos emigrantes espanhóis partiram destas regiões para a América do Sul, e alguns geraram verdadeiras fortunas com o comércio de algodão e outros produtos. A certa altura regressariam a suas casas em Espanha para construir vivendas extravagantes ao estilo da arquitetura caribenha – as chamadas “Casas de Indianos” – que ainda hoje podem ser vistas.

Se estiver alojado em Ribadesella, faça uma visita a praias menos populosas como a Playa de La Vega, Playa Arenal de Morís e a Playa Barrigon. Qualquer pessoa interessada em História pode igualmente visitar a gruta de Tito Bustillo que tem pinturas rupestres da pré-história. Atividades como surfe, caiaque e caminhada são possíveis aqui. Todos os anos, normalmente em agosto, é organizado o Descenso del Sella – um acontecimento que leva vários milhares de pessoas a praticar caiaque desde Arriondas até Ribadesella. Este é um importante evento desportivo com transmissões em direto nas televisões espanholas.

Recomendado para: surfistas, amantes de natureza, cultura.

Galiza

La Coruña

La Coruña é uma cidade marítima no norte da Galiza que oferece praias urbanas, belos edifícios, praças, ótima comida, vistas, e uma vibrante vida noturna. A Praia de Riazor e a Praia de Orzán, ambas de areal fino, contam com todas as comodidades e estão entre as melhores praias.

Se alugar uma casa de férias em La Coruña terá uma abundância de coisas para fazer. Depois de um dia na praia, relaxe num terraço e encomende “pescado del día” apanhado há poucas horas. Durante a tarde visite a torre Hércules – com cerca de 2000 anos, é o farol mais antigo do mundo ainda em funcionamento. Foram os romanos a construí-lo, e o farol tornou-se Património do Mundo da Unesco em 2009. Se chover leve a sua família ao impressionante Aquarium Finisterrae – um centro de ciência interativo e oceanógrafo de biologia marinha. São defendidos os valores da preservação da vida selvagem e dos ecossistemas marinhos. Aqui irá ver tubarões, focas e raias em ambiente natural.

Recomendado para: famílias, cultura, surfistas, amantes de comida.

Muros

Muros está rodeada de praias incríveis

Algumas das melhores praias do norte de Espanha ficam na pitoresca vila de Muros. Imagine quilómetros de praias de areal branco e águas claras turquesas, no meio de nada e por vezes completamente vazias. Alugue uma casa de férias em Muros e passe um dia em praias como a Praia de San Francisco, Praia de Area Maior, Playa de Ancoradoiro, ou a Playa de Lariño. Estas praias selvagens estão de frente para o Oceano Atlântico, com ondas que podem ser grandes e correntes fortes, não sendo portanto apropriadas para crianças. Um pouco mais longe vai dar com a Playa de Carnota com os seus 7 quilómetros de um formato em meia-lua, que consistui uma visita ótima de fazer pela sua beleza.

Se quiser descobrir mais praias de cortar a respiração, continue a caminhar pela costa e explore a Costa de La Muerte. Pare na vila de Finisterre e no farol da península, onde os romanos acreditavam que acabava o mundo. Os paraísos da Playa de Langosteira e da Praia de Rosto constituem outras duas parecidas às mencionadas em cima.

Recomendado para: amantes de natureza, surfistas, férias românticas.

Sanxenxo

Sanxenxo é uma cidade elegante à beira-mar, conhecida entre os habitantes de Madrid que escapam para ali de forma a evitar o calor do verão da cidade. Há mais de 10 praias de bandeira azul na área, e algumas das mais populares incluem a Praia de Silgar, Praia de Baltar, Praia de Canelas e a Praia de Caneliñas. Todas estas praias são perfeitas para famílias, com as suas águas pouco profundas, areal branco, muitas comodidades e serviços. 

Uma visita obrigatória durante uma estadia em Sanxenxo é à Playa de La Lanzada, que se prolonga por toda a península de O’Grove e é ideal para desportos aquáticos (surfe, windsurf, kite surfing…). Visite a vila de O’Grove e desfrute dos belos pratos de marisco num restaurante de peixe local.

Outra ótima excursão a fazer é à Isla de Ons, uma ilha com estatuto de Parque Nacional. Aqui encontrará 5 praias, a mais bela sendo a praia nudista Playa de Melide, que é reminiscente das Caraíbas com o seu areal branco de giz e as águas cristalinas. Os barcos para a Isla de Ons partem de Sanxenxo, mas é necessário comprar bilhetes online para visitar a ilha.

Recomendado para: famílias, férias de luxo, amantes de natureza, surfistas, escapadelas românticas.

Baiona

No sul da Galiza, a apenas 30 quilómetros da fronteira com Portugal, poderá alugar uma casa de férias na bela cidade costeira de Baiona. Foi aqui que Colombo atracou La Pinta em 1493 depois de ir à descoberta do Novo Mundo. Hoje em dia existe no mesmo local uma réplica do navio no Museo de la Carabela La Pinta. Caminhe ao longo do Paseo del Monte Boi e continue até ao monumento Virgen de La Roca, que se situa sobre a baía numa pequena montanha.

Em torno da península e perto da cidade existem 6 ótimas praias que oferecem um pouco de tudo para todos os gostos. Ao longo da Praia América e no paraíso de surfistas Plaa de Patos encontrará ótimas opções. Faça uma excursão às Ilhas Cíes e desfrute da Playa de Rodas, que é uma das mais belas praias de Espanha. Para visitar estas ilhas também terá de garantir entrada, já que existe um limite de 1800 visitantes por dia. Os barcos partem do porto de Baiona e de Vigo.

Recomendado para: famílias, amantes de natureza, cultura, surfistas.

Neste artigo ficou a conhecer os melhores destinos do norte de Espanha para umas férias de praia. Escolha o seu preferido, encontre a sua casa de férias perfeita e prepare-se para uns dias incríveis no meio da beleza natural destes locais, explorando ao mesmo tempo as suas cidades e provando alguns dos petiscos locais.

Apartamento em Rincón de la Victoria

  • 2 quartos
  • 4 pessoas
  • 1 casa de banho
  • 93 m²: área coberta
  • 10 m²: terraço
  • Wi-Fi
  • Mobília de exterior
  • Ar condicionado
  • Aquecimento
Id: 69270 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 665 - 1 526/semana € 95 - 218/noite Mostrar detalhes

Vivenda em Cómpeta

  • 4 quartos
  • 11 pessoas
  • 3 casas de banho
  • 3 wcs
  • Piscina privada
  • Jacuzzi exterior
  • Wi-Fi
  • Varanda
  • Pátio
Id: 49129 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 1 000 - 2 000/semana € 250 - 310/noite Mostrar detalhes

Casa de cidade em Confrides

  • 4 quartos
  • 8 pessoas
  • 2 casas de banho
  • 1 wc
  • 250 m²: área coberta
  • 30 m²: terraço
  • Wi-Fi
  • Terraço
  • Mobília de exterior
Id: 39080 Adicionar aos Favoritos Remover Remover
€ 300 - 600/semana € 50 - 150/noite Mostrar detalhes
X
Ganhe um voucher de € 750 como prémio!
Inscreva-se na nossa newsletter e habilite-se a ganhar 750€ para usar nas suas próximas Férias em Espanha.


Eu li e aceito a política de privacidade
 Ganhe um voucher de € 750 como prémio! 
Ferias-Espanha.pt usa cookies de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar anúncios ajustados às suas preferências, analisando os hábitos de navegação. Mude as configurações e obtenha mais informação. aqui